Páginas

domingo, 13 de novembro de 2022

Luís Castro lamenta derrota do Botafogo: "Não soubemos lidar com a pressão"



Botafogo perde na Arena da Baixada, termina com a 11ª colocação e disputa a Sul-Americana em 2023




O Botafogo perdeu por 3 a 0 para o Athletico-PR neste domingo, pela 38ª rodada do Brasileirão, e não conseguiu a classificação para a Libertadores de 2023. Após o resultado negativo fora de casa, o técnico Luís Castro disse que o time estava bem no primeiro tempo, mas lamentou que a equipe "não soube lidar com a pressão" depois de sair atrás no marcador. Além disso, o treinador fez um balanço da temporada, pediu reforços para 2023 e falou que o saldo do primeiro ano à frente do Alvinegro foi "aceitável".


+ Contratações do Botafogo para 2023: veja quem chega, quem fica e quem vai embora

+ Leia mais notícias do Botafogo





Luís Castro em Athletico-PR x Botafogo — Foto: Vitor Silva/Botafogo



+ Torcedor do Botafogo de 94 anos vai de andador ao jogo contra o Athletico-PR

+ Atuações do Botafogo: time inteiro vai mal em derrota para o Athletico-PR


- Concordo com você, os primeiros 20 minutos foram bons, controlamos o jogo, mas depois não conseguimos mais achar oportunidades de gols. Até os 20 minutos a gente tinha uma boa união entre Jeffinho, Tiquinho e Marçal, estávamos conseguindo criar o jogo por ali, mas o Paranaense se fechou, começaram a nos bloquear, e começaram a ganhar bolas que nos fizeram ficar desequilibrados no momento ofensivo deles.


- Penso que ficamos com receio de continuar fazendo o que estávamos fazendo, e então ficamos sem saídas pelos lados. Nosso lado direito não estava conseguindo criar, e o Athletico Paranaense tomou conta do jogo. Não soubemos lidar com a pressão de ter que fazer dois gols em um ambiente como esse. O Athletico em geral foi melhor, temos que dar os parabéns e saber que eles foram melhores - completou Luís Castro.




Os melhores momentos de Athletico-PR 3 x 0 Botafogo pela 38ª rodada do Brasileirão (<iframe width="560" height="315" src="https://www.youtube.com/embed/FRisKPSITJY" title="YouTube video player" frameborder="0" allow="accelerometer; autoplay; clipboard-write; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture" allowfullscreen></iframe>)



Perguntado sobre o primeiro ano no Botafogo, Luís Castro fez um balanço da temporada e explicou o porque de ter aceitado o desafio de comandar o time.


- O início foi uma escolha que fizemos pelo Botafogo. Tínhamos contrato e houve o convite, e nós decidimos pelo Botafogo. Um clube com história imensa, forte no futebol mundial, com muitas referências a nível dos jogadores que passaram no Botafogo. A partir disso, uma torcida muito entusiasta, emocional, ao lado do clube, gostam muito do clube. Esse amar sente-se em cada um. Essa emotividade eu sabia que vinha encontrar. Por vezes, nos penalizava com maus resultados, mas é motivo da paixão. Nós decidimos aceitar o projeto de John Textor. Aí entramos nessa montanha russa própria do futebol.


- Criança cai e se levanta e fomos caminhando assim até que ganharmos maturidade e fizemos uma segunda rodada em que as coisas foram mais homogêneas, embora tenhamos tropeçado em alguns jogos que não merecíamos. Aí podem dizer: se não tivéssemos empatado com o Juventude ou o Goianiense em casa, times que acabaram de cair. Mas podemos pensar, se não tivéssemos ganhado o Flamengo ou o Atlético-MG fora. Neste momento, falhamos em um objetivo e conquistamos dois. O objetivo de permanecer na Série A e chegar na Sul-Americana foram conseguidos. Falhamos na última rodada. - afirmou o técnico.


- Não vou dizer que é um excelente balanço, mas é aceitável e dignifica os jogadores e a instituição. Gostaríamos de dar mais à torcida. Estamos desiludidos com isso, mas ainda assim estamos satisfeitos - finalizou Luís Castro, sobre o desempenho do Botafogo em 2022.


+ Veja como ficou a tabela do Brasileirão após a última rodada

+ Copa Sul-Americana 2023: veja os times classificados para o campeonato


Mesmo com a vitória do Atlético-MG contra o Corinthians, o Athletico-PR garantiu a presença na fase de grupos da Libertadores de 2023. Derrotado na Arena da Baixada, o Botafogo termina o Brasileirão em 11º lugar, com 53 pontos - dois a menos que o Fortaleza, que conseguiu a oitava posição e última vaga para a pré-Libertadores ao vencer o Santos.




