Páginas

terça-feira, 2 de maio de 2023

Mazzuco descarta James Rodriguez no Botafogo: "Assunto superado"



Diretor de futebol afirmou que o clube fez consulta pelo meia colombiano, mas não houve "adequação" ao que o clube planeja



O diretor de futebol do Botafogo, André Mazzuco, descartou a possibilidade de uma chegada do meia colombiano James Rodriguez ao clube neste momento. Segundo o dirigente, o clube não recebeu uma resposta positiva da consulta que fez ao staff do jogador.












André Mazzuco fala sobre James e Luís Castro após sorteido da Copa do Brasil (https://ge.globo.com/video/andre-mazzuco-fala-sobre-james-e-luis-castro-apos-sorteido-da-copa-do-brasil-11583947.ghtml)



- O assunto James já foi superado nas últimas respostas que demos. Por se tratar de um jogador desse nível, ele acaba tendo uma relevância. Houve uma consulta para entendimentos e, vou usar as palavras do John (Textor) que tem que haver uma adequação naquilo que o clube quer e uma vontade por parte do atleta para partir para uma proposta. É um termômetro, nós estamos na mesma situação.


"O Botafogo pensa muito mais no seu elenco, no que podemos agregar durante a temporada e não só em um jogador, apesar da relevância. Não houve nenhum avanço e a história basicamente se encerrou", concluiu o assunto.




James Rodríguez gol Venezuela x Colômbia — Foto: Manaure Quintero/Reuters


O dirigente também analisou o adversário das oitavas de final da Copa do Brasil, o Athletico-PR, que foi definido por sorteio nesta terça-feira, na sede da CBF. A partida de ida acontece na semana do dia 17 de maio e a volta na semana do dia 31.


- A gente sempre acompanha as equipes. O Athletico vai ser um caso especial porque vamos nos preparar para três jogos e teremos trabalho triplicado. Estamos começando uma caminhada no Brasileirão, tem muita coisa a ser feita. Temos a Sul-Americana nesse caminho, vai ser um mês de basicamente dez jogos, não tem muito segredo.


Leia mais sobre o Botafogo:

+ Botafogo enfrenta o Athletico-PR nas oitavas da Copa do Brasil

+ Botafogo tem campanha de G4 no Brasileirão com Tiquinho Soares em campo


Depois de um começo turbulento na temporada, com eliminação antes da semifinal da Copa do Brasil, o Botafogo vive lua de mel com a torcida, embalando 12 jogos sem perder e a liderança do Brasileirão. O diretor fez questão de respaldar o trabalho de Luís Castro.


- A avaliação é constante, que é feita inclusive com o Luís, ele senta junto com a gente, é um grande profissional. Um departamento profissional tem que tomar decisões em conjunto, sejam elas decisões duras ou não. Foi um momento que reavaliamos todos. A decisão mais fácil é usar um escudo, seja um treinador, dirigente, jogador... Queremos mudar isso, mesmo que isso traga discordância. Nós acreditamos no trabalho do Luís e vai ser assim. O trabalho continua porque achamos que ele está sendo bem feito - destacou.


Planejamento para Hernandez

A janela de transferências do futebol brasileiro está fechada até o dia 3 de julho, mas no Botafogo o tema dos reforços é pautado também pelo ponta-esquerda Diego Hernandez. Destaque do Montevideo Wanderers, chega ao clube em maio para começar o período de adaptação.


- O Diego finalizando a temporada vem para cá. Deve ser agora no final de maio. Deve se apresentar conosco, para se adaptar ao grupo, mas a participação para as competições é na abertura da janela. Mas antes ele chega para se adaptar ao clube e ao grupo.





Diego Hernández — Foto: Fernando Moran/ Agencia Gamba/Getty Images


Liderando o Brasileiro, o Botafogo tem o foco voltado para a Copa Sul-Americana nesta semana, quando enfrenta a LDU pela terceira rodada do torneio continental, na quinta-feira, às 21h, no estádio Nilton Santos. O Glorioso é o segundo colocado do grupo A, com quatro pontos, atrás dos próprios equatorianos, que tem seis. Veja outras respostas de Mazzuco:


John Textor

- O John, como dono do clube, acompanha diariamente o que acontece. Passamos por um período importante que gerou dúvidas por parte da imprensa e torcida. Nós, da diretoria, entendemos que precisávamos de mais tempo de trabalho e reorganização. Nós passamos algumas dificuldades que nem todos ficam sabendo, como não ter uma casa para jogar. John é muito atuando nisso, dá muito suporte. O trabalho está sendo feito, trabalhamos muito forte para o Botafogo ter sucesso. É uma alegria poder estar na liderança e ganhar um dos maiores clássicos do Brasil da forma como foi.


Decidir em casa é melhor?

