Páginas

sábado, 28 de abril de 2018

Valentim valoriza vitória sobre Grêmio: "Não vem com essa de time reserva"


Treinador parabeniza jogadores por "terem acreditado" em vitória até o fim. Alvinegro bateu time gaúcho por 2 a 1 no Nilton Santos com golaço de Gilson nos acréscimos do 2º tempo





Melhores momentos de Botafogo 2 x 1 Grêmio pela 3ª rodada do Brasileirão 2018


O Botafogo não desistiu até o último minuto. E nos acréscimos, o esforço foi retribuído com o gol da vitória por 2 a 1 sobre o Grêmio, no Estádio Nilton Santos. Após a partida, válida pela 3ª rodada do Campeonato Brasileiro, o técnico Alberto Valentim parabenizou seus jogadores pela entrega:


- Foi um jogo que a gente precisou fazer o que tem feito. É insistir, não se desornigazar. Bati cabeça nas substituições para manter time organizado, e eles estão de parabéns por terem acreditado. Conseguimos um gol com 46 minutos - disse.



Alberto Valentim, técnico do Botafogo, em partida contra o Grêmio (Foto: André Durão)


Na coletiva pós-jogo, o treinador se irritou com pergunta sobre o Grêmio ter poupado jogadores para a partida, visando compromisso pela Libertadores durante a semana:


- Hoje ganhamos do Grêmio, não vem com essa história de time reserva - rebateu.


Em seguida, relativizou:

- Lógico que equipes que estão disputando mais competições têm tempo menor e precisam priorizar uma ou outra. Queríamos estar na Copa do Brasil também, infelizmente saímos. O calendário brasileiro infelizmente é muito apertado. Renato optou por um time que não vinha jogando. O Palmeiras, por exemplo, vai procurar jogar com força total


Com o resultado, o Botafogo dorme na vice-liderança do Brasileirão, com cinco pontos, atrás apenas do Corinthians. Há mais oito jogos no domingo. No próximo fim de semana, o Botafogo viaja a Minas Gerais para encarar o Cruzeiro, pela 4ª rodada do Brasileirão.


Confira mais declarações de Alberto Valentim:

Análise da partida


Jogo difícil, a gente começou bem, depois acho que o jogo se igualou um pouco. A gente criou mais do que eles, chegamos a ter mais posse.


Marcação adiantada


Ponto de partida é de começarmos a marcação com jogador mais adiantado nosso, que é o Brenner. Na tomada de decisão dele, vamos juntos com ele para marcar mais no campo ofensivo. E tentar jogar mais no campo rival, sem pressa, mas com dinâmica. Hoje algumas coisas não foram brilhantes, mas procuramos fazer o jogo com tranquilidade e qualidade.


Jefferson de "líbero"
Lógico que corremos riscos com Jefferson saindo bem com a bola, mas estamos treinando isso.


Laterais se destacam

Márcio foi muito bem, com muita saúde, e o Gilson também tem ido muito bem. Com a saída do Leo, joguei o Renato para a beirada, não só com Gilson jogando, mas com Marcinho também.


Intensidade nos treinos

Quem acompanha nossos treinos diariamente, e sou repetitivo, mas a gente treina muito forte. É um treino curto, mas muito dinâmico. Treinamento forte. Os jogadores dão a vida nos treinamentos. Eu tinha um de 30 minutos e reduzi para 24 minutos. Não tem como ir para jogo forte sem treinar forte.


Há três dias tive que diminuir a duração do meu treino, porque já tínhamos atingido o que queríamos na parte física, tática e técnica. O resultado está aí no jogo. Não quero decidir sempre nos últimos minutos, mas é um time que vai se manter organizado e compacto até o final.


Pausa para a Copa

Nossa intertemporada, já resolvemos o planejamento mais ou menos. Nossa ideia é de ficarmos fechados por sete dias. E esperando ter 24 ou 25 sessões de treinos. Acho que vai ser bom para recuperar essa pré-temporada, que foi mais curta, e por essa sequência de jogos.


Priorizar Brasileirão ou Sul-Americana?

Vamos priorizar os dois campeonatos. Infelizmente não dá para usar todos os jogadores do grupo, mas vou usar praticamente todos, porque vamos procurar jogar com os melhores jogadores numa partida. Vamos priorizar os dois. Vamos trabalhar os dois campeonatos com o melhor time que eu tiver.


Obrigação de vencer?

Concordo que a obrigação do time mandante de vencer. Independentemente do que Renato pensava, queríamos a vitória.


Desempenho x resultado

Justa a vitória, eles tiveram uma ou duas chances. Uma com Luan e outra pelo lado esquerdo. Jogamos mais no campo adversário, tivemos mais posse, finalizamos mais e tivemos mais escanteios. Tivemos chance clara com Ezequiel.


Aprimorar finalizações

Ponto importante, precisamos melhorar nesse quesito, não só nele. Talvez eu tenha evidenciado mais. Falei após o jogo contra o Sport que ainda não tínhamos saído com o goleiro como melhor em campo.


Léo Valencia

Valencia não tem sido substituído sempre. Ficou bastante jogos sem ser substituído. Poder levar 23 jogadores me dá um leque de opção melhores para mexer. Hoje no caso foi o Léo.


Aplausos a Pimpão

Torcida vibrando quando Pimpão caiu em campo: Foi irônico o aplauso, com certeza. Deu o máximo que deu


Fonte: GE/Por Fred Gomes, Rio de Janeiro