Páginas

sexta-feira, 26 de abril de 2019

Barroca confirma time da estreia do Botafogo e afirma: "Treinamos para ganhar do São Paulo"


Técnico volta a falar bastante em coragem e protagonismo e, pautado nisso, mostra confiança em voltar do Morumbi com um bom resultado



Em longa coletiva concedida nesta sexta-feira, o treinador Eduardo Barroca, muito confiante, confirmou o time que enfrentará o São Paulo, neste sábado, às 16h, pela primeira rodada do Brasileiro. Alex Santana, com problemas na coxa direita, é o principal desfalque.


Escalação do Botafogo: Gatito, Marcinho, Carli, Gabriel e Jonathan; Wenderson, Bochecha e João Paulo; Cícero, Pimpão e Erik.



Barroca, Botafogo — Foto: Fred Gomes


A exemplo do feito em sua apresentação, voltou a bater muito nos termos protagonismo e coragem. Pautado nisso, por diversas vezes afirmou ser possível vencer o São Paulo no Morumbi.


- Espero um jogo bastante equilibrado, difícil como deve ser. São Paulo tem grande equipe, grande treinador e joga em casa. Mas a gente treinou esses 10 dias para jogar e para ganhar o São Paulo. É em cima disso que a gente vai trabalhar. E é em cima disso que vamos trabalhar. Jogo difícil, mas vejo como completamente factível de ir lá e vencer o São Paulo.


Questionado se está nervoso para sua estreia à frente do time profissional, respondeu de maneira serena.


- Estou bastante tranquilo, e o que me deixa tranquilo é a forma como os jogadores trabalharam desde o dia 16. A entrega foi muito boa, trabalharam num nível bastante alto. Sabemos da responsabilidade de dirigir o Botafogo, mas a entrega me deixa tranquilo. Estou bastante confiante em fazer um bom início de campeonato.



Confira outras respostas de Eduardo Barroca:

Animação para a estreia

- O que tenho de referência para falar foi a entrega dos jogadores e como estou enxergando como estão encarando o desafio que demos a ele. Estou vendo uma equipe inconformada e preparado para fazer uma boa estreia.


Está satisfeito com o elenco atual?

- Entendo que em clube grande não se pode falar em satisfação. Falo em três competições para os jogadores. Primeiro o jogador precisa competir com ele mesmo, precisa estar amanhã melhor do que hoje. A segunda competição é a dos jogadores com os mesmos da posição. Temos Marcinho com Fernando, Carli com o Marcelo e por aí vai. A terceira competição é o jogo de futebol. É você competir com seu oponente, sua equipe fazer mais gols, tomar menos gols. É a forma que uso para avaliar minhas escolhas.


- Estou feliz com o que esses jogadores trabalharam, mas não posso fechar nunca. Se o nível de competição não estiver bom, posso abrir outra.


Protagonismo tem a ver com ofensividade?

- Torcida do Botafogo gosta desse tipo de jogo, historicamente os grandes times de Botafogo tinham jogadores de seleção brasileira. Está no DNA do Botafogo vencer com grandes jogadores. Relaciono muito o protagonismo à coragem, ao equilíbrio, à ofensividade. Quando falo em protagonismo, está muito mais ligado a equilíbrio disso tudo, porque naturalmente vai fazer com que a gente ataque mais, fique menos exposto e fique equilibrado para pressionar adversário.


Barroca tenta tirar a "tatuagem de garoto" de alguns jovens ao ser perguntado sobre se Yuri e Victor Lindenberg estão sendo observados ou se serão utilizados em breve.


- Estão integrados ao elenco. Vão fazer parte do grupo. Mas queria deixar claro uma coisa: hoje no meu elenco não tem nenhum jogador que poderia jogar com o Goytacaz pelo sub-20, não tenho nenhum jogador com idade de sub-20. É bom diferenciar jogador formado na base de garoto. Temos o Marcelo, com experiência de Libertadores, o Marcinho, também com experiência, Gustavo... São jogadores de 23 anos.


- Não é porque foi formado no Botafogo que ele precisa ter essa tatuagem de garoto. São homens, têm suas experiências. É importante desmitificar essa pecha. Estão competindo em igualdade.


"Com goleiro e centroavante não dá para brincar" (Barroca diz que Botafogo segue na busca por um 9 ao ser questionado sobre Tréllez)

- É uma posição que a gente precisa de um jogador de "punch", Não dá para jogar um Campeonato Brasileiro de Série A com apenas dois jogadores. É uma competição muito longa e, concomitantemente, vamos ter outra competições. Já conversei com a direção de que precisamos de nível seletivo alto nessa posição. Precisamos de jogador que agrega valor.


- Costumo dizer que com goleiro e centroavante não dá muito para brincar e correr risco.


- É em cima disso que a direção tá trabalhando. Entendo que isso mais rapidamente será resolvido.


Por que a aposta em técnicos jovens tem dado certo no Botafogo?

- Não saberia responder com a fidedignidade que merece. Jair é meu amigo pessoal. Apesar de jovem na idade, ele tinha uma longa história no clube, passou por seleção brasileira. Assumiu interinamente algumas vezes.


- Alberto tinha experiência grande no Palmeiras e no Atlético-PR. Pavimentou caminho estudando fora do país e trabalhando com grandes profissionais.


- Não sei dizer por que o Botafogo opta por jovens. Muito mais importante do que ser jovem é saber o caminho que esses profissionais traçaram.


Renovação dos treinadores- Me sinto privilegiado de ter trabalhado com técnicos experientes: Falcão, Caio Júnior, Joel Santana, Jorginho. Trabalhei com diversos treinadores experientes e de estilos diferentes. Não tenho dúvida que foi minha maior faculdade. Acho que o processo de renovação é natural, os espaços vão aparecendo. Equipes e dirigentes vão fazendo escolhas.


Barroca sai pela tangente ao ser perguntado sobre o posicionamento


- Tanto Gustavo, como Jean e Alan Santos são dessa posição. Alan me agradou muito tecnicamente. Jean tem entrega grande, experiência e uma força física acima da média. Wenderson jogou muito tempo comigo nessa posição. Pude dar oportunidade a todo mundo.


- Gustavo começa o jogo com o São Paulo. Que ele possa transferir para campo o que fez nos treinos, porque, se ele fizer, acredito que seremos bem-sucedidos no jogo.


Fonte: GE/Por Fred Gomes — Rio de Janeiro