Páginas

sábado, 13 de julho de 2019

Com foco no "motor", Botafogo troca palavras por esforço, e preparador detalha ganhos


Anderson Gomes, responsável pela preparação física da equipe profissional, afirma que quilometragem acumulada e massa magra adquirida darão resistência para ações intensas



Vitor Silva/Botafogo


Na primeira coletiva do Botafogo desde que os jogadores adotaram a lei do silêncio em protesto por atrasos, Eduardo Barroca garantiu: a insatisfação do elenco diante da crise instalada em General Severiano não afetou o trabalho durante a pausa da Copa América. Destacou a quilometragem (90km, o equivalente a nove jogos) acumulada em 21 dias, e os ganhos em massa magra (20 quilos) do grupo.


+Barroca, sobre protesto no Botafogo: "Minha responsabilidade era preservar o lado esportivo"


Após as declarações de Barroca, a reportagem entrou em contato com um dos especialistas do Glorioso no assunto. Anderson Gomes, responsável pela preparação física da equipe profissional, desenvolveu em cima dos elogios feitos pelo treinador ao grupo de atletas.


- Na verdade nós estabelecemos algumas metas para a intertemporada baseadas nas informações dos jogos e fisiológicas. Traçamos alguns parâmetros para o grupo e metas individuais. Com relação à quilometragem, eles tinham uma distância semanal para percorrer e, no somatório dessas três semanas, eles estariam fechando 90 km, o que representa jogar aproximadamente três jogos por semana - explicou o preparador.



Anderson Gomes, preparador do Botafogo, concedeu coletiva durante a pausa da Copa América — Foto: Fred Gomes


Em referência à evolução em massa magra, Barroca fez uma analogia: disse que o time entra com uma anilha de 20 kg de força a mais para a reta final. Anderson explicou a importância do crescimento também lançando mão de uma comparação. Do corpo com um carro.


- O período foi fundamental para podermos desenvolver o jogador individualmente e principalmente força, potência e velocidade. Esse aumento da massa e força está diretamente ligado à melhora de velocidade e potência, pois são diretamente proporcionais. Isso reflete em ações mais intensas e repetidas durante a partida.


- Dentro de uma analogia, demos mais força ao motor (risos)


Confira outras respostas:

O acúmulo de 90 quilômetros percorridos foi importante para substituir jogos-treinos ou amistosos? Acredita que ajudou da mesma forma como se estivessem atuando?


- Além desse volume de treino, também enfatizamos melhora de força, potência e velocidade, que são valências determinantes para o jogador. Trabalho foi priorizado principalmente nos treinamentos integrais, onde conseguimos ter evolução muito significativa. Além da transferência física para os treinamentos técnicos e táticos.


+Com ênfase em trabalho integrado, preparação do Botafogo tem como meta reequilibrar o elenco


Anderson, e aquilo que disse em coletiva que o foco era reequilibrar o grupo e colocá-los praticamente em condição de igualdade. Foi possível?


A resposta foi muito positiva. É um processo que não para na intertemporada, eles continuam com metas estipuladas, e vamos mantê-las até o final da temporada. Todos contribuíram para atingir as metas estabelecidas.


Fonte: GE/Por Fred Gomes — Rio de Janeiro