Páginas

segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Jogos das oitavas serão conhecidos nesta terça-feira: entenda o sorteio


Evento será realizado no Rio, com início às 12h e transmissão em Tempo Real, com vídeo, do GLOBOESPORTE.COM



Campeão da Libertadores, Atlético-MG entra nas
oitavas de final da Copa do Brasil (Foto: AP)
Um novo regulamento, uma fase com novos clubes. Assim serão as oitavas de final da Copa do Brasil. Os confrontos serão conhecidos através de sorteio, a partir de 12h desta terça-feira, em um hotel na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio de Janeiro. A ordem dos jogos - quem decide em casa - será conhecida em outro sorteio, também nesta terça, mas às 16h. O GLOBOESPORTE.COM fará a transmissão em Tempo Real, com vídeo, dos dois eventos.

A primeira novidade em relação a edições anteriores é a entrada, nessa fase, dos times que disputaram a Libertadores - Atlético-MG, Corinthians, Fluminense, Grêmio e Palmeiras. O São Paulo ficou fora porque já jogará a Sul-Americana - por ser o atual campeão - e foi substituído pelo Vasco, quinto colocado no último Brasileiro.



O primeio passo do sorteio é a divisão, em dois blocos, dos 16 times classificados para as oitavas. No bloco A, estão os cinco brasileiros da Libertadores, mais o Vasco, e Flamengo e Inter, os dois clubes mais bem colocados no Ranking Nacional de Clubes da CBF entre os dez que chegaram da terceira fase da Copa do Brasil. No bloco B, estão os demais classificados: Atlético-PR, Botafogo, Cruzeiro, Goiás, Luverdense, Nacional-AM, Salgueiro e Santos.

Cada confronto das oitavas será necessariamente formado por um time do bloco A e um do bloco B. Primeiro, serão sorteados todos os times do bloco A, e só depois serão conhecidos seus adversários.

O sorteio do bloco A é dividido em quatro duplas, com base mais uma vez no posicionamento no Ranking Nacional de Clubes. A primeira dupla é formada por Fluminense (1º do ranking) e Corinthians (2º); a segunda, por Vasco (3º) e Grêmio (5º); a terceira, por Inter (6º) e Flamengo (7º); a quarta, por por Palmeiras (8º) e Atlético-MG (12º). Para cada time da dupla, será sorteado em que lado do diagrama ele ficará (esquerdo ou direito) e qual jogo daquele lado ele fará (jogo 1, 2, 3 ou 4).



Como o Fluminense irá para um lado do diagrama, e o Corinthians, para outro, é certo que eles só se encontrarão numa possível final. Isso vale para os times que formam cada dupla.

Depois de distribuídos no diagrama os times do bloco A, serão sorteados os do bloco B, seguindo a mesma mecânica. Neste caso, as duplas são formadas por Santos (9º) e Cruzeiro (10º); Atlético-PR (13º) e Botafogo (14º); Goiás (16º) e Luverdense (52º); e Salgueiro (55º) e Nacional-AM (82º).

Nas edições anteriores, era possível ver no diagrama da Copa do Brasil como seria o mata-mata do início ao fim. Neste ano, a competição ficou maior, ocupando o ano inteiro. Ela começou com 80 clubes, que participaram de três fases eliminatórias, até sobrarem dez. Eles se juntam aos cinco da Libertadores e ao Vasco, formando os 16 integrantes das oitavas de final.







Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro









Horto não assusta Dória: 'Jogando nem presto atenção na torcida'


Às vésperas de seu primeiro jogo no Estádio Independência, contra o Atlético-MG, zagueiro do Botafogo diz que pressão faz parte do espetáculo


Dória pede atenção com Atlético-MG apesar do
mau momento (Foto: Satiro Sodré / SSPress)
Na campanha do título da Taça Libertadores conquistada pelo Atlético-MG, criou-se o lema "caiu no Horto, tá morto", em uma referência ao Estádio (Independência), onde o time ostentou uma longa invencibilidade. Quarta-feira, o Botafogo vai ter pela frente justamente o adversário, pela 12ª rodada do Campeonato Brasileiro, defendendo a sua liderança.

