Páginas

terça-feira, 28 de outubro de 2014

Sem Vagner Mancini, treino do Bota tem retorno do atacante Bruno Corrêa


Treinador tem reunião na CBF e desfalca atividade desta terça-feira, assim como André Bahia e Rogério, devido a problemas médicos



Após receber dois dias de folga ao vencer o Flamengo por 2 a 1 em Manaus, no sábado, o Botafogo voltou aos treinos na tarde desta terça-feira com uma novidade. O atacante Bruno Corrêa foi reincorporado ao elenco após se recuperar de dois problemas médicos: enquanto tratava uma tendinite no pé direito, ele foi submetido a cirurgias por conta de uma apendicite e de uma hérnia. A atividade, entretanto, contou com alguns desfalques. Inclusive o do técnico Vagner Mancini, que esteve na CBF para uma reunião como vice-presidente da Federação Brasileira dos Treinadores de Futebol.

Bruno Corrêa foi reincorporado ao grupo após se recuperar de problemas médicos (Foto: Gustavo Rotstein)

O atacante Rogério não esteve em campo por causa de um trauma no tornozelo esquerdo. Já o zagueiro André Bahia foi poupado por causa de dores musculares. Antes do elenco aparecer no campo anexo do Engenhão, o volante Marcelo Mattos fez um trabalho físico. Ele não atua desde as primeiras rodadas do Brasileiro, quando sofreu uma lesão no quadril.

Contratado já no segundo semestre, Bruno Corrêa disputou somente dois jogos pelo Botafogo, a última delas a vitória por 1 a 0 sobre o Santos, dia 31 de agosto. A expectativa do técnico Vagner Mancini é que ele esteja à disposição para o jogo contra o Cruzeiro, neste domingo, no Mineirão.

- Estou 100% e enquanto o time estava viajando eu estava cuidando da parte física. Estou à disposição do Mancini. Quem sabe posso ser titular no próximo jogo contra o Cruzeiro? Vou trabalhar e treinar para isso - afirmou o atacante, em entrevista ao site oficial do Botafogo.

No momento em que o Botafogo recuperou sua confiança ao vencer o clássico, Bruno Corrêa garante que volta com disposição suficiente para ajudar a equipe a evitar o rebaixamento.

- É ruim para um atleta quando você tem qualidade para ajudar o grupo dando o seu máximo, ainda mais sabendo a situação do clube. Agora já estou 100% no meu lado psicológico, até porque temos uma missão complicada em sete jogos e vai ser muito difícil, mas temos totais condições de reverter isso e conseguir sair da zona de rebaixamento - completou.

O Bota tem a semana para treinar e volta a jogar apenas no domingo, contra o líder Cruzeiro, no Mineirão, às 17h (de Brasília), pela 32ª rodada do Brasileirão.

Por Gustavo Rotstein Rio de Janeiro/GE

Número mágico contra queda vai a 45 pontos, diz matemático; G-4 exige 66


Derrotas de equipes que lutam contra rebaixamento diminuem projeção de pontos para se salvar, na análise de Tristão Garcia. Cruzeiro tem 85% de chance de título






Dos dez últimos colocados no Campeonato Brasileiro, apenas dois conseguiram vencer na rodada passada: Botafogo e Vitória. A patinada de boa parte das equipes que brigam contra o rebaixamento acabou reduzindo a projeção de pontos para se evitar a queda. Segundo o matemático Tristão Garcia, o número mágico para a salvação caiu de 46 para 45 pontos. E pode diminuir ainda mais.

- Agora o número para escapar é 45 pontos. Ocorreu essa redução pelo comportamento conjunto dos clubes na última rodada. Não conseguiram pontuar, e agora a pontuação de que precisam é menor. O campeonato está terminando também, faltam só sete rodadas. Se os times continuarem pontuando pouco, esse número para se salvar pode reduzir ainda mais - disse o matemático.

O Criciúma é quem tem mais chances de cair, pelos cálculos de Tristão Garcia: 85%. É o lanterna da disputa, com 30 pontos, quatro atrás do Vitória, o primeiro fora da área de rebaixamento. Precisa de 15 pontos em 21 para não cair. Bahia (76% de risco), Coritiba (62%) e Botafogo (59%) também estão muito ameaçados. Vitória (44% de risco), Chapecoense (21%), Palmeiras (20%), Figueirense (20%) e Sport (11%) são outros sob ameaça real. Flamengo e Atlético-PR têm apenas 1% de chance de queda cada.

