Páginas

sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Colunista alvinegro defende torcida do Botafogo: 'Tem sido bode expiatório'


Arthur Dapieve diz que time tem falhado em momentos decisivos no segundo semestre: 'A torcida não vai porque o resultado não vem em campo'




Depois que Seedorf esteve no Redação SporTV e lamentou a pouca presença da torcida do Botafogo nas arquibancadas, o jornalista e torcedor alvinegro Arthur Dapieve usou a mesma bancada do Canal Campeão para questionar nesta sexta-feira as críticas à torcida do clube carioca. Ele acredita que a torcida alvinegra tem servido para justificar tropeços do time em momentos decisivos. Dapieve acredita que “a torcida não vai porque o resultado não vem em campo” (assista ao vídeo http://sportv.globo.com/videos/redacao-sportv/t/ultimos/v/dapiev).

- Faz diferença (a presença no estádio), mas acho que a torcida do Botafogo tem sido bode expiatório de administrações tíbias e jogadores que não cumprem seu papel em campo. O Botafogo teve, digamos, três decisões no segundo semestre: perdeu para o Cruzeiro por 3 a 0 num jogo parelho; decidiu uma vaga com o Flamengo e tomou de 4 a 0; e decidiu com o Goiás uma aproximação no Brasileiro e perdeu de maneira displicente. Então, acho que a torcida faz diferença sim, mas acho que é uma cortina de fumaça para outros problemas cobrar a torcida do Botafogo, que ela abrace incondicionalmente um time que tem falhado em momentos decisivos no segundo semestre - afirmou o jornalista.

Torcida do Botafogo cobra vontade dos jogadores
(Foto: Alexandre Cassiano / O Globo)
O Botafogo, apesar do quarto lugar na classificação do Campeonato Brasileiro, tem apenas a 12ª melhor média de público da competição, com 12.131 torcedores por partida. Dapieve lembrou que, enquanto os adversários buscaram reforços, o Botafogo perdeu importantes jogadores e não repôs à altura.

- Os times normalmente se reforçam para o Brasileiro, mas o Botafogo perdeu seis jogadores: Vitinho, Fellype Gabriel, Andrezinho, Antônio Carlos, Márcio Azevedo - que não chega a ser exatamente uma baixa, mas perdeu - e o Jadson, que era promissor no meio-campo. Enquanto isso, contratou Hyuri, Dankler e Elias. Como você vai enfrentar um campeonato mais acirrado com menos jogadores numérica e qualitativamente? Depois, o presidente chegar e falar da torcida é muito fácil. A torcida não vai porque o resultado não vem em campo - concluiu o colunista do jornal O Globo.

Sob o risco de ficar fora da zona de classificação à Libertadores da América, o Botafogo joga no próximo domingo no estádio Centenário, em Caxias do Sul, diante do Internacional, às 17h (de Brasília), pela 33ª rodada do Brasileirão. Com 53 pontos na quarta posição, o Alvinegro pode até ultrapassar o vice-líder Atlético-PR, que tem 55 pontos, mas vê o Goiás, com 52 pontos, o ameaçar no G-4.

Por SporTV.com Rio de Janeiro

Novamente sem Lodeiro, Oswaldo ajeita o posicionamento do Botafogo

 
Uruguaio fez um trabalho na academia pelo terceiro dia seguido e se juntará à delegação do Uruguai ainda nesta sexta-feira

Seedorf e Rafael  Marques - Treino do Botafogo (Foto: Cleber Mendes/ LANCE!Press)
O técnico Oswaldo de Oliveira aproveitou o treinamento da manhã desta sexta-feira para ajeitar o posicionamento ofensivo e trabalhar algumas jogadas de ataque da equipe do Botafogo. A única ausência da atividade foi o apoiador Lodeiro, que ficou na academia pelo terceiro dia seguido.

Durante a atividade, o treinador orientou bastante os jogadores e priorizou a movimentação dos armadores e do ataque. Uma jogada com a infiltração de Rafael Marques pelo meio, com lançamento de Seedorf foi bastante utilizada, com sucesso.

Depois, os jogadores reservas entraram na atividade e iniciaram um coletivo. O time titular foi formado por: Jefferson; Edilson, Bolívar, Dória e Julio Cesar; Marcelo Mattos e Gabriel; Rafael Marques, Seedorf e Gegê; Elias.

Os reservas treinaram com Renan; Gilberto, Dankler, André Bahia e Lima; Lucas Zen e Renato; Octávio, Sassá e Henrique (Yguinho); Bruno Mendes.

EDILSON COM EXCESSO DE VONTADE

Conhecido pela disposição nos jogos e treinos, o lateral-direito Edilson excedeu-se durante a atividade. Ele deu uma entrada forte no atacante Henrique durante o coletivo e machucou o tornozelo esquerdo do companheiro. O camisa 9 ficou caído com muitas dores e foi atendido pela equipe médica do Alvinegro. Em seguida, deixou o campo anexo do Engenhão mancando bastante e sem a chuteira no local lesionado.

