Páginas

quarta-feira, 27 de julho de 2016

Ricardo elogia vitória e cita evolução do Bota: "Time está pegando corpo"


Treinador vê jogo "muito difícil" e minimiza placar magro contra o Bragantino: "Outra estratégia". Alvinegro volta a ganhar após quatro jogos e se classifica na Copa BR





Junto com a torcida, Ricardo Gomes respirou aliviado após o placar de 1 a 0 sobre o Bragantino, na noite desta quarta-feira, na Arena Botafogo, que valeu uma vaga nas oitavas de final da Copa do Brasil (veja o gol no vídeo acima). Apesar do resultado magro e uma dificuldade que não era esperada pela torcida, o treinador ressaltou o resultado em um cenário considerado complicado: adversário com postura defensiva e um momento de pressão por vir de quatro jogos sem vencer. Mais importante do que isso, ele citou a evolução do time como um todo.


- É um jogo de copa. É um adversário difícil, ficou no Rio depois do jogo contra o Vasco se preparando. Diferente da competição de pontos corridos, outra estratégia, foi muito difícil. Estavam bem posicionados, difícil de entrar. Tivemos problemas nos 20 primeiros minutos, depois nos encontramos, mas sem ameaçar. No segundo tempo fomos bem, conseguimos a vitória e já estamos pensando no jogo contra o Palmeiras. As coisas estão caminhando com todos. Já não tem essa história de lesões. O time está pegando corpo. Não merecíamos a derrota contra a Chapecoense. Estamos melhorando a cada dia - afirmou.

Curtiu! Ricardo Gomes aprovou atuação diante do Bragantino e citou evolução diária da equipe (Foto: André Durão)

O Botafogo vai saber o seu adversário nas oitavas de final na próxima terça-feira, quando a CBF realizará o sorteio dos confrontos. Antes disso, o Alvinegro volta as atenções para o Campeonato Brasileiro, onde tenta sair da zona de rebaixamento e recebe o líder Palmeiras neste domingo, às 18h30 (de Brasília), na Arena Botafogo.


Confira outros momentos da entrevista coletiva de Ricardo Gomes:

Vinícius Tanque
É um jogador formado no Botafogo. Se pegar os números dele no sub-20 são muitos bons, especialmente no último ano. Ele trabalhou comigo no ano passado. E nos ajudou em três ou quatro jogos. Por vezes, você lança o garoto, e se ele ficar muito tempo sem jogar se perde a boa formação do Botafogo. Ele não teve sequência quando foi emprestado (ao Volta Redonda). Voltou ao clube sem ritmo até entrar em forma. Contra o Coritiba ele jogou uns sete minutos. Hoje entrou muito bem. Não só pelo gol, mas deu passes. Ele é forte, tem uma boa visão. Não é muito habilidoso, mas é um bom finalizador.

Moral
Bom entrar na fase decisiva da Copa do Brasil. A vitória também nos dá moral. Empatamos contra o Flamengo em um jogo estranho. Essa história de que está tudo certo, com o Botafogo jogando bem, não adianta. Se não traduzirmos em três pontos, o torcedor não quer saber. Essa vitória moraliza todos. Jogadores, comissão técnica. Isso é importante

Reunião
A cobrança da comissão técnica diretamente não é de agora. Não houve reunião para cobrar esforço ou a qualidade do time. Essa reunião foi bem diferente. Já demos sinais contra Flamengo, Chapecoense, mas nem sempre conseguimos traduzir esse domínio em gols. A classificação melhora o astral. Mas a cobrança vem de sempre.

Neilton
Agora temos, antes eu não tinha. Agora posso escolher. Ele pode começar jogando no domingo (Palmeiras) ou na quinta (Ponte Preta). Esse é nosso dia a dia. Vamos fazer uma avaliação. Quando se tem opções, é mais fácil. Ele está muito bem, mas não sei dizer hoje se será titular .

Carli
Ficou no banco. Passou muito tempo fora. Fez o jogo de ida contra o Bragantino, jogou contra a Chapecoense. Hoje seria um desperdício e poderíamos perder de novo o Carli. Pelo nosso calendário, temos que ter muita atenção para não perder jogadores por desgaste.


Fonte: GE/Por Marcelo Baltar/Rio de Janeiro

Botafogo vai de Tanque às oitavas, elimina Bragantino e alivia pressão


Alvinegro carioca espanta fantasma da Copa do Brasil, quebra sequência de quatro partidas sem vitórias e garante a classificação com um herói improvável ex-grupo 2


Foi sofrido e com um herói para lá de improvável, mas a torcida do Botafogo pode comemorar a vaga nas oitavas de final da Copa do Brasil! O cenário das vaias só não aconteceu graças a um gol de Vinícius Tanque, atacante que vinha sendo perseguido por alvinegros e até há poucos dias estava afastado no grupo 2, foi reintegrado após a venda de Ribamar para o TSV Munique 1860, da Alemanha. Artilheiro na base, o jovem de 21 anos entrou na etapa final no lugar do badalado Canales e, em seu primeiro toque na bola, marcou pela primeira vez como profissional. Assim, o Alvinegro carioca fez 1 a 0 sobre o Bragantino na noite desta quarta-feira, na Arena Botafogo, e quebrou uma sequência de quatro jogos sem ganhar. Placar que diminui a pressão em General Severiano após dias de reuniões da diretoria e com jogadores por cobrança de resultados.

