Páginas

terça-feira, 9 de fevereiro de 2021

Análise: Botafogo resume temporada em 10 minutos de jogo, mas pode - e precisa - olhar pra frente


Início promissor, com oito jogadores revelados pelo clube, e três finalizações em pouco tempo vai por água abaixo quando Bota sofre primeiro gol e sente o baque




Melhores momentos: Botafogo 2 x 5 Grêmio, pela 35ª rodada do Brasileirão



Não tem como fazer análises dos jogos do Botafogo nesta reta final de temporada levando apenas em consideração o campo e bola. A goleada sofrida para o Grêmio resumiu bem o que foi o clube em 2020/2021, principalmente nos primeiros minutos de jogo: um time que até traz alguma esperança, mas depois que sofre o primeiro gol, desaba.


Ao mesmo tempo que os minutos iniciais refletem o ano, é inviável colocar a culpa do 5 a 2 nos garotos que estiveram em campo. A média de idade dos titulares nesta noite não chegava nem a 21 anos, com José Welison sendo o mais velho pelo lado do Bota (ele tem 25).


>>> Em recuperação, Gatito diz que Montenegro "deu aula" de como não fazer futebol <<<



Botafogo tem nos jovens da imagem a esperança da reconstrução em 2021 — Foto: André Durão



>>> Lucio Flávio lamenta lançar jovens no atual Botafogo: "Óbvio que não é a melhor situação" <<<


O único objetivo para o Botafogo nestas últimas rodadas que restam do Brasileirão é cair de forma digna. Aos garotos que entram em campo, cabe essa missão e também a de mostrar que merecem espaço para o objetivo principal de 2021: voltar para a Série A.


Foi o que fez Rafael Navarro. Titular desde o jogo contra o Palmeiras, por causa da lesão de Pedro Raul e da barração de Matheus Babi, o centroavante tem mostrado qualidade. Ao lado de Matheus Nascimento, Navarro marcou dois gols nas últimas três partidas e também mostrou dedicação e começa a exibir o bom futebol que levou a campo na Taça Rio Sub-20.


>>> Atuações do Botafogo: Navarro é melhor em campo, enquanto defesa falha em goleada <<<



Matheus Nascimento, do Botafogo, foi elogiado por Renato Portaluppi, técnico do Grêmio — Foto: Vitor Silva/Botafogo


>>> Renato Gaúcho rasga elogios a Matheus Nascimento: "Acima da média" <<<


A principal joia, aliás, não foi destaque na noite da última segunda. Pela primeira vez em campo durante uma partida inteira, Matheus Nascimento começa a mostrar mais desenvoltura e aparenta estar mais à vontade em campo. O gol ainda não veio, mas parece ser questão de tempo até que o garoto balance as redes pela primeira vez como profissional.



Outro jogador com potencial no Botafogo não foi bem contra o Grêmio. Sousa viu a defesa inteira ser envolvida com facilidade pelos gaúchos, o que pode ser justificado pela falta de entrosamento. Aí também há um reflexo da temporada, já que por mais que tenha tido uma linha defensiva bem estabelecida durante o ano, o Bota não repete escalação de um jogo para o outro há mais de um ano. Essa constante mudança atrapalha na organização quando não tem a bola, outra evidência disso é o fato de que o último jogo que passou ileso foi no empate em 0 a 0 com o Cuiabá.


>>> Montenegro rompe silêncio, chama Gatito de covarde e lista erros: "95 foi um espasmo" <<<



Botafogo precisará se ajeitar desta forma: unido e com fé na base. Foram oito titulares formados no clube — Foto: André Durão/ge


>>> Bota busca acordo na Justiça com Joel Carli e pode repatriar zagueiro para a Série B <<<


Para as rodadas finais a tendência é de que as análises sejam nessa linha: o que o Botafogo tira de lição e o que os garotos aprendem nessas experiências? Cada jogo vai ter a própria história e vale prestar atenção nas narrativas de cada um dos jovens atletas que se formam no clube. Seja para se tornarem jogadores importantes para a Série B ou mesmo que apenas encorpem o elenco, já que a intenção da diretoria é que isso aconteça.



O Botafogo volta a campo no próximo sábado, quando encara o Goiás, fora de casa, às 17h (de Brasília). A equipe ocupa a lanterna do Campeonato Brasileiro, com 24 pontos em 35 rodadas.



Fonte: Por Davi Barros — Rio de Janeiro