Páginas

segunda-feira, 18 de março de 2013

Ex-Bota brilha no time de Conca



O atacante Elkeson, ex-Botafogo, está cada vez mais conquistando a torcida do Guangzhou Evergrande. No último sábado, o brasileiro fez todos os gols da vitória do time do ex-tricolor Conca sobre o Jiangsu Sainty pela segunda rodada do Campeonato Chinês. O Evergrande lidera com seis pontos.



O hat-trick (destaque para o segundo gol, de primeira) rendeu uma homenagem a Elkeson no site oficial do clube.


Por Marcos Felipe

Atuações: laterais do Botafogo entram na seleção do Carioca


Lucas e Julio Cesar assumem a primeira colocação em suas posições, e Dória e Lodeiro entram no ranking, liderado por Seedorf



Julio Cesar assumiu a primeira colocação
 na 
lateral esquerda
(Foto: Pedro Kirilos / Ag. O Globo)
A goleada por 4 a 0 imposta no sábado ao Quissamã foi mais um sinal da boa fase do Botafogo, campeão da Taça Guanabara. E rendeu aos jogadores melhores posições no ranking de notas do GLOBOESPORTE.COM, graças também às apresentações decepcionantes dos outros três grandes no Carioca.

Os alvinegros têm se destacado principalmente no setor defensivo, ocupando quatro das cinco vagas possíveis. Lucas e Julio Cesar - que marcaram, juntos, três gols nas duas últimas partidas - assumiram a frente nas laterais, desbancando os rubro-negros Léo Moura e João Paulo. O zagueiro Dória aparece na lista pela primeira vez, assim como o meia Lodeiro. Seedorf, que teve uma atuação abaixo da sua média, continua na liderança geral, seguido de perto pelo rubro-negro Rafinha e pelo tricolor Wellington Nem. Os dois últimos estão empatados (com 6,90), mas o primeiro fica em vantagem no ranking de atacantes por ter feito mais partidas.

A demissão de Dorival Júnior do Flamengo tirou-o do ranking de técnicos e permitiu que Oswaldo de Oliveira assumisse a primeira colocação. Nos outros times, a mudança mais significativa foi a saída de Fred da lista de atacantes, dando lugar ao companheiro Marcos Junior.

A seleção do campeonato - que leva em consideração apenas os quatro grandes e os jogadores que disputaram 40% das partidas de seus times - tem Jefferson, Lucas, Dedé, Bolívar e Julio Cesar; Jean, Ibson, Seedorf e Carlos Alberto; Rafinha e Wellington Nem. O técnico é Oswaldo de Oliveira. Confira abaixo as maiores médias, por posição.

GOLEIROS:
1º Jefferson (Botafogo) - 6,55
2º Cavalieri (Fluminense) - 6,50
3º Felipe (Flamengo) - 6,25
4º Ricardo Berna (Fluminense) - 6,13

LATERAIS-DIREITOS:
1º Lucas (Botafogo) - 6,14
2º Léo Moura (Flamengo) - 5,90
3º Wellington Silva (Fluminense) - 5,71
4º Nei (Vasco) - 5,64

LATERAIS-ESQUERDOS:
1º Julio Cesar (Botafogo) - 6,25
2º Carlinhos (Fluminense) - 5,80
3º João Paulo (Flamengo) - 5,75
4º Dieyson (Vasco) - 5,38

ZAGUEIROS:
1º Dedé (Vasco) - 6,50
2º Bolívar (Botafogo) - 6,35
3º Dória (Botafogo) - 6,10
4º Antônio Carlos (Botafogo) - 5,93

VOLANTES:
1º Jean (Fluminense) - 6,58
2º Ibson (Flamengo) - 6,45
3º Edinho (Fluminense) - 6,29
4º Elias (Flamengo) - 6,14

MEIAS:
1º Seedorf (Botafogo) - 7,00
2º Carlos Alberto (Vasco) - 6,39
3º Bernardo (Vasco) - 6,27
4º Lodeiro (Botafogo) - 6,20

ATACANTES:
1º Rafinha (Flamengo) - 6,90
2º Wellington Nem (Fluminense) - 6,90
3º Hernane (Flamengo) - 6,40
4º Marcos Junior (Fluminense) - 6,25

TÉCNICOS:
1º Oswaldo de Oliveira (Botafogo) - 6,27
2º Gaúcho (Vasco) - 6,09
3º Abel Braga (Fluminense) - 6,00

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

Jadson é aprovado pela Udinese em exames e agora só espera para assinar



Volante do Botafogo esteve na Europa semana passada e voltou ao Brasil no sábado




Jadson - Treino do Botafogo (Foto: Ruano Carneiro)
Jadson só irá para a Itália atuar
 em janela no mês de agosto
(Foto: Ruano Carneiro)
Jadson foi aprovado nos exames médicos que realizou na Udinese, da Itália, na semana passada e, agora, aguarda a conclusão das negociações entre o Botafogo e o clube italiano para acertar a sua ida para a Europa. Antes relutante a se transferir, o jogador gostou do que lhe foi apresentado pelos italianos.

O volante voltou da Europa no último sábado e nesta terça-feira, no Engenhão, às 9h, se reapresenta ao técnico Oswaldo de Oliveira, quando o elenco retorna de dois dias de folga.

