Páginas

quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Botafogo estreia nesta sexta no Brasileiro Sub-20, contra o Internacional


Ciente da responsabilidade, o goleiro Andrey lista possíveis pontos fortes do Glorioso na busca pelo título nacional

Andrey - Botafogo (Foto: Divulgação/BFR)
Andrey é uma das esperanças do
 Botafogo (Foto: Divulgação/BFR)

O Botafogo começa nesta sexta-feira sua trajetória no Campeonato Brasileiro Sub-20. Atual vice-campeão do Torneio Otávio Pinto Guimarães e vivendo um grande momento, o Glorioso estreia às 17h30, contra o Internacional, no Estádio Morada dos Quero-Queros, em Porto Alegre.

Com jogadores como Vitinho, Gegê, Dedé, Andrey e Sassá, o time comandado pelo técnico Jair Ventura é tido como um dos favoritos da competição. Ciente dessa obrigação, o goleiro confirma que a união do elenco pode ser o motivo para chegar ao título:

- Nosso grupo está fechado. Temos um elenco forte e com totais condições de chegar lá e fazer um excelente campeonato.

Porém, o goleiro também lembra que a real diferença se dá quando se tem garra e disposição:

- A qualidade individual que temos pode nos diferenciar das outras equipes, mas nada disso faz sentido se não tivermos força de vontade e sangue alvinegro correndo nas veias. Pode ser Botafogo, Barcelona ou Seleção Brasileira, se não tiver garra e força de vontade certamente não terá sucesso. Nosso diferencial mesmo é quando nos impomos em campo, essa garra e disposição contarão ao nosso favor.
Confira os grupos da competição:
Grupo Alvorada
Corinthians
Internacional
Náutico
Botafogo
Figueirense

Grupo Gravataí
Cruzeiro
Santos
Sport
Vasco
Ponte Preta
Grupo Eldorado do Sul
Grêmio
Fluminense
Avaí
Atlético-MG
Portuguesa

Grupo Porto Alegre
América-MG
Atlético-GO
Flamengo
Coritiba
Palmeiras

Leia mais no LANCENET!

Pulo do gato




“Em Brasília, 19h”. No último domingo foi oficialmente encerrado o 10º campeonato brasileiro de futebol de pontos corridos. 10 anos, uma década: número forte, que pode indicar tendências e comportamentos. Como botafoguense, fanático pelo meu time e por estatísticas, percebi um comportamento muito fraco do nosso time nesta década, e resolvi ir a fundo…

Gabriel, Doria e Jadson, Botafogo (Foto: Wagner Meier / AGIF)Em um campeonato de 20 clubes (caso que se aplica ao nosso Brasileirão) gosto de analisar o “top-5” da classificação. Muitas vezes apenas os 4 primeiros (o famoso G-4) garantem vaga na Libertadores do ano seguinte. Pode ser diferente, quando o campeão da Copa do Brasil e/ou da Libertadores estão no tal G-4, e as vagas são distribuídas até o 5º ou até o 6º colocado. Mas, de qualquer modo, talvez por pura mania, interesso-me em observar o “top-5”: 25% do campeonato, os clubes que realmente disputaram o título ou as vagas para a Libertadores.

Antes de dar qualquer informação aos senhores, mostro uma tabela, que compila o “top 5” de cada uma das edições dos pontos corridos.


Notaram alguma ausência? Sim, eu também, e isto fica ainda mais alarmante quando olhamos a tabela abaixo…

Sim. 16 clubes diferentes conseguiram, pelo menos uma vez, um lugar ao sol nessas 10 edições e se posicionaram no “top 5”. Em um contexto de 12 grandes, somos o único clube que conseguiu aproeza de se posicionar fora desta faixa, mesmo em 10 anos de pontos corridos. E estamos falando do Brasil, país onde o campeonato nacional é um dos mais concorridos e “imprevisíveis”. Se pegarmos as 4 melhores e mais valorizadas ligas do mundo (Inglaterra, Espanha, Itália e Alemanha – todas com 20 clubes, com exceção da Alemanha que tem 18 clubes na 1ª divisão como a Itália era até 2004), todas elas tiveram, como esperado, um nicho menor de clubes figurando entre os 5 primeiros colocados nos seus últimos campeonatos. Isto piora nossa situação: no Brasil a pizza (ainda) é repartida em mais pedaços, e mesmo assim não temos conseguido beliscar um pedaço.



Vamos então “colocar uma lupa” nesses 10 campeonatos brasileiros, dando destaque ao aproveitamento (melhor do que número de pontos, já que o número de clubes participantes na série A mudou de 2003 para cá) do campeão, do 5º colocado, do melhor dos rebaixados….. e do Botafogo.