No ano passado, o Botafogo perdeu por 3 a 2 para o Atlético-MG, no Independência, em um jogo no qual saiu na frente, levou a virada de 2 a 1 e conseguiu chegar ao empate em 2 a 2 antes de sofrer o terceiro gol no fim. Aos 18 anos, Dória não teve a chance de atuar naquele jogo, mas não demonstra preocupação com a pressão.

- Quando estou jogando nem presto atenção na torcida. Isso faz parte do espetáculo, mas do mesmo jeito que terá a favor do Atlético-MG também terá a nosso favor - afirmou Dória.

O confronto promete. Será a volta de Ronaldinho Gaúcho ao Atlético-MG depois de ficar fora dos últimos três jogos no Campeonato Brasileiro. Mesmo que o time tenha sofrido três derrotas seguidas, Dória espera muita dificuldade para o Botafogo se manter na liderança.

- O Atlético-MG já provou que é uma grande equipe, ganhou a Libertadores, mas cada jogo é um jogo. Se perderam no Brasileiro não significa nada. Também estão com os olhos virados para a gente nesse momento. É uma emoção diferente a cada rodada e vamos buscar a vitória desde o início - comentou o jovem zagueiro.

Estar na liderança deixa os jogadores do Botafogo ainda mais confiantes para a sequência da competição, independente do adversário que terá pela frente. Com 23 pontos, o time tem dois a mais do que o Cruzeiro.

- O gosto de conquistar o título brasileiro deve ser o melhor possível. Ser campeão é sempre bom. Conquistamos o carioca e vivemos uma sensação incrível. Os mais experientes passam para a gente que precisamos batalhar a cada dia no treinamento para que possa valer a pena. O reconhecimento acontece por tudo de bom que acontece na nossa vida - disse Dória.

Por Fred Huber e Thales Soares Rio de Janeiro

Em grande fase, Vitinho tem contrato reformulado pelo Botafogo


Maior revelação do clube nesta temporada, meia-atacante teve aumento salarial e sua multa rescisória aumentada




Vitinho - Botafogo (Foto: Álvaro Rosa/LANCE!Press)
Vitinho é destaque no time titular alvinegro
(Foto: Álvaro Rosa/LANCE!Press)
Uma das maiores revelações do Botafogo nos últimos anos e um dos principais jogadores da equipe titular na temporada 2013, o meia-atacante Vitinho teve seu contrato reformulado, conforme revelou o presidente Mauricio Assumpção após a vitória sobre o Vasco (3 a 2), neste domingo. O dirigente disse que aumentou o salário do atleta, de 19 anos, e, com isso, o valor da multa rescisória dele também foi elevado.

- Fizemos um acordo com Vitinho e aumentamos o salário para aumentar a multa.

Desfalque de Lodeiro contra Goiás e Inter vira prova para elenco do Bota


Uruguaio vai defender o seu país em amistoso com o Japão, dia 14, e Oswaldo de Oliveira admite ainda não estar preparado para substitui-lo




Lodeiro tenta se livrar da marcação de Nei
 no 
clássico (Foto: Vìtor Silva / SSPress)
A sequência que vem pela frente no Campeonato Brasileiro promete ser a prova final para o elenco do Botafogo e o técnico Oswaldo de Oliveira. Peça importante no sistema de jogo, o uruguaio Lodeiro ficará fora dos jogos contra Goiás, sábado, em Brasília, e Internacional, dia 15, ainda sem local definido, por estar convocado pelo seu país para o amistoso com o Japão no dia 14, em Sendai.

Oswaldo admitiu que ainda não sabe a solução para o problema que terá pela frente. Ele vai estudar as opções e a mais viável do momento é a entrada do atacante Elias, que vem sendo uma espécie de 12º jogador, com Rafael Marques atuando mais recuado.

- O Lodeiro, como era o Fellype e hoje o Vitinho, é um dos nossos motores pelas laterais do campo e ajudam na recomposição do sistema defensivo. Ainda não estou preparado para substitui-lo e vamos ter que nos organizar para isso. Posso fazer um teste de uma outra situação e existe a possibilidade da efetivação do Elias - disse Oswaldo.

