Páginas

sábado, 13 de julho de 2013

Agora titular do Botafogo, Vitinho vê preocupação aumentar ao seu redor


Bronca de Seedorf e orientações do técnico Oswaldo de Oliveira entram no circuito para fazer o talento do jogador, de 19 anos, se consolidar no time



Seedorf conversa com Vitinho antes do coletivo
de sexta-feira (Foto: Thales Soares)
Desde 2011 no Botafogo, Vitinho é tratado como joia. Por isso, há uma preocupação intensa com seu comportamento em campo e fora dele. Aos 19 anos, pai de Manuela, nascida há pouco mais de dois meses, ele assumiu a condição de titular do time nos dois últimos jogos com a negociação de Fellype Gabriel para o Sharjah, dos Emirados Árabes, e isso se transformou em mais um motivo para uma observação ainda mais intensa sobre o jogador.

No coletivo de sexta-feira, Vitinho teve um bom desempenho, com uma série de finalizações e boas trocas de passes. No entanto, teve conversas longas antes do treino com Seedorf, de quem ainda levou uma bronca durante a atividade, e depois com o técnico Oswaldo de Oliveira. Marcelo Mattos, Bolívar e Julio Cesar também falam muito com o jovem nos treinamentos.

- Vitinho é um jovem com muita capacidade, mas precisamos trabalhar com ele no dia a dia para que renda o melhor que puder. A gente faz isso com ele e a maioria dos outros jovens. Ele tem iniciado os jogos e há uma série de funções que precisa ter conhecimento e desenvolver bem - disse Oswaldo.

No Botafogo, é consenso de que ser pai foi importante para seu amadurecimento fora de campo. Criado no Complexo do Alemão, Vitinho teve uma infância difícil e vem conseguindo dar uma vida melhor para seus familiares. Em campo, o reflexo é claro, assumindo responsabilidades que tinha dificuldade em assimilar como dedicação à marcação e mais consciência para realizar as jogadas de ataque.

Oswaldo demonstra grande confiança em seu talento. Em 2012, Vitinho chegou a fazer parte do elenco principal, mas voltou aos juniores e não fez um jogo sequer no Campeonato Brasileiro. Este ano, recuperou prestígio e chegou a ser convocado para a disputa do Torneio de Toulon pela seleção brasileira de base, mas a diretoria do Botafogo pediu a sua liberação, mesmo quando ainda era reserva, entendendo que naquele momento sua importância para o time era grande.

- Gradativamente, Vitinho tem conseguido melhorar. Minha expectativa esse ano é de que faça muitos gols e possa ajudar o Botafogo. Ele está caminhando na direção certa. Depende muito dele. Tudo que pudermos fazer para ajudá-lo, vamos fazer - garantiu Oswaldo.

Vitinho vai completar 30 jogos com a camisa do Botafogo neste domingo, contra o Grêmio, às 16h (de Brasília), em Porto Alegre. Ele já marcou sete gols.

Por Thales Soares Rio de Janeiro

Botafogo faz acordo com Maracanã e pode rescindir vínculo pelo Engenhão

Contrato de 35 anos, na prática, é de apenas dois; clube e consórcio discutirão sequência da parceria quando arena alvinegra voltar a funcionar e possível ruptura seria sem custos




Maracanã (Foto: Daniel Basil/Portal da Copa)
Botafogo terá uma loja temática dentro]
 do Maracanã (Foto: Daniel Basil/Portal da Copa)
O Maraca também está próximo de ser do Botafogo. Ao longo desta semana, o clube resolveu importante pendência com o Consórcio Maracanã e na próxima semana deverá assinar contrato para mandar de dez a 15 jogos no estádio por ano. Após diversas rodadas de negociações, o Alvinegro conseguiu rever o vínculo de 35 anos com a arena e pôs a cláusula de que, quando o Engenhão reabrir, os lados poderão discutir uma rescisão sem custos.

A versão final do contrato com o consórcio já está nas mãos do Botafogo, nos moldes daquilo que foi pedido pelo clube. Falta agora uma revisão por parte da diretoria e a assinatura do presidente alvinegro Mauricio Assumpção, para que o acordo seja sacramentado. Nos bastidores, mesmo ainda sem a última revisão, o clube crê que não existem mais barreiras burocráticas.

Na prática, o contrato de 35 anos terá apenas dois. A previsão de reabertura do Engenhão é em dezembro de 2014. Quando a casa alvinegra voltar a funcionar, Botafogo e Consórcio Maracanã irão debater os prós e contras do tempo de parceria e se o clube alegar não estar satisfeito com o faturamento no Maraca, poderá deixar o estádio.

No entanto, como o Botafogo se mostrou disposto a utilizar o Maracanã por 35 anos, o clube ganhou vantagens terá direito a uma loja temática e um vestiário personalizado.

No acordo, o Botafogo não terá custos de manutenção e ficará com a renda dos 43 mil lugares populares existentes. Já o consórcio levará a verba das demais partes.


Eduardo Mendes e Vinícius Perazzini - LANCENET!