- Você já vem com o resultado de fora e aí já sabe o que fazer. Em casa, ainda tem o apoio da torcida do Botafogo que sempre aparece. É uma vantagem para nós decidir em casa porque nós vai estar com a nossa torcida. Tem que fazer um bom resultado na primeira partida para ter uma boa situação de classificação.


Premiação da Copa do Brasil

- É uma fonte de receita importante. É um objetivo esportivo mas também institucional


Elenco para jogar as 3 competições

- A gente fala muito, o próprio Luís (Castro), que não temos uma equipe só de onze jogadores. Já usamos jogadores que não vinham atuando muito na Copa do Brasil e o caminho é ter um elenco qualificado para que esse elenco possa te dar soluções para o desgaste.


Lance do Thiago Maia

- Sobre a arbitragem, fazemos nosso trabalho junto à CBF. O jogo que a gente fez temos que sobrepor qualquer reclamação à arbitragem. Mas é uma pena que isso venha acontecer de novo, uma decisão extremamente infeliz, não pode acontecer conosco ou qualquer adversário. Sei que a CBF tem tentado qualificar cada vez os profissionais para isso não acontecer mas aconteceu de novo.




Flamengo x Botafogo - Árbitra explica não expulsão de Thiago Maia: "Ele erra o chute" (https://ge.globo.com/video/flamengo-x-botafogo-arbitra-explica-nao-expulsao-de-thiago-maia-ele-erra-o-chute-11581049.ghtml)


CBF reconsiderou o lance do Thiago Maia?

- Não diretamente. Mas quem acompanhou sabe (que foi erro). Depois de uma boa análise dos responsáveis por isso certamente haverá uma consideração que isso não ocorra novamente.



+ Leia mais notícias do Botafogo


🎧 Ouça o podcast ge Botafogo 🎧



Fonte: GE/Por Raphael Zarko e Vinicius Rodeio — Rio de Janeiro

Botafogo tem campanha de G4 no Brasileirão com Tiquinho Soares em campo



Equipe ganhou a maior parte dos jogos desde a chegada do camisa 9, contratado em agosto do ano passado



Tiquinho Soares foi um marco para o Botafogo de Luís Castro. Contratado junto ao Olympiacos, da Grécia, em agosto do ano passado, o atacante virou titular absoluto de cara e justifica a importância dentro de campo. Além dos gols, ele também impacta na equipe: o Alvinegro tem aproveitamento de G4 com o camisa 9 em campo pelo Brasileirão.





Botafogo vence o Flamengo no Maracanã e assume a liderança do Brasileirão (https://globoplay.globo.com/v/11580126/)


Leia mais sobre o Botafogo:

+ Lucas Perri fez 11 defesas em vitória contra o Flamengo: veja a atuação do goleiro do Botafogo



Desde 2022, Tiquinho jogou 17 jogos pela competição nacional. Neste recorte, o Botafogo conquistou 35 pontos de 51 possíveis. Foram onze vitórias, dois empates e quatro empates, representando um aproveitamento de 68,6%. Este número seria suficiente para deixar qualquer clube dentro do G4 de qualquer Brasileirão dos últimos dez anos.


O aproveitamento de pouco mais de 68% seria capaz até mesmo de título em algumas edições. O Flamengo foi campeão com 62% de sucesso em 2020, enquanto Corinthians teve 63% em 2017. As equipes marcaram, respectivamente, 71 e 72 pontos nas campanhas citadas.


Tiquinho tem três gols e duas assistências em três jogos na atual edição do Brasileirão. Ele foi protagonista na vitória contra o Flamengo, no último domingo, no Maracanã, com dois gols e auxiliando no jogo físico.


- Foi uma vitória importante não só pelo três pontos, mas para carimbar essa nossa boa fase. Temos que ter pés no chão e deixar a euforia com os torcedores. Foi um jogo com vários fatores e tivemos que nos superar para sairmos vencedores. O grupo inteiro está de parabéns pelo resultado - comemorou o atacante.





Tiquinho Soares, Botafogo — Foto: Vítor Silva/Botafogo


Na temporada, são 12 gols marcados em 18 jogos. Ele é o artilheiro do Botafogo em 2023.


- Fico feliz pelos dois gols, mas não sou vaidoso. Então fico mais contente pela vitória do que pela minha atuação individual e vejo que o grupo inteiro está com esse pensamento. Para se conquistar grandes coisas, a comissão técnica, diretoria , atletas e torcida tem que estar todos na mesma sintonia - completou Tiquinho.


A equipe comandada por Luís Castro volta aos gramados na próxima quinta-feira para enfrentar a LDU, do Equador, em jogo da 3ª rodada da fase de grupos da Copa Sul-Americana.



+ Leia mais notícias do Botafogo


🎧 Ouça o podcast ge Botafogo 🎧



Fonte: GE/Por Sergio Santana — Rio de Janeiro