Páginas

quarta-feira, 17 de julho de 2019

Ainda internado, Biro Biro, do Botafogo, agradece apoio: "Voltar mais forte do que nunca"


Jogador posta mensagem de agradecimento a torcedores e pessoas que lhe enviaram mensagens de apoio desde que passou mal durante treinamento do Alvinegro





Biro Biro tem parada cardíaca durante treino do Botafogo


Na tarde desta quarta-feira, um dia após sofrer síncope em treino do Botafogo e ser encaminhado para hospital na Zona Sul do Rio, o atacante Biro Biro manifestou-se via Instagram. Disse que está na espera de sua recuperação para "mais forte do que nunca". O jogador de 24 anos, ainda internado, tem alta prevista para quinta-feira.


- Boa noite, gostaria de agradecer a todos pelas preocupações, pela mensagem e pelas orações. Graças a Deus, já está tudo bem e já estou descansando. E aguardando para voltar mais forte do que nunca. Mais uma vez agradeço a todos de coração.



+LEIA MAIS:

+Biro Biro deve ter alta nesta quinta e vai ficar afastado por 15 dias para fazer exame no coração


+Biro Biro faz novos exames nesta quarta e ainda pode passar por segunda intervenção


+Após atendimento a Biro Biro na terça-feira, médico afirma: "Ele está muito bem, lúcido e estável"


+Carli relata tensão de jogadores do Botafogo em atendimento a Biro Biro: "Imagine o desespero"




Biro Biro Botafogo hospital internado — Foto: Divulgação



Biro Biro teve uma síncope durante o treinamento da terça-feira. E, após atendimento ainda no Nilton Santos, foi encaminhado para uma clínica na Gávea. Lá, passou por exames entre terça e esta quarta-feira.


O cardiologista Eduardo Saad, que acompanha o jogador, disse que vai fazer novo estudo eletrofisiológico em 15 dias para investigar a razão da síncope sentida pelo atleta - nome técnico para perda momentânea de consciência.


- No exame de sangue, assim que ele chegou no hospital ontem (terça), apareceu que uma enzima no coração estava elevada. Hoje, estava mais ainda. Não quero manipular o coração dele desse jeito. Tem que esperar baixar para então fazermos este novo estudo eletrofisiológico. Vamos esperar uns 15 dias, ir monitorando, para submetê-lo a esse procedimento. Por enquanto ele começou medicação específica e vai ficar em observação até amanhã. Se estiver tudo bem, pode ser liberado do hospital - disse o cardiologista Eduardo Saad.



Fonte: GE/Por GloboEsporte.com — Rio de Janeiro

Biro Biro faz novos exames nesta quarta e ainda pode passar por segunda intervenção


Jogador do Botafogo tinha dois laudos recentes que o liberavam a atuar e agora vai fazer mais uma investigação, que pode determinar outra intervenção com cateter após a ablação de 2018



Em repouso e observação numa clínica na zona sul do Rio de Janeiro após a síncope sofrida em treinamento do Botafogo, Biro Biro passou, nessa terça-feira, por exames de imagem. O quadro do jogador é estável, mas ele espera resultados de novos exames nesta quarta para que os médicos determinem os próximos passos no caso. Um estudo eletrofisiológico - introdução de cateter para captar atividade elétrica em áreas do coração - pode ser realizado logo neste dia seguinte em que o jogador caiu desacordado no treino alvinegro. Vai depender do resultado dos exames. É esse estudo que vai determinar a necessidade de uma nova ablação.


+ Após atendimento a Biro Biro, médico afirma: "Ele está muito bem, lúcido e estável"
+ Carli relata tensão de jogadores do Botafogo: "Imagine o desespero"



Biro Biro está internado em um hospital na Gávea desde a tarde de terça-feira — Foto: Divulgação


- Vamos acompanhar. O estudo eletrofisiológico pode definir nova ablação - outra intervenção no coração - ou até mesmo pode definir se foi outro tipo de arritmia e indicar novas formas de tratamento - disse o cardiologista Eduardo Saad.


O QUE É ABLAÇÃO?

​É o procedimento utilizado para o tratamento de algumas arritmias cardíacas. Assim como o estudo eletrofisiológico, a ablação é realizada por meio de cateteres, sem a necessidade de abertura do tórax para acesso ao coração, possibilitando rápida recuperação. Esses cateteres são posicionados no foco do problema e uma energia, chamada radiofrequência, que aquece o tecido e “queima” o local, é aplicada para eliminar a arritmia.



Biro Biro passou por uma ablação no ano passado e o procedimento pode ser repetido em breve — Foto: TV Globo


No ano passado, Saad realizou a ablação no coração de Biro Biro. O jogador apresentou pela primeira vez um mal-estar, identificado posteriormente como miocardite (inflamação) viral, ainda quando atuava na China. Em agosto 2017, chegou a desmaiar durante um jogo do Shanghai Shenxin.


Desde então, segundo apurou o GloboEsporte.com, o jogador mostra ansiedade, receios e insegurança para voltar ao futebol. Ele recebeu dois relatórios o liberando para a prática do esporte, do médico Eduardo Saad. O primeiro quando voltou da China e outro, depois, quando foi jogar no São Paulo.




Leonardo Hartung@HartungLeo Preocupante a situação de Biro Biro. Em 26 de agosto de 2017, o jogador já havia desmaiado durante um jogo contra o Meizhou Hakka.


- A ablação por cateter mostrou arritmia benigna. Mas não era nada que sugerisse risco de vida, nada mais perigosa no caso dele. Ele fez exames justamente para poder jogar. Não havia nada que indicasse risco de atividade esportiva. Hoje (terça-feira) ele fez um ecocardiograma e não deu nada demais. Fez ressonância magnética também. O que vamos ver agora é se fazemos novo estudo eletrofisiológico, como fez ano passado. Teria que refazer esse procedimento (de ablação). É provável. Ele vai ficar internado, em observação. Não tem prazo - afirmou Saad.


O desequilíbrio emocional se acentuou quando foi contratado pelo São Paulo. Se seu primeiro problema, em fevereiro, foi apenas de ordem física - estiramento na coxa esquerda -, em abril apresentou gastrite nervosa, situação da qual se queixou por longo período. Ansiedade e insegurança tinham clara influência na questão que o fez perder espaço no Tricolor.


+ E o Biro Biro? Jogador "some" dos treinos e partidas do São Paulo


Após o desmaio em agosto de 2017 (reveja acima), Biro Biro jogou apenas 14 vezes, 12 em 2018, ainda pelo Shangai Shenxin, e duas na atual temporada, com a camisa do São Paulo. O último jogo em que atuou por 90 minutos foi em 25 de junho de 2018, na vitória por 2 a 0 sobre o Heilongjiang Lava Spring, pela Segunda Divisão chinesa.


Vale destacar que, segundo seu staff, perdeu as últimas sete partidas da temporada de 2017 e início da seguinte não apenas em função do problema cardíaco apresentado, mas também por questões contratuais.


Biro Biro passa mal durante treino do Botafogo


Fonte: GE/Por Edgard Maciel de Sá, Emanuelle Ribeiro, Fred Gomes e Raphael Zarko — Rio de Janeiro