Páginas

segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Mattos diz que joga os 90 minutos de novo e chama a responsabilidade


Retorno após seis meses parado é avaliado como positivo pelo volante, que se mostra confiante para confrontos contra Figueirense e Chapecoense: "É possível"



Marcelo Mattos chama a responsabilidade e se diz confiante
para a reta final do Brasileiro (Foto: Vitor Silva / SSpress)
Marcelo Mattos surpreendeu o técnico Vagner Mancini e seus companheiros ao atuar os 90 minutos do clássico com o Fluminense, sábado, no Maracanã. Apesar da derrota por 1 a 0, o treinador disse que o jogador dá ao time, além de mais consistência no setor defensivo, um espírito diferente. Em entrevista coletiva no início da noite desta segunda-feira, no Engenhão, o volante afirmou que, por ele, estará em campo durante toda a partida contra o Figueirense, quarta-feira, em São Januário.

- Dá para jogar, sim (os 90 minutos). Talvez até pelo momento que o Botafogo está vivendo, talvez pela responsabilidade que eu tenho com o grupo e comigo mesmo. Isso talvez tenha me dado força para eu jogar todo o clássico. Se eu senti um cansaço, passou despercebido, porque eu estava jogando pensando em outras coisas, pensando em tirar o Botafogo dessa situação. Espero que quarta-feira eu jogue a partida inteira e possa comemorar a vitória no fim do jogo - disse Marcelo Mattos.

O volante projeta duas vitórias imprescindíveis sobre Figueirense e Chapecoense. O primeiro duelo, em São Januário, terá de ser jogado com o espírito apresentado diante do Fluminense, segundo Marcelo Mattos. Já o segundo confronto, "só Deus".

- Vai ser muito difícil contra o Figueirense. Eles vão jogar fechados, vamos ter que criar oportunidade para fazer gols. É uma equipe que vai jogar no contra-ataque. Temos que jogar como jogamos contra o Flu. Olhar para os jogadores deles como se fossem o Fred, o Conca. Só assim teremos chances de vencer. Depois, Chapecoense lá, só Deus. Vai ser uma final, o campo vai estar cheio, lotado. Mas vamos pensar: se sairmos dessa situação, olha o quanto vai ser bacana. Vai ser muito satisfatório para todos nós.

Nesta segunda-feira, apenas os jogadores que não iniciaram o clássico com o Fluminense estiveram no campo principal do Engenhão para realizar uma atividade comandada por Mancini. O volante Andreazzi realizará exame no músculo posterior da coxa esquerda para saber se há lesão. Carlos Alberto e Jobson apresentam dores musculares, e fizeram tratamento separado dos demais.

O Botafogo enfrenta o Figueirense, nesta quarta-feira, em São Januário. A partida é válida pela 35ª rodada do Campeonato Brasileiro e será realizada às 19h30 (de Brasília).

*Estagiária, sob supervisão de Diego Rodrigues

Retorno de Marcelo Mattos anima grupo e Mancini: "Xerife em campo"


De volta após seis meses, volante tem boa atuação no clássico, apesar da derrota, e recebe elogios de Gabriel e do técnico: "Se voltasse antes, situação seria diferente"



Retorno de Marcelo Mattos ao time do Botafogo anima o grupo
 de jogadores e ao técnico Vagner Mancini (Foto: Vitor Silva / SSpress)
Demorou, mas voltou. E ainda a tempo de ajudar o Botafogo na reta final da temporada. Fora da equipe desde abril por causa de uma lesão na região pubiana, Marcelo Mattosretornou aos gramados no clássico com o Fluminense, sábado, no Maracanã. Apesar da derrota por 1 a 0, a atuação do volante, que só havia participado da primeira rodada do Campeonato Brasileiro, animou os jogadores e Vagner Mancini. O treinador ressaltou a segurança passada por ele na defesa alvinegra e disse que a situação seria diferente caso Mattos houvesse voltado antes.

Se ele (Mattos) tivesse jogando antes, a situação do Botafogo seria diferente
Vagner Mancini


- Ele foi um xerife em campo. É o tipo do jogador que determina aquilo que vai acontecer à frente da zaga. É um atleta de muita imposição física, não entra perdendo em nenhuma jogada. Ele passa muita energia não só no setor de meio de campo, mas em todas as áreas. Todos perceberam a mudança com a volta dele. Se tivéssemos aberto o placar, ele irradiaria uma energia para o Gabriel e para o Andreazzi, e partiríamos no contra-ataque. Se ele tivesse jogando antes, a situação do Botafogo seria diferente - afirmou o treinador.

Companheiro de Marcelo Mattos no meio de campo, Gabriel também sentiu uma melhora no desempenho da equipe com a presença do jogador e disse que se surpreendeu com o fato de ele ter atuado durante toda a partida.

- Ele foi bem no clássico. O Marcelo é um cara de confiança do grupo. Um cara experiente. Precisamos de jogadores assim na reta final. Voltou nem e até surpreendeu todo mundo por ter jogado a partida inteira. Ficamos muito felizes com o retorno dele - disse Gabriel.

A disponibilidade de Marcelo Mattos é importante para Mancini, que ainda terá Andreazzi reavaliado após sentir um problema muscular no jogo de sábado. Jogador que se doa muito em campo, Gabriel vem mostrando sinais de cansaço, mas segue à disposição da comissão. Airton cumpre punição do STJD pelo pisão em Alexandre Pato, do São Paulo, e só poderá retornar na penúltima rodada.

O elenco alvinegro retorna às atividades na tarde desta segunda-feira, no Engenhão, visando ao jogo com o Figueirense, quarta, em São Januário. O Botafogo ocupa a 18ª colocação da tabela, com 33 pontos.

Por Sofia Miranda*Rio de Janeiro
*Estagiária, sob supervisão de Jessica Mello.

Matemática não ajuda, mas Botafogo não joga a tolha


Chances de rebaixamento aumentam, mas ainda há esperança para o Glorioso




Fluminense x Botafogo. (Foto: Agência Lance!Press)
Botafogo foi derrotado no sábado, mas ainda luta
contra o rebaixamento (Foto: Agência Lance!Press)
O Botafogo está cada vez mais próximo do rebaixamento para a Série B do Campeonato Brasileiro. Apesar das chances de permanecer na Série A serem cada vez menores, ninguém joga a tolha no Glorioso. Se conseguir um bom rendimento nos últimos quatro jogos que restam, o Alvinegro pode, sim, escapar da degola.

A boa notícia é que o Botafogo ainda depende das próprias forças para não jogar a Série B em 2015. De acordo com os cálculos do matemático Gilcione Costa, o Glorioso precisa de três vitórias nos quatro jogos que restam para ter boas chances de permanecer na Série A.

– Se o Botafogo tiver três vitórias, é provável que ele escape do rebaixamento. Com 42 pontos, as chances de queda são de 28% – disse o professor, que, por outro lado, não está confiante no time carioca.

– O problema do Botafogo é o Botafogo. A impressão que tenho é que o clube parece uma bomba-relógio. Não dá para cravar que o time vai cair, mas a chance é muito grande – comentou Gilcione.

A próxima “decisão” do Alvinegro será contra o Figueirense, na quarta-feira, em São Januário. Se não vencer, pode ser obrigado a não perder mais pontos no Brasileirão.


Leia mais no LANCENET!