Páginas

terça-feira, 16 de julho de 2013

Edílson se diz preparado para ser titular no Botafogo

Com poucas oportunidades na equipe titular, jogador afirma que foi bem quando solicitado. Oswaldo ainda não definiu quem atuará no lugar do lesionado Lucas



Edilson - Botafogo (Foto: Cléber Mendes/LANCE!Press)
Edilson diz estar confiante para
 o restante da temporada -
(Foto: Cléber Mendes/LANCE!Press)
Com a fratura no tornozelo esquerdo, o lateral-direito Lucar ficará um bom tempo longe dos gramados. Para a posição, o técnico Oswaldo de Oliveira conta com o jovem Gilberto e com Edílson. A tendência é que Gilberto, por ficar ultimamente no banco, seja o escolhido pelo treinador para iniciar o duelo contra o Náutico, no sábado, em São Januário. Algo que não preocupa muito o concorrente Edilson, que se diz preparado para ser titular.

- Eu acredito que o Gilberto está numa sequencia de treinos maior do que a minha. Já disse que quando tivesse uma oportunidade tanto eu quanto ele estaríamos preparados para assumir a titularidade - disse Edílson em entrevista à Rádio Brasil.

Mesmo sem ter muitas atuações no time titular do Botafogo (apenas quatro), o lateral não acredita que sua passagem no Rio esteja abaixo do esperado:

- Eu não digo que minha passagem aqui seja decepcionante, pois tive algumas oportunidades e em todas elas acredito que fui bem. Todo o jogador precisa de uma sequência boa para poder estar no 100%. No momento, ainda não dei meu 100% no Botafogo.


Leia mais no LANCENET! 

Gabriel diz que outro atleta receberia o amarelo por entrada em Lucas


Volante do Bota acredita que boa reputação pesou a favor do gremista Zé Roberto e pede que os atletas sejam mais protegidos em campo





A dura entrada do gremista Zé Roberto no lateral Lucas teve como consequência uma fratura no tornozelo esquerdo do jogador botafoguense, que terá que passar por uma cirurgia e corre o risco de só voltar a jogar no ano que vem. Para o volante Gabriel, se fosse outro jogador a cometer a falta, levaria ao menos o cartão amarelo, o que não aconteceu com o veterano meia da equipe gaúcha.

Gabriel, que não esteve em campo na derrota por 2 a 1 para o Grêmio por causa de suspensão, acredita que punições mais severas em casos deste tipo são importantes para coibir a violência.

- Se fosse outro jogador, com certeza tomaria o amarelo. Ele não quis ser violento, mas ele entrou muito forte e merecia o cartão e não tomou. Até achei estranho na hora. A gente tem que rever esses conceitos no futebol para prevenir mais os jogadores. Querendo ou não o Lucas só volta a atuar no ano que vem e a gente fica muito triste com isso - disse à Rádio Brasil.



O volante está preocupado com o impacto que a ausência de Lucas fará ao time, mas disse que os jogadores vão fazer de tudo para dar conta do recado sem o companheiro.

Ele (Zé Roberto) não quis ser violento, mas ele entrou muito forte e merecia o cartão e não tomou."
Gabriel

- É uma grande perda. Lucas é um grande amigo, ainda nem consegui falar com ele, deve estar desanimado. Mas temos que passar força nessa situação difícil. Não sei como vai ser a recuperação, mas fiquei muito triste, é um cara muito legal no grupo. Vamos tentar jogar por ele. Ele estava numa regularidade muito boa, mas a gente tem que dar conta.

Gabriel deve voltar a time neste sábado, na partida contra o Náutico, em São Januário, provavelmente no lugar de Marcelo Mattos, que levou o terceiro amarelo e será desfalque. Desta forma, Renato deve ser mantido.

- Não sei nem se vou jogar, isso é com o Oswaldo, mas estou preparado. Se for eu e Renato, vamos tentar dar conta do recado e trazer a vitória para o Botafogo - finalizou Gabriel.

O Botafogo é o terceiro colocado do Campeonato Brasileiro com 13 pontos.

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

Preterido no Nacional, Loco Abreu sente falta do carinho dos alvinegros


Atacante, ex-Botafogo, ficou fora da lista dos jogadores que viajaram para pré-temporada do time uruguaio e treina com jovens das categorias de base



Loco Abreu fez dois gols pelo Nacional (Foto: AFP)
Loco Abreu teve a confirmação, na última sexta-feira, que estava fora da lista dos jogadores do Nacional-URU que viajaram para a Argentina na sequência da pré-temporada. O atacante ficou no Uruguai e segue treinando, agora com jogadores da base e o também preterido Alexander Medina. Será assim até o dia 25, quando o time principal retornará. Cinco atacantes, sendo dois deles Richard Porta e Santiago García, contratados recentemente, estavam na lista do técnico Rodolfo Arruabarena.

