Páginas

quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

Botafogo e Sampaio Corrêa chegam a acordo por atacante Pimentinha


Destaque na Série B pelo clube maranhense, atacante deve chegar ao Rio de Janeiro na segunda-feira para realizar exames médicos e assinar contrato




Bota e Sampaio chegam a acordo, e Pimentinha defenderá
 o Alvinegro nesta temporada (Foto: De Jesus/O Estado)
Após uma longa negociação que durou mais de duas semanas, o Botafogo chegou a um acordo com Pimentinha. Destaque do Sampaio Corrêa na Série B, o atacante chegará ao Rio de Janeiro entre domingo e segunda-feira para realizar exames médicos e assinar contrato.

Os clubes ainda não confirmam oficialmente o acerto, mas tratam o acerto com iminente. Pimentinha, por sua vez, já fala como jogador do Botafogo e sobre a concorrência que terá por uma vaga no ataque Alvinegro.

- A expectativa é a melhor possível, de poder jogar em um grande time do futebol brasileiro como o Botafogo e poder ajudar o clube na disputa do Campeonato Carioca e, sobretudo, da Série B do Brasileiro para levá-lo de volta à Primeira Divisão. Bill, Rodrigo Pimpão, Sassá, Jobson, Henrique... São todos jogadores de muita qualidade. A briga será sadia. Vou fazer a minha parte da melhor maneira possível para ter um lugar na equipe titular e ajudar o Botafogo com vitórias - declarou.


Na noite desta quinta-feira, o Sampaio Corrêa decidiu liberar o jogador sem custos. Pimentinha chega por empréstimo de um ano. O Botafogo terá apenas de arcar com os salários e com a moradia do jogador. Pesou na negociação a vontade do atleta de defender o Alvinegro.

- Já estamos providenciando o contrato. O Sampaio Corrêa compreendeu o desejo do jogador de jogar pelo Botafogo, que será uma grande vitrine para ele. Devemos viajar para o Rio de Janeiro no domingo. Na segunda, ele passará por exames e assinará contrato - disse Marcos Santos, um dos sócios da PH4, empresa que detém os direitos econômicos do atleta.

Para jogar no Botafogo, Pimentinha aceitou estender por um ano seu vínculo com o Sampaio Corrêa, que se encerraria ao final da atual temporada. O jogador agora tem contrato até 2016 com o clube maranhense. Caso queira contratar o atacante em definitivo, o Alvinegro terá prioridade até dezembro. O valor dos direitos econômicos ao final do empréstimo deve ser estabelecido nesta sexta-feira.

Pimentinha realizou a pré-temporada com o Sampaio Corrêa, mas não vinha disputando os jogos da Supercopa do Maranhão, por conta da negociação com o Botafogo. O jogador é o 13º reforço do Botafogo na temporada e o quarto para o ataque. Antes dele, o clube acertou com Bill, Rodrigo Pimpão e Tássio para a posição.

Autor de oito gols na Série B do ano passado, Pimentinha se destaca pela habilidade e velocidade. Tais características lhe renderam o apelido de “Messi do Nordeste”. Anderson Wanderllan de Moraes Rodrigues, de 27 anos, nasceu em São Luís e começou no Moto Club, um dos maiores rivais do Sampaio Corrêa, onde chegou em 2012. Ainda conhecido como Anderson Pimenta, o atacante atuou pelo São Caetano em 2013.

Tomás deve chegar nesta sexta

Nesta sexta-feira, o meia Tomás é esperado no Rio de Janeiro para fazer exames e assinar contrato de um ano de duração. O jogador marcou 15 gols pelo Boa Esporte no último Campeonato Brasileiro da Série B. O clube ainda busca dois laterais por conta das saídas de Lima e Régis.

Por Eduardo Souza, Gustavo Rotstein e Marcelo Baltar Rio de Janeiro/GE

René testa time com três atacantes e destaca a participação de Sassá



Com Bill poupado, atleta ganha chance ao lado de Pimpão e Tássio entre os 11


Autor de um dos gols na vitória no jogo-treino contra o Barra Mansa, o atacante Bill foi poupado da atividade desta quinta-feira, em Vargem das Moças, assim como o meia Elvis. Assim, o treinador René Simões testou uma nova formação com três atacantes, lançando Tássio e Sassá entre os titulares na linha de frente.

Sasá disputa a bola com Murilo: atacante ganha chance entre os titulares (Foto: SSPress)

Enquanto Bill e Elvis, que não preocupam, faziam um trabalho de musculação, Tássio foi utilizado como centroavante no treino tático, e Rodrigo Pimpão e Sassá foram testados pelas pontas – o primeiro pela direita e o segundo pela esquerda. Autor do segundo gol da vitória sobre o Barra Mansa no dia anterior, Sassá foi bastante elogiado durante a atividade.

