Páginas

terça-feira, 7 de setembro de 2021

Próximo do acerto, Rafael vira sócio do Botafogo e compartilha momento


Lateral-direito está em negociação com o clube desde a semana passada e última reunião ocorreu nesta segunda-feira





Rafel em ação pelo Lyon (Foto: AFP Photo/LOIC VENANCE)



O Botafogo oficializou uma proposta para o lateral-direito Rafael na última sexta-feira, mas o clube ainda não havia chegado a um acordo devido às dificuldades financeiras. Em última reunião nesta segunda-feira, tudo indica que a negociação entre clube e jogador está se encaminhando. Nesta manhã, Rafael publicou um vídeo nas redes sociais aderindo ao pacote de sócio torcedor do Botafogo.


> Confira a tabela e os jogos do Botafogo na Série B



O novo plano de sócio-torcedor do Botafogo, lançado neste ano, se chama ‘Camisa 7’, fazendo referência ao número 7 que foi usado por tantos ídolos do clube. Ao que tudo indica, Rafael deve usar esta numeração na camisa quando chegar ao Alvinegro.


Rafael tem forte identificação com o clube, por se assumir torcedor botafoguense desde cedo. Em seu vídeo, o lateral aparece com o celular na mão e sua filha pergunta o que o pai está fazendo no celular. Ao que tudo indica, um anúncio oficial deve sair ainda nesta terça-feira.

- Pai, o que você está fazendo? - perguntou a filha do jogador
- Estou virando o novo Camisa 7, filha. - respondeu Rafael



Fonte: LANCE! Rio de Janeiro (RJ)

Enderson iguala jogos de Chamusca pelo Botafogo na Série B e números mostram time mais eficiente


Novo treinador tem quase o dobro de aproveitamento do antecessor, precisa de menos finalizações para marcar um gol e apenas 3,1% dos chutes adversários viram gols



Cada torcedor vê, à sua maneira, as diferenças no Botafogo de Enderson Moreira para o de Marcelo Chamusca. Mas o que os números mostram na Série B - além de o aproveitamento ser quase o dobro - é que o time é mais eficiente, mesmo tendo marcado um gol a menos nos 10 jogos do técnico mineiro. Isso porque o Botafogo precisa, em média, de uma finalização a menos para marcar um gol (7,5 contra 8,9). Todos os números desta reportagem são do scout da Globo.


Ainda na parte da frente, um número que pode ajudar a explicar o motivo de o Botafogo ter maior eficiência é a quantidade de finalizações que acertam o gol. Considerando chutes e cabeçadas que terminaram em gol ou que o goleiro defendeu, com Enderson as finalizações do Botafogo tinham a direção do gol em 41% das vezes. Com o técnico anterior este número era de 36,8%.


>>> Botafogo avança em conversa com Rafael e negociação fica perto de desfecho positivo <<<





Enderson Moreira tem aproveitamento de 83,3% contra 43,3% de Marcelo Chamusca com o Botafogo na Série B — Foto: Alexandre Durão


>>> Botafogo informa que Jairzinho está recuperado da Covid e ídolo tem alta nesta segunda <<<


Quando o Botafogo ataca, outros dois números chamam a atenção e indicam que o time de Enderson Moreira trabalha mais em busca de ataque dos espaços nas costas do adversário e menos nas jogadas individuais. Com a lesão de Ronald contra o CRB (ainda no período de Chamusca), sobrou ao atual técnico contar com Diego Gonçalves como atacante com mais característica de drible já que Marco Antônio é mais meia - função ocupada por Chay na escalação alvinegra.



Dessa forma, o número de dribles do Botafogo caiu pela metade. De 119 nos 10 primeiros jogos da competição, passou para 60 nos 10 últimos. E para ilustrar a busca por espaço entre a zaga e o goleiro, a quantidade de impedimentos marcados contra o Botafogo foi de 14 para 30.


>>> Análise: Botafogo sofre e vê sorte estar do lado para vencer jogando mal, essencial na Série B <<<





Botafogo cresce com Enderson Moreira e ainda pode se reforçar (https://ge.globo.com/video/botafogo-cresce-com-enderson-moreira-e-ainda-pode-se-reforcar-9823635.ghtml)


>>> Botafogo vence o Atlético-MG por 3 a 2 no Campeonato Brasileiro Sub-20 <<<


Além da eficiência ofensiva, o Botafogo também tem se dado melhor na defesa. Com apenas quatro gols sofridos, o time de Enderson Moreira viu os adversários terem duas finalizações a mais por partida em média. Mesmo assim, o número gols sofridos nesses 10 jogos é bem menor que os 14 no período com Marcelo Chamusca. De 102 finalizações sofridas com Chamusca, 13,7% viraram gols. Com Enderson, apenas 3,1%.


Outro dado que chama a atenção é a diminuição no número de desarmes, por mais que tenha uma diferença de apenas uma falta cometida a mais, os desarmes diminuíram no período. De 18 por jogo, agora a média é de 15,9. Confira todos os números citados nesta matéria (e outros) na tabela abaixo.





As estatísticas ajudam a explicar como o Botafogo joga, mas não é possível determinar isso sem assistir às partidas. Alguns ressaltam que o ânimo do time mudou, outros falam que há mais compactação e estudo do adversário, coisas que não necessariamente é perceptível por números.


O time de Enderson Moreira volta a campo no próximo sábado às 16h30 (de Brasília), quando recebe o Londrina no Nilton Santos, pela 23ª rodada da Série B. Com 38 pontos, o Botafogo ocupa a terceira colocação, mas pode ser ultrapassado pelo Goiás, que tem um jogo a menos. A vantagem para o quinto colocado é de três pontos.



O podcast ge Botafogo está disponível nas seguintes plataformas:


Spotify - Ouça aqui!
Google Podcasts - Ouça aqui!
Apple Podcasts - Ouça aqui!
Pocket Casts - Ouça aqui!
▶️ Clique e aperte o play ▶️



Fonte: Por Redação do ge — Rio de Janeiro