Páginas

quinta-feira, 16 de janeiro de 2020

Montenegro vê bom negócio do Botafogo com Matheus Fernandes: "Tem sina com negócio de B"


Dirigente afirma que volante de 21 anos nunca foi titular e que defenderá o Barcelona B; os 25% do atleta foram dados como garantia pelo clube para empréstimos feitos em 2019


Após anunciar a contratação do lateral-esquerdo Danilo Barcelos, Carlos Augusto Montenegro, membro do Comitê Executivo de Futebol do Botafogo, afirmou que o clube fez ótimo negócio ao autorizar a venda do volante Matheus Fernandes do Palmeiras para o Barcelona, mas revelou que os 25% dos direitos econômicos do atleta pertencentes ao Alvinegro foram negociados com credores.


- Em agosto, o Botafogo precisou de dinheiro, como está precisando desde sempre. Chamou alguns investidores, inclusive eu, perguntando se podíamos ajudar e esses botafoguenses ajudaram nesses meses pegando algumas garantias, entre as quais os 25% do Matheus. O Botafogo foi consultado pelo Palmeiras e consultou a gente sobre a proposta do Barcelona.


- É um garoto que a gente sempre torceu, começou a despontar com 17, 18 anos. Matheus tem uma sina com negócio de B. No Botafogo nunca foi titular absoluto, no Palmeiras fez quatro partidas apenas e agora foi vendido para o Barcelona B.


"Foi uma grande venda para o Botafogo, que prova que o trabalho na base é o que sustenta o futebol. Se pudesse refazer todo esse negócio eu faria igual. No futebol, quando se tem oportunidade, tem que fazer".



Matheus Fernandes - Palmeiras — Foto: Cesar Greco/Palmeiras


+ Cavalieri 3.7: reservado, goleiro do Botafogo evita entrevistas e é inspiração para o elenco


Montenegro afirmou que, após fazer cálculos, identificaram que o Botafogo lucrou mais do que o Palmeiras com a negociação para o clube catalão.


- Começamos a fazer cálculos - comissão, imposto, parte parcelada - e verificamos que sobrariam para os investidores cerca de 980 mil euros. Resolvemos aceitar e o negócio foi feito. Quanto lucrou o Botafogo com Matheus? 4,215 milhões de euros (R$ 19,5 milhões). Quanto o Palmeiras lucrou? 2,875 milhões de euros (R$ 13,3 milhões).


- Vocês precisam se concentrar em matemática. Matheus foi vendido ao Palmeiras em janeiro do ano passado por 3,5 milhões de euros. O Botafogo ficou com 25%, esse valor representava 1,166 milhão de euros. Em cima desse valor você tem comissão dos empresários e, caso o jogador seja vendido para o exterior, 20% de impostos. Essa parcela que o Botafogo ficou na época era de 816 mil euros.


Montenegro é um dos credores que ajudaram o Botafogo. O ex-presidente está sempre salvando o clube, que teve problemas com salários atrasados e não pagamentos de contas básicas, como luz e água, no ano passado.


- Tudo o que faço pelo Botafogo é sem juros. Não é o caso de todos. Mas eu faço questão. Não me sinto bem com juros, a não ser que seja um prazo muito grande, um negócio arriscado.



OUTRAS DECLARAÇÕES

Matemática

- Eu acho que o futebol precisa de matemática. Tivemos o exemplo do Cruzeiro no ano passado, quatro dos grandes técnicos do Brasil passaram por lá, investimento alto e um resultado pífio. Questão de matemática. Vários jogadores nos foram oferecidos, mas temos que saber o tamanho do nosso sapato. Muita gente gosta de andar de Ferrari, mas às vezes temos. Temos um elenco digno, um técnico em quem confiamos, uma comissão técnica boa, um elenco no qual apostamos na questão da velocidade e da juventude.


- Com o clube-empresa vai ter mais matemática ainda. O orçamento do Botafogo, com essa dívida enorme, é fictício. É um ano de matemática e todos os clubes devem seguir isso. É preciso um movimento para acabar com esses salários que chegam à beira da afronta.


Salários atrasados


- O presidente vai conversar com os jogadores, temos boa parte desse dinheiro depositada. Agora com férias, Justiça fechada, estamos trabalhando para liberar isso. É um dinheiro separado, aguardando só a autorização de um juiz. A venda de algum jogador também, o que chegar primeiro.


Botafogo S/A

- A S/A não tem prazo, pode ser daqui duas semanas, em março ou em outubro de 2020, em 2021, em 2022... Vários grupos foram contactados, existe uma série de dúvidas. Há muitos detalhes a serem trabalhados. O processo está aberto e não tem como dar prazo. Tudo depende da negociação. O que nos anima é que tem muita gente grande interessada.


- A diminuição na folha salarial é questão de sobrevivência. A gente não está sinalizando de propósito, não temos dinheiro.