Para se alcançar uma vaga na Libertadores, o número não mudou: 66 pontos. O Cruzeiro está praticamente garantido: 99% de chances (precisaria de apenas mais cinco pontos). O São Paulo tem 83%, o Atlético-MG chega a 61%, e o Corinthians soma 56%.

O Timão tem mais chances que o Inter (45%), mesmo tendo a mesma pontuação dos gaúchos, na visão do matemático. Dos sete jogos restantes, os paulistas fazem quatro em casa, ao passo que os colorados têm apenas três (um dos duelos como visitante, porém, é o Gre-Nal). Grêmio (30%) e Fluminense (23%) seguem na disputa. O Santos (3%) corre por fora.

O Cruzeiro segue com o título muito bem encaminhado, apesar de a distância para o São Paulo, segundo colocado, ter caído de sete para cinco pontos. A Raposa tem 85% de chances de ser a campeã brasileira de 2014, contra 8% do clube do Morumbi. Ainda há esperanças para Atlético-MG (2%), Corinthians (2%), Inter (1%), Fluminense (1%) e Grêmio (1%).

O G-4 tem se mostrado um pouco mais mutável do que o Z-4 entre a 31ª e a 38ª rodada, considerando-se as oito edições desde 2006 (todas com 20 participantes).

Em relação à parte de cima da tabela, três edições não apresentaram qualquer mudança entre os quatro primeiros colocados (ignorando as variações do número de times que se classificaram para a Libertadores). Ou seja, os integrantes do G-4 eram os mesmos na 31ª e na 38ª rodada. Em três edições houve a troca de um time, e em duas houve duas trocas.

O Z-4 de quatro dos oito campeonatos teve os mesmos integrantes. Houve uma mudança de time em três edições e duas mudanças em uma edição.

O gráfico abaixo mostra como foi a pontuação no limite do G-4 (o quarto e o quinto colocado) e do Z-4 (o 16º e o 17º colocado) nos Brasileiros desde 2006, o primeiro com 20 participantes. A pontuação do quarto colocado variou entre 61 e 66; a do 16º, entre 42 e 46.



Por GloboEsporte.comRio de Janeiro

Gabriel é o modelo para Andreazzi após bons jogos contra Timão e Fla




Volante de 20 anos foi convocado às pressas por Mancini para jogo com o Corinthians, permaneceu na equipe principal e fez a estreia como titular contra o Fla



Andreazzi tem bom início (Foto: Jessica Mello/GloboEsporte.com)
Um pouco tímido, o jovem Maurício Andreazzi vai logo dizendo: "Ainda vou quebrar muito na fala (risos)". Se durante entrevista o garoto pode parecer envergonhado, quando chamado por Vagner Mancini para assumir responsabilidades a postura é outra. Emprestado à base do Botafogo junto ao Santo André, o volante de 20 anos ganhou a oportunidade de treinar com o time profissional. A disputa da Copa do Brasil do sub-20 fez com que o jogador descesse para ajudar seus companheiros dos juniores. No início de outubro, a equipe foi derrotada pelo Figueirense, na primeira fase, e deixou a competição.

A tristeza por causa da eliminação, porém, transformou-se em euforia. Às pressas, ele foi chamado por Mancini para juntar-se aos relacionados para o jogo com o Corinthians, três dias depois, em Manaus. O volante sabia que havia entrado no meio da fogueira. Afinal, o time principal luta para fugir do rebaixamento do Campeonato Brasileiro. Mas a oportunidade era valiosa para Andreazzi. E o momento foi bom: em sua primeira participação - entrou no segundo tempo - o Botafogo venceu a equipe paulista por 1 a 0, de forma heroica. O jogador chegou a deixar Murilo em condições de ampliar o placar, mas o companheiro não conseguiu balançar as redes (relembre o lance no vídeo abaixo).



- Eu tinha jogado a Copa do Brasil pelo sub-20, e infelizmente não conseguimos nos classificar. Mas logo que acabou o jogo eu tive a surpresa de ser convocado para a partida contra o Corinthians. Fiquei muito feliz. Muito feliz mesmo. Comemorei com meus amigos do juniores, que me passaram toda a confiança. A vitória foi muito importante e criamos uma expectativa grande. Depois do jogo, o Mancini falou para mim que era só o começo, que a caminhada era longa - contou o volante.

Depois do jogo, o Mancini falou para mim que era só o começo, que a caminhada era longa".



