Páginas

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Renato segue fora no Bota e Bruno Mendes pode ganhar chance de viajar


Volante ainda está em fase final de recuperação e vetado para jogo com o Bahia. Jovem atacante é elogiado por Oswaldo e briga por vaga na relação

Renato ainda se recupera de problema na coxa
esquerda (Thales Soares / Globoesporte.com)
O técnico Oswaldo de Oliveira esperava contar com o volante Renato para o confronto com o Bahia, domingo, em Salvador, pelo Campeonato Brasileiro. No entanto, o jogador ainda não se recuperou completamente do problema na coxa esquerda e segue fora do time do Botafogo na expectativa de ficar à disposição para o clássico com o Fluminense, dia 6 de outubro, no Engenhão.

Renato já trabalha a parte física desde a semana passada, mas ainda não concluiu a sua recuperação. O jogador não atua desde a vitória por 2 a 0 sobre o Coritiba, dia 2, no Engenhão, no primeiro jogo da série invicta de seis do Botafogo no Brasileiro.

- Ele nem vai para esse jogo, já que não participou dos treinamentos com o grupo. Ainda estou um pouco pessimista e ele vai reiniciar a semana que vem com mais um ciclo - disse Oswaldo de Oliveira.

Se Renato sequer vai viajar com o grupo, o atacante Bruno Mendes vive a expectativa de primeira vez estar à disposição para defender o Botafogo. O jogador, de 18 anos, veio do Guarani, já treina com o grupo e Oswaldo espera para definir a sua situação.

- Observei o Bruno antes de enfrentarmos o Guarani. Vi os vídeos e ele chamou a atenção. Quando soube a idade, chamou ainda mais a atenção. É um jovem com potencial, que apresentava espaço para crescer. Ele está se adaptando e precisa trabalhar mais fisicamente. Tenho um olhar muito otimista - comentou Oswaldo.


Por Thales SoaresRio de Janeiro

Após rodada com três erros, árbitro Sandro Meira Ricci não é escalado



Árbitro de Botafogo x Bahia será Heber Roberto Lopes (Fifa-PR)




Após três falhas de arbitragem no jogo Botafogo e Corinthians, todas prejudiciais ao Glorioso, o juiz Sandro Meira Ricci (Fifa-PE) não foi escalado para a próxima rodada do Brasileirão. Depois do empate por 2 a 2, o Alvinegro reclamou muito da atuação do trio de arbitragem e chegou a enviar um relatório com os erros para a entidade máxima do futebol nacional.

A CBF não anuncia punições aos árbitros. Porém, Sandro Meira Ricci não foi colocado para apitar nem mesmo partidas de divisões inferiores neste fim de semana.

Foram três lances capitais que prejudicaram a vida do Glorioso no confronto. No primeiro, Elkeson foi derrubado na frente da área, mas a falta não foi dada. Em seguida, o Corinthians teve pênalti marcado em lance de impedimento não dado. Por fim, no segundo tempo, Jadson foi derrubado na área por Ralf, porém a penalidade não foi cravada.

O árbitro do duelo entre Bahia e Botafogo, domingo, em Pituaçu, será Heber Roberto Lopes (Fifa-PR).


Dória deixa chororô do Bota para trás e se diz pronto para duelo com Souza



Torcedor em 2008, zagueiro lembra sua reação ao episódio protagonizado pelo atacante do Bahia na final do Carioca quando atuava pelo Flamengo



Em 2008, Dória ainda não havia chegado ao Botafogo para iniciar sua trajetória nas categorias de base, mas como torcedor acompanhava o seu time, sofria e vibrava. Na final do Campeonato Carioca daquele ano, o zagueiro, então com 13 anos de idade, acompanhou à distância Souza tripudiar do seu clube de coração com a comemoração do chororô na vitória do Flamengo na decisão da competição.

