Páginas

domingo, 23 de fevereiro de 2014

Vitória sobre o Flu anima Eduardo Hungaro: 'Voltamos ao campeonato'



Técnico ressalta aproximação do G-4, afirma que 3 a 0 com reservas sobre o ex-líder não tem sentimento de resposta aos críticos e pede pés no chão para a Libertadores



A sensação de desconfiança antes da partida deu lugar ao sentimento de animação após a vitória por 3 a 0 dos reservas do Botafogo sobre o Fluminense, neste domingo, no Maracanã(confira os melhores momentos no vídeo). O técnico Eduardo Hungaro vibrou com o resultado e o fato de o time ter melhorado sua situação na tabela - agora é sexto colocado com 15 pontos.

Hungaro disse que a boa vitória sobre o líder não serve para dar qualquer tipo de resposta aos que o criticaram por não usar força máxima na maioria das partidas do Carioca.

- Voltamos para o campeonato. Foi um resultado muito importante contra o líder, que vinha de sete vitórias seguidas. Foi fundamental para mirarmos a classificação novamente. Não tem resposta nenhuma para ninguém. Ouvimos críticas, umas com base, outras sem base. Mas não tem resposta, nada que vem de fora nos abala. O treinador do Botafogo e seus jogadores não vão mudar o comportamento. Estamos felizes com o resultado, mas com os pés no chão. Se não vencermos, sabemos que as críticas voltam. Quem não está preparado para isso tem que trabalhar em outra área - afirmou, com firmeza.

Agora, o Bota volta todas as suas atenções para a Libertadores. Já nesta segunda-feira o elenco viaja para o Chile, onde, na quarta-feira, enfrenta o Unión Española no estádio Santa Laura.

Confira a entrevista completa do técnico Eduardo Hungaro:


Importância da vitória no clássico

Vencer é muito importante, e da forma que conseguimos fortalece a equipe. Temos que ter os pés no chão porque na quarta-feira temos outra pedreira em outra competição. Não dá para ficar comemorando muito, não. Esse foi o nosso papo depois do jogo. Temos um grupo especial, comprometido e hoje eles conseguiram um bom resultado.

Não tem nada de nó tático. Variamos a marcação, mas não entrarmos em campo só para defender. Se o Flu não se defendesse também, ia tomar goleada. Todos os times precisam se defender
Eduardo Hungaro

Nó tático?

- Não tem nada de nó tático. Variamos a marcação, mas não entrarmos em campo só para defender. Se o Fluminense não se defendesse também, ia tomar uma goleada. Todos os times precisam se defender. Conseguimos uma boa vantagem e montamos uma estratégia para o segundo tempo.

Henrique, autor de dois gols

- Foi a melhor atuação dele, independente dos gols. Eu tinha dito que este menino tem currículo, fez a formação em um clube importante, onde sempre foi tratado como uma joia. Foi eleito o melhor do Mundial sub-20. Venho da base e conheço o valor dele. Não tenho mérito nenhum, é todo dele. Ele era o maior destaque do time nos treinos de finalização. Tinha oportunidade, mas as coisas não aconteciam. Pode voltar a acontecer isso, mas o importante é que vemos que ele tem requisitos técnicos.

Atuação de Lucas em seu retorno

- Vamos ter calma, ele fez apenas o primeiro jogo. O Lucas dispensa apresentações, mas ainda não está na melhor forma. Quando estiver, vai disputar a posição. O Edilson também é um dos destaques do time. O Alex também mostrou no Carioca uma boa vertente ofensiva. É uma posição que estamos muito bem atendidos.

Melhora de rendimento do time B

- Quando se cria uma estrutura mais madura, os outros aproveitam melhor, como o Gegê e o Daniel. No clássico com o Vasco, a maioria eram jovens, e contra o Fluminense não eram a maioria. O retorno do Lucas, a presença do Renato, Bolatti... todos eles acrescentam e dão segurança aos meninos. É uma receita antiga no futebol.

Eduardo Hungaro em ação na beira do campo durante o clássico contra o Flu (Foto: André Durão / Globoesporte.com)

Equipe mais motivada por ser um clássico?

- O jogo de futebol tem intensidades diferentes. Dependendo, desperta nos jogadores mais ou menos concentração. Não tem nada a ver com concentração. Tem jogador titular que pediu para ficar no banco. Não vou dizer o nome. Esse grupo já provou desde 2013 que é especial, teve muitas dificuldades e ultrapassou todas.