"2023 vai ser melhor", diz Pedro | A Voz da Torcida (https://ge.globo.com/futebol/voz-da-torcida/video/2023-vai-ser-melhor-diz-pedro-a-voz-da-torcida-11121951.ghtml)



Veja outros trechos da coletiva de Luís Castro

Experiência no futebol brasileiro e time melhor preparado:


- Nós treinadores somos responsáveis por resolver problemas ao longo da temporada. O que muitas vezes acontece no futebol é que quando o treinador está na equipe e sabe como resolver o problema, por vezes, esse treinador sai. No meu caso, deram tempo para resolver questões, outras estão por resolver. As essenciais foram resolvidas, como colocar no elenco jogadores que eram decisivos para ele virem para a equipe crescer.


- Hoje somos uma instituição que sabe o que quer, e acho que conquistarmos a confiança do torcedor e hoje sente-se uma empatia grande apesar de não termos conseguido o objetivo para hoje, sente-se uma ligação com a torcida. Foram muito importantes nesta reta final, estiveram muito ao nosso lado.


Projeção para 2023 e pedido por reforços:

- Acho que nós devemos olhar para os oito primeiros lugares da tabela. É necessário um conjunto de decisões nossas para por o clube nesse caminho. Quando as coisas têm esse padrão, a dificuldade de dizer o que vai acontecer às equipes, é bom se preparar. A partir desse momento é que se ganha os campeonatos, que é condições de trabalho, jogadores no elenco, perceber o que precisamos, se tem que colocar cinco ou seis jogadores para buscar uma Libertadores, precisamos mesmo desses jogadores. Porque se não, fica difícil.


- Há muitas equipes que tentam chegar à Libertadores, e quando olham estão disputando pela zona de rebaixamento. Não estou dizendo que não vamos ter capacidade para disputar os oito primeiros lugares, que podem dar pré-Libertadores. O futebol brasileiro tem dominado demais, é a minha opinião. Então reforçar o plantel em cima dos que já temos é fundamental.



🎧 Ouça o podcast ge Botafogo 🎧


Fonte: Por Davi Barros, Redação do ge — Curitiba

Atuações do Botafogo: time inteiro vai mal em derrota para o Athletico-PR



Veja todas as notas dos jogadores alvinegros no 3 a 0 na última rodada do Campeonato Brasileiro de 2022



Lucas Perri [GOL]: Não teve culpa nos gols e ainda evitou que o placar fosse maior. Nota: 7,0.


Daniel Borges [LAT]: Sofreu com as investidas do Athletico-PR e penou para tentar conter os ataques da equipe paranaense pelo lado direito de defesa do Bota. Nota: 4,0.



Adryelson [ZAG]: Novamente não fez uma partida que o torcedor do Botafogo se acostumou a ver no início da passagem. Caiu de rendimento nas últimas rodadas. Nota: 4,5.





Lucas Fernandes disputa bola com Fernandinho, em Athletico-PR x Botafogo — Foto: Vitor Silva/Botafogo


Cuesta [ZAG]: Foi melhor que o companheiro de zaga, mas assim como toda a defesa, deixou a desejar na despedida de 2022. Nota: 5,5.


Marçal [LAT]: Sofreu com Terans, principalmente no primeiro tempo, em que o Athletico só não saiu na frente porque a bola não quis entrar. Nota: 4,5.





Os melhores momentos de Athletico-PR 3 x 0 Botafogo pela 38ª rodada do Brasileirão (<iframe width="560" height="315" src="https://www.youtube.com/embed/FRisKPSITJY" title="YouTube video player" frameborder="0" allow="accelerometer; autoplay; clipboard-write; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture" allowfullscreen></iframe>)


Tchê Tchê [VOL]: Discreto, ficou encaixado na marcação do Athletico e não conseguiu organizar o meio de campo do Botafogo. Nota: 5,0.


Patrick de Paula [VOL]: Não fez boa partida. Perdeu bolas bobas e parecia jogar em ritmo diferente dos companheiros. Nota: 5,0.


Lucas Fernandes [MEI]: Sumido, não participou tanto do jogo e não conseguiu comandar as jogadas alvinegras como fez na vitória em cima do Santos. Nota: 5,5.


Júnior Santos [ATA]: Assim como em outras partidas, se enrolou com a bola em alguns momentos e desperdiçou boas chances de ataque. Nota: 4,5.


Tiquinho Soares [ATA]: Foi o melhor do time. Participou mais da partida no primeiro tempo, em que saía da posição de centroavante para dar opção de passe, mas caiu de produção assim como os companheiros e esteve sumido no segundo tempo. Nota: 6,0.



Jeffinho [ATA]: Talvez o único a conseguir criar jogadas do jeito liso e ensaboado que o revelou para o Brasil. Mas também errou bastante nas tomadas de decisões. Nota: 5,0.




Entraram




Matheus Nascimento [ATA]: Mostrou vontade e conseguiu criar algumas jogadas, mas não o suficiente para levar perigo ao gol do Athletico. Nota: 5,5.


Victor Sá [ATA]: Entrou no ataque, mas pouco depois passou a atuar improvisado na lateral direita. Não deu certo. Nota: 5,0.


