Páginas

quarta-feira, 21 de agosto de 2019

Pupilos, amigos e ex-comandante exaltam Flávio Tenius por 20 anos de Série A: "Professor de goleiros"


Jefferson, Julio Cesar, Gatito Fernández, ex-comandados do preparador; Paulo Angioni, que já o dirigiu, e Vanderlei Luxemburgo, com quem conquistou títulos no Cruzeiro, falam de Tenius




Fred Gomes


Se o Botafogo segue sem problemas com goleiros há longo tempo, essa tranquilidade não tem a ver apenas com nomes de peso como Jefferson e Gatito Fernández. Flavio Tenius, preparador destes grandes jogadores, é peça fundamental dentro do clube e nome muito exaltado pela torcida alvinegra na internet.


+Vinte anos de Série A, homenagens... Flavio Tênius vive dias especiais no Botafogo


Em 2019, Tenius completa 20 anos de Série A do Campeonato Brasileiro como preparador de goleiros, profissão na qual é referência. E, em seu currículo, o Botafogo não é o único gigante. Defendeu também Flamengo, Cruzeiro, Corinthians, Atlético-MG e Vasco.


Tenius foi campeão brasileiro duas vezes, da Copa do Brasil em outras duas oportunidades, tem oito títulos estaduais e duas Copas Sul-Minas. Pela seleção brasileira, venceu duas edições do Torneio de Toulon (Sub-23) e um Sul-Americano (1995).


O GloboEsporte.com reuniu depoimentos de colegas de diferentes funções nesse período sobre a trajetória do profissional. Três pupilos de peso: Julio Cesar, que fez homenagem a Tenius após pendurar as luvas em 2018, Jefferson e o paraguaio Gatito, que o trata como "professor de goleiros".


Paulo Angioni, hoje executivo de futebol do Fluminense e seu comandante em Flamengo e Vasco, e Vanderlei Luxemburgo, líder da comissão técnica do Cruzeiro que conquistou a Tríplice Coroa em 2003, completam o time dos que falaram sobre o treinador de goleiros. Confira abaixo.


Jefferson

Jefferson exalta ex-comandante, que completa 20 anos de Série A (http://globoesporte.globo.com/ge/videos/v/jefferson-exalta-ex-comandante-que-completa-20-anos-de-serie-a/7842752/)


Falar do Flávio Tenius é fácil e difícil ao mesmo tempo. É um cara sensacional, uma pessoa com quem eu tive a oportunidade de subir (para o profissional) no Cruzeiro.Um cara que tem um talento enorme como preparador de goleiros e também como ser humano.


Desejo todo sucesso ao Flávio Tenius na sua carreira e em sua vida. Sou muito grato por tudo que ele fez por mim no futebol, pelo que ele representa no futebol. Parabéns, Flávio Tenius, meu treinador e meu amigo. Que Deus continue te abençoando.



Jefferson e Flavio Tenius, seu ex-preparador no Botafogo — Foto: Fred Gomes



Gatito


Eu acho o Flávio Tenius um excelente profissional, uma excelente pessoa também. Um cara que me ajudou e me ajuda bastante no dia a dia. Posso dizer que é um dos melhores com quem trabalhei, não somente pela questão de trabalho em si. Cara que se preocupa com tudo, com peso e outras questões.


Nunca tive um preparador de goleiros que estude também o adversário, e ele estuda. É um treinador que escuta o goleiro, o que acho muito importante.



Flávio Tênius, Gatito, Botafogo — Foto: Vitor Silva/SSPress/Botafogo


Sempre falei para ele e não tenho problema de dizer: ele não é só um treinador de goleiros, é realmente um professor de goleiros.


É um cara que ensina. É muito fácil você chegar no profissional, e o treinador de goleiros não te ensinar. Como você já está no profissional, não seria mais o dever de ensinar. Com o Flávio, não. É um cara que te ensina, acho que têm pouquíssimos profissionais assim hoje em dia. Ele não se preocupa só em você defender uma bola, ele vê o jeito como você a defende.



Julio Cesar

Após sua despedida do futebol, em dia 21 de abril de 2018, quando o Flamengo venceu por 2 a 0 o América-MG com direito a grande atuação do pupilo de Flávio Tenius, Julio Cesar chorou muito ao falar de seu treinador. O presenteou com uma camisa, o beijou, e citou o "dedinho mágico" de Tenius.



Julio Cesar presenteou Tenius com camisa em homenagem recheada de emoção — Foto: Arquivo pessoal


- É uma pessoa por quem tenho um carinho e uma admiração muito grande, porque foi ele que me levou para a praia para pular para o lado esquerdo. Eu não conseguia pular para o lado esquerdo, e ele me levava para a praia e botava uma cordinha em mim.


- Essa pessoa acreditou no meu trabalho quando eu tinha 17 anos e me promoveu para o profissional. Me conhecia da base e fez a diretoria e as pessoas que compunham aquele elenco profissional acreditarem num garoto de 17 anos em 1997. O Flávio Tenius é uma pessoa muito importante para mim.


É o mínimo que posso fazer para reconhecer (após dar uma camisa do Flamengo enquadrada a Flávio). O goleiro que ele pega vai para a seleção brasileira. Já treinou Fábio, Jefferson, hoje o Gatito está voando. Já treinou Julio Cesar. Ele tem um dedinho mágico.


Luxemburgo

Flávio trabalhou comigo no Cruzeiro, é um excelente profissional, tanto que está no Botafogo há anos. Conheci o pai (Paulo Cezar Tenius, locutor de rádio que cobriu seis Copas do Mundo) dele na época em que eu jogava futebol.


Quero dizer que o Flávio tem um trajetória bonita, é meu amigo. Os goleiros dele são sempre muito bem treinados. Além disso, é um ser humano sensacional, uma pessoa espetacular. Mando um abraço a ele, é uma satisfação tê-lo como amigo e como um profissional que trabalhou comigo.



Vanderlei Luxemburgo no Cruzeiro em 2003, quando, ao lado de Flávio, ganhou praticamente tudo — Foto: Fagner Angelino / Futura Press



Paulo Angioni

Eu tenho uma história de pai para filho com o Flávio. Ele foi para o Vasco ainda como goleiro quando eu era supervisor de futebol. Desde então, nunca perdemos contato, sempre nos falamos.


Flávio é uma das maiores referências nessa profissão. Muito difícil encontrar um jogador que passou pelas mãos do Flávio que não tenha performado de uma forma fantástica.


Ele é um cara de muita convicção. Em 2005, quando trabalhávamos no Corinthians, o Fábio Costa não estava bem fisicamente, e o Flávio apostou corajosamente no Tiago. Arriscou, e o Tiago, aquele que batia faltas, deslanchou na carreira.



Paulo Angioni já trabalhou várias vezes com Flávio Tenius — Foto: Lucas Merçon/Fluminense FC



O Flávio tem histórias lindas com Julio Cesar, Jefferson, Gomes. É uma das maiores referências na profissão dele.


* Angioni trabalhou com Flávio Tenius em Vasco (duas vezes), Flamengo e Corinthians

Fonte: GE/Por Fred Gomes — Rio de Janeiro *Colaborou Bruno Giufrida