A tendência é que Lodeiro ainda desfalque o Botafogo em outras oportunidades no decorrer do Campeonato Brasileiro. Há jogos pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2014 previstos para os dias 6 e 10 de setembro, quando o obrigaria a perder até três jogos pelo Campeonato Brasileiro.

Além do desfalque de Lodeiro, Oswaldo também não deve contar com o goleiro Jefferson para o confronto com o Internacional. Ele foi convocado pelo técnico Luiz Felipe Scolari para defender a seleção brasileira no amistoso com a Suíça, em Basel.

O Botafogo ainda precisa se preocupar com o excesso de cartões. Do atual time titular, estão com dois amarelos o lateral-direito Gilberto, os zagueiros Bolívar e Dória, o volante Gabriel e o meia Vitinho. Lucas, submetido a uma cirurgia no tornozelo esquerdo, e o goleiro reserva Renan são os outros pendurados do time.

Antes dos confrontos com Goiás e Internacional, o Botafogo entra em campo quarta-feira para enfrentar o Atlético-MG, em Belo Horizonte. O time lidera o Campeonato Brasileiro, com 23 pontos, dois a mais do que o Cruzeiro.


Por Thales Soares Rio de Janeiro

Diretoria do Bota paga um mês de salários atrasados a jogadores


Clube ainda tem débito de um mês com os atletas, que estão na liderança do Campeonato Brasileiro



Time treina nesta terça com a notícia
 de que parte 
dos salários foram
pagos (Foto: Thales Soares)
Depois da retomada da liderança do Campeonato Brasileiro após a vitória por 3 a 2 sobre o Vasco, domingo, no Maracanã, os jogadores do Botafogo tiveram mais uma boa notícia nesta segunda-feira. A diretoria pagou um mês de salários atrasados (CLT + diretos de imagem) aos atletas. Agora, falta um mês para que tudo fique em dia.

O gerente técnico Sidnei Loureiro contou que a promessa era de que o pagamento fosse feito na última semana, mas que nem por isso os jogadores não se empenharam nas partidas contra o Vitória e Vasco.

Torcida do Botafogo brinca com boa fase de Rafael Marques na internet


Atacante do Botafogo, que brilhou diante do Vasco, é alvo de muitas montagens irreverentes


Rafael Marques é o assunto da segunda-feira. Após marcar dois gols na vitória do Botafogo sobre o Vasco, por 3 a 2, neste domingo, no Maracanã, o atacante está entre os assuntos mais comentados do Brasil no Twitter, além de ser alvo de criativas brincadeiras dos alvinegros no Facebook.



Em uma das montagens, o atacante aparece abraçado a Seedorf e nela aparece os dizeres: "É muito talento pra pouca imagem". O apoiador, aliás, que chegou ao clube na mesma época que Rafael, em meados de 2012, e sempre foi um defensor do companheiro. E no período em que ele passou 20 jogos sem marcar um gol sequer, o holandês sempre pediu apoio para que ele revertesse a situação.

VEJA MAIS MONTAGENS! Confira aqui toda a irreverência da torcida nas redes sociais

Ainda no Facebook, há uma imagem em que o atacante é comparado ao promoter e humorista Amin Khader. Além disso, há uma imagem do jogador de bigode, em referência ao funk da MC Marcelly, "Tu tá maluco? Respeita o moço". Em outra, há uma comparação do botafoguense com Messi.


Com os dois gols sobre o Vasco, Rafael Marques chegou a cinco no Campeonato Brasileiro. Na temporada, ele é o artilheiro do elenco, com 12.LANCENET!

Recordista de finalizações, Vitinho se destaca como garçom no Botafogo


Jovem meia finaliza 10 vezes contra o Vasco, supera Alex nesta edição do Brasileiro, mas colabora com duas assistências na vitória sobre o rival




O Botafogo tem em Vitinho uma de suas grandes apostas. O técnico Oswaldo de Oliveira sempre aponta o poder de finalização e sua capacidade de drible como principais características. Na vitória por 3 a 2 sobre o Vasco, domingo, no Maracanã, ele abusou de ambos e chegou a 10 finalizações, um recorde nesta edição do Campeonato Brasileiro, superando as nove de Alex, do Coritiba, conseguidas na nona rodada no empate em 1 a 1 com o Vitória.