Orçamento de 2020

Mufarrej: - Estamos acabando de fazer, é um pouco atípico, porque com o processo do clube-empresa houve um atraso. Acredito que na semana que vem seja encaminhado ao conselho fiscal. Todos entenderam os motivos do atraso.


Fonte: GE/Por Emanuelle Ribeiro — Domingos Martins, ES

Montenegro anuncia lateral-esquerdo Danilo Barcelos como novo reforço do Botafogo


Danilo foi jogador de Alberto Valentim no Vasco em 2019 e volta a trabalhar com o treinador no Alvinegro


Em sua primeira coletiva desde que ingressou no Comitê Executivo de Futebol, o ex-presidente Carlos Augusto Montenegro anunciou a contratação do lateral-esquerdo Danilo Barcelos, ex-Vasco e de 28 anos. Após revelar o novo reforço, afirmou que o Botafogo encerrou o ciclo de contratações nessa janela de janeiro.


+Contratações do Botafogo para 2020: veja quem chega, quem fica e quem vai embora do clube


- Em função do que aconteceu com Marcinho, vimos que as duas laterais estão sem reposição. O Federico (Barrandeguy, ex-Montevideo Wanderers), lateral-direito do Uruguai, já assinou tudo e deve chegar amanhã aqui.


- O Botafogo está contratando o Danilo Barcelos, que jogou no Vasco no ano passado. Já está acertado, está combinando o desligamento do Atlético-MG para assinar com o Botafogo. Já fez exames médicos, vai se integrar aqui em algum momento. Assim, a gente encerra as contratações a não ser que algum jogador saia nessa janela - disse em coletiva realizada no China Park, em Domingos Martins-ES, onde o clube realiza sua pré-temporada.


Danilo Barcelos comemora gol do Vasco — Foto: André Durão


Liberado pelo Atlético-MG, Danilo assinará contrato válido por duas temporadas com o Botafogo. Ele também interessava ao Sport, clube que defendeu entre 2014 e 2015.



Ricardo Rotenberg, Carlos Augusto Montenegro, Nelson Mufarrej e Agustin concedem coletiva — Foto: Emanuelle Ribeiro


Em um ano de Vasco, Danilo fez 45 jogos e marcou cinco gols, um deles valeu o título da Taça Guanabara, conquistada em 17 de fevereiro do ano passado, com vitória por 1 a 0 sobre o Fluminense.




 Gol do Vasco! Danilo Barcelos cobra falta, ninguém toca e bola entra, aos 35 do 2º tempo



Fonte: GE/Por Emanuelle Ribeiro — Domingos Martins, Espírito Santo

Cavalieri 3.7: reservado, goleiro do Botafogo evita entrevistas e é inspiração para o elenco


Em excelente forma física e focado nos treinos, jogador de 37 anos será titular nas duas primeiras partidas do Alvinegro no Campeonato Carioca, contra Volta Redonda e Madureira


Quando perguntados sobre referências, os jogadores do Botafogo, em especial os mais jovens, têm um ídolo em comum. O diferencial é que o nome sempre citado é o de um companheiro de elenco: Diego Cavalieri. Num momento mais reservado da carreira, o goleiro de 37 anos foge das entrevistas, mas é inspiração para os colegas.


Depois de 12 jogos em 2019, o reserva de Gatito Fernandez terá a oportunidade de começar a atual temporada como titular. Cavalieri é um dos 14 atletas alvinegros que voltam ao Rio de Janeiro nesta quinta para as duas primeiras rodadas do Carioca. Os demais seguem em Domingos Martins-ES até o dia 24 de janeiro para os trabalhos da pré-temporada.


- O cara sendo muito bom goleiro, muito bom profissional e com essa dedicação, as coisas têm quase 100% de chances de darem certo. É uma oportunidade bacana que o Botafogo está tendo e que eu tenho de trabalhar com um atleta desse nível. Ele tem ajudado muito dentro e fora de campo - afirmou o preparador de goleiros do Botafogo, Flavio Tenius, ao GloboEsporte.com.



Cavalieri vai ser titular do Botafogo na estreia do Carioca — Foto: Vitor Silva/Botafogo


Com passagens por Palmeiras e Fluminense e vivência fora do Brasil, Cavalieri está de contrato renovado com o Botafogo até o fim de 2020. É considerado peça-chave no elenco, que está rejuvenescido. Experiência e profissionalismo são adjetivos que não fogem das conversas sobre o goleiro nos bastidores do Alvinegro. Tanto que foi o único atleta com vínculo encerrando em dezembro de 2019 que teve o acordo estendido.