Como podemos observar, o Botafogo tem se colocado como coadjuvante no Brasileiro, se posicionando quase sempre dentro do “colchão” que separa os fora da Libertadores e os fora do rebaixamento: uma zona de (des)conforto. Se os aproveitamentos percentuais são válidos para analisar apenas dentro de um único campeonato (o nível de “disputa” muda a cada ano), observar o posicionamento do clube entre as curvas “azul” e “vermelha” pode ajudar a explicar muita coisa. E queremos mais do nosso Glorioso, correto?


Mas sempre há uma metade cheia em um copo que está metade vazio: de fato o Botafogo tem apresentado umatendência de melhora no aproveitamento (veja a curva “laranja”) nos últimos anos. De fato, os últimos 3 campeonatos nos colocaram na parte de cima da tabela, alimentando esperanças nos torcedores até as últimas rodadas. Mas isso ainda é pouco.

Com a internet e as telecomunicações cada vez mais pujantes, fica cada vez mais difícil pensar, a longo prazo, em um contexto de 12 clubes igualmente grandes, igualmente importantes, igualmente competitivos, igualmente vencedores. E, imagino, será difícil que a tal “pizza” continue a ser tão dividida como é hoje. É bom começarmos a beliscar logo…

A contratação de Seedorf foi sensacional (um ato de gigantismo do Botafogo), o posicionamento na parte “superior” é muito mais agradável do que entrar para não cair (como fazíamos no final dos anos 90 e no início dos anos 2000), mas o Botafogo precisa urgentemente dar um salto, o chamado “pulo do gato”.

Como fez o Atlético-MG neste campeonato: o Galo nos fazia companhia, e até então nunca tinha ficado no “top 5” do Brasileiro. Com uma campanha muito forte (e injeção financeira do BMG), eles ficaram em um honroso 2º lugar, e vão jogar a Libertadores para valer em 2013. E, na boa? A Libertadores tem nível técnico mais baixo do que o atual Campeonato Brasileiro: entrando, não é difícil chegar em oitavas ou quartas.

Ainda somos gigantes: vejo isso pelo incrível contato que tenho tido com botafoguenses de todas as partes domundo, vejo isso pelo nosso estrondoso e Glorioso passado… Mas precisamos muito (muito mesmo) de algo maior. E não ficaria triste se em 2013 ficássemos de fora do “top 5” mas levássemos a Copa do Brasil. Repare naquela primeira tabela que o Vasco nunca tinha ficado entre o “top 5” antes de ser campeão em cima do Coritiba em 2011.

Temos que entrar muito fortes em 2013. Na era “moderna” do Botafogo (pós-1989), nunca foi tão importante triunfar. O futuro alvinegro já começou. Que Seedorf, que cheira a títulos, “contagie” o nosso jovem e promissor elenco. E que venha um atacante e um zagueiro, ambos de classe: assim, nossa necessidade pode se tornar realidade.

Sem gol de cabeça de Tartá (de 1,71m), sem deixar Freds ou Barcos sozinhos na nossa área: a cada ano que passa o Botafogo tem menos folga para errar. O tempo vai passar, a “pizza” vai acabar. Com uma receita não tão alta assim, não podemos errar em 2013.

E que esse tão falado 2013 venha com títulos e com alegrias. Vamos torcer.

por caio.f.s.araujo/GE

Pré-temporada do Botafogo, em janeiro, será em Saquarema


Delegação alvinegra viajará à Região dos Lagos, como fez em 2010 e 2012


Treino do Botafogo em Saquarema (Foto: Paulo Sérgio)
Equipe já realizou vários períodos de
treinos em Saquarema (Foto: Paulo Sérgio)

O Botafogo já tem definida a programação dele para a pré-temporada, que começa em 4 de janeiro. A delegação irá para Saquarema, na Região dos Lagos do Rio de Janeiro, cidade que já abrigou a equipe antes do início de outras temporadas, como 2010 e 2012.

A equipe profissional alvinegra se reapresenta no começo da temporada, mas permanece no Rio de Janeiro durante os primeiros dias. A primeira semana será voltada aos exames e avaliações médicas com o elenco alvinegro. Na segunda semana, os jogadores vão se dedicar mais aos trabalhos físicos e com bola. Engenhão e General Severiano serão as sedes dessas atividades.

Na sequência, já nos dias que antecedem a estreia no Carioca, o time viaja para Saquarema, voltando pouco depois. O Botafogo dá o pontapé inicial no Estadual em 20 de janeiro, um domingo, contra o Duque de Caxias.

