Páginas

quarta-feira, 23 de agosto de 2023

Bruno Lage, do Botafogo, explica gesto para torcida em empate na Sula: "Virei para pedir apoio"



Alvinegro empatou com time argentino no primeiro jogo das quartas de final da Copa Sul-Americana




O Botafogo ficou na igualdade com o Defensa y Justicia no primeiro jogo das quartas de final da Copa Sul-Americana na noite desta quarta-feira, no Estádio Nilton Santos. Após a partida, Bruno Lage explicou um gesto que fez para os torcedores alvinegros que estavam vaiando a equipe no Setor Oeste do estádio.


- Apoio e carinho ao Jota (JP Galvão) e ao Hugo, todas essas pessoas que estão começando a dar esses primeiros passos e precisam de apoio. Eles precisam de apoio. É melhor ser motivado do que sentir ansiedade. É só ver a maneira como entramos no jogo, a torcida foi fantástica apoiando a equipe. Virei para a torcida para pedir apoio. O talento e capacidade técnica eles têm, o carinho e o apoio vão lhes ajudar em alguns momentos para controlar a ansiedade.


+ Botafogo x Defensa: lateral abre o nariz após disputa com Tchê Tchê; veja imagens


O treinador também explicou na coletiva o motivo de ter optado por uma equipe praticamente toda reserva. Dos 11 que começaram contra o Defensa y Justicia, somente Cuesta, Tchê Tchê e Victor Sá são titulares regularmente.


- Senti que é um resultado muito injusto pelo aquilo que os atletas fizeram dentro de campo. Acho que fomos muito superiores aos nossos adversários. Tivemos variadíssimas oportunidades para ter um resultado melhor. Atuação sólida durante 80 minutos, depois tivemos uma queda natural. Não gosto de definir um 11 titular, até porque desde que cheguei eu não tive a oportunidade de repetir o time. No primeiro jogo o Cuesta não pode, depois o Adryelson, depois o Marçal, perdemos o Tiquinho. A equipe tem tido a capacidade de dar a resposta. Esse foi o meu oitavo jogo e, daquele equipe que jogou mais tempo, eu não tive todas disponível. O Danilo já foi titular desta equipe, o Júnior já foi titular. Temos que encontrar soluções para os corredores, para jogar como lateral-direito, e esquerdo - afirmou.





Victor Sá e Bruno Lage após empate do Botafogo contra Defensa y Justicia — Foto: Giba Perez


- Temos que ver quando o Marçal pode recuperar e o Di Plácido está suspenso, mas é por isso que o elenco tem opções. Os jogadores correram, lutaram, fizeram um jogo sólido, com qualidade na posse de bola, que poderíamos ter tido outro resultado. O Danilo jogou de início e havia algum tempo que não jogava. Os últimos 10 minutos foram de tentar manter gente para empurrar a equipe para frente, em uma oportunidade, em uma segunda etapa em que nada faziam para conseguir, em um arremate de fora conseguiram o resultado. A volta vai ser igual, os jogos são sempre difíceis. É uma equipe boa, que gosta de ter a bola, que nos obrigou a pressionar muito. Vamos convencidos que podemos fazer um bom jogo na argentina - completou.



Bruno Lage - Botafogo x Defensa y Justicia — Foto: André Durão/ge


A partida contou com o retorno de Gabriel Pires, que estava lesionado há três meses. O camisa 14 abriu o placar e recebeu elogios de Bruno Lage, que fez um paralelo sobre a ansiedade de um atleta em voltar logo para o campo e ter a saúde necessária para estar no auge físico.


- Nós sentimos o grupo muito forte e unido. Falem do espírito. O Gabriel é um jogador com muita qualidade, vinha de uma lesão prolongada. Às vezes, o jogador já quer atuar muito. Nós perdemos o jogo contra o Tiquinho contra o Internacional, no jogo seguinte só demos 45 minutos para ele, contra o Guaraní. Nós estamos em um corrida para algo muito importante. Eu enquanto treinador tenho que gerir isso. A euforia de fora e toda a gente aqui dentro. O Diego veio de uma paragem prolongada, ontem fez meia hora, hoje já mais um pouco. Às vezes, o treinador mete o jogador lá dentro e não se percebe a condição do jogador e o risco. É por isso que nós continuamos correndo como equipe.