Quatro anos depois, Dória terá a chance de enfrentar Souza pela primeira vez no confronto entre Botafogo e Bahia, pelo Campeonato Brasileiro, domingo, em Salvador. Até hoje, o atacante é alvo de protestos dos torcedores do clube a cada encontro, sempre com provocações.

Zagueiros Dória e Fabio Ferreira no treino do Botafogo (Foto: Thales Soares / Globoesporte.com)

- Ninguém gosta de ver alguém brincando com um emblema do clube ou o escudo do nosso time. Cada jogador tem uma escolha de comemoração. Alguns explodem, outros gostam de provocar. Essa é a escolha dele. Mas deixa falar. Tenho que mostrar dentro de campo - disse Dória.

Em 2011, Souza repetiu a comemoração do chororô no empate em 2 a 2, em São Januário, pelo Campeonato Brasileiro. Ele fez os dois gols do Bahia na ocasião. No primeiro turno deste ano, não teve sucesso e saiu de campo com uma derrota por 3 a 0, na apresentação de Seedorf para os torcedores do Botafogo.

- Mas não tem mágoa de ninguém. Temos que entrar em campo para mostrar o melhor e fazer o Botafogo sair de campo com a vitória - afirmou Dória, de apenas 17 anos.

No primeiro turno, Dória ainda estava à espera de uma oportunidade até para ficar no banco de reservas. Agora, assumiu a posição de titular e terá a missão de marcar Souza. Se conseguir parar o rival, ganhará ainda mais respeito dos torcedores do Botafogo.

- Tenho que mostrar meu melhor dentro de campo, ganhando todas as bolas possiveis contra ele em prol da equipe - avisou Dória.

Por Thales SoaresRio de Janeiro

Galã precisou perder 12 kg para contar a história de Heleno, jogador do Botafogo



“Fiquei cadavérico”, conta Rodrigo Santoro,
que não gostou de ficar magro para o cinema

Nathália Ilovatte, do R7
Rodrigo SantoroFoto: Montagem/R7
O ator como Heleno, 12 kg mais magro e, ao lado, com o seu peso normal. Dá para acreditar?

Sempre paquerador e elegante nas telonas, Rodrigo Santoro precisou mudar o seu estilo de vida e entrar de cabeça na caracterização pesada para contar a história de Heleno, um dos principais e mais polêmicos jogadores do Botafogo no passado.
R7 conversou com Santoro sobre o processo de emagrecimento e ele revelou que, como bom filho de italianos, sentiu muita falta de comer o que gosta ao fazer a dieta que, aliada a exercícios aeróbicos, pouco carboidrato e muito suor o fez ficar “cadavérico”.
— Eu tive que perder muito peso, foi um trabalho muito longo, um grande sacrifício.
Sempre com acompanhamento médico, Rodrigo não recomenda que o tipo de dieta que ele fez seja feita em casa, e conta que, mesmo com o estilo de vida “zen” que leva, sentiu muita falta de seus pratos preferidos:
— Senti falta de massa, sorvete, eu sou filho de italianos, né, então, já viu!, — contou o ator, aos risos.
Por BotafogoDePrimeira

Cria do Guarani, Bruno Mendes já foi comparado com Careca


Atacante do Botafogo diz que as pessoas veem semelhanças físicas
entre ele e o ex-centroavante da seleção brasileira, nos anos 80 e 90


Bruno Mendes e Careca se encontraram há pouco
tempo (Foto: Murilo Borges/Globoesporte.com)
O Botafogo apresentou na quarta-feira sua última contratação para a temporada: o atacante Bruno Mendes, de 18 anos, que estava no Guarani. Em Campinas, por causa de algumas coincidências físicas, ele já foi até comparado com Careca, o que conta como motivo de orgulho para qualquer centroavante. O ex-jogador da seleção brasileira, nos anos 80 e 90, e do São Paulo, também é cria do Bugre.

