Páginas

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2023

Brilho de Tiquinho aponta caminhos e desafios para o Botafogo aprimorar seu poderio ofensivo



Camisa 9 deslancha após quatro jogos em branco na temporada e é crucial na goleada por 4 a 0 sobre o Boavista. Luta de Luís Castro é por fazer setor ofensivo engrenar





Tiquinho Soares: dois gols e um lançamento para gol de Patrick de Paula (Vítor Silva/ BFR)



A maneira como Tiquinho Soares foi essencial para o Botafogo garantir a goleada por 4 a 0 diante do Boavista, no último domingo (5), refletiu um dos desafios para a equipe na temporada. No Mané Garrincha, o jogador de 32 anos teve espaço para e fazer seu esperado baile após quatro jogos em branco em 2023.

Num primeiro tempo iluminado, em seus dois gols o camisa 9 aliou oportunismo à categoria. Incansável, Tiquinho apresentou-se frequentemente para jogadas e triangulações, foi crucial na etapa final ao fazer o lançamento para o gol de Patrick de Paula.

Sua sintonia com Victor Sá também funcionou. O camisa 7 manteve sua ascensão com a camisa do Glorioso. Além de apresentar uma postura aguerrida, buscou investidas com Marçal e Gabriel Pires e invariavelmente foi o jogador alvinegro que buscou mais cruzamentos. Inclusive, Victor Sá acabou premiado com o gol


São caminhos que não só levaram a equipe a uma vitória com placar dilatado, mas ajudaram a deixar algumas preocupações para serem avaliadas no decorrer da temporada. Por mais que a dupla de Tiquinho e Victor Sá tenha se encaixado e as jogadas pela esquerda tenham mostrado bons rumos, a equipe de Luís Castro ainda é insegura em outra área.

Lucas Piazon batalhou muito, mas teve atuação abaixo da média e não trouxe alternativas tão incisivas pela direita. Lançado na etapa final, Gustavo Sauer deu uma leve melhora ao Glorioso, mas depois passou por altos e baixos. Ambos também lidaram com um desempenho pouco ofensivo de Rafael.

O contraste entre as pontas não chegou a trazer dores de cabeça ao Alvinegro. Porém, encontrar este equilíbrio é fundamental tanto para chances de gols e jogadas de Tiquinho surgirem com mais frequência quanto para o restante do elenco do Botafogo enfrentar equipes de alto nível neste ano.


A goleada evidenciou que o Glorioso tem condições de manter sua segurança defensiva, encontrar uma imposição no meio de campo e proporcionar jogadas até o caminho do gol. Cabe ao técnico Luís Castro encontrar a melhor forma de fazer com que a equipe renda "da baliza até o setor ofensivo" e dar margem para que a inspiração fique lado a lado com o Glorioso.


E MAIS:




Fonte: LANCE! Brasília (DF)

Análise: com ideias claras e brilho de Tiquinho e Victor Sá, Botafogo tem melhor exibição no ano



Estratégia de pressionar a saída de bola do Boavista e tentar recuperar a bola o mais rápido possível funcionou bem



A vitória no clássico com o Fluminense foi o resultado mais importante do Botafogo neste início de temporada, mas a goleada por 4 a 0 sobre o Boavista, domingo, em Brasília, foi até agora o melhor desempenho da equipe em 2023.


+ Após goleada, Luís Castro ainda vê o Botafogo em construção: "Precisa evoluir"





Jogadores do Botafogo comemoram gol contra o Boavista — Foto: Vítor Silva/Botafogo


É verdade que o Boavista, que ainda não venceu e é lanterna do Carioca, não é parâmetro, mas a postura do time do Botafogo deu confiança sobre o caminho a ser trilhado. A equipe foi organizada e com ideias claras.


A primeira ideia: fazer pressão na saída de bola do adversário e tentar recuperar a posse de bola o mais rápido possível. E logo aos três minutos de jogo Tiquinho aproveitou uma bobeira da defesa do Boavista para marcar e encaminhar o jogo bem mais tranquilo para o Botafogo.




Melhores momentos: Boavista 0 x 4 Botafogo, pela 7ª rodada do Campeonato Carioca


O camisa 9 se entendeu bem com Victor Sá, o principal responsável pela criação das jogadas. Assim o lado esquerdo foi novamente o mais produtivo (como fica claro no mapa de calor abaixo).Tiquinho, aos 20, marcou o segundo. O time cresceu de produção junto com seu principal jogador, que ainda não tinha feito gol na temporada.




O mapa de calor do Botafogo: time usou bem mais o lado esquerdo para atacar — Foto: Footstats



A vitória foi consolidada ainda no primeiro tempo, com o gol de Victor Sá após rebote do goleiro. Exibição importante para o camisa 7, que já tinha feito o gol da vitória sobre o Fluminense e precisa assumir uma condição de protagonista, principalmente após a saída de Jeffinho.


Na segunda etapa, Luís Castro fez mudanças para rodar o time. Patrick de Paula foi um dos que entrou e fechou a goleada com um belo chute de primeira após passe de Tiquinho.


- O Boavista não empatou com o Fluminense e perdeu por 1 a 0 para o Flamengo? Então. O que o estadual tem feito aos mais poderosos? Roubado pontos atrás de pontos. Nós olhamos todos os jogos com muita seriedade. Com trabalho é que nós conseguimos construir nossa equipe - ponderou Luís Castro.


Fragilidade do Boavista à parte, o Botafogo tem um modelo de postura para dar sequência no decorrer do Carioca.




"Como o Botafogo precisava de uma vitória como essa", analisa Pedro | A Voz da Torcida (https://ge.globo.com/futebol/voz-da-torcida/video/como-o-botafogo-precisava-de-uma-vitoria-como-essa-analisa-pedro-a-voz-da-torcida-11342175.ghtml)



+ Contratações: veja quem chega, quem fica e quem vai embora


+ Leia mais notícias do Botafogo


🎧 Ouça o podcast ge Botafogo 🎧


Fonte: GE/Por Fred Huber — Rio de Janeiro