Páginas

domingo, 8 de maio de 2016

Ricardo confirma proposta do Cruzeiro e diz que define futuro até terça-feira


Treinador destaca desempenho da equipe do Botafogo mesmo após perda do título carioca para o Vasco e revela conversa marcada com o presidente alvinegro







Mesmo com o vice-campeonato após estar na frente do placar na final deste domingo, Ricardo Gomes não mostrou abatimento com o desempenho do Botafogo no Campeonato Carioca. Muito pelo contrário: o jogo que terminou empatado por 1 a 1 (veja os melhores momentos no vídeo abaixo) e com o bicampeonato do Vasco fez com que o treinador alvinegro tirasse coisas boas para o restante da temporada. Sobraram elogios aos jovens jogadores do elenco. E, em outra frente, o comandante alvinegro está valorizado. Durante a entrevista coletiva, o técnico confirmou ter proposta do Cruzeiro e definiu data para resolver o futuro:

- Quando me perguntaram há 15 dias não tinha nada, nenhuma proposta. Agora tenho uma proposta do Cruzeiro. Vou conversar com o presidente amanhã. Isto está claro. Não é segredo. Mas resolvo isso na terça-feira. Vamos fazer um balanço sobre tudo o que fizemos até agora e vamos decidir.

O treinador minimizou o resultado que deu o título ao Vasco e afirmou que não é a primeira vez que o Botafogo paga pela falta de experiência do grupo. Ricardo Gomes saiu em defesa dos jovens da equipe:

- Já pagamos esse preço (por ter um elenco jovem). São jogadores de 18, 19 anos, mas... vocês viram o que o Leandrinho jogou hoje. Esse é o processo. Tem a dor do título, mas a evolução é mais rápida. Estou muito satisfeito. Perdemos muitos jogadores no inicio do ano, mas formamos jovens de muita qualidade. Muito confiante na parte mais importante da temporada, que é o Brasileiro - disse Ricardo.


O técnico destacou a exibição de seus comandados mesmo diante de uma equipe mais experiente.


- Gostei da atitude do time. A diferença da experiência do time do Vasco é grande. Mas os jogadores deram conta. Perdemos o Diogo logo no início da partida, e perdemos força ofensiva. Mesmo assim o nosso meio de campo fez um grande jogo. Quando se chega na final, é para ganhar. Não conseguimos transformar todo esse volume de jogo em gols. Saímos tristes, mas esperançosos no futuro.



OUTROS TRECHOS DA ENTREVISTA

Ricardo Gomes durante a final do Campeonato
Carioca no Maracanã (Foto: André Durão)
Ataque
- De negativo, faltou o gol. Isso foi o negativo de nossa campanha. Precisamos traduzir esse volume de jogo em gols. Faltou experiência? Isso teve um peso. Mas nessa semana conversamos com o Lopes sobre mais um atacante. Vamos estrear Aquino, Marquinho,.. Gervasio e Lizio já estão entendendo melhor o ritmo de jogo daqui. Temos muita coisa a fazer ainda

Campeonato Brasileiro
- Temos que manter o nível do jogo de hoje. Não será fácil. Mas se fizemos uma vez, podemos fazer diversas vezes. Isso não foi inventado.

Falha no lance do gol do Vasco
- Seria o Diogo Barboza ali. É claro que a diferença de altura é brutal. Não esperávamos a entrada do Rafael Vaz. É lógico que houve a falha. O Rafael é um zagueiro que chega muito bem no jogo aéreo ofensivo. É claro que não poderia ser o Diego lá. Mas falar disso agora... Foi uma troca no intervalo. Tem um desconto

Leandrinho
- Trabalho nosso do dia a dia. Ele não tem medo. Bem resolvido, aproveitou a oportunidade. Isso certamente vem de casa. Durante 20 minutos ele mandou no jogo. Gegê também muito bem. Temos bons indícios da nossa formação

Airton
- Tínhamos uma duvida em relação ao Airton. Ele treinou bem quarta e quinta, mas sentiu um pouco na sexta. Achei que não deveria correr o risco. Na estreia do Brasileiro ele estará em campo.


