Páginas

sexta-feira, 20 de novembro de 2015

De capitão da base ao ostracismo, Sidney vive seus últimos dias no Bota


Há dez anos no clube, contrato do volante termina no final do ano e não será renovado. Capitão e aposta da base, jogador teve poucas chances no profissional





Das arquibancadas do Maracanã ao lado do pai para os campos foi um pulo. Aos 10 anos, Sidney começou a realizar o sonho de qualquer menino: entrou para a base do Botafogo – seu clube de infância – e lá se firmou. Do pré-mirim ao sub-20, foi titular e capitão em todas as categorias e conquistou títulos como a OPG e o Carioca sub-20. O site do clube o descreve “como volante moderno e técnico, que sempre foi uma aposta do clube”.


Tratado como grande promessa nas categorias de base, o sonho de Sidney começou a desmoronar no mundo dos adultos. Integrado por Eduardo Húngaro, no ano passado, ao elenco profissional, o volante não se firmou. Em dezembro passado, nas férias, recebeu a notícia por e-mail de que não estava mais nos planos e passaria a treinar separado. Desde então, integra o chamado “Grupo 2”.

Sidney Botafogo jogo contra o Nova Iguaçu (Foto: Luciano Belford / SSPress)

- Fiquei chateado. Estou há dez anos no clube. Trabalhei a base toda para chegar ao profissional. Quando cheguei, tive apenas oportunidades na lateral esquerda, função que eu nunca havia exercido. Depois, antes mesmo da chegada do René Simões, fui afastado. Ele não teve nem tempo de me ver treinando. Algo muito estranho. Às vezes penso que tenho um inimigo dentro do Botafogo. Alguém que tem algo contra mim - desabafou o Sidney.

A vida no “Grupo 2” não vem sendo fácil. Os jogadores afastados não usam o campo de treino e batem bola atrás dos gols, três vezes por semana, além de se exercitarem na academia.

- Isso é muito ruim para um jogador. Não dá nem para manter o ritmo. Se não fosse o empenho dos preparadores físicos, seria ainda pior. Esse foi praticamente um ano perdido.


Com a demissão de René Simões, em julho, Sidney foi reintegrado pelo interino Jair Ventura. A nova oportunidade, no entanto, durou apenas seis dias. Com a chegada de Ricardo Gomes, o volante voltou para o “Grupo 2”, dessa vez acompanhando de Cidinho, Andreazzi, Jefferson Paulista e Milton Raphael. A ideia do treinador era trabalhar com um grupo mais enxuto.

Com contrato até dezembro, Sidney não permanecerá no Botafogo. O volante não foi procurado pelo clube e vê seu futuro cada vez mais distante de General Severiano. O jogador já recebeu sondagens de clubes menores do Rio de Janeiro.

 
Por Marcelo Baltar Rio de Janeiro/GE

Vencer ou vencer: Botafogo busca título da Série B contra o ABC


No estádio que leva o nome de Garrincha, em Brasília, Alvinegro tem segunda chance de assegurar antecipadamente a taça. Time potiguar já está rebaixado




Montagem de capa o GE
O nome é sugestivo: no palco que homenageia seu maior ídolo, o Botafogo tem, na noite desta sexta-feira, uma nova oportunidade para garantir antecipadamente o título da Série B. No Estádio Mané Garrincha, às 21h30, o Alvinegro enfrenta o ABC, uma vez que o já rebaixado time potiguar vendeu o mando de campo. Uma vitória assegura o troféu à equipe de Ricardo Gomes.


Sem chances de seguir na Série B, o ABC vendeu o mando de campo da partida desta sexta-feira por R$ 350 mil, já pensando em reduzir as despesas no fim da temporada. Em campo, o técnico Sérgio China vai usar o que tem de melhor no grupo e conseguiu motivar os jogadores ao destacar a visibilidade que terá o confronto contra o líder. O objetivo dos atletas é concluir o campeonato com dignidade e deixar boa impressão no mercado da bola que será reaberto em breve.


No Botafogo, a ordem é vencer ou vencer. Após perder em casa para o Santa Cruz, no último sábado, por 3 a 0, o Alvinegro não quer deixar escapar a nova oportunidade de conquistar o título. Um novo tropeço ainda poderia manchar a campanha na Série B, uma vez que a torcida anda desconfiada desde a derrota para o time pernambucano. Além do apoio do torcedor brasiliense, a equipe carioca terá os retornos de três peças importantes: Jefferson, Renan Fonseca e Daniel Carvalho.

Rodrigo Batista Raposo (DF) apita o jogo, auxiliado por Jose Reinaldo Nascimento Junior (DF) e Ciro Chaban Junqueira (DF). O SporTV transmite a partida. O GloboEsporte.com acompanha em Tempo Real, com vídeos.





ABC: após cumprir suspensão automática, Marcílio deve ocupar a lateral esquerda alvinegra, embora Sérgio China tenha testado Ednei improvisado durante o último treino em Natal. O Mais Querido deve jogar com Saulo, Reginaldo, Luizão, Adriano Alves e Marcílio (Ednei); Fábio Bahia, Rafael Miranda, Erivélton e Ronaldo Mendes; Bismark e Pingo.


Botafogo: Jefferson volta da Seleção, Renan Fonseca retorna após cumprir suspensão, e Daniel Carvalho está recuperado das dores que o tiraram da partida contra o Santa Cruz. Com Carleto suspenso, Diego Giaretta será deslocado para a lateral. O Botafogo vai a campo com Jefferson, Luis Ricardo, Renan Fonseca, Roger Carvalho, Diego Giaretta; Rodrigo Lindoso, Camacho, Willian Arão, Daniel Carvalho; Neilton e Navarro





ABC: o volante Jackson e o atacante Rafinha realizam trabalho de transição no departamento de fisioterapia. O meia Jeferson Paulista, ex-Botafogo, segue suspenso pelo STJD por estar em litígio com um ex-agente.

Botafogo: suspenso pelo terceiro cartão amarelo, Carleto está fora. Com lesão no joelho, Sassá não joga mais neste ano.




ABC: Adriano Alves, Bismark, Gilvan, Luizão, Rafael Miranda, Romarinho e Wellington Bruno.

Botafogo: Daniel Carvalho, Sassá, Serginho, Tomas e Willian Arão.


Por GloboEsporte.com Rio de Janeiro/GE