Sem Henrique, o garoto Yguinho entrou no treino. Assim, Sassá passou a jogar na meia-esquerda. E Edilson voltou a dar entradas fortes. Foram duas no atacante, que não chegou a se lesionar com gravidade.

Luiz Gustavo Moreira - LANCENET!

Bruno Mendes 'some' após vida noturna agitada e deve deixar o Botafogo



Bruno Mendes não deverá renovar seu contrato com o Botafogo no fim do ano Satiro Sodre/SS Press
Bruno Mendes estreou no Botafogo em 2012 e ganhou rapidamente a torcida ao marcar gols importantes na reta final do Brasileiro. Em 2013, no entanto, tudo o que o jogador havia construído no clube desmoronou. O principal motivo para a mudança de status foi seu comportamento fora de campo.

Diretoria e comissão técnica estão insatisfeitos com a vida noturna agitada de Bruno Mendes nos últimos meses e, inicialmente, estão decididos a não renovar com o atacante, que tem vínculo com o Alvinegro até dezembro deste ano. E a perda do prestígio pode ser vista nos jogos.

Bruno Mendes não tem tido oportunidades na equipe, já que sequer tem ficado no banco de reservas. Enquanto isso, ele vê Elias, Alex e até Sassá se revezarem no ataque, mas sem obter sucesso. A mágoa com o jogador é grande justamente pelo fato de a comissão técnica contar com seu futebol na temporada em seu planejamento inicial.

E não são apenas os caprichos da noite carioca que têm atrapalhado Bruno Mendes. Segundo membros da comissão técnica, o atacante não tem se empenhado como deveria nos treinamentos, o que diminui ainda mais suas chances de voltar a ter uma oportunidade na equipe.

"O fato de o Bruno Mendes não estar sendo utilizado é com o Oswaldo de Oliveira, que é o técnico do Botafogo. Meu papel é apenas dentro de campo, fora dele não tenho que falar. Não cabe a mim", disse o lateral Julio Cesar sobre o companheiro de equipe.

Bruno Mendes iniciou a temporada como titular após retornar da seleção brasileira sub-20. Porém, as fracas atuações e o crescimento de Rafael Marques fizeram com que perdesse espaço. No segundo semestre, passou por uma cirurgia para retirar uma verruga no pé e parou por alguns meses. Voltou a treinar em setembro, mas dois meses depois entrou em campo em apenas duas oportunidades: contra Grêmio e Vasco.

E o atacante não deve ficar no Botafogo em 2014. Ele conseguiu na Justiça se desvincular do Macaé, com quem tinha contrato até 2017, ao alegar que não tinha assinado contrato quando ainda era agenciado pelo agora 'desafeto' Gustavo Arribas. Hoje sua carreira é gerida por Juan Figer. Assim, Bruno Mendes estará livre para negociar com um novo clube a partir de janeiro.

Bernardo Gentile
Do UOL, no Rio de Janeiro

Cartolas do Santos sondam técnico do Botafogo


Dirigentes do Santos decidiram sondar o técnico Oswaldo de Oliveira. O blog apurou que os cartolas querem saber quais os planos do técnico do Botafogo para 2014, se ele pensa em trocar de clube e quanto toparia ganhar.

Oficialmente, a diretoria mantém a postura de apoiar Claudinei Oliiveira e esperar o desfecho da campanha do clube no Brasileirão para definir seu futuro.

Mas a possibilidade de Claudinei ter o contrato renovado no final do ano diminui na mesma proporção que as chances de a equipe conquistar uma vaga na Libertadores são reduzidas a cada rodada. Por isso a decisão de sondar Oswaldinho.

Caso uma negociação formal seja aberta com o botafoguense, a discussão financeira deve ser árdua. O desejo santista é gastar no máximo R$ 350 mil mensais. É esse o valor que o clube ainda paga para Muricy Ramalho por sua rescisão contratual. Os santistas acreditam que Oswaldo já tenha salário superior a esse no Bota.

A política de corte de despesas na Vila Belmiro reduz as possibilidades de Tite, caso deixe o Corinthians, e Abel Braga, ''noivo' do Inter, serem escolhidos. Ney Franco e Gilson Kleina, este com chances remotas, também são nomes em pauta.


Perrone/UOL

Seedorf volta a falar em tom positivo sobre reta final e afasta medo de sair do G4


Holandês disse que o grupo do Botafogo é especial, capaz de superar obstáculos



Seedorf não quer saber de pessimismo
 (Foto: Vitor Silva/SSPress)
Quarto colocado do Campeonato Brasileiro e há 28 rodadas seguidas integrando o grupo de clubes que vai à Libertadores do ano que vem, o Botafogo está a seis jogos de definir se terá um ano incrível ou mais um que terminará com um gosto amargo. Porém, se o torcedor ainda desconfia se terá motivos para festejar a temporada, Seedorf não dá espaço para qualquer discurso pessimista e avisa: "Não tem depressão aqui".