Apesar de o número de finalizações poder indicar que Vitinho teve atuação individualista, sua participação na vitória foi fundamental, ainda que não tenha marcado gols. Ele deu o passe para dois dos três gols, inclusive o terceiro, que garantiu o resultado, feito por Rafael Marques (veja o vídeo).



- É como um rádio. Precisamos da sintonia fina, mas não posso coibir a espontaneidade e a fome de gol do Vitinho. Ele dribla e finaliza como poucos no futebol brasileiro e não vou podar, vou dar sempre a possibilidade de ele sentir confiança e tentar fazer o gol. O que precisa ser trabalhado com ele é não ser repetitivo, pois assim o adversário identifica o que você vai fazer - explicou Oswaldo.

As 10 finalizações de Vitinho fizeram o Botafogo chegar ao número de 28 no total, 12 a mais do que o Vasco. O jovem jogador tentou apenas 12 passes durante o jogo, errando dois, cometeu três faltas e sofreu uma. Ele participou de todos os jogos do Botafogo no Campeonato Brasileiro, sendo nove como titular.

O próximo jogo do Botafogo é contra o Atlético-MG, quarta-feira, no Independência, pela 12ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com 23 pontos, o time lidera a competição e, novamente, terá Vitinho como titular.

Por Thales Soares Rio de Janeiro

Oswaldo destaca apoio da torcida no clássico e diz: 'O jogador tem que agradecer'


Ainda visto com desconfiança por muitos torcedores, atacante do Botafogo marca duas vezes no 3 a 2 sobre o Vasco e leva o Armandinho


Rafael Marques dribla os críticos e é o craque da rodada#11


Ainda visto com desconfiança por muitos torcedores, atacante do Botafogo marca duas vezes no 3 a 2 sobre o Vasco e leva o Armandinho





 



Rafael Marques, o contestado atacante do Botafogo, acordou hoje como o grande destaque da 11a. rodada do Brasileirão. Conhecido nas redes sociais como o Homem-Clássico, por marcar gols especialmente nos confrontos contra os rivais cariocas, Rafael confirmou essa qualidade e deixou dois ontem na sacola do Vasco. Ao final do jogo, saiu ovacionado pela torcida alvinegra que compareceu ao Maracanã.

Seedorf, outro destaque do jogo, desfilou sua categoria como sempre e também deixou o seu, o primeiro no Maraca - estádio sempre reverenciado pelo craque. Com a vitória de 3 a 2 sobre o rival o Botafogo reassumiu a liderança do campeonato ao engatar sua 7a. vitória e somar 23 pontos na tabela, dois a mais do que o Cruzeiro, o segundo colocado.


O Globo.com monta a cada rodada, a seleção do campeonato apurando a média de todos os jogadores que disputaram mais de 40% dos jogos no Brasileirão. As notas são dadas pelos comentaristas do SporTV e jornalistas do site e nessa o grande destaque foi o nosso jogador.

Veja o que escreveram sobre ele:

Rafael Marques levou meses, mais precisamente 21 jogos, até marcar seu primeiro gol pelo Botafogo. Foi alvo de piadas, virou chacota na boca dos rivais e entre os próprios alvinegros, mas não há como negar que ele tem uma parcela respeitável na ascensão botafoguense. Gol do título carioca, sobre o Fluminense, gol sobre o Flamengo há uma semana e agora outros dois em cima do Vasco. É, ele sabe marcar em clássicos. Gols importantes e com categoria. Seu segundo nesse 3 a 2 diante do rival cruz-maltino prova isso. Drible e chute no ângulo para fincar o Glorioso na posição de líder. Numa banca de apostas, talvez só o técnico Oswaldo de Oliveira arriscasse que esse dia chegaria, mas chegou: com uma nota 8,5, Rafael Marques é o craque da Rodada#11 do Troféu Armando Nogueira.

A redenção de Rafael Marques foi o ponto alto do líder. Seus dois gols no clássico contra o Vasco envaideceram Oswaldo de Oliveira, aumentaram a confiança dos alvinegros num possível título e o fizeram levar o Armandinho com um 8,5.


VÍDEO Rafael Marques fala sobre artilharia e a união dos jogadores






Matéria base: Globoesporte.com

Por Botafogodeprimeira.com