Antes incomodado com a sua situação no Nacional, Loco Abreu preferiu colocar panos quentes. No fim de junho ele declarou à rádio “Libre” que não era tão “filho da p... ou mau caráter” para perder a pré-temporada. No entanto, ao fazer mea culpa, o atacante admitiu que precisa recuperar a forma para poder voltar a ser uma opção.

- Quando eu cheguei aqui era para fazer uma boa pré-temporada, mas não deu para fazer. Aí começaram as competições. Agora estamos fazendo a preparação para suportar os jogos. Eu estava mal fisicamente. Depois de três semanas de pré-temporada o físico está bom e começa agora a etapa do trabalho tático com a bola. Estou me sentindo bem e legal. Só tem que treinar e esperar o momento certo. Independentemente de jogar ou não, devo treinar e procurar sempre estar na melhor forma. Depois tem que ter o momento certo - admitiu, por telefone, o jogador.

Viver a instabilidade de ficar fora da equipe não tem preocupado Loco Abreu, aos menos no discurso. Mas se tem algo que faz falta do tempo em que atuou no Brasil é ter o carinho da torcida, como era recebido pelos torcedores do Botafogo, principalmente após cobrar o pênalti na decisão da Taça Rio de 2010 contra o Flamengo, o que garantiu o título estadual.

Loco Abreu fez o gol do título contra o Flamengo
na decisão da Taça Rio de 2010 (Foto: O Globo)
- Estou com saudade do futebol brasileiro, principalmente do Botafogo pelo carinho das pessoas, que é inegável. Mas a realidade é que estou aqui.

Aliás, foi ainda no Botafogo o início do declínio de Loco. Ao lembrar do seu último ano, o atacante cita o que chama de favor ao entrar em campo contra a Ponte Preta, poucos dias antes de acertar o empréstimo para o Figueirense, em julho de 2012. Neste jogo, mesmo sem se encaixar na forma como Oswaldo de Oliveira gostaria que o time atuasse, Loco foi titular. Durante a partida sentiu um problema no joelho direito. Em seguida, foi para Santa Catarina e teve uma passagem apagada, repleta de lesões. Foram apenas sete jogos e um gol marcado no Figueira.

Em janeiro ele chegou durante a temporada para ajudar o Nacional. Aos 36 anos, não conseguiu render o esperado, fez apenas dois gols, porém garante estar em paz para recuperar o seu espaço.

- Tenho um mês e meio para trabalhar tudo que está faltando: força e o físico.

Apesar dos rumores de uma provável saída para o futebol mexicano, ele garante cumprir o contrato com o Nacional até o fim de 2015. Ainda não sabe se encerrará a carreira logo após o fim do compromisso, mas tem na ponta da língua qual caminho vai trilhar assim que pendurar as chuteiras.

- A ideia é trabalhar no futebol como treinador.

Por Diego RodriguesRio de Janeiro

Com titulares de folga, reservas do Botafogo fazem coletivo no Engenhão

Em atividade muito disputada, mas com pouca técnica, Oswaldo de Oliveira comandou treino que contou com a participação de alguns juniores



Gilberto - Botafogo (Foto: Cléber Mendes/LANCE!Press)
Gilberto, que entrou contra o Grêmio,
 treinou nesta terça-feira
(Foto: Cléber Mendes/LANCE!Press)
Com os titulares de folga, os jogadores reservas do Botafogo, com as presenças de Gilberto, Elias e Henrique, que entraram no segundo tempo da derrota para o Grêmio, no último domingo, em Porto Alegre, pela sétima rodada do Campeonato Brasileiro, realizaram um treino coletivo no campo anexo do Engenhão. A atividade ainda contou com a presença de alguns juniores.

Em um treino muito disputado, os jogadores demonstraram muita vontade nas disputas de bola, mas faltou técnica. O volante Gabriel, que não atuou no fim de semana por estar suspenso pelo terceiro cartão amarelo, participou normalmente da atividade desta manhã. Para o jogo de sábado, às 21h, contra o Náutico, em São Januário, pela oitava rodada do Brasileirão, ele retorna ao time. Por sua vez, Marcelo Mattos, suspenso, não joga. Renato deve ser mantido no time.

Em um dia de pouco movimento, o técnico Oswaldo de Oliveira levou o filho ao treino. Depois da atividade ser encerrada, o treinador, brincou com o herdeiro em um dos gols. O garoto também recebeu a atenção do goleiro Luis Guilherme.