Ao ser perguntado sobre a quantidade de empates na série invicta do treinador do Botafogo na temporada, Bruno Lage valorizou a sequência de feitos e classificações da equipe e afirmou que vê os resultados sob outra perspectiva.


- Você diz da maneira que temos seis empates e três vitórias. Vou mudar isso: passamos de duas eliminatórias na Sul-Americana, empatamos com o Cruzeiro e estamos passando pelos nossos adversários. Sempre olho para aquilo que é o percurso. Torcedor desconfia, mas é o mais importante é a gente estar aqui no Botafogo. Quem tiver interesse de olhar o jogo de outra maneira nós vamos fazer o jogo de outra maneira. Todos nós sentimos isso, que nossa performance foi boa. O último empate contra o São Paulo, ontem vimos um bucadinho do jogo, e tivemos oportunidades perdidas. Hoje voltamos a criar e não vencemos.


Com o empate, qualquer nova igualdade no jogo da volta, na próxima quarta-feira, no Estadio Florencio Sola, levará a decisão da vaga para os pênaltis.


Antes, o Botafogo enfrenta o Bahia, às 16h deste domingo, no Estádio Nilton Santos, em partida válida pela 21ª rodada do Campeonato Brasileiro.


+ Leia mais notícias do Botafogo


🎧 Ouça o podcast ge Botafogo 🎧


Fonte: ge/Por Giba Perez — Rio de Janeiro

Atuações do Botafogo: Gatito falha e recebe pior avaliação; dê suas notas



Veja quem foi bem e quem foi mal no empate com o Defensa y Justicia pela Copa Sul-Americana



Ranking de Atuação

Ordenar por:












Gatito Fernández - GOL

nota ge 4.0
público 2.9

Rebateu para o meio da área a bola que virou o gol do Defensa. Até conseguiu evitar no rebote, mas o erro foi o que causou o empate.



JP Galvão - MEI

nota ge 4.5
público 2.4

Improvisado de lateral-direito, JP ficou mais preso na defesa e pouco contribuiu ofensivamente. A dupla com Tchê Tchê não foi tão entrosada. Perdeu Togni na marcação no que quase foi o gol de empate do Defensa.



Marlon Freitas - MEI

nota ge --
público 4.1

Entrou no fim. Sem nota



Philipe Sampaio - ZAG

nota ge 6.0
público 4.9

Ganhou homenagem com latidos dos torcedores na primeira etapa e, assim como Cuesta, fez bons cortes dentro da área para evitar ameaças.



Víctor Cuesta - ZAG

nota ge 6.5
público 4.4

Fez pelo menos duas intervenções essenciais para afastar o perigo do Defensa no primeiro tempo. Não conseguiu evitar o gol de empate, mas foi surpreendido pela rebatida de Gatito. Sem culpa.



Hugo - LAT

nota ge 6.0
público 5.8

Dialogou bem com Victor Sá pela esquerda, criando as chances mais perigosas do Alvinegro por ali. Mas foi nas costas dele que os argentinos mais trabalharam, especialmente com o camisa 27 Solari.



Danilo Barbosa - MEI

nota ge 6.0
público 4.6

Cumpriu bem o papel de ser a proteção aos zagueiros e iniciar a saída de bola da equipe. Defensa não conseguiu se criar pelo centro do campo.



Gabriel Pires - MEI

nota ge 7.0
público 6.9

Voltando de lesão, mostrou a habitual categoria e habilidade distribuindo bolas no meio-campo. Marcou de cabeça o gol que tirou o 0 a 0 do placar. Saiu no meio do segundo tempo para a entrada de Júnior Santos.



Júnior Santos - ATA

nota ge 5.0
público 2.1

Entrou mostrando a vontade de sempre, correu o campo todo, mas pouco ameaçou a defesa argentina.