René Simões testa Botafogo com três
atacantes (Foto: SSPress)
O zagueiro Renan Fonseca foi outro observado pelo treinador entre os 11. Ele ganhou a vaga de Alisson – o volante Willian Arão foi outro que deixou o time, para Sassá entrar no ataque.

O treino, preparativo para o amistoso no próximo sábado contra o chinês Shandong Luneng, foi debaixo de chuva e em clima descontraído. Após o duelo contra o time de Cuca, a equipe alvinegra estreia no Campeonato Carioca na semana seguinte, contra o Boavista, em São Januário.

Confira os 11 jogadores que treinaram entre os titulares nesta quinta-feira: Jefferson; Gilberto, Roger, Renan Fonseca, Carletto; Marcelo Mattos, Jardel e Gegê; Sassá, Pimpão e Tássio.

Por Marcelo Baltar Niterói/GE

Goleiro Andrey entra na Justiça e troca Botafogo por Botafogo-SP


Jogador se desliga da pré-temporada do Alvinegro carioca nesta quinta-feira e viaja para Ribeirão Preto




O Botafogo sofreu mais uma importante baixa de uma de suas joias da base. O goleiro Andrey acionou o clube na Justiça e conseguiu o fim antecipado de seu contrato. Ele já deixou a pré-temporada alvinegra, em Niterói (RJ), e viajou para Ribeirão Preto, onde vai assinar com o Botafogo-SP.

Integrante da equipe de juniores campeã estadual em 2011, Andrey passou a treinar regularmente com os profissionais, mas fez sua estreia somente ano passado. Com Renan fora dos planos e Helton Leite irregular, foi dada ao goleiro de 21 anos a chance de substituir Jefferson no Campeonato Brasileiro quando o titular ainda descansava após a Copa do Mundo. Ele fechou a última temporada com oito partidas disputadas e 16 gols sofridos. Além disso, foi pela primeira vez convocado para a seleção brasileira sub, atuando em torneios sub-21.

Andrey começou treinando normalmente na pré-temporada de 2015, mas há uma semana não aparecia no campo. A alegação do Botafogo era a de que ele sofreu uma lesão no joelho durante um treinamento. Durante o treino da última terça o goleiro apareceu no campo. De chinelos, conversou e abraçou seus colegas de posição, num clima que aparentava despedida.

Por Gustavo Rotstein e Vicente Seda Rio de Janeiro/GE

Presidente lamenta prejuízo com veto ao Engenhão: "Conta vai ser cobrada"


Carlos Eduardo Pereira diz que responsabilidade por atraso das obras e condições do estádio são de Prefeitura e consórcio. Reunião entre as partes será nesta sexta




Nem estátua de Nilton Santos, que serviu de pneu,
se livrou dos entulhos (Foto: Gustavo Rotstein)
Por mais que já contasse com isso, o Botafogo não escondeu sua decepção com o fato de não poder contar com o Engenhão na primeira partida do Campeonato Carioca, dia 31, contra o Boavista. Após a confirmação de que o jogo será em São Januário, o presidente Carlos Eduardo Pereira garantiu que o clube só pretende retomar o controle do estádio somente quando ele estiver em plenas condições de uso.

Nesta sexta-feira, Carlos Eduardo Pereira terá uma reunião à tarde com representantes do consórcio construtor do Engenhão e com diversos integrantes da Prefeitura do Rio de Janeiro, que retomou a administração do estádio desde seu fechamento, em março de 2013, quando foram detectados problemas na cobertura.

- O Botafogo só volta ao Engenhão quando estiver tudo em ordem, tudo perfeito. A responsabilidade é toda deles (consórcio e Prefeitura). Sem dúvida é mais um prejuízo que amargamos. Prejuízo de gestão, retorno, sócio-torcedor, imagem, publicidade, credibilidade. É muito ruim. Mas essa conta vai ser cobrada mais adiante. Não tenha dúvida - afirmou o presidente alvinegro.

Presidente não tem previsão para retorno do Botafogo ao estádio (Foto: Gustavo Rotstein)
Diante desse quadro, Carlos Eduardo Pereira preferiu não fazer qualquer projeção de quando o Botafogo poderá novamente disputar uma partida oficial no Engenhão. Dessa forma, o compromisso contra o Boncuscesso, dia 7 de fevereiro, está sem local definido.

- Somente a Prefeitura pode fazer essa previsão – ressaltou.

Obras no Engenhão tiram estreia do Botafogo no Carioca do estádio (Foto: Gustavo Rotstein)

Por Gustavo RotsteinRio de Janeiro/GE

Movimentação e poder de fogo: Bota mostra evolução contra o Barra Mansa


René muda a equipe, e time apresenta melhoras na vitória por 2 a 0. Gegê vai bem com dupla de ataque, Arão ganha espaço, mas defesa ainda busca entrosamento





O Botafogo, aos poucos, começa a mostrar sua cara para a temporada. Embora ainda longe do ideal, o futebol apresentado contra o Barra Mansa evoluiu significativamente em relação à derrota no sábado passado para o Gonçalense, também em jogo-treino.