Helton Leite


- Ele foi seguro, atento, e orientou bem. O pênalti foi só a cereja do bolo. Foi extremamente maduro, este jogo foi importante para o crescimento dele no clube. Temos que ter cuidado, estamos agora em uma reta, mas também temos que saber fazer curvas. Ele é ótimo garoto e tem tudo para crescer. O Renan também tem nossa confiança. Em termos técnicos, houve a necessidade de mudança, mas confio nele. Ele pode voltar a ser atuante no Botafogo.

Por Fred Huber Rio de Janeiro

Helton Leite sai em êxtase após pegar pênalti de Fred: 'Não caiu a ficha, não'


Goleiro crê que interrupção na primeira tentativa pode ter atrapalhado atacante, diz que o pai não deve ter visto seu feito no Maracanã e agradece ao clube pelo momento



Henrique brilhou ao marcar dois gols, Bolatti, outro, e o Botafogo deu um baile no Fluminense no Maracanã na vitória por 3 a 0, neste domingo (confira os melhores momentos com o lance do pênalti). Mas Helton Leite também saiu como herói. Depois de boas defesas no segundo tempo, o goleiro pegou um pênalti de Fred no fim do clássico e mostrou euforia ainda no gramado. Ele ganhou a vaga de Renan no time reserva do Carioca há três rodadas.

- Não caiu a ficha, não. Só peguei o pênalti, sai correndo, vi o pessoal do meu time... A defesa de pênalti é o gol do goleiro, então corri para o abraço - afirmou.

Para Helton, a interrupção do próprio atacante tricolor antes da batida, para reclamar de seus passos à frente, pode ter atrapalhado a concentração do rival, a quem elogiou.

- Acho que isso aí pode até ter confundido, não sei, desequilibrado ele um pouco. Ele é muito bom, fui muito feliz, consegui esperar até o final, e meu time pegou o rebote.

Contratado ao Criciúma, o goleiro alvinegro é filho de João Leite, ex-arqueiro de sucesso do Atlético-MG na década de 70 e 80. Questionado sobre o que ele deve ter sentido no momento de seu feito, não soube responder por causa da ansiedade do pai.

Fred bate mal e para em Helton Leite no fim do clássico, para delírio da torcida (Foto: André Durão)

- Acho que ele nem viu o pênalti. Ele não consegue. Acho que estava no quarto orando.

Em análise geral, Helton aprovou o desempenho e agradeceu o carinho de todos no clube.

- Meu time foi muito bem, fizemos uma partida excelente, vencemos um excelente time com um placar muito bom. Não é goleada, mas mostrou que fomos merecedores. Nunca imaginaria tanta coisa em tão pouco tempo. Agradeço ao Botafogo por me dar essa oportunidade, ao Jefferson, Renan, Andrey, ao preparador de goleiros, à minha família, porque nunca esperava um momento de felicidade em tão pouco tempo.

Na próxima rodada, o Glorioso encara o Macaé no sábado de carnaval, em Moça Bonita. O clube está em sexto e luta para se classificar entre os quatro melhores para as semifinais da Taça Guanabara. Antes, porém, está marcado um compromisso ainda mais importante: quarta-feira, pela Libertadores, a equipe considerada titular visita o Unión Española, do Chile.

Por GloboEsporte.com Rio de Janeiro

Reservas do Bota fazem 3 a 0 no Flu


Henrique (2) e Bolatti marcam para o Alvinegro, que sobe duas posições e é 6º. Tricolor é vice-líder, com 22 pontos, três a menos que o Rubro-Negro




déjà-vu?

Henrique

A exemplo de Rafael Marques, Henrique teve primeiro ano ruim no Bota. Agora, começa a subir. Com os dois gols que fez, chegou a cinco na temporada.


tarde infeliz

Fred

O craque tricolor fez dois gols, mas ambos foram anulados corretamente por impedimento. No fim, ainda perdeu um pênalti, defendido por Helton Leite.


público

13.298

Flu x Bota teve renda de R$ 478.320, com 13.298 pagantes (16.504 presentes). Domingo passado, Vasco x Fla teve pouco menos: 13.245 pagantes.