Com moral em alta, o goleiro vive momento reservado quando o assunto são microfones e câmeras. Personagem nos clubes brasileiros que passou, em 2019 pouco falou. Além da entrevista de apresentação, conversou com os jornalistas em Volta Redonda - lugar para o qual retorna neste sábado, quando o Botafogo enfrenta o time da casa na estreia do estadual - e em uma coletiva no mês de março no Nilton Santos. Apareceu ainda na saída de campo da derrota por 1 a 0 para o Palmeiras, quando fez excelente partida em São Paulo.


A discrição foi mantida no Hotel Fazenda China Park nos cinco dias em que esteve com o elenco alvinegro. Assim como o profissionalismo. Em excelente forma física aos 37 anos, Cavalieri é um dos primeiros a chegar para os treinos. Além de começar antes do horário combinado o trabalho na academia, sempre está correndo em volta do gramado nas atividades em campo. A disposição é um exemplo para os mais jovens.


- Ele tem muito prazer no que faz, gosta de treinar, de jogar e, com a qualidade e experiência dele, fica tudo mais fácil. Para os jovens é muito significativo ver um cara de 37 anos que conseguiu jogar na Seleção, ser campeão brasileiro, ser o melhor goleiro do Brasil, jogar na Inglaterra estar se dedicando, isso é de um valor incrível. Ele cumpre todas as obrigações, entende a necessidade do treinamento na academia e no campo. Às vezes temos que segurar um pouco, porque ele quer sempre mais.


"Ele está sempre junto com a garotada, seja no treino ou na hora da descontração, ele é bem próximo de todo mundo. Todos gostam dele. Ele é mais caladão, mas sempre participa das coisas, tem proximidade com os garotos", comentou Flavio Tenius.



Cavalieri durante pré-temporada do Botafogo em Domingos Martins-ES — Foto: Vitor Silva/Botafogo


Cavalieri pode até preferir não falar, mas o seu nome está na boca dos companheiros.



"Aqui no Botafogo tem uma referência muito grande que é até de uma posição diferente da minha, que é o Cavalieri. Um cara muito esforçado, sempre treinando forte, é motivação para todo mundo, até pela idade dele", disse o atacante Luis Henrique.


"Procuro sempre escutar os mais velhos e o Valentim. Jogadores como o Cavalieri são espelho para mim", comentou o volante Caio Alexandre.


A sensatez do veterano no trato com os jovens e no dia a dia do Botafogo extrapola os gramados. Nas redes sociais, quando não posta sobre futebol ou divulga momentos com a família, o goleiro fala de consciência social através do rap, estilo musical que alimenta suas postagens e conhecido por ser o som das minorias.


Esse é o Cavalieri 3.7: maduro, focado na preparação física e técnica, inspiração para os mais jovens, de posicionamento social forte, mais próximo dos filhos e da família e... em silêncio.



Fonte: GE/Por Emanuelle Ribeiro — Domingos Martins, ES

Botafogo: Em alta, trio de jovens ganha 'folga' pra ser observado de perto



Atacante Luis Henrique pode ganhar espaço neste começo de ano com o técnico Alberto Valentim - Vitor Silva/Botafogo
Atacante Luis Henrique pode ganhar espaço neste começo de ano com o técnico Alberto Valentim
Imagem: Vitor Silva/Botafogo


Do UOL, no Rio de Janeiro (RJ)



Apesar de jovens e com poucos dias de trabalho na temporada, Rhuan, Luis Henrique e Leandrinho parecem ter conquistado a confiança do técnico Alberto Valentim e, ao que tudo indica, vão integrar o grupo principal do Botafogo neste começo de ano.


Apesar de Rhuan e Luis Henrique terem terminado 2019 em alta, havia a expectativa de que, neste primeiro momento, estivessem no "segundo grupo", que participará das duas primeiras rodadas da Taça Guanabara, primeiro turno do Campeonato Carioca, mas o comandante os manteve no Espírito Santo, onde o time carioca realiza pré-temporada, dicando que poderá utilizá-los até mesmo como titulares.


Visto como joia, o contrato de Luis Henrique, inclusive, foi prorrogado recentemente e, agora, vai até 31 de dezembro de 2022. O jogador é fruto de uma parceria entre o Botafogo e o Três Passos Atlético Clube, do Rio Grande do Sul.


Cenário parecido vive Leandrinho. O meia, que acabou de retornar de um empréstimo ao Sport, também permaneceu na pré-temporada e pode ganhar espaço na volta a General Severiano.


No caso dele, há ainda a questão de atuar em um setor que foi carente no ano passado: o da criação. Leo Valencia, um dos principais nomes para a função, perdeu espaço e, no fim do ano passado, e deixou o Botafogo rumo ao Colo-Colo, do Chile.


Passando por uma reformulação quase completa no elenco, o Alvinegro já apresentou cinco reforços. A aposta é em uma mescla de jogadores jovens e novos nomes, ainda pouco conhecidos do grande público, mas que encaixam na atual realidade financeira.


via Botafogo: Em alta, trio de jovens ganha 'folga' pra ser observado de perto