Para o teste contra o Barra Mansa, o técnico René Simões promoveu três mudanças. Aírton, Elvis e Sassá deram lugar a Willian Arão, Diego Jardel e Gegê. O Botafogo iniciou com a seguinte escalação: Jefferson, Gilberto, Roger Carvalho, Alisson e Carletto; Marcelo Mattos, Willian Arão, Diego Jardel e Gegê; Rodrigo Pimpão e Bill. As alterações agradaram, e o Botafogo apresentou um maior poder de fogo no ataque.

- No primeiro jogo bate a ansiedade de mostrar futebol. Nessa segunda partida já deixamos isso de lado e botamos o futebol para jogar. Ainda falta muito, mas vamos ganhar ritmo aos poucos – disse Rodrigo Pimpão, após a partida.

Trocas rápidas de passes, movimentação no ataque e jogadas pelos lados deram o tom no início do jogo. Gegê, por vezes, caiu pela esquerda e foi bem. O apoiador, muito pouco utilizado no ano passado, alternou entre o lado esquerdo e a armação, fazendo com que ora o time atuasse com três atacantes, ora no 4-4-2.

René Simões fez três mudanças em relação ao time que perdeu para o Gonçalense (Foto: Vitor Silva / SSpress)
O que também funcionou bem foi o ataque. Minutos após carimbar a trave, Bill marcou aproveitando cruzamento da direita de Rodrigo Pimpão. A dupla, que larga na frente na disputa por vagas, mostrou que pode dar alegrias aos alvinegros ao longo da temporada.

- Conhecia o Bill de nome. Ele é uma pessoa muito extrovertida, de grupo e tem tudo para dar certo. Eu tenho que fazer o meu trabalho, ele também, e todos tem que assumir a responsabilidade – disse Pimpão, sobre o novo companheiro de ataque.
Bill recebeu elogios do companheiro Rodrigo
 Pimpão (Foto: Vitor Silva / SSpress)
Jobson e Sassá deixaram o banco e também tiveram participações satisfatórias no segundo tempo. Enquanto o primeiro se movimentou muito e mostrou, mais uma vez, estar disposto a recuperar seu espaço no Botafogo, o segundo deu boas arrancadas e marcou o segundo gol, em cobrança de pênalti.

Willian Arão, que ganhou a posição de Aírton, vem sendo uma grata surpresa. Forte na marcação, o volante chegou bem ao ataque e quase marcou contra o Barra Mansa em dois lances de cabeça.

No entanto, nem todos foram bem. A dupla de zaga, formada por Roger Carvalho e Alisson, teve seus momentos de insegurança e mostrou falta de entrosamento, o que é normal para o início de temporada. Substituto de Elvis, Diego Jardel foi discreto.

O Botafogo tem neste sábado seu último teste antes do Campeonato Carioca. No Engenhão, a equipe enfrenta o Shandong Luneng, da China, em amistoso às 17h, com portões fechados. A estreia no Estadual acontece no dia 31, contra o Boavista.

Por Gustavo Rotstein e Marcelo Baltar Niterói/GE

Após saída de Régis, Bota busca dois laterais e espera Tomás nesta sexta


Lateral-direito vai para o Capivariano, e Alvinegro tenta confirmar contratação de mais quatro atletas para o Campeonato Carioca



Régis em pré-temporada do Botafogo: lateral foi desligado
do clube e jogará em São Paulo (Foto: Vitor Silva / SSPress)
A quase uma semana do início do Campeonato Carioca, o Botafogo vive a expectativa da chegada e também trabalha a saída de jogadores. O lateral-direito Régis será negociado com o Capivariano-SP e, assim, o clube busca no mercado atletas para as duas alas. Recentemente o Alvinegro perdeu Lima, que acionou o clube na Justiça e teve seu contrato rompido.

Régis tinha contrato com o Botafogo até 25 de setembro e não aparecia na pré-temporada desde o último sábado, quando atuou no jogo-treino contra o Gonçalense. O lateral-direito está fora do Rio de Janeiro desde então. Segundo o clube, ele inicialmente foi liberado para resolver problemas particulares, mas não será reintegrado ao elenco.

Em compensação, o meia Tomás é esperado no Rio de Janeiro nesta sexta-feira para fazer exames e assinar contrato de um ano de duração. O jogador que marcou 15 gols pelo Boa Esporte no último Campeonato Brasileiro da Série B depende apenas de algumas formalidades para ser anunciado oficialmente pelo Alvinegro.

Em relação a Pimentinha, o Botafogo já tem a garantia do Sampaio Corrêa que o jogador será liberado. Mas as dificuldades de contato com a diretoria do clube maranhense nos últimos dias vêm impedindo que o acerto seja concretizado. Já existe uma certa impaciência no Alvinegro, pois entende-se que o atacante está perdendo tempo de preparação.

Por Gustavo Rotstein e Marcelo Baltar Rio de Janeiro/GE