Andreazzi, sobre jogo com o Timão

A estreia como time titular aconteceu no último sábado, no triunfo por 2 a 1 sobre o Flamengo, também em Manaus. Andreazzi agradeceu à comissão pela confiança depositada nele para iniciar o clássico.

- Desde que comecei a trabalhar com o time de cima, eles me dão muita atenção, perguntam como estou, se interessam pela minha evolução. Apesar de ser um clássico, contra o Flamengo, entrei tranquilo por tudo aquilo que conversamos antes do jogo. O caminho é complicado, mas estou pronto para ajudar. Temos um grupo aguerrido, nunca vamos nos entregar.

Dentro do elenco, Andreazzi, nascido na capital de São Paulo se inspira no "vizinho" Gabriel, de Campinas. O companheiro tem apenas dois anos a mais que ele, mas se firmou no time titular e vem conquistando cada vez mais a confiança do torcedor alvinegro por sua disposição e quantidade de desarmes durante as partidas. Perguntado se suas características são semelhantes às do amigo, Andreazzi explica:

- Minha primeira bola é de cabeça. A intensidade com que eu jogo é bastante importante, a minha marcação também.

Gabriel inspira o colega de posição (Foto:
Jessica Mello/GloboEsporte.com)
Campeão do Torneio OPG de 2013, em cima do Flamengo, na Gávea, Andreazzi só é chamado pelo sobrenome entre os jogadores "de cima", como ele denomina. Mas o volante deixa claro que a escolha partiu de Eduardo Húngaro, um dos auxiliares-técnicos, ainda na base.

- O Duda (Húngaro) que escolheu o apelido. Eram dois Maurícios na base. O Húngaro perguntou qual era o sobrenome de cada um. O outro era Castro. Ele viu qual ficaria melhor só com sobrenome. Vai que pega...

O contrato de empréstimo de Andreazzi ao Botafogo vai até o fim deste ano. O clube pode negociar a permanência do jogador com o Santo André.

Por Sofia Miranda*Rio de Janeiro/GE

Atos de indisciplina fazem Botafogo negociar Allano com o Cruzeiro


Lateral-esquerdo, que também atua como meia e atacante, chegou a atuar pelos profissionais e era tido como uma grande promessa da base alvinegra





Allano ao lado do Supervisor do Sub-20 do Cruzeiro, Claudiomir Rates (Foto: Reprodução/Instagram)
Allano ao lado do supervisor do sub-20 do Cruzeiro,
 Claudiomir Rates (Foto: Reprodução/Instagram)
A quantidade de promessas do furebol que ficam pelo meio do caminho é enorme. E para que respire novos ares, após diversos atos de indisciplina, o Botafogo negociou o jovem lateral-esquerdo Allano, de 19 anos, com o Cruzeiro. A ideia do clube é tentar "salvar" o jogador e, quem sabe, lucrar futuramente com ele, mesmo que seja com outra camisa.

Precavido, o clube manteve parte dos direitos econômicos do jogador, que também tem porcentagens ligadas ao Cruzeiro e ao grupo de empresários que o agencia. Allano tinha contrato até dezembro de 2015 com o clube de General Severiano. Ele postou uma foto da assinatura do contrato com a Raposa em seu Instagram e já treinava na Toca da Raposa há quase um mês.

Sabendo do potencial do garoto, o Botafogo segurou Allano em seu elenco o quanto pôde. Porém, os casos recorrentes de indisciplina chegaram a um limite. Assim, o clube o liberou para procurar outra casa, já considerando que ele não tinha mais clima para permanecer. E o Cruzeiro, por intermédio de Klauss Câmara, diretor das divisões de base do clube mineiro e ex-coordenador técnico da base do Fluminense, demonstrou interesse no jovem.

Desde que começou a se destacar, no juvenil do Botafogo, a qualidade técnica do jogador era evidente. Por isso, chegou a ser emprestado ao Corinthians. Além de lateral, Allano atuou como meia e atacante nas categorias de base.

Em 2014, estreou nos profissionais contra o Friburguense, no Estadual. O garoto ainda fez mais um jogo, contra o Bonsucesso, entrando no segundo tempo. Na ocasião, recebeu elogios do então técnico Eduardo Hungaro.

Mas agora, resta saber se Allano explodirá na Raposa, ou será mais um a ficar pela tortuosa caminhada da ascensão ao futebol profissional.


Luiz Gustavo Moreira -  LANCENET!