Páginas

segunda-feira, 28 de março de 2016

Com desconforto na coxa direita, Emerson é dúvida para quarta-feira


Jovem zagueiro sentiu o problema no segundo tempo do clássico contra o Vasco. Quadro com boa evolução fez Botafogo descartar exame de imagem por enquanto




Emerson sentiu um problema na coxa direita no clássico contra
 o Vasco (Foto: Vitor Silva/SSPress/Botafogo)
O Botafogo já tem uma preocupação para o jogo desta quarta-feira contra o Volta Redonda. O zagueiro Emerson é dúvida para o confronto. O receio é por conta do desconforto no músculo anterior da coxa direita que o jogador sentiu no segundo tempo da derrota no clássico para o Vasco. Embora o quadro tenha apresentado melhora e o exame de imagem tenha sido descartado por ora, o espaço de tempo entre as partidas é muito curto, e as chances de Emerson ir a campo são mínimas. Com isso, Renan Fonseca e Emerson Silva surgem como opções.


Com a ausência de Emerson, o time treinou na tarde desta segunda-feira em General Severiano. Os titulares fizeram trabalho regenerativo na academia e só os reservas foram a campo. E com reforço. O meio-campo Damián Lizio está de volta ao grupo. Ele esteve fora para servir a seleção boliviana nas eliminatórias, voltou ao Rio de Janeiro na última sexta-feira, mas havia sido liberado dos treinos para acompanhar o nascimento da filha Evangelina.


Outro jogador que também é dúvida para quarta-feira, Luis Ricardo iniciou trabalho de transição. O lateral-direito está em recuperação da lesão no músculo adutor da coxa direita sofrida na partida contra o Madureira, pelo Carioca.


O Botafogo volta a treinar na tarde desta terça-feira, novamente em General Severiano. No dia seguinte, o time enfrenta o Volta Redonda, em São Januário, pela quarta rodada da Taça Guanabara. O clube ocupa a quarta colocação da Taça Guanabara.


 Por Chandy Teixeira/Rio de Janeiro/GE

Atrás de lateral-esquerdo, Bota tenta Marquinhos Pedroso, do Figueirense


Alvinegro apresenta proposta pelo jovem de 22 anos por empréstimo até dezembro, com opção de compra. Prata da casa, ala virou titular em 2016 com Vinícius Eutrópio





Marquinhos Pedroso é titular do Figueirense em 2016
 e já disputou nove partidas (Foto: Luiz Henrique / FFC)
O Botafogo enviou uma proposta pelo empréstimo do lateral-esquerdo Marquinhos Pedroso, do Figueirense. O clube carioca deseja contar com o jogador de 22 anos até o final da temporada e, diante daquilo exposto na oferta, com a opção de aquisição definitiva ao término do empréstimo. O clube catarinense ainda não passou uma resposta aos cariocas.

Nesta segunda-feira, uma reunião entre dirigentes do Figueirense e o empresário do atleta, Maurício Nassif, deve dar uma posição ao Alvinegro. A proposta chegou até o jogador no começo desta semana.

A lateral esquerda é uma posição carente para o clube carioca, e a diretoria nunca escondeu o desejo de buscar reforços para o setor. No momento, o técnico Ricardo Gomes conta apenas com Diogo Barbosa, emprestado pelo Goiás, e Jean para a posição.

O jogador, de 22 anos, tem contrato com o Figueirense até o mês de abril de 2017. Marquinhos Pedroso é cria das categorias de base do Alvinegro e acumula passagem pelo Grêmio, por empréstimo em 2014, logo após o título do Campeonato Catarinense. No clube gaúcho, o lateral teve poucas oportunidades e, em 2015, retornou para Florianópolis. Em 2016, o jovem é titular da equipe comandada por Vinícius Eutrópio.


Por Renan Koerich e Thiago Lima/Florianópolis e Rio de Janeiro/GE

Ascensão de Ribamar, queda de Luís Henrique: joia perde espaço no Bota


Titular durante a primeira fase do Carioca e autor de dois gols, atacante de 18 anos completa o terceiro jogo seguido no banco e segue sem estrear na Taça Guanabara



Sempre relacionado, Luís Henrique tem ficado no
banco e não estreou na Taça GB (Foto: Botafogo)
Botafogo atrás do placar, precisando de um gol para empatar o jogo com o Vasco, e Ricardo Gomes com uma última substituição por fazer. O treinador resolveu usá-la aos 32 minutos do segundo tempo, e o escolhido para ocupar a vaga de Rodrigo Lindoso foi Gervasio "Yaca" Núñez, mesmo tendo Luís Henrique como opção no banco. As alterações - antes já haviam entrado Neilton no lugar de Gegê e Renan Fonseca no do machucado Emerson -, não surtiram efeito. Depois da derrota por 1 a 0, o técnico foi questionado em entrevista coletiva do motivo pelo qual preteriu o centroavante de 18 anos para apostar em um meia-atacante àquela altura da partida. Ele alegou que foi apenas uma opção tática.


- O Vasco estava bem atrás. Se coloco mais um atacante, vai ajudar a organização defensiva do Vasco. Precisava abrir mais o time, mesmo assim não tivemos sucesso - explicou o comandante.


