Páginas

quarta-feira, 13 de maio de 2020

De saída? Botafogo recebe proposta do Juventude por Gustavo Bochecha


Representantes do meio-campista receberam uma proposta em definitivo do clube gaúcho e encaminharam para a diretoria do Alvinegro, que não conta com o jogador



Gustavo Bochecha na pré-temporada do Botafogo, no China Park (Foto: Vítor Silva/Botafogo)



Gustavo Bochecha pode estar vivendo os últimos dias pelo Botafogo. Os agentes do meio-campista receberam, nesta quarta-feira, uma proposta do Juventude. Os valores agradaram e a negociação foi repassada para a diretoria do Glorioso, que avaliará se aceita ou não. A notícia foi publicada primeiramente pela "Rádio Tupi" e confirmada pelo LANCE!.

O clube gaúcho fez uma proposta em definitivo pelo jogador de 23 anos, o que agradou ainda mais os representantes do meio-campista. Desde o primeiro momento, a diretoria do Alvinegro afirmou que estaria aberta a receber qualquer tipo de proposta por ele - seja por empréstimo ou com valores que envolvessem uma transferência fixa.

O Botafogo possui 80% dos direitos de Bochecha, com o jogador tendo o resto da porcentagem. O valor da proposta feita pelo Juventude não foi revelada, mas a bola está nas mãos da diretoria do Botafogo. Basta o Comitê Executivo de Futebol aceitar para o meio-capista se despedir do Estádio Nilton Santos.


E MAIS:
Técnico do Botafogo critica parceria do Flamengo no futebol feminino: 'É uma vergonha'
Empresário que contratou Honda afirma que sonho é trazer Iniesta para o Botafogo
Ministério da Economia estende prazo de pagamento do Profut
Substituir Nilton Santos, goleada no Fla e dedicação: a relação de Sebastião Leônidas com o Botafogo
Botafogo oficializa a renovação de Marcelo Benevenuto


Bochecha recebeu sondagens de clubes de países do exterior e de equipes da Série B - a maioria delas, contudo, ofereceu um empréstimo com o Botafogo pagando o salário do jogador, algo prontamente recusado pelo clube. O negócio com o Juventude, por envolver valores de transferência, abre um novo leque de possibilidades.

Gustavo não está nos planos de Paulo Autuori. O meio-campista, criado nas categorias de base, havia perdido espaço ainda no começo do ano, com Alberto Valentim. O jogador de 23 anos só possui dois jogos na temporada: as duas primeiras partidas do Campeonato Carioca, quando o Alvinegro atuou com a equipe formada por reservas.

No Juventude, a possibilidade de trabalhar com o ex-volante Pintado, atual treinador da equipe, também anima os empresários de Bochecha. A expectativa é que, com tudo se concretizando, ele se valorize na Série B e se transforme em um dos melhores jogadores da equipe.


Fonte: LANCE! Sergio Santana/Rio de Janeiro (RJ)

Botafogo renova com destaques, mas deve perder Marcinho e Fernando de graça


Marcelo Benevenuto é um dos principais jogadores do Botafogo e renovou até o fim de 2023

Marcelo Benevenuto é um dos principais jogadores do Botafogo e renovou até o fim de 2023 - Vítor Silva/Botafogo
Imagem: Vítor Silva/Botafogo

Bernardo Gentile
Do UOL, no Rio de Janeiro


O Botafogo iniciou a atual temporada com alguns jovens valores oriundos das categorias de base no último ano de contrato. As conversas se iniciaram bem cedo e não houve sucesso em todas as frentes. O Alvinegro conseguiu ampliar o vínculo de duas joias de General Severiano: Caio Alexandre e Marcelo Benevenuto. Por outro lado, deverá perder Marcinho e Fernando, em dezembro, sem receber nenhuma quantia.

