Páginas

domingo, 17 de setembro de 2023

Análise: sem finalizar no gol, Botafogo tem atuação apática e liga o alerta no Brasileirão



Em derrota para o Atlético-MG e polêmica por gol anulado, desempenho é preocupante e coloca pressão para o jogo diante do Corinthians




O líder do Brasileirão, agora com sete pontos de diferença para o Palmeiras, conheceu a sua terceira derrota consecutiva, o que ainda não havia acontecido em 2023. O Botafogo perdeu para o Atlético-MG por 1 a 0, na Arena MRV, em noite que teve gol anulado, reclamações, gramado irregular e uma atuação aquém do time que está mais perto do título do Brasileirão.












Atlético-MG 1 x 0 Botafogo - Melhores Momentos - 23ª Rodada do Campeonato Brasileiro 2023


Esse foi o primeiro jogo após a desejada parada da Data Fifa, que oportunizou ao técnico Bruno Lage oito dias de treinos e serviu para definir escolhas. Entre elas, Di Plácido na lateral-direita, retornando ao time, e Júnior Santos no mesmo lado, porém no ataque.


Leia mais sobre o Botafogo:

+ Diretor do Botafogo questiona arbitragem, e Bruno Lage coloca o Brasileiro sob suspeita

+ Atuações do Botafogo: Di Plácido é o pior em campo, Eduardo e Tiquinho ficam abaixo; dê suas notas


Com condições ainda irregulares no gramado, que dificultou o rolar da bola, o jogo deixou a desejar para os dois times. Botafogo e Atlético-MG brigaram pela bola no meio de campo e tentaram explorar, aos poucos, as laterais. Com as investidas de Pavón e Guilherme Arana, o argentino escolhido por Lage foi o defensor mais exigido, encontrou dificuldades, mas contou com a boa atuação e coberturas de Marlon Freitas. No gol sofrido, marcado por Paulinho, porém, não teve jeito.




Aos 36 min do 2º tempo - gol de dentro da área de Paulinho do Atlético-MG contra o Botafogo (https://ge.globo.com/futebol/video/aos-36-min-do-2o-tempo-gol-de-dentro-da-area-de-paulinho-do-atletico-mg-contra-o-botafogo-11953814.ghtml)



Mas não dá pra dizer que a derrota passou, somente, pela atuação abaixo do defensor. Acostumado a impor um jogo com intensidade, o gramado da nova casa do time mineiro foi mais um obstáculo para o time. No entanto, o que mais chamou a atenção foi a dificuldade do setor ofensivo em criar oportunidades claras de gol: das sete finalizações, nenhuma foi na meta.


E isso também passou pela discrição de dois dos principais jogadores do time na temporada: o meia Eduardo e o atacante Tiquinho Soares. A boa marcação do setor defensivo dos atleticanos fez com que os dois possíveis protagonistas fossem apenas coadjuvantes, o que pode justificar nenhum arremate certo nos mais de 90 minutos.




Maurício Lemos e Battaglia, do Atlético-MG, cercam Tiquinho Soares, atacante do Botafogo — Foto: Pedro Souza


Mesmo sem conseguir criar, o meio-campista foi o único do setor ofensivo que não foi substituído. A situação é atípica porque Eduardo é um dos jogadores mais decisivos nessa temporada histórica do Glorioso, mas pode abrir a seguinte reflexão: seria essa uma posição de difícil reposição dentro do elenco?


Em relação ao Tiquinho, artilheiro do time da temporada, Lage solucionou com a entrada de Diego Costa. O atacante entrou com fôlego e teve boas aparições, inclusive marcou o gol que seria do empate, mas foi anulado rapidamente pela arbitragem. A ação foi motivo de polêmica após o jogo.


- Infelizmente mais uma vez a gente tem que vir aqui, chega a ser cansativo. Infelizmente de novo a gente vê um erro capital, inaceitável da arbitragem - disse André Mazzuco, executivo de futebol do Botafogo.