- O Careca começou cedo igual a mim. Temos cabelo, altura (1,84m) parecidos... Aí surgiu a comparação - disse o jogador, que tem como principal espelho Ronaldo Fenômeno.

No Botafogo, Bruno Mendes já teve a oportunidade de conversar com os jogadores mais experientes, entre eles Seedorf. O atacante já imagina quando estiver em campo e for servido pelos passes do camisa 10.

- Ele dá bastante conselhos, é muito gente boa. Espero poder jogar ao lado dele, receber passes.

Bruno Mendes assinou contrato de empréstimo ao Botafogo até o fim da próxima temporada. Já regularizado, ele poderá ter a chance de fazer sua estreia na equipe no domingo, contra o Bahia, às 16h (de Brasília), em Pituaçu, pela 27ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Por Fred HuberRio de Janeiro

Para não perder outro voo, Jobson 'inova' e dorme ao lado do aeroporto




Atacante saiu de casa mais de 12 horas antes de embarque para o Rio de Janeiro



Jobson - Botafogo (Foto: Wagner Meier)
Jobson desembarcou no Rio de Janeiro na tarde
 desta quarta-feira (Foto: Wagner Meier)
Ciente de que poderia pôr tudo a perder com o Botafogo se fosse responsável por uma nova eventualidade na viagem de Brasília para o Rio de Janeiro, Jobson tomou medidas drásticas para não repetir o filme da última segunda-feira, quando por atraso não voou para a Cidade Maravilhosa. Em atitude muito inusitada, o atacante deixou a casa dele na Capital Federal na noite de terça-feira e dormiu em hotel ao lado do aeroporto – na mesma cidade – só para não passar sufoco no horário do voo, programado para sair às 13h05 desta quarta-feira.

Na segunda-feira, Jobson perdeu a viagem por atraso de cinco minutos. Já na quarta-feira, além de ter acordado ao lado do Presidente Juscelino Kubitschek, o jogador foi para o saguão de embarque – já com passagem conferida pela companhia aérea – uma hora e meia antes do avião decolar. A tática antiatraso deu resultado e o atacante de 24 anos chegou ao Rio, são e salvo.

Desta vez, a pitada de drama para Jobson ficou por conta das péssimas condições climáticas no Rio de Janeiro. A forte chuva que caiu na quarta-feira já era de conhecimento do atacante desde a noite de terça-feira. O jogador passou parte do tempo antes de dormir em sites de meteorologia, preocupado com um possível atraso ou cancelamento do voo.

De fato, a tempestade no Rio atrapalhou um pouco o dia de Jobson. O avião com o atleta saiu 55 minutos atrasado de Brasília, o desembarque ocorreu às 15h30 e o imprevisto acarretou no adiamento da reunião que o jogador teria em General Severiano com o gerente de futebol do Botafogo, Anderson Barros. O papo com o dirigente vai ocorrer nesta quinta-feira à tarde.

No Rio, Jobson está hospedado em hotel próximo da sede do Botafogo, em instalação providenciada pelo próprio clube. Uma garantia e tanto para que o atacante funcione novamente como o esperado.

Obra atrapalhou no dia de voo perdido

Na segunda-feira, o atraso de Jobson se deu pelo excesso de confiança do atacante no controle do horário. O jogador almoçou tranquilamente e acreditou que teria caminho livre para chegar ao aeroporto. Porém, uma obra em uma rodovia que liga o centro da cidade ao aeroporto prejudicou o trânsito e atrapalhou os planos do atleta.

Nesta quarta-feira, enfim, Jobson apareceu sorridente no Aeroporto Santos Dumont. O jogador embarcou sozinho em Brasília e logo no saguão do aeroporto no Rio de Janeiro encontrou dois amigos, que o acompanharam pelo caminho até um carro particular na saída da instalação.

Jobson foi solicitado pela imprensa para dar entrevista no aeroporto, mas o atacante não concedeu grandes declarações. Ele disse apenas que preferia conversar com os veículos de comunicação só após a reunião com o gerente de futebol do Botafogo, Anderson Barros.