– Cansei de ouvir perguntas sobre decepcionar a torcida. Somos trabalhadores. Fazemos isso todo dia para fazer o melhor. Não tem depressão aqui, temos de parar com isso. Temos de ter calma. São mais seis jogos e, com muita tranquilidade, conseguiremos atingir nossos objetivos. Ninguém está fazendo cálculo, só pensando jogo a jogo – declarou o camisa 10, que enalteceu o poder de superação do grupo, que sofreu com salários atrasados, interdição do Engenhão e saídas de peças importantes:

– Ninguém fala o que o Botafogo vem fazendo nesta temporada. Levem em consideração o investimento que tivemos no início da temporada. Com todo o respeito, o que Internacional, Corinthians e Fluminense fizeram, mesmo tendo mais verba para gastar? Não vivi cem anos de Botafogo, nem cinco. Quando cheguei, me pediram para transformar o Botafogo, para que o clube fosse mais otimista, e acho que estou ajudando – disse, entusiasmado.

Sobre a aproximação do Goiás, que tem um ponto a menos do que o Alvinegro (53 a 52), Seedorf ignora e destaca o equilíbrio do Brasileirão.

– Sinceramente, nada mudou. O Goiás se aproximou, mas também estamos perto do Grêmio. São três times muito próximos na tabela. Precisamos de ter calma e convicção.

LANCEPRESS!

Técnico se divide entre base e time principal e ajuda revelações do Bota


Comandante do time sub-20, Eduardo Húngaro é também auxiliar de Oswaldo de Oliveira e recebe elogios do treinador e dos garotos do clube




Após ficar um longo tempo sem formar jogadores com destaque no time profissional, o Botafogo mudou essa realidade nas três últimas temporadas. Neste ano, sob o comando de Oswaldo de Oliveira, jovens como Dória, Gabriel, Vitinho, Gegê, entre outros, ajudam o Alvinegro na luta por uma vaga na próxima Taça Libertadores. Mas é outro profissional o verdadeiro responsável por encurtar essa ponte entre base e time de cima. Técnico do time sub 20 e auxiliar do treinador da equipe principal, Eduardo Húngaro possui um acúmulo de funções que também representam realizações no CT de Marechal Hermes e de General Severiano (assista ao vídeo http://sportv.globo.com/videos/botafogo/t/ultimos/v/veja-como-eduardo-hungaro-tem-ajudado-botafogo-a-lancar-promessas-no-futebol/2941155/).

- Tudo que a gente sonhou lá atrás, vendo meninos iniciando trabalho conosco, teve essa concretização. Aos poucos eles estão entrando, vencendo, jogando bem, sendo úteis. A minha presença facilita a adaptação deles, com um ou outro toque, observação, que a gente faz. Fazer essa junção do sub 20 com o profissional, ter técnico dos juniores como auxiliar do profissional, foi uma ideia muito legal da direção - declarou.

Eduardo Húngaro conversa com Vitinho, hoje no
CSKA (Foto: Thales Soares / Globoesporte.com)
Foi Eduardo que ajudou Oswaldo a lançar sete jogadores da base no time profissional nos últimos dois anos. Está sempre ali, no ouvido do treinador, dando dicas de novos talentos que o Botafogo vem criando. O técnico da base aponta também que isso foi possível graças a melhorias estruturais no clube.

Já Oswaldo de Oliveira destaca também a filosofia de jogo estabelecida para todas as categorias do futebol alvinegro. Além disso, entre os jogadores e comissão técnica, Duda é o olho do técnico nas categorias inferiores do clube.

- Não é aquela coisa de dizer que é para jogar no mesmo sistema nos juniores e no juvenil. É a concepção de jogo, a filosofia. Duda agora é nosso emissário, ele que vai e volta, traz informações, trabalha lá com juniores e trabalha conosoco aqui - respondeu Oswaldo.

Titular do Botafogo desde 2012, o zagueiro Doria é um dos 17 jogadores do atual elenco (três goleiros, dois laterais, um zagueiro, quatro volantes, quatro meias e quatro atacantes) que passou por Eduardo Húngaro antes de ser revelado pela base do clube, assim como Sasá, Gegê, Jadson (que está na Udinese, da Itália) e Vitinho (que se transferiu para o CSKA da Rússia) e tantos outros.

- Parece até que estou na base. Todos os meus amigos que estavam comigo estão aqui também. A gente se sente em casa. Quem está no juniores confia que a qualquer momento pode estar aqui - afirmou Dória, que também serviu a categorias inferiores da seleção brasileira e agora serve de exemplo para outra geração que o Botafogo já prepara para revelar.

Por SporTV.com Rio de Janeiro