Luis Henrique [ATA]: Pouco pegou na bola e não conseguiu criar as chances necessárias para dar uma esperança para o Botafogo. Nota: 5,0.


+ Contratações do Botafogo para 2023: veja quem chega, quem fica e quem vai embora


+ Leia mais notícias do Botafogo


🎧 Ouça o podcast ge Botafogo 🎧

Athletico x Botafogo: veja onde assistir, escalações, desfalques e arbitragem



Tudo o que você precisa saber sobre o jogo da 38ª rodada do Campeonato Brasileiro




Separados por dois pontos, Athletico e Botafogo se enfrentam pela 38ª e última rodada do Campeonato Brasileiro em um confronto direto. A bola rola partir das 16h deste domingo, na Arena da Baixada.

O ge transmite o jogo para todo o Brasil (menos Paraná) e em Tempo Real


O Athletico vem de empate por 1 a 1 com o virtual rebaixado Atlético-GO, em Goiânia - antes perdeu por 2 a 0 para o Inter, no Beira-Rio. A última vitória foi contra o Goiás por 3 a 2, em casa. O time rubro-negro ocupa a sexta colocação, com 55 pontos, e depende apenas de si para se classificar à Libertadores. Uma vitória leva o Furacão direto à fase de grupos, enquanto o empate garante, ao menos, o G-8. Em caso de derrota, o Athletico pode ficar fora e ter que se contentar com a Sul-Americana.


O Botafogo chega para o confronto embalado por duas vitórias importantes que recolocaram o time na briga por uma vaga na Libertadores. Assim como o Athletico-PR, depende só de si para se classificar para a competição internacional. Após uma das melhores exibições do time no ano, terá uma prova de fogo para mostrar o motivo de ser o time com a segunda melhor campanha fora de casa.


Tabela completa da Série A

Briga por Libertadores esquenta a última rodada; veja as contas


Transmissão: ge (menos Paraná), Globo (RJ, ES, SC, PI, PB e RN), Furacão Live e canal casimito na Twitch.


Tempo Real: o ge acompanha a partida, a partir das 15h.





Ficha técnica: Athletico x Botafogo — Foto: ge



Escalações prováveis


Athletico - técnico: Luiz Felipe Scolari


O treinador rubro-negro tem o retorno do zagueiro e capitão Thiago Heleno, que cumpriu suspensão no meio da semana. Ele entra na vaga de Pedro Henrique, que saiu com dores no joelho na rodada passada.


Felipão ainda sinalizou que mexerá no time por desaprovar a atuação atleticana no empate com o Atlético-GO. Na ocasião, o técnico falou que foi "um jogo horrível e decepcionante". Alex Santana, assim, deve entrar na vaga de Cuello, enquanto Vitor Roque assume o lugar de Pablo.


Provável time: Bento; Khellven, Matheus Felipe, Thiago Heleno e Abner; Erick, Fernandinho e Alex Santana; David Terans, Vitinho e Vitor Roque.




Provável Athletico x Botafogo — Foto: ge


Quem está fora: Julimar, Reinaldo, Hugo Moura, Léo Cittadini e Marcelo Cirino (departamento médico).


Pendurados: Hugo Moura, Fernandinho, Bryan García, Matheus Fernandes, Léo Cittadini, Vitor Bueno e Canobbio.


Mais notícias do Athletico


Botafogo - técnico: Luís Castro



O Botafogo deve ter duas mudanças em relação ao time titular que começou o jogo na vitória por 3 a 0 em cima do Santos na rodada passada. Marçal volta de suspensão e entra na lateral-esquerda, no lugar de Hugo. A outra alteração deve ser a entrada de Patrick de Paula na vaga do suspenso Gabriel Pires. A tendência é que o restante do time seja o mesmo.


Provável time: Lucas Perri; Daniel Borges, Adryelson, Cuesta e Marçal; Tchê Tchê, Patrick de Paula e Lucas Fernandes; Júnior Santos, Tiquinho Soares e Jeffinho.




Provável escalação do Botafogo para a última rodada do Campeonato Brasileiro — Foto: ge


Quem está fora: Gabriel Pires (suspenso); Breno, Kayque, Gatito Fernández, Danilo Barbosa e Eduardo (machucados)


Pendurados: Daniel Borges, Kanu, Lucas Piazon, Philipe Sampaio e Víctor Cuesta.




Veja as últimas informações do Botafogo antes do jogo contra o Athletico-PR (https://ge.globo.com/video/veja-as-ultimas-informacoes-do-botafogo-antes-do-jogo-contra-o-athletico-pr-11120644.ghtml)


Mais notícias do Botafogo


Arbitragem

Árbitro: Anderson Daronco (Fifa-RS)
Assistentes: Rafael da Silva Alves (Fifa-RS) e Tiago Augusto Kappes Diel (Fifa-RS)
Quarto árbitro: Lucas Paulo Torezin (PR)
Árbitro de vídeo (VAR): Pablo Ramon Goncalves Pinheiro (Fifa-RN)



Fonte: Por Redação do ge — Curitiba