Diretor de Futebol do Botafogo e Bruno Lage, técnico, reclamam de arbitragem após derrota contra Atlético-MG (https://ge.globo.com/video/diretor-de-futebol-do-botafogo-e-bruno-lage-tecnico-reclamam-de-arbitragem-apos-derrota-contra-atletico-mg-11953852.ghtml)


Afora o gol não marcado e o gramado, o Botafogo liga o alerta para o restante do Brasileirão. A distância para o segundo colocado ainda é grande - são sete pontos -, mas o líder vê o Palmeiras cada vez mais se aproximar. Contra o Corinthians, na próxima sexta-feira, também fora de casa, a pressão pelo reencontro com a vitória surge com mais força, mas mais do que isso: pelaa volta das atuações dignas do dono do topo da tabela ao longo das últimas 20 rodadas.


+ Leia mais notícias do Botafogo


🎧 Ouça o podcast ge Botafogo 🎧


Fonte: ge/Por Jéssica Maldonado — Rio de Janeiro

Diretor do Botafogo questiona arbitragem, e Bruno Lage coloca o Brasileiro sob suspeita



André Mazzuco faz pronunciamento antes de português iniciar entrevista coletiva



O Botafogo perdeu a segunda partida consecutiva no Campeonato Brasileiro, e a derrota para o Atlético-MG por 1 a 0 também foi sucedida por reclamações contra a arbitragem. O técnico Bruno Lage não concordou com a anulação do gol de Diego Costa. Mas antes de o português começar a falar, o diretor executivo André Mazzuco fez um pronunciamento.



Diretor de Futebol do Botafogo e Bruno Lage, técnico, reclamam de arbitragem após derrota contra Atlético-MG (https://ge.globo.com/video/diretor-de-futebol-do-botafogo-e-bruno-lage-tecnico-reclamam-de-arbitragem-apos-derrota-contra-atletico-mg-11953852.ghtml)



- Infelizmente mais uma vez a gente tem que vir aqui, chega a ser cansativo. Infelizmente de novo a gente vê um erro capital, inaceitável da arbitragem. Por mais que o assistente Bruno Raphael Pires tenta nos explicar, com toda a educação, e não nos convence. Tivemos um lance com o Flamengo em que o gol contra do Marlon não foi anulado mesmo com Bruno Henrique impedido. Nós conversamos com a CBF, e hoje o critério é diferente. Hoje tivemos um gol legal anulado, e a explicação é que o zagueiro se preocupa com Diego Costa. Vocês podem olhar o lance por diversas vezes: o Diego Costa está parado, o zagueiro está marcado o Janderson e tira a bola como tinha que tirar, e a bola sobra no pé do Diego, que faz o gol. Isso é inaceitável. Botafogo vai brigar até o final no campeonato.


- Estou aqui em respeito à direção técnica, aos jogadores e aos torcedores, mas falando que estamos cansados. De repente quem tinha de estar aqui era o Ramon (Abatti Abel, árbitro), Guarizo (Rodrigo, VAR) e o Bruno (Raphael Pires, auxiliar) dando explicação porque sempre nós que temos de vir aqui, botar a cara e reclamar. E é triste porque os clubes têm reclamado em toda rodada, os clubes vão à CBF, e a gente vê que nada acontece. Em toda rodada vamos à CBF e nada acontece. Mais uma vez o Botafogo é prejudicado num erro capital da arbitragem.


- A gente não vai aceitar isso. A gente vai reclamar e fazer o que for preciso, apesar de não ver resultado das reclamações de todos os clubes. E não é só o Botafogo, não estou aqui para justificar a derrota. Não estou aqui para justificar a derrota de hoje ou a do Flamengo, é questão de desrespeito aos profissionais que participam do Brasileiro. São erros fáceis. Hoje foi lamentável, um desrespeito ao Botafogo. Vamos brigar, só espero que o campeonato tenha a lisura adequada para que tenhamos o mérito na última rodada, seja o Botafogo ou quem for, de finalizar bem o campeonato. Ficam as palavras do Botafogo em respeito aos nossos jogadores, comissão técnica e torcedores. Lamentável ver um erro tão grosseiro como a gente viu hoje e como a gente viu contra o Flamengo - afirmou Mazzuco.