O zagueiro Dankler, nova contratação do clube, esteve no Engenhão para realizar exames médicos. A apresentação oficial do jogador ainda não foi marcada. Os jogadores se reapresentam na quarta-feira, às 9h, em General Severiano e treinam em tempo integral.
Após ser derrotado pelo Grêmio, o Botafogo, então líder do Brasileirão, caiu para a terceira colocação com os mesmos 13 pontos.


Leia mais no LANCENET!  

Janela internacional se fecha nesta sexta: veja opções da Libertadores


GLOBOESPORTE.COM lista 16 jogadores que se destacaram por outros países no torneio sul-americano e ainda não foram vendidos por seus clubes



Medina, do colombiano Santa Fé; Riascos, do mexicano Tijuana; Peña, do venezuelano Caracas... A Libertadores ainda nem terminou, mas alguns de seus principais nomes já foram vendidos. O carrasco na eliminação do Grêmio foi para o Barcelona de Guayaquil, do Equador. O algoz na queda do Palmeiras continuou no México, mas agora defende o Pachuca. E o meia que fez gol no Tricolor gaúcho atualmente está no Brasil, com a camisa do Náutico.

Outros atletas que estiveram em ação no torneio sul-americano ainda não foram negociados, e o GLOBOESPORTE.COM listou 16 destaques como boas opções de compras no mercadão continental. Mas há pouco tempo para os clubes brasileiros agirem. A janela de transferências internacionais se fecha na próxima sexta-feira, às 23h59m (de Brasília).




A relação não tem jogadores do Olimpia, do Paraguai, já que o time disputará a final da Libertadores após o fechamento da janela. Entre os destaques da lista há nomes bastantes cobiçados, como o do argentino Ignacio Scocco, que terminou seu empréstimo no Newell’s Old Boys. O futuro do atacante, artilheiro da Libertadores com seis gols (ao lado de Jô e Diego Tardelli, do Atlético-MG), promete ser uma novela. O jogador de 28 anos, que pertence ao Al Ain, dos Emirados Árabes, teria despertado interesse de Cruzeiro, Internacional, Santos e São Paulo, além do River Plate, da Argentina, e de clubes da Europa.

Scocco (Newell's), objeto de desejo dos brasileiros:
quatro já teriam demonstrado interesse (Foto: AFP)
Outro argentino que exigirá muito esforço da parte interessada para mudar de endereço é Omar Pérez. Destaque da campanha do Santa Fé até a semifinal, o experiente e habilidoso meia, de 32 anos, é tão importante para o time que é tratado como "inegociável" pela diretoria colombiana.

No campo dos mais experientes, os argentinos Heinze e Riquelme mostraram que há fôlego aos 35 anos. O zagueiro do Newell’s Old Boys, que fez carreira nos principais clubes europeus, voltou para sua terra natal para conquistar seu primeiro título no país. Já o meia do Boca Juniors, que vira e mexe é sondado por brasileiros e quase acertou com o Palmeiras no ano passado, continua como boa opção no mercado. Apesar das lesões na temporada, quando esteve bem foi o carrasco na eliminação do Corinthians e levou o time às quartas de final da Libertadores.

Braian Rodriguez (Huachipato) fez gol em Grêmio
e Flu na Libertadores (Foto: Reprodução SporTV)
O equatoriano Fidel Martínez tem uma ligação mais estreita com o Brasil: jogou nas categorias de base do Cruzeiro e já foi comparado a Neymar - pelo estilo de jogo e o corte de cabelo. Aos 23 anos, o atacante do Tijuana, do México, é considerado uma das maiores promessas sul-americanas. A lista também inclui jogadores outrora desconhecidos e que criaram fama, como Braian Rodríguez. O centroavante uruguaio balançou a rede cinco vezes na primeira participação do chileno Huachipato no torneio, e seu empresário teria recebido proposta do Bétis, da Espanha.

Quem perder a semana de contratações ainda poderá agir no mercado nacional. A janela brasileira vai até o dia 4 de outubro, sendo que um clube poderá se reforçar com no máximo cinco atletas de outras agremiações da Série A do Campeonato Brasileiro, sendo três de um mesmo time, e desde que os atletas não tenham completado sete partidas por suas equipes.

Por Thiago de Lima Rio de Janeiro

Bota finaliza contrato com Maracanã para fazer estreia no dia 1º de agosto


Jogo com o Vitória, pelo Brasileiro, deve ser o primeiro do clube como mandante no estádio. Acordo de dois anos será anunciado até sexta-feira



Maracanã e Botafogo próximos de um acordo para
o clube atuar no estádio (Foto: AFP)
Desde a interdição do Engenhão, no dia 26 de março, o Botafogo vive negociações intensas para a realização de seus jogos como mandante, principalmente no Campeonato Brasileiro. A principal delas é com o Maracanã, e até sexta-feira a busca por uma nova casa deve chegar ao fim com o anúncio do acordo por dois anos. A estreia será no dia 1º de agosto, uma quinta-feira, às 19h30m, contra o Vitória. O contrato será semelhante ao feito pelo Fluminense, mas com duração muito menor, já que o rival assinou por 35 anos.