O primeiro a dizer sim foi Caio Alexandre, que teve uma ascensão meteórica em 2020. Logo em seu ano de estreia como profissional, o volante tinha que mostrar serviço por estar em fim de contrato. Começou no fim da fila, mas mostrou qualidade nas oportunidades e subiu degrau a degrau até barrar Cícero e virar titular.

Botafogo minimiza saídas de laterais e quer abrir espaço para Rafael
Após Seedorf, Botafogo é opção para astros estrangeiros em fim de carreira
Botafogo descarta concorrência por Yaya: "Se vier para o Brasil será nosso"
Com moral, não demorou para chegar a um acordo com o Alvinegro e assinar novo vínculo por mais dois anos. "Renovei até o fim de 2022, o que é bom porque quero ficar muito tempo aqui e conquistar muitas coisas com o Botafogo", disse na época em que o contrato foi ampliado.

Marcelo viveu situação diferente. Ele está no clube há vários anos e encontrava dificuldade para ser titular, já que Carli, que joga na sua posição, era incontestável. Porém, o zagueiro de 24 anos conseguiu ter sequência no time principal desde o ano passado e virou peça fundamental no elenco.

O Botafogo soube reconhecer o valor de Marcelo e valorizou o jogador. O novo contrato vai até o fim de 2023 e terá aumento salarial progressivo. O clube entende que se trata de um jogador inestimável e espera ficar com ele nesse período. "Estou muito feliz e motivado com essa renovação por mais três anos. Quero retribuir dentro de campo.

Espero que essa pandemia passe logo para voltarmos a dar alegrias à torcida. Aqui é Fogão!", disse.

Marcinho e Fernando devem sair sem custo 

O lado ruim das negociações ficou para a lateral direita. Marcinho chegou a ser convocado para a seleção brasileira, pelo técnico Tite, e se valorizou. O estafe do atleta entende que o Botafogo não poderá pagar o que ele entende que merece receber. Além disso, uma mudança de ares é bem vista pelo atleta, que é perseguido por parte dos botafoguenses.

A situação de Fernando é um pouco diferente. Perto do fim do atual vínculo e podendo assinar pré-contrato com outra equipe a partir de junho, o lateral direito interessa a um grande clube da Europa. O Porto tem como objetivo leva-lo para equipe B e fazer uma transição natural para o elenco principal.

Evidentemente que o cenário agrada em cheio Fernando. O jogador gostaria que o Botafogo fosse recompensado, mas tem a informação que a transação só acontecerá caso seja um jogador livre no mercado da bola. Assim, não deverá renovar com o Alvinegro para abrir caminho para os portugueses.

via Botafogo renova com destaques, mas deve perder Marcinho e Fernando de graça - 13/05/2020 - UOL Esporte

Substituir Nilton Santos, goleada no Fla e dedicação: a relação de Sebastião Leônidas com o Botafogo


Demitido pelo Alvinegro na última semana, ex-zagueiro possui histórias dentro e fora de campo com o clube de General Severiano desde o século passado



Sebastião Leônidas foi zagueiro e ex-treinador do Botafogo (Foto: Divulgação/Botafogo)


Substituir o maior ídolo de uma instituição não é tarefa para qualquer um. Em 1964, quando Nilton Santos anunciou que penduraria as chuteiras, muitos torcedores do Botafogo se questionaram sobre o futuro da defesa da equipe, visto que "a Enciclopédia" era um exemplo de qualidade técnica. Dois anos depois, a resposta chegou: Sebastião Leônidas.

O defensor dedicou boa parte de sua vida ao futebol - e, neste contexto, grande parcela ao Botafogo. Como jogador, ficou no Alvinegro até 1971. Depois de se aposentar, virou treinador e o Alvinegro foi justamente o primeiro clube que comandou, em 72 e 73 - posteriormente, retornaria ao Glorioso em mais três oportunidades: 77, 83 e 86. Desde 2011, trabalhava nas categorias de base, em Caio Martins.