Artilheiro nas categoria de base, Tanque correu para o abraço em seu primeiro gol como profissional (Foto: André Durão)


O Botafogo vai saber o seu adversário nas oitavas de final na próxima terça-feira, quando a CBF realizará o sorteio dos confrontos. Antes disso, o Alvinegro carioca volta as atenções para o Campeonato Brasileiro, onde tenta sair da zona de rebaixamento e recebe o líder Palmeiras neste domingo, às 18h30 (de Brasília), na Arena Botafogo. O Bragantino, por sua vez, também busca uma fuga do Z-4, só que da Série B e joga no sábado contra o Bahia, às 16h30, em Tanabi.


O Botafogo colocou a vantagem para escanteio e foi ao ataque para, além de buscar a vitória, espantar uma crise que se mostrava iminente. A postura em campo foi elogiável, mas a atuação ficou devendo... Houve dois gols anulados por impedimento, um de Neilton e outro de Diogo Barbosa; uma bola no travessão de Camilo em cobrança de falta; uma reclamação de pênalti em entrada de Bruno Pacheco em Camilo; e duas chances claras com Camilo e Canales - o primeiro errou a mira, e o segundo parou em Felipe. O Bragantino, que precisava balançar a rede para não dar adeus à competição, praticamente não incomodou Sidão nos 90 minutos, exceto por uma cabeçada perigosa de Eliandro após saída errada de Renan Fonseca. Quando tudo encaminhava para um 0 a 0 sob vaias, o gol à vera saiu: Vinícius Tanque entrou no jogo aos 34 do segundo tempo e, no minuto seguinte, estufou a rede no primeiro toque na bola para aliviar a pressão.


Fonte: GE/Por GloboEsporte.com/Rio de Janeiro

Pressionado, Botafogo joga por vaga e para afastar fantasma da Copa BR


Na Ilha do Governador, às 19h30, diante do Bragantino, Alvinegro tenta avançar às oitavas. No Z-4 do Brasileirão, time não quer correr riscos de novo tropeço precoce




O desafio, em tese, não é dos mais complicados. O Botafogo recebe o Bragantino, nesta quarta-feira, às 19h30, na Ilha do Governador, com a vantagem de jogar por dois resultados de empate (0 a 0 e 1 a 1) para avançar às oitavas de final do Copa do Brasil. No entanto, na zona de rebaixamento do Brasileirão, Ricardo Gomes não quer correr riscos. Até por isso a equipe deve ser formada em sua maioria por titulares, o que ainda não aconteceu nesta edição. No jogo de ida, há duas semanas, empate por 2 a 2 em Bragança Paulista.


No treino desta terça-feira, o treinador não deu pistas da escalação. Reunião da diretoria com os jogadores antes da atividade, porém, evidenciou a importância da classificação. Apesar do apoio, os dirigentes também cobraram resultados melhores. A tendência é que o Botafogo comece a partida com Sidão, Luis Ricardo (Diego), Carli, Emerson, Diogo Barbosa (Victor Luís); Airton, Rodrigo Lindoso (Fernandes), Bruno Silva e Camilo (Salgueiro); Neilton e Canales.




O retrospecto recente na Copa do Brasil preocupa e até por isso o Botafogo planeja dar atenção especial ao Bragantino. Nas últimas edições, eliminações traumáticas que desencadearam em crises marcaram o Botafogo. No ano passado, por exemplo, o Alvinegro caiu na mesma fase ao perder por 1 a 0 para o Figueirense no Nilton Santos. Curiosamente, no primeiro jogo, em Florianópolis, o placar foi de 2 a 2. A queda precoce resultou na demissão de René Simões.


A Copa do Brasil ainda é uma pedra no sapato alvinegro. Em sua melhor participação, o time carioca conseguiu o vice-campeonato em 1999, quando o título ficou com o Juventude. Boas campanhas, no entanto, são raras. Em apenas sete oportunidades o Botafogo conseguiu passar das oitavas de final. Eliminações para times considerados mais fracos são frequentes: Remo (2001), Gama (2004), Paulista (2005), Ipatinga (2006), Americano (2009), Santa Cruz (2010) e Avaí (2011).

Ricardo Gomes não deu pistas, mas time deve ser formado em sua maioria por titulares (Foto: Vitor Silva/SSPress)

Por ter empatado por 2 a 2 no primeiro jogo fora de casa, o Botafogo avança com vitória simples ou empates por 0 a 0 ou 1 a 1. Caso o placar da partida de ida se repita, a vaga será definida na disputa por pênaltis. O Bragantino se classifica com empate a partir de três gols ou vitória.


Botafogo x Bragantino 

Local: Arena Botafogo, no Rio de Janeiro (RJ)
Data e horário: quarta-feira, 19h30 (horário de Brasília)
Escalação provável: Sidão, Luis Ricardo (Diego), Carli, Emerson, Diogo Barbosa (Victor Luís); Airton, Rodrigo Lindoso (Fernandes), Bruno Silva e Camilo (Salgueiro); Neilton e Canales.
Desfalques: Jefferson, Emerson Silva, Leandrinho, Gegê, Rodrigo Pimpão e Sassá (DM); Anderson Aquino e Dudu Cearense (disputaram a Copa do Brasil por outras equipes)
Pendurados: Ninguém.
Arbitragem: Emerson Ferreira (MG) apita o jogo, auxiliado por Celso Silva (MG) e Sidmar Meurer (MG).


Fonte: GE/Por Marcelo Baltar e Thiago Lima/Rio de Janeiro