10º
Tchê Tchê - MEI

nota ge 7.5
público 5.7

Aberto pelo corredor direito, cumprindo o papel de um meia-direita e contribuiu bem pelo setor, especialmente trazendo para dentro para abrir a lateral do campo. Fez cruzamento perfeito para Gabriel Pires abrir o placar. Terminou a partida como lateral.


11º
Lucas Fernandes - MEI

nota ge 5.5
público 2.7

Se movimentou muito, caiu para a direita, participou do jogo o tempo todo, mas perdeu gol no primeiro tempo que não deveria. Quase fez um de falta.


12º
Janderson - ATA

nota ge --
público --

Entrou no fim. Sem nota


13º
Victor Sá - ATA

nota ge 5.5
público 3.9


Jogando pela ponta-esquerda, onde rende melhor, formou boa dupla com Hugo dando profundidade ao Botafogo no setor e levou perigo quando conseguiu puxar para dentro. Saiu no intervalo para a entrada de Luís Henrique.


14º
Luis Henrique - ATA

nota ge 6.5
público 6.1

Entrou mais agressivo, partindo para dentro da marcação, e também com mais campo aberto para jogar quando o Defensa tinha a desvantagem. Quase fez um gol de placa. Do ataque, foi quem melhor jogou.


15º
Matheus Nascimento - ATA

nota ge 5.0
público 3.2

Voltando ao time depois de quase dois meses sem jogar, o camisa 90 pouco contribuiu e perdeu a melhor oportunidade que teve em uma finalização da entrada da área aos 11 minutos. Saiu no intervalo para a entrada de Diego Costa.


16º
Diego Costa - ATA

nota ge 5.5
público 4.0

Muita luta dentro da área, mas ainda parece sem tempo de bola ideal para o alto nível do futebol brasileiro. Deve evoluir com a sequência de partidas.


17º
Bruno Lage - TEC

nota ge 5.0
público 1.7

A escolha inicial por JP na lateral-direita não foi acertada e na frente o time não teve a agressividade habitual jogando com Tchê Tchê de meia pela direita e sem um ponta de velocidade.



+ Leia mais notícias do Botafogo


🎧 Ouça o podcast ge Botafogo 🎧


Fonte: Por Redação do ge — Rio de Janeiro

Botafogo x Defensa y Justicia: onde assistir ao vivo, horário e escalações



Veja também desfalques, arbitragem e mais sobre o jogo válido pelas quartas da Sul-Americana



O Botafogo recebe o Defensa y Justicia nesta quarta-feira, às 19h, no Estádio Nilton Santos para começar a decidir uma vaga na semifinal da Copa Sul-Americana. A partida terá tempo real do ge.globo (clique aqui para acompanhar os lances) e transmissão ao vivo no Paramount+.


Onde assistir

Transmissão: Paramount+

Tempo real: o ge acompanha a partida (clique aqui para acessar)


Veja também:

+ Tabela e classificação da Copa Sul-Americana


Liderando o Campeonato Brasileiro com 11 pontos de frente para o Palmeiras, atual segundo colocado, o Botafogo vem de uma sequência de 17 partidas sem perder, somando Brasileiro, Sul-Americana e Copa do Brasil. A última derrota foi no dia 03 de junho para o Athletico-PR na Arena da Baixada.


Sexto colocado no último Campeonato Argentino, que terminou há cerca de um mês, o Defensa não entra em campo desde a partida de oitavas de final contra o Emelec. A estreia na Copa de la Liga Argentina, que seria no último final de semana contra o Godoy Cruz, foi adiada por problema logístico do adversário.





Escalações prováveis


Botafogo - Técnico: Bruno Lage

Dividindo esforços entre a Copa Sul-Americana e o Campeonato Brasileiro, o qual lidera com 48 pontos somados e 11 de vantagem sobre o vice Palmeiras, o técnico Bruno Lage deve rodar algumas peças para manter todo o time em ritmo e preparado para contribuir. Com dores na panturrilha, Marçal não vai para a partida. Suspensos no domingo, Di Plácido e Tchê Tchê jogam contra os argentinos.