Lage coloca Brasileiro sob suspeita

Lage fez coro às palavras de Mazzuco e insinuou que há uma movimentação para evitar que o Botafogo mantenha larga vantagem na liderança do Campeonato Brasileiro.


- Reforço a posição do meu diretor e vou meter ainda mais o dedo na ferida. Cheguei aqui há dois meses e sinto que há critérios muito diferentes em outros tipos de jogos. Dá sensação que se quer que o campeonato continue animado até o fim. Já vi muitos lances de outros VARs em outros jogos com um critério completamente absurdo e, contanto, o que aconteceu nos últimos dois jogos têm nos prejudicado. Estou aqui também, não vou me esconder, quis fazer este início e fecho com essa questão da arbitragem porque, penso eu, que o VAR veio para ajudar aqui e em qualquer outra parte do mundo.

- Lamentavelmente tem acontecido muito erros e não é só nos nossos jogos. São em outros jogos, o que de alguma forma tem contribuído para que a classificação continue equilibrada. Muitas coisas duvidosas e lances inexplicáveis têm beneficiado e prejudicado equipes.


Confira outros tópicos:

Colocar na conta da arbitragem a derrota é uma explicação suficiente para o torcedor (repórter cita três derrotas nos últimos três jogos e apenas duas vitórias em nove partidas)?

- Você está a juntar jogos de eliminatória de outra competição.


Acha que o torcedor receber bem a justificativa da arbitragem? E você acredita que seu trabalho vá resultar no título brasileiro?

- Acredito e estou aqui com muita energia para continuar a trabalhar desta forma. Olhando para o que temos feito ao longo do campeonato, tirando esses dois jogos em que fomos prejudicados pela arbitragem, nós tínhamos conquistados pontos fora e dentro de casa.


- A sua intenção é de juntar eliminatórias. O Patronato foi o meu primeiro jogo, é um empate que você está a juntar. O empate com o Guaraní, em que passamos, você está a juntar. A equipe está fazendo um desempenho muito bom no Campeonato Brasileiro. Em casa, temos conquistado praticamente todos os pontos e com aumento de gols, oportunidades e posse de bola muito bons.


Volta a reclamar da arbitragem contra o Flamengo antes de falar do gol anulado de Diego Costa

- O jogo contra o Flamengo repito: fomos a melhor equipe, e quatro lances capitais, quer dos dois gols, quer das duas agressões, não foram analisados. No jogo seguinte do Flamengo foi analisado (expulsão de Gabigol) e viu-se o que viu. E hoje (contra o Atlético) foi isto: era um gol válido que era mais um ponto. Assumo toda a responsabilidade, estou com energia mais do que suficiente para falar como a equipe está a se comportar.


O que deu certo após a Data Fifa? E o lado direito tem sido uma dor de cabeça?

- O campeonato tem sido longo, e acho que o fator casa tem tido um registro muito bom da nossa parte. Tivemos uma derrota com o Flamengo. E fora de casa também há um registro muito bom, mas há vitórias e exibições com controle de jogo. Acho que foi basicamente o que fizemos hoje. Apesar de equilibrado, fomos a melhor equipe, criamos bem, tivemos chances muito semelhantes ao gol do Atlético que o Junior não conseguiu concretizar.


- Acho que foi um jogo muito equilibrado, enfrentamos um bom time, poderíamos ter feito um pouco melhor para sermos mais agressivos na linha defensiva.


Reclamação do gramado

- Tenho que falar do gramado. Não é justificar nada, mas há coisas que temos de olhar para a comunidade dos jogadores. Jogamos num estádio onde a prioridade era fazer um show num estádio lindíssimo. Estádio que faz lembrar um dos melhores estádios europeus. E aí jogamos nesse gramado que nem sei se pode chamar de gramado. Condiciona-se demais o jogo, ainda mais quando temos um jogo de toque, de passe e velocidade, em que a bola trava muito e salta muito.