Como o período de transferências para a Europa está fechado, ele só irá para o novo clube em junho. Até lá, ele continuará atuando pelo Botafogo.

A proposta da Udinese por Jadson é de 2,5 milhões de euros (cerca de R$ 6,5 milhões). No entanto, o Botafogo ficará com parte deste valor, já que os direitos econômicos do volante também pertencem a investidores. Jadson tem 19 anos, foi revelado nos juniores do clube, já jogou 42 jogos com a camisa alvinegra e marcou um gol.


Alexandre Braz Rio de Janeiro (RJ)LANCENET! 


Botafogo compra mais 30% dos direitos econômicos de Gabriel



Alvinegro passa a ter 90% dos direitos do volante. O restante pertence ao próprio jogador



Gabriel - Treino do Botafogo (Foto: Ruano Carneiro/LANCE!Press)
Gabriel tem contrato com o
Botafogo até dezembro de 2015
(Foto: Ruano Carneiro)
Destaque no time titular do Botafogo, o volante Gabriel, de 20 anos, teve mais 30% dos direitos econômicos comprados pelo Alvinegro. A parte agora adquirida pelo Glorioso pertencia ao Paulínia (SP), clube formador do jogador na base. Com a atual configuração, o Botafogo se tornou detentor de 90% dos direitos econômicos da promessa. Os outros 10% são do próprio jogador.

Gabriel tem contrato vigente com o Botafogo até dezembro de 2015 e chegou ao Glorioso em fevereiro de 2011, com 60% dos direitos econômicos comprados junto ao Paulínia após boa participação na Copa São Paulo de Juniores. Inicialmente enviado para a categoria de juniores do Alvinegro, o volante foi promovido aos profissionais em 2012 e logo conquistou seu espaço.

O jogador de 1,72m e 69kg tem 31 jogos e um gol com a camisa do Botafogo.


Alexandre Braz Rio de Janeiro (RJ)LANCENET!

Zaga contribui para boa fase do Bota e recebe elogios de Oswaldo


Equipe não levou gol nas últimas três partidas. Técnico espera renovação de André Bahia, muito aplaudido na goleada sobre o Quissamã no sábado



Jogadores do Bota comemoram gol contra
o Quissamã (Foto: Fabio Castro / AGIF)
O desempenho do sistema defensivo tem sido importante para a boa fase do Botafogo, campeão da Taça Guanabara. Nas últimas três partidas, o Glorioso não levou gol: 2 a 0 contra o Flamengo, 1 a 0 sobre o Vasco e 4 a 0 em cima do Quissamã. No sábado, Bolívar foi poupado e a dupla foi formada por Dória e André Bahia, que fez sua estreia como titular e teve ótima participação. Quando foi substituído por Rodrigo Defendi no segundo tempo, Bahia foi muito aplaudido pela torcida.

O técnico Oswaldo de Oliveira disse que está satisfeito com o rendimento da zaga e destacou os treinamentos especiais que o auxiliar Luiz Alberto Silva tem feito com os jogadores desta posição.

- Esses meninos têm treinado muito bem. O Luiz Alberto tem trabalho especificamente com a defesa. O Rodrigo (Defendi) também está bem. Não gosto de usar dois zagueiros canhotos, mas eles (André Bahia e Dória) estão com uma boa adaptação. Estamos satisfeitos com o desempenho do sistema defensivo.



Oswaldo disse que, se depender da sua vontade, o contrato de André Bahia, que assinou um vínculo apenas até o fim do Carioca, será ampliado.

- A opinião está dada, coloquei ele para jogar. Nos outros jogos que ele entrou, foi útil.

Depois de dois dias de folga, os jogadores se reapresentam na terça-feira e iniciam a preparação para o jogo contra o Madureira, domingo, às 16h (de Brasília), em Moça Bonita.

Por Fred Huber Rio de Janeiro

Oswaldo avalia uso de dois atacantes como opção para o decorrer dos jogos



Técnico aposta na dupla Bruno Mendes e Rafael Marques como boa alternativa




Audax x Botafogo - Campeonato Carioca - Bruno Mendes (Foto: Cleber Mendes)
Alternativa de dupla com Bruno Mendes
 pode pintar mais no Carioca
(Foto: Cleber Mendes)
No jogo contra o Quissamã, no sábado, Oswaldo de Oliveira tirou Seedorf e promoveu a entrada do atacante Bruno Mendes aos 35 minutos do segundo tempo, assim formando uma dupla de ataque com Bruno e Rafael Marques. O time foi bem assim e o técnico avaliou a variação tática.

- Em determinadas fases do jogo, penso em colocar dois atacantes desses que chamam de "camisa 9". Já fiz isso em algumas oportunidades no ano passado. Contra o Quissamã, tirei o Seedorf para preservá-lo, mas queria ver o Bruno e o Rafael juntos.

É uma situação que poderemos usar em outras partidas - disse Oswaldo, que destacou o papel fundamental exercido por Seedorf no ataque para fazer funcionar o 4-2-3-1:

- Seedorf é um jogador que atua como atacante. Mas para o segundo tempo, usar dois atacantes de ofício é uma opção válida. Já aconteceu isso contra o Palmeiras, no ano passado, e nos dois jogos contra o Grêmio, também em 2012.


Leia mais no LANCENET!