Fonte: GE/Por Marcelo Baltar/Rio de Janeiro

Quem merece mais? Vasco e Botafogo decidem cheios de motivos por título


Melhores campanhas da competição, clubes abrem mão da Primeira Liga por Carioca e chegam na decisão. Vascaínos pisam no Maracanã com a vantagem do empate



Montagem de Capa do GE
Vamos falar de merecimento. Quem merece mais o título Carioca que será disputado neste domingo, às 16h (de Brasília), no Maracanã? Vascaínos e botafoguenses têm seus argumentos para justificar a coroação de uma trajetória com muitos pontos em comum, mas que terminará com o sorriso em apenas um dos lados. Foram eles os que renegaram a Primeira Liga em nome do estadual, foram eles que valorizaram a competição, foram eles que dividiram até o mesmo estádio de São Januário na caminhada até a finalíssima. Vasco e Botafogo têm seus motivos para acharem mais dignos do brasão de melhor do Rio de Janeiro até o verão do ano que vem e ninguém é capaz de negar isso 


Pela campanha invicta que não acontecia desde 1992. Pelo bicampeonato que não acontece desde 1993. Pela escolha de Jorginho, que recusou o Cruzeiro pela estabilidade no clube. Pelo desempenho de Nenê, craque do campeonato. Pela vantagem do empate de quem venceu o primeiro jogo por 1 a 0. Pela volta por cima de Riascos, de vaiado a goleador. Pelo apoio do torcedor, que dormiu na fila e lotou aeroportos pelo Brasil. Pela recuperação após o rebaixamento, o Vasco merece, sim, esse troféu.


Motivos também não faltam para o título ir para General Severiano. Por Ricardo Gomes, que com um elenco limitado fez um trabalho extraordinário, deu nova cara ao time e pode se afirmar de vez com o segundo troféu em menos de um ano após retornar ao futebol. Por Jefferson, que renegado por Dunga fez do Botafogo sua seleção. Por Ribamar, jovem da Cidade de Deus que subiu em janeiro para completar os treinos e tornou-se uma das sensações do campeonato. Pela torcida, carente de ídolos e sofrida com um rebaixamento melancólico para a Série B há pouco mais de um ano. Pela juventude alvinegra, que provou ser capaz de suprir a ausência de medalhões e levou o time à decisão.


A finalíssima será comandada pelo árbitro Leonardo Garcia Cavaleiro, auxiliado por Rodrigo Figueiredo Henrique Corrêa e Dibert Pedrosa Moisés. A TV Globo para RJ, ES, TO, SE, PB, RN, PI, MA, PA, AM, RO, AC, AP, DF (com Luís Roberto, Júnior, Juninho Pernambucano e Arnaldo Cezar Coelho) e Premiere (com Luiz Carlos Júnior e Lédio Carmona) transmitem a partida.




Vasco: Jorginho não tem problemas para grande final do Carioca. Desde a estreia, contra o Madureira, no fim de janeiro, ele fez só uma alteração: Marcelo Mattos no lugar de Mateus Pet. E assim seguiu o time até a decisão. O Vasco vai para o campo com Martín Silva, Madson, Luan, Rodrigo e Julio Cesar; Marcelo Mattos, Julio dos Santos, Andrezinho e Nenê; Jorge Henrique e Riascos.

Botafogo: Ricardo Gomes fechou o treino na véspera, mas a única mudança em relação ao primeiro jogo deve ser o retorno de Carli no lugar de Renan Fonseca. Com dores musculares, Gegê foi poupado de dois treinos na semana, mas deve jogar. Fernandes é opção. O Botafogo vai com Jefferson, Luis Ricardo, Carli, Emerson Silva, Diogo Barbosa; Rodrigo Lindoso, Bruno Silva, Gegê (Fernandes), Leandrinho; Salgueiro e Ribamar.



Vasco: com o departamento médico vazio e sem suspensos, o Vasco não tem problemas. Força máxima para decisão.


Botafogo: no departamento médico, Emerson e Octávio retornam apenas no Campeonato Brasileiro. Expulso no domingo passado, Sassá também está fora.


Fonte: Por Cahê Mota e Marcelo BaltarRio de Janeiro