Na última semana, o Botafogo anunciou, em detrimento das dificuldades financeiras geradas pela pandemia do coronavírus, a demissão de 45 funcionários. Entre eles, Sebastião Leônidas. O desligamento do ex-zagueiro causou comoção e certa revolta entre os torcedores nas redes sociais.




Time do Botafogo em 1968 - Leônidas é o quarto da esquerda para direita dos que estão em pé (Foto: Divulgação/Flickr Botafogo)


Dentro de campo, Sebastião formou, ao lado de nomes como Moreira e Waltencir, a defesa que seria campeã carioca e brasileira - a primeira Taça Brasil da história do Botafogo - em 1968. Leônidas foi fundamental em ambas as conquistas. Além disto, também venceu outro Estadual, em 1967, e esteve nos três torneios de Caracas, em 1967, 1969 e 1970, que o Alvinegro tenta pleitear como Mundiais atualmente.

Até hoje, é considerado um dos maiores zagueiros da história do Botafogo. Foi comumente colocado em tal posto nas seleções de todos os tempos do Alvinegro organizadas pela "Revista Placar" nos anos 80 e 90. Ao todo, foram 247 partidas disputadas.

As atuações de Leônidas eram tão impressionantes que ele teria jogado a Copa do Mundo de 1970, mas uma lesão de última hora tirou o zagueiro do elenco que conquistou o tri no México.



"MESTRE CONTRA APRENDIZ" E A GOLEADA NO CLÁSSICO

​Logo depois de se aposentar, Sebastião Leônidas passou a ser treinador. Da casamata, assumiu o Botafogo, em outubro de 1972, justamente o clube que havia encerrado a carreira.

Assim como atleta, a missão de Leônidas não era nada fácil: substituir Zagallo, campeão nacional em 1968, que havia deixado o Botafogo - onde havia treinado o próprio Sebastião - para assumir a Seleção Brasileira de forma definitiva em 1970. Antes do ex-zagueiro, três nomes tentaram percorrer este caminho: Paulinho de Almeida, Paraguaio e Tim.



Jornal relembra goleada do Botafogo (Foto: Reprodução)


É verdade que Leônidas deixou o comando do Botafogo sem nenhum título, mas uma vitória sob o comando do ex-defensor ficou marcada na história do Alvinegro. Era 1972. Maracanã, 20ª rodada do Campeonato Brasileiro. Festa nas arquibancadas para comemorar o aniversário de 77 anos do Flamengo e... goleada de 6 a 0 do Glorioso, com três gols de Jairzinho, dois de Fischer e um de Ferreti.

O treinador do Flamengo era, coincidentemente, Zagallo - o primeiro técnico que teve no Botafogo. Por mais que Leônidas não tenha sido tão vitorioso na função de técnico como foi dentro de campo, a goleada é lembrada todos os anos pelos torcedores.


NA BASE: O QUERIDO "SEU LÉO"

​Leônidas não abandonou o futebol quando deixou de ser treinador. Mais precisamente, não abandonou o Botafogo. Em 2011, foi convidado para trabalhar nas categorias de base do clube.

Inicialmente, trabalhou como coordenador dos times inferiores do Glorioso. Nos últimos anos, ficou mais focado na sede de Caio Martins, em Niterói, na função de observação de atletas nos diversos processos seletivos. Apelidado carinhosamente de "Seu Léo" pelos funcionários, o ex-atleta era querido e uma figura amistosa no dia a dia do Glorioso.

Das quatro linhas para a casamata e, então, para os olhos administrativos, Sebastião Leônidas passou mais de 50 anos no Botafogo. O ex-zagueiro completou as "bodas de ouro" com o Alvinegro, mas a relação chegou ao fim. 



Leônidas com atletas da base, em 2012 (Foto: Fernando Soutello/AGIF)


Fonte: GE/Sergio Santana/Rio de Janeiro (RJ)