Provável escalação do Botafogo: Gatito Fernández; Di Plácido, Adryelson, Cuesta e Hugo; Danilo Barbosa, Tchê Tchê e Gabriel Pires (Lucas Fernandes); Segovinha (Júnior Santos), Diego Hernández e Janderson.



Quem está fora: Marçal, Patrick de Paula, Rafael e Tiquinho Soares (lesionados).


Pendurados: Ninguém.


+ Outras notícias do Botafogo


Defensa y Justicia - Técnico: Julio Vaccari

Sem jogar há duas semanas, a equipe argentina deve ter força máxima para o duelo contra o Alvinegro. O treinador Julio Vaccari não tem desfalques nem por lesão e nem por suspensão e deve usar a partida para dar ritmo ao time que teve o jogo de estreia na Copa da Liga Argentina adiado no último final de semana.


Escalação provável: Bologna, Sant'Anna, Malatini, Cardona e Soto; Tripichio, Gutiérrez, Solari, Barbona e Togni; Fernández





Quem está fora: ninguém.


Pendurados: ninguém.


Arbitragem





Gery Vargas apita Carabobo x Atlético-MG — Foto: César Greco/ Palmeiras



Árbitro: GERY VARGAS (BOL)
Assistente 1: JOSE ANTELO (BOL)
Assistente 2: EDWAR SAAVEDRA (BOL)
4º árbitro: CRISTIAN ALEMAN (BOL)
VAR: CARLOS ORBEE (CRC)
AVAR assistente: CRISTIAN LESCANO (ECU)
Assessor de árbitro: JOSE ESPINEL (ECU)


Fonte: Por Redação do ge — Rio de Janeiro (RJ)

Tiquinho Soares avança na recuperação e pode voltar em Botafogo x Flamengo



Atacante faz tratamento intensivo para voltar ao time após estiramento no ligamento colateral medial do joelho esquerdo



O Botafogo conta os dias para ter o retorno do centroavante Tiquinho Soares aos gramados depois de sofrer um estiramento no ligamento colateral medial, no último dia 6 de agosto, e esse retorno pode estar mais perto do que o previsto. O camisa 9 vem reagindo bem à recuperação intensiva que está fazendo e tem chances de jogar contra o Flamengo, no dia 3 de setembro.






Confira os gols de Tiquinho Soares no Brasileirão 2023 (https://ge.globo.com/video/confira-os-gols-de-tiquinho-soares-no-brasileirao-2023-11696973.ghtml)


A previsão inicial, divulgada pelo Glorioso em nota oficial, era de que o atacante voltasse a campo em apenas cinco semanas, ou seja, depois do dia 10 de setembro, durante a data Fifa, podendo entrar em campo contra o Atlético-MG, no dia 16.


Soares tem rotina intensiva de tratamento, com três sessões de fisioterapia por dia, e usa um equipamento especial, o mesmo utilizado por Neymar para se recuperar durante a última Copa do Mundo, no Catar.


Leia mais sobre o Botafogo:

+ Agora na Turquia, Sauer confia em título Brasileiro do Botafogo: "Certeza que irão conseguir"


Goleador máximo do Campeonato Brasileiro, com 13 bolas na rede em 17 partidas, Tiquinho é também um dos principais artilheiros do futebol brasileiro em 2023, com 25 bolas na rede em 38 partidas disputadas no ano. German Cano, do rival Fluminense, lidera o país com 30.





Tiquinho Soares em tratamento no CT Lonier — Foto: Divulgação



Com 48 pontos somados, o Botafogo é o líder do Campeonato Brasileiro, 11 pontos à frente do Palmeiras, atual segundo colocado. Nesta quarta, o Alvinegro entra em campo pelas quartas de final da Sul-Americana contra o Defensa y Justicia, às 19h, no Estádio Nilton Santos.


+ Leia mais notícias do Botafogo


🎧 Ouça o podcast ge Botafogo 🎧


Fonte: ge/Por Giba Perez e Sergio Santana — Rio de Janeiro