Na negociação com o Maracanã, novos elementos surgiram depois do anúncio da assinatura do contrato do Flamengo com o consórcio por seis meses. Há apenas detalhes financeiros e operacionais em discussão com o Botafogo para a finalização do acordo, que precisa ser fechado até o fim da semana, pois segunda-feira expira o prazo para a definição do local do jogo com o Vitória.

Entre os detalhes, a questão do posicionamento de torcidas de outros estados na arquibancada e divisão ou não de renda nos clássicos. Há também a preocupação com relação aos lugares dos torcedores com direito a ingressos gratuitos, que podem diminuir a capacidade de arrecadação do clube, caso receba apenas os 43 mil ingressos que também estarão disponíveis para o Fluminense no acordo já assinado.

Antes de seu primeiro jogo como mandante, o Botafogo já tem confirmada a sua reestreia no estádio onde jogou pela última vez em 2010, na vitória por 2 a 1 sobre o Flamengo que valeu o título do Campeonato Carioca. O Rubro-Negro marcou o clássico do dia 28 de julho para o Maracanã, depois de fechar seu acordo na semana passada.

Além da negociação com o Consórcio Maracanã, o Botafogo teve mais uma conversa com os administradores do Estádio Mané Garrincha na noite de segunda-feira. A maior reclamação da diretoria do Botafogo é com relação ao aumento do valor das taxas, especialmente a de aluguel, que varia de 13% a 15%, dependendo do número de jogos previstos no contrato. Há a promessa da realização de pelo menos um jogo no local.

O Botafogo segue recebendo propostas de outras cidades, como Fortaleza e João Pessoa. No entanto, a comissão técnica e os jogadores já se manifestaram contra viagens em excesso durante a disputa do Brasileirão. O time já atuou na Arena Pernambuco na competição: venceu o Fluminense por 1 a 0, com um público pagante de menos de oito mil pessoas.

Caso haja algum contratempo na negociação com o Maracanã e o estádio não possa ser utilizado contra o Vitória, São Januário deve ser o escolhido mais uma vez. O estádio do Vasco já será o palco do jogo contra o Náutico, neste sábado. Como o clube cruz-maltino atuará como visitante na 10ª rodada, contra o Goiás, o palco estará vago novamente. Mais uma vez, a diretoria evitaria uma viagem dos jogadores para Volta Redonda, onde o clube mandou a maioria de suas partidas desde a interdição do Engenhão.

Por Thales Soares Rio de Janeiro

Com apenas sete jogos, Botafogo já sente os efeitos do Brasileirão

Vendas, lesões, suspensões e até mesmo convocações já começam a complicar a vida de Oswaldo de Oliveira. Aposta em jovens passa a ser a solução imediata para o problema




Oswaldo de Oliveira - Treino Botafogo (Foto: Bruno de Lima/LANCE!Press)
Oswaldo de Oliveira tem trabalhado bastante
 (Foto: Bruno de Lima/LANCE!Press)
Ainda na sétima rodada, alguns clubes podem dizer que o Brasileirão ‘mal começou’. Mas o Botafogo não. Com vendas, suspensões e lesões, o Glorioso já sente os efeitos do campeonato. O elenco, que era apontado como um dos mais fortes do Brasil, perdeu Fellype Gabriel e Andrezinho e agora tem de apostar em jovens para manter-se no topo.

Para piorar, Seedorf terminou a partida contra o Grêmio com dores no tornozelo direito e preocupa para o jogo de sábado, às 21h, diante do Náutico, em São Januário. O holandês será reavaliado amanhã.

Além do meio-campo, há um dilema na lateral direita. Sem Lucas, com fratura no tornozelo esquerdo, Gilberto precisará mostrar que está pronto para dar conta do recado. O jovem, de 20 anos, tem apenas oito jogos como profissional, e receberá a grande chance de sua carreira, já que Lucas não deve ficar menos de três meses fora.

– A oportunidade, infelizmente, não veio da maneira que eu planejava, já que surgiu pela lesão do Lucas. Porém, vou aproveitá-la da mesma forma. Estou pronto – disse Gilberto.

Outro fator que traz preocupação à torcida são as constantes convocações de Jefferson e Lodeiro.

Por enquanto, o técnico Oswaldo de Oliveira e seus comandados têm conseguido superar as adversidades. Em terceiro, o time pode voltar à liderança no sábado. Mas em um campeonato de 38 rodadas, muitos obstáculos ainda aparecerão no caminho do Alvinegro.


Leia mais no LANCENET!