Atlético-MG x Botafogo: Bruno Lage — Foto: Vitor Silva/Botafogo



+ Leia mais notícias do Botafogo


🎧 Ouça o podcast ge Botafogo 🎧



Fonte: Por Redação do ge — Rio de Janeiro

Diego Costa critica anulação de gol do Botafogo em derrota para o Atlético-MG: "Meteram a mão"



Atacante marcou aos 43 minutos do segundo tempo, mas a arbitragem considerou impedimento




O atacante Diego Costa afirmou que os árbitros do jogo contra o Atlético-MG "meteram a mão" ao anular um gol marcado por ele, neste sábado, na Arena MRV.


- Está claríssimo que foi gol legal. Acho que eles aí meteram a mão na questão da interpretação. Nem pensou, nem olhou muito. Sabemos que para a competição ficar mais atrativa tem que deixar o Botafogo mais próximo dos adversários - criticou.


+ Bruno Lage coloca o Brasileiro sob suspeita




Diego Costa reclama da arbitragem: "Meteram a mão" (https://ge.globo.com/video/diego-costa-reclama-da-arbitragem-meteram-a-mao-11953839.ghtml)





Diego Costa em Atlético-MG x Botafogo, pelo Brasileirão — Foto: Gilson Lobo/AGIF


O lance ocorreu aos 43 minutos do segundo tempo. Luis Henrique carregou na intermediária e lançou na direção da pequena área. O zagueiro Mauricio Lemos se antecipou e tentou afastar, mas a bola foi na direção de Diego Costa que acabara de sair da posição de impedimento. Ele ficou com ela e concluiu para o fundo da rede.


O assistente Bruno Raphael Pires marcou impedimento do atacante de imediato. O árbitro Ramon Abatti Abel aguardou alguns segundos uma análise do VAR e rapidamente reiniciou a partida.


+ Diego Costa releva vaias, cita títulos e responde sobre chuveiro





Atlético-MG 1 x 0 Botafogo - Melhores Momentos - 23ª Rodada do Campeonato Brasileiro 2023





Atlético-MG x Botafogo: gol anulado do Diego Costa — Foto: Reprodução



Os jogadores do Botafogo, sobretudo Diego Costa, ficaram inconformados com a decisão e com a rápida análise da equipe de árbitros.


- Acho que é questão de lógica. Uma jogada como essa não tem como ser revisada de um momento para outro. Tem que analisar bem. Eu estava na posição fora de jogo, sim. Mas em nenhum momento interferi na jogada. O zagueiro tira a bola porque estava acompanhando outro companheiro bem, e o juiz interpretou dessa maneira.


- A gente tem que saber que está num momento que tem ir contra todos. Botafogo contra os demais - completou.




Diego Costa fala sobre a derrota do Botafogo (https://ge.globo.com/video/diego-costa-fala-sobre-a-derrota-do-botafogo-11953837.ghtml)



A derrota reduziu a 7 pontos a distância do Botafogo (51) para o vice-líder Palmeiras (44). Apesar de tudo, o atacante considera o cenário normal e acredita que o time ainda desfruta de uma posição segura na tabela.


- Para ser campeão de uma competição tão difícil como o Brasileiro, vai ter momentos como esse. Nesse momento é que demonstra personalidade. Não tem com que se abalar. Sabíamos que seria um jogo difícil. Cabeça erguida, temos uma boa vantagem.




Diego Costa analisa ataque do Botafogo (https://ge.globo.com/video/diego-costa-analisa-ataque-do-botafogo-11953840.ghtml)



O Botafogo volta a campo na próxima sexta-feira, para enfrentar o Corinthians no estádio Nilton Santos. O clube busca quebrar a sequência de três derrotas seguidas.



+ Leia mais notícias do Botafogo


🎧 Ouça o podcast ge Botafogo 🎧



Fonte: ge/Por Jéssica Maldonado — Rio de Janeiro