Páginas

segunda-feira, 10 de julho de 2023

Atento em Portugal: Bruno Lage, novo técnico do Botafogo, assiste à vitória sobre o Grêmio



Treinador chega ao Rio de Janeiro nesta semana e está atento ao Campeonato Brasileiro




O Botafogo venceu mais uma no Campeonato Brasileiro e contou com um "espectador" diferente dessa vez. Anunciado no último sábado como técnico do time, o português Bruno Lage e sua comissão técnica estão atentos aos movimentos do time na competição e assistiram ao duelo contra o Grêmio, que aconteceu no último domingo, diretamente de Portugal.





Bruno Lage e sua comissão técnica — Foto: Reprodução


A equipe de Lage, quando recebeu o primeiro contato de John Textor, dono da SAF, passou a analisar o elenco e o Campeonato Brasileiro. Desde que houve a confirmação, anunciada pelo clube no último sábado, estão debruçados nos jogos da competição nacional, que o Glorioso lidera com 10 pontos de vantagem para o segundo colocado.


+ Conheça Bruno Lage



Grêmio 0 x 2 Botafogo - Melhores momentos - 14ª rodada do Brasileirão 2023


Em primeira análise da equipe, que se divide por diferentes cidades de Portugal, o Botafogo teve um bom segundo tempo e melhor controle do jogo, com isso acabou saindo com resultado positivo - já que soube sofrer principalmente na primeira etapa.


O lateral-esquerdo Marçal, que entrou no intervalo, falou sobre a escolha do novo treinador.


- O treinador vai chegar para continuar o que vem sendo feito. Acredito que ele tenha conversado com o Castro também. Pode pegar boas indicações. Ele é um excelente treinador, pude trabalhar com ele por um ano na Inglaterra. É um treinador que não muda muito o que a gente pratica aqui. Espero que ele tenha muito êxito - completou.





bruno lage, fernando marçal, Wolverhampton — Foto: WWFC/Wolves via Getty Images


O treinador desembarca no Rio de Janeiro no meio dessa semana - em dia e local ainda a serem confirmados. A apresentação oficial, no Estádio Nilton Santos, também acontece nos próximos dias.


Lage estará acompanhado dos auxiliares técnicos Luis Nascimento e Carlos Cachada, o preparador físico Alexandre Silva e os analistas Jhony Conceição e Diogo Camacho.


O treinador estará no comando do time já no próximo jogo do Campeonato Brasileiro, que será diante do Red Bull Bragantino, no próximo sábado, às 21h.


+ Leia mais notícias do Botafogo


🎧 Ouça o podcast ge Botafogo 🎧


Fonte: GE/Por Jéssica Maldonado — Rio de Janeiro

Análise: seguro na defesa, Botafogo muda postura no intervalo e abre caminho rumo ao título



Com brilho defensivo e "dedo" de Caçapa, time vence o Grêmio e abre 10 pontos na liderança




Ao vencer o Grêmio, com dois gols marcados no segundo tempo, em Porto Alegre, o Botafogo afasta qualquer dúvida do que pode conquistar nesta temporada - e que, sim, tem chances cada vez mais reais de se tornar campeão do Campeonato Brasileiro. Agora, são dez pontos de vantagem para o segundo colocado.



Grêmio 0 x 2 Botafogo - Melhores momentos - 14ª rodada do Brasileirão 2023


O Tricolor ainda não havia perdido em 2023 em casa. Mas os comandados interinamente por Cláudio Caçapa estão imparáveis. Já a defesa, composta por Lucas Perri, Adryelson e Victor Cuesta, parou boa parte dos ataques de Luís Suárez e companhia, que também perdeu muitos gols. Foram 12 finalizações sofridas pelo Alvinegro somente no primeiro tempo.


A bola parecia não querer ficar no comando de ataque botafoguense, que tinha Tiquinho Soares muito bem marcado pelos três zagueiros gremistas. E dificilmente chegava em Júnior Santos e Luis Henrique. Mas aos 24 minutos, o camisa 9 marcou, após cobrança de falta de Eduardo e assistência de Cuesta - mas o gol foi anulado por impedimento após revisão do árbitro de vídeo.





Eduardo comemoração Botafogo x Grêmio — Foto: Vítor Silva/Botafogo


Intervalo mudou o jogo

Caçapa entendeu que a equipe estava produzindo abaixo do normal, muito pela tentativa de ter a posse e conduzí-la na troca de passes até a área, mas sem sucesso em função da marcação forte. Então, promoveu as entradas de Matías Segovia e Marçal, marcando o retorno do lateral após recuperação de lesão no joelho.


- Falei para os atletas que foi um milagre a gente estar no 0 a 0. Foi a verdade. O Grêmio criou mais, teve oportunidades melhores. Não aconteceu. Disse que eles não marcaram e que a gente precisava aproveitar isso para mudar a chave. Primeiro, no impacto, em vencer duelos, e depois na posse de bola. Fizemos um segundo tempo melhor, equilibramos o jogo - disse o técnico.


A postura do time mudou, e o placar também. Eduardo, passou a ter mais opções para criar e aparecer na frente. Foi assim que abriu o placar. A jogada se construiu pela disputa de Segovia com Bruno Alves, que Di Plácido, participativo no jogo, cruzou para o camisa 33 na entrada da área. Gol do Botafogo e explosão da torcida na Arena.


Marlon Freitas foi combativo enquanto o time era atacado e colocou a versatilidade em campo ao sair mais pro ataque - isso só foi possível com a entrada de Danilo Barbosa, que passou a guardar a frente da zaga. O camisa 17 trocou passes com Segovinha, envolveu a defesa, avançou à linha de fundo e fez o cruzamento para Carlos Alberto dar números finais no placar.


Lucas Perri brilhou, mais uma vez

O ímpeto do Grêmio seguiu em alguns momentos do segundo tempo. O goleiro Lucas Perri fez três grandes defesas. As primeiras, em sequência: primeiro, no chute de Suárez, depois em uma finalização cruzada de Reinaldo, que o camisa 12 defendeu com reflexo incrível.



Veja as defesas de Lucas Perri na vitória do Botafogo sobre o Grêmio pelo Brasileirão 2023 (https://ge.globo.com/futebol/video/veja-as-defesas-de-lucas-perri-na-vitoria-do-botafogo-sobre-o-gremio-pelo-brasileirao-2023-11767892.ghtml)


A terceira foi aos 28, quando o atacante uruguaio viu Perri adiantado e tentou o gol por cobertura, mas o goleiro correu e conseguiu impedir o gol do Grêmio. Já estava claro que o dia era da estrela do Botafogo brilhar mais uma vez, assim como a melhor defesa do Brasileirão.




Grêmio x Botafogo: Lucas Perri e Adryelson — Foto: Vitor Silva/Botafogo



Os gritos de "olé" enquanto a bola ainda rolava no fim do jogo, pelos cerca de mil botafoguenses presentes na Arena, indicou o quão alto está o nível do Glorioso do Brasileirão. Sofreu no primeiro tempo, mas sabia que tinha subterfúgios para ir além.


E pode ir mais. O Glorioso abriu 10 pontos de vantagem na liderança e já bateu quatro dos cinco adversários direto do G6 - o Red Bul Bragantino é o próximo alvo. Não há motivos para duvidar do Botafogo.


+ Leia mais notícias do Botafogo


🎧 Ouça o podcast ge Botafogo 🎧



Por Jéssica Maldonado — Rio de Janeiro