Páginas

sábado, 25 de dezembro de 2021

Joia 2022, Kauê vive sonho do tio na base do Botafogo: "Todos os meus gols são para ele"


Volante de 17 anos acumula passagens pelas seleções de base e vai para o terceiro ano com contrato de jogador profissional, assinado em 2020



Kauê deu os primeiros chutes no campinho que ficava perto de casa em Quissamã, no interior do Rio de Janeiro, em 2013. À época com nove anos, passava o dia esperando o tio Gerson vir buscá-lo para jogar bola com ele.


- Foi ele que me incentivou a jogar futebol e me colocou em escolinha. No começo, eu só jogava com meu tio no campinho que tinha perto da minha casa. Eu ficava chutando a bola pra ele e ele agarrava. Depois, eu entrei numa escolinha de Quissamã - contou ao ge.




Kauê criança em Quissamã dando seus primeiros passos no futebol — Foto: Arquivo pessoal


Naquele mesmo ano, Kauê foi acordado no meio da noite para receber a notícia que mudaria sua vida, mas que também o motivaria a seguir em frente: tio Gerson sofreu um acidente de moto e morreu.



- A morte dele foi a maior dificuldade que tive que enfrentar. Depois que ele morreu, comecei a focar muito no futebol para realizar esse sonho que ele tinha de eu ser jogador. Todos os meus gols são para ele.


Kauê carrega na pele uma homenagem ao tio que apresentou o futebol para ele e compartilhou o sonho de ser jogador. A tatuagem é o ano de 1989 escrito em números romanos, ano de nascimento de Gerson.





Tatuagem de Kauê para homenagear o seu tio Gerson — Foto: Arquivo Pessoal


Em 2017, um olheiro do Botafogo viu o volante jogando em um campeonato pelo projeto "Prata da Casa" de Macaé e o levou para participar da peneira. A joia foi aprovada e chegou em General Severiano aos 13 anos.



Membro da geração 2004, Kauê está acostumado a pular etapas e jogar contra atletas mais velhos. Participou de torneios da categoria sub-17 com 14 anos e se firmou no sub-20 com 16. Hoje, aos 17, é uma das referências técnicas da base do Botafogo.


- Meu maior objetivo hoje é subir para o profissional e conseguir me firmar lá. Antes disso, quero ganhar a Copinha. Nosso elenco vem numa crescente. Disputamos final de Copa do Brasil Sub-20, nos classificação entre os oito times melhores no Brasileirão Sub-20 e ganhamos o título da Copa Rio/OPG. Estamos bem confiantes, esperamos fazer uma excelente Copinha e sair de lá campeão.





Kauê, atleta da base do Botafogo, no Nilton Santos — Foto: Juliana Sá



Kauê coleciona algumas convocações para as seleções de base. Em 2019, foi titular absoluto da seleção brasileira sub-15 campeã sul-americana, no Paraguai, ao lado de outra joia de General Severiano, Matheus Nascimento.


O Brasil conquistou o pentacampeonato no Estádio Defensores del Chaco, em Assunção, depois de empatar em 1 a 1 com a Argentina no tempo normal e vencer por 5 a 3 nos pênaltis. Kauê converteu um dos pênaltis que deu o título.




Kauê foi campeão com o Brasil sub-15 do Sul-americano em 2019 — Foto: Rudy Lezcar/CBF


O gol favorito pelo Botafogo foi o do empate em 2 a 2 com o Corinthians na última partida da fase de classificação do Brasileirão Sub-20. O time já estava classificado para a fase seguinte, de mata-mata, mas não queria chegar nas quartas de final com derrota.



- Saímos perdendo de 2 a 0 no primeiro tempo e estava difícil. O time do Corinthians é uma equipe muito boa. Ainda chegamos, fizemos o primeiro gol com o Juninho aí, nos últimos minutos, eu pego a bola de fora da área, bato firme no canto esquerdo e faço o gol.




Kauê faz gol de empate contra o Corinthians na 19ª rodada da 1ª fase do Brasileiro Sub-20 (https://ge.globo.com/video/kaue-faz-gol-de-empate-contra-o-corinthians-na-19a-rodada-da-1a-fase-do-brasileiro-sub-20-10153291.ghtml)


Kauê é um jogador versátil que consegue jogar em diferentes posições. Apesar de ser volante de origem, já jogou mais avançado no meio de campo e como opção de velocidade pelos lados do ataque. Inspirado em Zinedine Zidane, o coringa alvinegro preza por um estilo de jogo de boa marcação, com presença de área, passe bom e chutes de fora da área.



Por agora, o plano do clube é deixar Kauê no sub-20 para ganhar massa muscular e melhorar o condicionamento físico, jogando com atletas que já são de uma idade mais avançada que a dele. O jogador coleciona 11 participações diretas em gols na temporada 2021 da categoria - seis gols e cinco assistências.


Em novembro de 2020, o Botafogo assinou o primeiro contrato de Kauê, com 16 anos na época. O vínculo é válido até 2023 e tem multa rescisória para o exterior no valor de 45 milhões de euros (quase R$ 290 milhões em cotações de 25 de dezembro de 2021).


Relembre as joias do Botafogo dos últimos anos apontadas pelo ge:

2021: Matheus Nascimento, o atacante mais jovem a jogar pelo Botafogo
2020: Luis Henrique, o atacante que terminou 2019 como titular
2019: Igor Cássio supera lesão grave e vira esperança de gols
2018: Ezequiel, o atacante que não desiste nunca
2017: Bochecha vive sonho após quase abandonar carreira
2016: Matheus Fernandes se inspira em Luis Henrique
2015: Igor Rabello sonha com chance após rebaixamento
2014: Daniel quer ratificar boa primeira impressão
2013: volante com fama de artilheiro, Dedé espera chances
2012: apelidado de Mini Mago, Vitinho se junta aos profissionais
2011: Guilherme espera aproveitar oportunidades no Botafogo



*Estagiária, sob a supervisão de Davi Barros


O podcast ge Botafogo está disponível nas seguintes plataformas:

Spotify - Ouça aqui!
Google Podcasts - Ouça aqui!
Apple Podcasts - Ouça aqui!
Pocket Casts - Ouça aqui!
▶️ Clique e aperte o play ▶️


Fonte: GE/Por Juliana Sá* — Rio de Janeiro