Para poupar os titulares visando à Libertadores, Eduardo Hungaro levou a campo na tarde deste domingo, no Maracanã, o time reserva. E o grupo do Botafogo mostrou sua força. Com dois gols de Henrique e um de Bolatti, o Alvinegro fez 3 a 0 no Fluminense, chegou aos 15 pontos, subiu duas posições e terminou a rodada na sexta colocação. Com a derrota, o Tricolor - que ainda desperdiçou um pênalti, com Fred - permaneceu com 22, na vice-liderança. O resultado manteve o Flamengo - que venceu o Resende por 3 a 0 neste sábado - na liderança isolada do Campeonato Carioca, com 25 pontos.

Nesta segunda-feira, o Botafogo viaja para o Chile onde enfrentará o Unión Española pela Libertadores na quarta. No mesmo dia, o Fluminense vai a Macaé enfrentar a Cabofriense, no Moacyrzão, pelo Campeonato Carioca. O Alvinegro só volta a campo pelo estadual no próximo sábado, contra o Macaé, em Moça Bonita.

- Muito importante (o resultado). O nosso objetivo era somar esses três pontos para encostar nos líderes. Encontramos um oponente qualificado, que está na nossa frente, mas conseguimos fazer os gols que precisávamos - disse o meia Jorge Wagner, do Botafogo.

No lado do Flu, Walter, que entrou na etapa final e não conseguiu balançar a rede, admitiu os méritos do adversário no clássico deste domingo.

- O nosso time tentou dar o melhor, mas o Botafogo hoje está de parabéns. Só isso.

Cartão antes do início

Henrique comemora o gol depois de boa finalização de canhota no Maracanã (Foto: André Durão)

Antes mesmo do apito inicial, Diego Cavalieri foi punido com cartão amarelo por fazer um buraco com as chuteiras no gramado, numa espécie de marcação na linha da pequena área. Com o time reserva, o Botafogo se lançou ao ataque e, logo aos 8 minutos, Renato obrigou Diego Cavalieri a fazer boa defesa. Saindo com velocidade nos contra-ataques, o Fluminense chegava bem, mas não conseguia finalizar com perigo. Fred chegou a marcar, mas o árbitro acertadamente anulou. O atacante tricolor estava em posição de impedimento.

O Botafogo abriu o placar aos 32 minutos. Depois de Bruno rebater mal uma bola, Henrique pegou bem, de canhota, da entrada da área, e fez 1 a 0.

Depois do gol, o Fluminense tentou retomar o domínio da partida, mas seguiu com problemas para conseguir finalizar. Já nos acréscimos, Fred teve mais um gol anulado, novamente com o árbitro assinalando impedimento, dessa vez de Bruno, no início da jogada.

Times voltam com alterações

O Alvinegro voltou para o segundo tempo com Gabriel no lugar de Airton. O Fluminense também teve alteração, com Wagner na vaga de Valencia. A etapa final começou bem movimentada. Primeiro, o Tricolor levou perigo com Carlinhos. Helton Leite fez boa defesa. Logo em seguida, Gegê chutou rente à trave de Cavalieri. O Alvinegro voltou a chegar bem com Bolatti.

Renato Gaúcho, então, chamou Walter para entrar no lugar de Sobis. Eduardo Hungaro também resolveu mexer logo em seguida: Jorge Wagner substituiu Gegê.

Bota marca duas vezes, e Fred perde pênalti

Helton Leite cai para defender o pênalti batido por Fred no fim do jogo (Foto: André Durão

E, com eficiência, o Alvinegro chegou ao segundo gol. Depois de jogada rápida, Daniel deu de calcanhar, Jorge Wagner bateu com força, a bola desviou na zaga e Henrique aproveitou para fazer 2 a 0, aos 20. E, apenas dois minutos depois, Junior Cesar fez cruzamento com capricho e Bolatti, de primeira, marcou o terceiro.

Com a vantagem no placar, a torcida alvinegra passou a gritar "olé" nos toques de bola do time. Aos 41, o a bola bateu no braço de Dankler dentro da área e a arbitragem entendeu que houve pênalti a favor do Fluminense. Num primeiro momento, a torcida tricolor gritou o nome de Conca. Depois, mudou e cantou: "Fred vai te pegar". Mas o atacante falhou. O camisa 9 bateu e Helton Leite fez a defesa.]