Fato é que Luís Henrique completou seu terceiro jogo sem sair do banco e caminha na contramão de Ribamar. Enquanto o seu companheiro de mesma idade vai aproveitando a brecha e ganhando cada vez mais destaque no time titular, o atacante avaliado em R$ 60 milhões vai perdendo espaço após ter sido titular em seis das oito rodadas da primeira fase do Carioca. Na etapa anterior do estadual, o jovem atuou por 486 minutos e marcou dois gols, sendo um o da vitória sobre o Resende no Raulino de Oliveira. Os dois garotos já chegaram a formar o ataque juntos, mas desde que Salgueiro se firmou na equipe a reedição da dupla ficou improvável. Em conversa com pessoas próximas, Luís se mostra tranquilo em relação ao seu momento pessoal, garante não estar acomodado com o banco e acredita que sua hora vai chegar de novo.

Luís Henrique em disputa de bola com Rodrigo, só que no primeiro Vasco x Botafogo, no empate por 1 a 1 do dia 28 de fevereiro. Ribamar foi o adversário da vez do zagueiro vascaíno no último domingo (Foto: Paulo Fernandes/Vasco.com.br)

Luís Henrique surgiu como um meteoro no segundo semestre de 2015 e, de lá para cá, entrou em campo 25 vezes e marcou seis gols - média de 0,24 por jogo. Avaliado como extremamente promissor, o atacante conta com a cautela da comissão técnica para não ser "queimado" - inclusive, um camisa 9 mais experiente ainda está nos planos do clube. Apesar de o momento pessoal não ser bom, a diretoria vem estudando uma proposta de renovação de vínculo e até já iniciou conversas preliminares com o jogador, que tem contrato até maio do ano que vem. Ele vem chamando a atenção do futebol europeu e recentemente entrou numa seleta lista, feita pela conceituada revista inglesa "FourFourTwo", sobre os nove jovens brasileiros com talento para jogar por grandes clubes do Velho Continente

Por Thiago Lima/Rio de Janeiro/GE

Convencer sem vencer: Botafogo vive momento inverso na Taça Guanabara


Mesmo atuando bem, time ganhou só um em três jogos. Preparado psicologicamente para primeira derrota, Alvinegro tem confiança inabalada após perder invencibilidade






Esqueça aquele time que vencia e não convencia. Se na primeira fase do Campeonato Carioca o Botafogo ficou marcado por vitórias sem boas atuações, agora, na Taça Guanabara, o Alvinegro vive situação oposta: quando agradou, não ganhou. Foi assim em duas das três rodadas até aqui. A equipe de Ricardo Gomes fez sua melhor apresentação no estadual contra o Fluminense, mas sofreu o gol do empate por 1 a 1 no minuto final no Raulino de Oliveira, e também foi superior ao Vasco, apesar da derrota por 1 a 0 no último domingo em São Januário (veja os melhores momentos no vídeo acima). Foi o primeiro revés do clube na competição.

Números de finalizações:

Vasco 7 x 15 Botafogo
Fluminense 8 x 14 Botafogo


O Botafogo já estava psicologicamente preparado para a possibilidade de perder a invencibilidade. Ao longo das últimas semanas, os jogadores afinaram o discurso. Diziam saber que uma hora iriam perder, mas que nem por isso precisariam jogar todo o trabalho por água abaixo. A hora chegou, e o discurso casou com o desempenho em campo. Nos dois clássicos, finalizou praticamente duas vezes mais do que os rivais. A confiança alvinegra seguiu inabalada, assim como a convicção do treinador no esquema com três volantes e só um atacante de ofício. Para o comandante, falta acertar a mira para transformar o domínio em gols. Diante do Vasco, por exemplo, Emerson acertou o travessão, e Bruno Silva e Carli perderam chances claras de cabeça na pequena área.

Com quatro finalizações, Salgueiro foi quem mais tentou o gol diante do Vasco (Foto: Vitor Silva/SSPress/Botafogo)

Mas ao ser questionado se a boa atuação do time ameniza a sensação da derrota, Ricardo Gomes não concordou e citou a necessidade de voltar a vencer logo. Apesar de não abaterem o grupo, os recentes resultados pressionam o Botafogo na tabela. Restando só quatro partidas, o Alvinegro é o quarto colocado com quatro pontos e, se não ganhar do Volta Redonda na próxima rodada, correrá o risco de sair do G-4, zona de classificação para a semifinal do Carioca.

Na quarta temos que ganhar e bem. Jogamos de igual para igual, um pouco melhor o Botafogo. Temos que pensar na quarta, uma vitória convincente. (...) Mas estou bastante confiante nessa forma de jogar, temos que traduzir isso em gols"
Ricardo Gomes, técnico do Botafogo


- Ameniza até a página quatro. Na quarta-feira temos que ganhar e bem. Jogamos de igual para igual, um pouco melhor o Botafogo. Temos que pensar na quarta, uma vitória convincente. (...) Mas estou bastante confiante nessa forma de jogar, temos que traduzir isso em gols - afirmou o treinador, que elogiou o próximo adversário do Alvinegro.


O Botafogo se reapresenta na tarde desta segunda-feira em General Severiano e se prepara para enfrentar o Volta Redonda, vice-líder com seis pontos, às 19h30 (de Brasília) desta quarta, em São Januário.


Por Thiago Lima/Rio de Janeiro/GE