O Botafogo costuma escolher cidades do Estado do Rio de Janeiro para pré-temporadas. Além das idas a Saquarema, o clube chegou a planejar ir a Teresópolis, em 2011, mas enchentes na Região Serrana fizeram o time ficar na capital.

Leia mais no LANCENET!

Em busca de até seis reforços, Bota espera fechar o grupo até o dia 4



Com nova equipe, vice de futebol diz que procura dois zagueiros, dois atacantes e um ou dois laterais para começar a próxima temporada



bruno mendes botafogo andre bahia (Foto: Thales Soares/GLOBOESPORTE.COM)
André Bahia (D) treina com Bruno Mendes e
Jadson (Thales Soares/GLOBOESPORTE.COM)
 No planejamento feito pelo departamento de futebol do Botafogo para o ano que vem está a necessidade de até seis congtratações. Serão dois atacantes, dois zagueiros e um ou dois laterais. O trabalho está sendo conduzido pelo vice Chico Fonseca, com uma nova equipe de trabalho anunciada nesta quinta-feira, com Aníbal Rouxinol e Sidnei Loureiro como principais nomes.

Um dos reforços encaminhados é o zagueiro André Bahia. Em litígio com o Samsunspor, da Turquia, ele já treinou com o grupo no fim da temporada e assinou um pré-contrato com o Botafogo. Avaliações físicas serão feitas ainda, já que ele não joga há algum tempo, mas a tendência é que esteja entre os seis nomes.

- O restante será questão de oportunidade de mercado. Minha intenção é fechar todas as contratações antes da reapresentação do time no dia 4 de janeiro. Estamos correndo atrás para isso, saindo do clube a hora que for necessário. Espero que aconteça desta forma, mas uma diferença entre o que você quer e consegue - afirmou Chico.

Botafogo anuncia organograma do futebol do clube para 2013Mesmo sem ter renovado oficialmente o seu contrato com o clube, técnico Oswaldo de Oliveira vem participando de reuniões com Chico também sobre reforços. No entanto, o dirigente deixou claro que não haverá imposição de jogadores no elenco.

- A partir da minha gestão, o treinador atuará e indicará com todo o staff do Botafogo. Ele participará da escolha e dispensa, pois é quem coloca o time em campo. Vai fazer parte dessa estrutura e terá voz. Mas o Botafogo montará sua equipe, irá sugerir nomes e o treinador acatará ou não, discutiremos o porquê. O Botafogo trabalha hoje em um colegiado- comentou Chico.

Por Thales Soares Rio de Janeiro

Dirigente crava fico de Oswaldo de Oliveira: 'Está 100% com o Botafogo'


Vice de futebol alvinegro destacou grande valor de acerto verbal com o treinador


Oswaldo de Oliveira - Botafogo (Foto: Alexandre Loureiro)
Oswaldo está há um ano no comando
 do time (Foto: Alexandre Loureiro)
Para afastar qualquer tipo de rumor sobre a possível saída do técnico Oswaldo de Oliveira do Botafogo, o vice-presidente de futebol alvinegro, Chico Fonseca, afirmou que o treinador está completamente fechado para seguir no clube na próxima temporada. A declaração do dirigente se apoia no acerto verbal já existentes desde antes do término do Brasileirão.

- O Oswaldo está 100% com o Botafogo, mas eu não sou uma pessoa jurídica. Eu falei com o Oswaldo, deixamos os ponteiros acertados e passamos para os advogados. Para mim, o Oswaldo tem 100% de chances de ficar no Botafogo. Nós apertamos as mãos e isso vale muito - comentou Chico Fonseca.

Nos bastidores alvinegros, a expectativa é que o contrato com duração até dezembro de 2013 seja assinado por Oswaldo de Oliveira assim que o advogado dele retorne do Japão, o que é esperado até o fim desta semana. O vínculo já está todo definido desde o dia 27 de novembro, mas a demora na assinatura não coloca medo em Chico Fonseca.

- Medo é forte, né? O Botafogo não tem medo de ninguém, nem dos adversários. Eu tive uma conversa com o Oswaldo e deixamos todos os detalhes do contrato fechados. Depois, passamos para o jurídico do clube e o advogado do Oswaldo a incumbência de assinar o contrato. Discutimos muito e não ficou nenhum detalhe a ser resolvido. Só falta assinar - disse o dirigente.

Oswaldo aguarda definição sobre seu futuro no Botafogo



Alexandre Braz, Tiago Pereira e Vinícius Perazzini - Rio de Janeiro (RJ) LANCENET!