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

Em situações opostas, Flu e Botafogo se enfrentam no Maracanã


Tricolor terá força máxima e busca retomar a liderança do Campeonato Carioca contra Botafogo que prioriza Libertadores, terá time de reservas e tenta se recuperar




TR: Botafogo x Fluminense
Fluminense e Botafogo se enfrentam neste domingo, às 16h, no Maracanã, em situações bastante adversas. Enquanto o Alvinegro prioriza a Copa Libertadores e jogará com um time reserva, mas precisa vencer para chance de classificar às semifinais do Campeonato Carioca, o Tricolor terá força máxima e busca a oitava vitória consecutiva para recuperar a liderança da competição.

Até a véspera do jogo pouco mais de 10 mil ingressos foram vendidos, a grande maioria para torcedores do Fluminense. A comercialização continua no Maracanã até a hora do jogo. As sedes de Fluminense e Botafogo, nas Laranjeiras e General Severiano, respectivamente, abrirão para vendas das 10h às 12h.

Renato não dá pistas, mas deve repetir time contra o Botafogo

No último treino antes do clássico diante do Botafogo,o técnico Renato Gaúcho preferiu não indiciar o time que entrará em campo neste domingo, às 16h, no Maracanã. Com todo o elenco à disposição, o treinador optou por liberar o tradicional rachão, mas não participou da atividade dos jogadores. A tendência, no entanto, é que o treinador repita a equipe titular que vem atuando nos últimos jogos. Apesar de enfrentar um time reserva, o técnico pregou respeito ao adversário.

– O torcedor precisa entender que o jogo não é fácil. O Botafogo tem um grupo muito qualificado e nos dará trabalho. A responsabilidade está conosco, mas não acredito nisso e nem passo dessa forma para os jogadores, já que temos que respeitar o adversário que virá se dedicando muito em busca da vitória – garantiu o comandante tricolor.
Animado com o bom momento da equipe, o atacante Rafael Sobis aproveitou para convocar os torcedores ao Maracanã para apoiar o Tricolor:

 - Temos um grupo de muita qualidade e os resultados estão acontecendo. Estamos confiantes e a torcida pode ficar confiante também. Ela tem de continuar indo aos jogos, nos apoiando, que estamos nos dedicando muito para não decepcioná-la.

Motivação para lotar o Maraca e apoiar o Flu não falta para os tricolores.

Com a força dos reservas

Após dois jogos com titulares no Campeonato Carioca, o Botafogo voltará a escalar jogadores considerados reservasno Estadual, priorizando à Copa Libertadores. Na quarta-feira, o time enfrenta o Unión Española (CHI), no Chile.

Para o jogo contra o Fluminense, a grande novidade é o retorno do Lucas. O lateral, que até o início do ano passado era titular absoluto e chegou até a ser chamado para a Seleção, sofreu uma grave lesão no ano passado e ficou cinco meses sem atuar. Neste ano, disputou apenas uma partida, pois logo na estreia do Carioca teve uma torção no mesmo tornozelo.

E é justamente citando a escalação do próprio Lucas que o técnico Eduardo Hungaro defende que o time que disutará o clássico não é "reserva". Ele lembra que na equipe há atletas como Bolatti, Renato e Junior Cesar, que estão no mesmo nível, por exemplo, dos astros do Fluminense.

- Se olhar o time de domingo, Lucas, Junior Cesar, Bolatti, Renato, jogadores com nível igual do FLuminense, mas nao tem entrosamento. Se o time do ano passado, que sofreu mudança no ataque, tem desencontros, é natural que essa equipe do Estadual tenha mais desencontros que a titular. Mas temos condições de fazer jogo equilibrado, até pela motivação que vejo em todos - disse Hungaro.

FICHA TÉCNICA

FLUMINENSE X BOTAFOGO

Local: Maracanã, Rio de Janeiro (RJ)
Data-Hora: 23/2/2014 - 16h 
Árbitro: João Batista de Arruda (RJ) 
Auxiliares: Silbert Faria Sisquim (RJ) e Eduardo de Souza Couto (RJ)

FLUMINENSE: Diego Cavalieri; Bruno, Gum, Elivélton e Carlinhos; Valencia, Diguinho, Jean e Conca; Rafael Sobis e Fred - Técnico: Renato Gaúcho.

BOTAFOGO: Helton Leite; Lucas, Dankler, Andre Bahia e Junio Cesar; Aírton, Bolatti e Renato; Gegê, Daniel e Henrique. Técnico: Eduardo Hungaro.


Leia mais no LANCENET!