Logo ao se instalar no Rio de Janeiro, o atacante comunicou os familiares de que o diálogo com o dirigente havia sido adiado por um dia e que o voo tinha chegado com segurança na Cidade Maravilhosa.
A reunião desta quinta-feira será somente entre Jobson e Anderson Barros. O empresário do atleta, Antenor Joaquim, se encontra fora do Brasil.


Vinícius Perazzini -Rio de Janeiro (RJ) Leia mais no LANCENET!


Cabem juntos? Oswaldo não sabe se escalará time com Renato e Seedorf




Dupla atuou em nove jogos juntos e rendimento é de 48% dos pontos conquistados


Renato e Seedorf - Vestiário do Botafogo (Foto: Fernando Soutello/AGIF)
Renato e Seedorf jogaram nove jogos
juntos (Foto: Fernando Soutello/AGIF)
 
O futebol clássico de Renato está novamente à disposição de Oswaldo de Oliveira para o duelo contra o Bahia, domingo, em Salvador. Se antes era intocável, agora não tem mais sua escalação garantida entre os titulares. O principal motivo é que Oswaldo de Oliveira sabe que com ele e Seedorf juntos o time perde em movimentação.

A lesão no músculo adutor da coxa esquerda que afastou Renato do time aconteceu na vitória por 2 a 0 sobre o Coritiba, dia 2 de setembro. Curiosamente foi neste jogo que a equipe iniciou a sequência invicta de seis jogos, com três vitórias e três empates. O treinador já admitiu que o time fica mais lento quando a dupla de veteranos está em campo.

– Isso é óbvio, é perceptível. A gente sente isso principalmente com a sequência de partidas – revelou o técnico Oswaldo ao LANCE!, em entrevista exclusiva, no dia 11 de setembro, no Engenhão.

Desde que o holandês chegou ao Botafogo, os dois atuaram juntos em nove jogos. Foram quatro vitórias, um empate e quatro derrotas. O aproveitamento do time com a dupla é baixo, com 48% dos pontos conquistados. A última vez que se encontraram em campo foi na goleada sofrida para o São Paulo, por 4 a 0.

Além de deixar o time mais lento ao lado de Seedorf, Renato ganhou dois concorrentes para a posição. A juventude de Gabriel, de 20 anos, que herdou sua vaga, e Jadson, de 19, ganhou força com os últimos resultados. Os dois garotos fortaleceram a marcação e, com isso, deram mais liberdade para Seedorf chegar ao ataque, como fez contra o Corinthians, com dois gols.

O que pesa a favor do camisa 8 é a experiência, que pode fazer diferença na reta final do Brasileiro. Nos últimos anos, o clube tem caído de rendimento nas rodadas finais do Brasileiro.
O momento é novo para Renato. A bola está com você, Oswaldo.

Rivais no meio são versáteis

Os dois concorrentes de Renato no meio de campo tem características parecidas. Além de se notabilizarem pela força na marcação, Gabriel e Jadson também têm demonstrado que sabem chegar ao ataque com qualidade. Jadson chega à frente como elemento surpresa com frequência e já fez um gol este ano, na vitória por 3 a 1 sobre o Cruzeiro.

Já Gabriel deu o passe para o primeiro gol do Seedorf no empate com o Corinthians, após bela tabela com Andrezinho.

- Especialistas:
Seedorf e Renato têm lugar na equipe titular atualmente?
"É possível, têm bom preparo, mas seria injusto tirar Jadson e Gabriel. Renato deveria esperar."
Alvaro Oliveira Filho
Colunista LANCE!

"Depende da proposta de jogo: Renato poderia armar e Seedorf, jogar mais solto. É mais inteligência no meio."
Vitor Birner
Colunista LANCE!


Leia mais no LANCENET!