Páginas

quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Oswaldo comanda treino e pode repetir escalação que venceu o Fla


Decisão depende de Lodeiro, que só chegará a Salvador na quinta-feira depois de defender o Uruguai nas Eliminatórias




O técnico do Botafogo, Oswaldo de Oliveira, comandou na tarde desta quarta-feira, no campo anexo do Engenhão, o último treinamento antes da partida contra o Vitória, na quinta-feira, no Barradão. Na atividade tática, ele deu indícios de que pode repetir a escalação da vitória sobre o Flamengo por 2 a 1, no último domingo. A dúvida é se Lodeiro vai começar o jogo. O meia estava com o Uruguai para a disputa das Eliminatórias e se juntará ao elenco nesta quinta na hora do almoço, em Salvador.

Se Lodeiro não for escalado de início, o time do Bota deve ser: Renan, Edilson, Bolívar, Dória e Julio Cesar; Marcelo Mattos, Renato, Gegê, Seedorf e Rafael Marques; Alex. O goleiro Jefferson, que estava com a seleção brasileira na China, não voltará em tempo. Gabriel e Elias, que se recuperam de problemas musculares, ainda não estão liberados para atuar.

No treinamento desta quarta, Oswaldo praticou bastante as jogadas de bola parada, como é comum nas vésperas de jogo. A equipe tem aproveitado bem este tipo de lance no Brasileiro. O Botafogo é o segundo colocado da competição, com 49 pontos.

Por Fred HuberRio de Janeiro

Mattos exalta experiênca na virada do Botafogo e elogia jovem Gegê


Volante destacou pontos primordias para que time revertesse má fase no Brasileirão, após sequência de cinco jogos sem vencer




Marcelo Mattos - Botafogo (Foto: Satiro Sodre/SSPress)
Marcelo Mattos destaca experiência do
Botafogo (Foto: Satiro Sodre/SSPress)
Para conseguir nova ascensão no Campeonato Brasileiro, após cinco jogos sem vencer (foram quatro derrotas e um empate), a experiência foi fundamental ao Botafogo. Esta é a opinião de Marcelo Mattos. Nesta terça-feira, em entrevista coletiva no Engenhão, o volante lembrou outros momentos em que a equipe estava bem nos últimos anos, mas que deixou as boas campanhas escaparem por falta de maturidade.

- Temos conversado muito. É claro que, em um campeonato grande, teríamos essas dificuldades. Acabaram acontecendo essas derrotas. Temos time maduro e experiente, sabíamos que poderíamos sair dessa situação. 

Aconteceu com o Caio (Júnior, técnico do Botafogo em 2011), faltou amadurecimento para nos recuperar. Hoje está bem mais fácil de acontecer, de reverter situação difícil em curto espaço de tempo - opinou o jogador, que está no Botafogo desde 2010. 

Prova do equilíbrio enaltecido por Marcelo Mattos estão as duas últimas vitórias do Botafogo no Brasileirão. Após ter saído perdendo para Náutico e Flamengo, a equipe teve forças para virar os jogos. O volante comentou a força do time para buscar estes resultados.
 
- Há um amadurecimento muito grande dessa equipe e também muita tranquilidade. Da forma que jogamos, sabemos que vai sair o gol. Foi o que aconteceu contra o Náutico e contra o Flamengo - disse.

GEGÊ RECEBE ELOGIO 

Outro fator que tem contribuído para o sucesso do Botafogo desde o ano passado é a grande integração entre os jogadores experientes e os jovens revelados no clube. Neste perfil de jovem promissor se encaixa o jovem Gegê, autor de um gol em cada uma das duas vitórias, além de ter dado um passe para um tento de Rafael Marques, no clássico de domingo. 

- É o dia a dia, o Gegê vem trabalhando muito. Fazemos poucos treinos juntos com ele, atualmente é mais musculação e posse de bola. Mesmo nesse treino, de cinco ou dez minutos, Gegê me dá um trabalho (risos). A gente percebe quando jogador tem qualidade. Ele tem treinado muito bem e aproveitado as oportunidades. Só temos que tomar cuidado e pegar no pé dos jovens para não deixar subir à cabeça, porque precisamos deles até o fim do ano - brincou Marcelo.


Leia mais no LANCENET! 

Bota espera vida dura no Barradão, onde o Vitória tem vantagem no duelo


Retrospecto geral entre os clubes é equilibrado, mas na capital baiana o Rubro-Negro costuma se dar bem




Oswaldo e seu auxiliar Luiz Alberto no treino
do Botafogo (Foto: Vitor Silva/SSPress)
Adversários nesta quinta-feira, no Barradão, Vitória e Botafogo têm um retrospecto geral bastante equilibrado no Campeonato Brasileiro. Nas últimas dez partidas, foram quatro vitórias para cada lado e dois empates. O duelo será importante para a briga pela Libertadores. O Glorioso é o segundo colocado com 49 pontos, enquanto o Rubro-Negro é o sexto com 40.

Mas o confronto desta quinta é em Salvador, e na capital baiana é o Vitória quem tem vantagem. Nos 16 duelos, o Rubro-Negro venceu nove vezes, o Bota quatro e houve três empates. No Barradão, palco deste duelo, a vantagem é ainda maior. Em oito partidas, são seis vitórias baianas, um empate e um triunfo do Glorioso.

O volante Marcelo Mattos disse que o Vitória é muito forte em sua casa e que a torcida tem muita força, apesar de não ser o diferencial da partida.

- Com certeza é mais forte (no Barradão). O campo é bem mais pesado, e eles estão acostumados. Terão apoio da torcida, mas é como dizemos: os torcedores não seguram a perna dos jogadores dentro de campo - afirmou o jogador.

Se depender do retrospecto, os torcedores podem esperar um jogo movimentado. Um duelo entre Botafogo e Vitória não termina 0 a 0 há 13 anos - 13 jogos, 11 pelo Brasileiro e dois pela Copa do Brasil).

Por Fred Huber Rio de Janeiro