Páginas

quarta-feira, 28 de abril de 2021

Botafogo anuncia parceria para reformular programa de sócio-torcedor


Com a ajuda da empresa FENG, meta é fazer com que sócios se tornem "uma das receitas mais importantes" do Botafogo, afirma o CEO Jorge Braga.



O Botafogo anunciou na manhã desta quarta-feira uma parceria com o objetivo de reformular seu programa de sócio-torcedor. A FENG, empresa que atua no mercado esportivo nacional e internacional, foi a escolhida no processo de seleção.


+ Campeões pelo Botafogo querem ir à Fifa pleitear mundiais





Por meio do comunicado publicado em seu site oficial, o Botafogo explicou que promoveu um Request for Proposal (RFP), que consiste em um processo de reunião e avaliação de propostas de diferentes companhias.


"A nova parceria com a FENG atende as novas diretrizes do Botafogo na área comercial e marketing: todos os processos de negócios estão sendo revisitados e redesenhados, exigindo contrapartidas mínimas de performance e adimplência para licenciamento e patrocínio. Esses requisitos são apresentados e exigidos durante a concorrência (RFP) para atração e seleção de parcerias comerciais", diz um trecho do comunicado.




Programa de sócio-torcedor do Botafogo será reformulado — Foto: Vitor Silva/Botafogo



CEO do Botafogo, Jorge Braga disse que, com a reformulação do programa, espera que os sócios se tornem "uma das receitas mais importantes" do clube.


- O novo modelo irá privilegiar o estímulo ao crescimento de receita através do desenvolvimento de novas ofertas e experiências, e não somente em desconto de ingressos. Neste novo cenário, o programa pretende ser uma das receitas mais importantes receitas do Botafogo nos próximos anos, revertendo parte das perdas de sócios registradas recentemente. Vamos, mais do que nunca, precisar do apoio e do engajamento da nossa gloriosa torcida - afirmou o CEO.



Fonte: Por Redação do ge — Rio de Janeiro


Liderados por PC Caju, campeões querem ir à Fifa pleitear mundiais; Botafogo faz réplicas das taças


Craque sugere tornar embaixadores os jogadores da época para buscar reconhecimento dos títulos junto à entidade máxima do futebol. Gerson, Jairzinho e Roberto compram a ideia






PC Caju propõe ida de ex-jogadores do Botafogo à Fifa para reconhecimento de mundiais (Vídeo: https://globoesporte.globo.com/video/pc-caju-propoe-ida-de-ex-jogadores-do-botafogo-a-fifa-para-reconhecimento-de-mundiais-9469360.ghtml)



Depois de registrar três títulos mundiais no site oficial no ano passado, o Botafogo prometeu ir à Fifa pela oficialização das conquistas da Pequena Taça do Mundo de 1967, 1968 e 1970, torneio triangular sediado em Caracas, na Venezuela. A ideia ainda não foi adiante, mas os campeões se oferecem para representar o clube na entidade máxima do futebol.


A ideia parte de Paulo Cézar Caju, que participou das três conquistas. Em vídeo gravado por Raoni Seixas, pesquisador da história do clube e colecionador de camisas, o ex-ponta esquerda cobra um reconhecimento do Botafogo para os campeões em Caracas. PC sugere que ele e outros ex-jogadores alvinegros que também foram campeões mundiais com a seleção brasileira sejam nomeados para ir à Fifa e pedir o reconhecimento dos títulos a Gianni Infantino, presidente da entidade.


- Na época nós pegamos Barcelona, Peñarol, Santos, todos com jogadores famosos, e conquistamos três vezes o Mundialito de Caracas, mas isso nunca foi oficializado pela Fifa. O Botafogo tem hoje jogadores que foram campeões do mundo e residem no Rio de Janeiro: Gerson, Roberto Miranda, Jairzinho, eu.


- Se tivesse um reconhecimento do que esses jogadores fizeram pelo clube com um título de embaixadores, seria mais fácil. Imagina chegar um Gerson, um Jairzinho, um PC e um Roberto Miranda, acha que o Infantino não iria nos receber? São quatro campeões do mundo. É um dos erros de todos os dirigentes que passaram pelo clube. O Botafogo é tricampeão mundial - diz PC no vídeo.


+ Heróis dos títulos lembram conquistas da Pequena Taça do Mundo
+ Jogador, técnico, dirigente e professor: histórias de um herói em Caracas



O pesquisador Raoni Seixas com PC Caju — Foto: Arquivo pessoal


Na época, o torneio não entregou as taças físicas aos campeões, por isso o Botafogo mandou confeccionar esses troféus exatamente como eram. Eles estão em destaque no Centro de Memória do clube desde janeiro passado, mas a pandemia dificulta a visita dos torcedores ao local. O grande benemérito e curador do espaço Luiz Felipe Carneiro foi quem tomou conta do processo.


- Fizemos os troféus em tamanho maior, mas o design é fiel aos da época. A visitação ao Centro de Memória está sendo retomada agora - comentou ao ge.


+ Jornal da época aponta que troféu de 1968 foi roubado


Em abril do ano passado, uma semana após o clube registrar os títulos como mundiais em seu site oficial, o ge procurou a Fifa, que disse não considerar o Torneio de Caracas como mundial. Passado mais de um ano, a entidade ainda não recebeu nenhuma solicitação oficial do Botafogo.


O clube vê com bons olhos a proposta de PC Caju, que faz parte de uma geração muito valorizada pelos alvinegros, e ainda quer o reconhecimento dos títulos de Caracas.



Botafogo confecciona réplicas das taças do Torneio de Caracas — Foto: Arquivo pessoal/Luiz Felipe Carneiro


A reportagem entrou em contato com os ex-companheiros de PC Caju tanto naquele Botafogo quanto na Seleção que conquistou a Copa do Mundo de 1970. Todos concordaram com a ideia. Roberto Miranda e Gerson também reconhecem os títulos como mundiais e se colocam à disposição do Botafogo para ajudarem no pleito junto à Fifa.


- Eu faria com maior prazer, e isso seria muito bom para o Botafogo. Eu iria com maior carinho. Isso tem que ser reconhecido, fomos campeões mundiais. Eu aceitaria fazer parte, sim - afirmou Roberto.


- A iniciativa é válida. Isso já vem sendo reivindicado há muito tempo pelo Botafogo e é mais do que justo. Acho até que pode juntar mais gente daquele time. Quanto mais gente, melhor - defendeu Gerson.



Gerson foi protagonista em uma das conquistas, em 1968 — Foto: Vitor Silva/Botafogo



Um dos maiores ídolos alvinegros de todos os tempos, Jairzinho concorda com os colegas e pede um maior envolvimento do Botafogo na questão. O Furacão da Copa de 70 lembra com carinho dos torneios vencidos em Caracas.


- Tudo que for em prol de melhorar o Botafogo, eu estou dentro. Agora, tem que ter alguém para investir nessa ideia, o clube tem que ajudar também. Acho muito válido. Comecei a jogar no Botafogo em 1960 e só parei em 1975, sou muito grato e fico muito feliz de ter ajudado esse clube.


- Eu lembro com muita alegria desses campeonatos, foi um momento excepcional de todos que compartilharam daquilo. Ajudou a dar muito mais popularidade ao Botafogo, a fazer o clube ser ainda mais conhecido. Foram conquistas muito importantes - declarou Jairzinho.




Carlos Roberto fala sobre títulos conquistados em Caracas (Vïdeo: https://globoesporte.globo.com/video/boletim-do-bota-alvinegro-registra-tres-titulos-mundiais-e-vai-buscar-reconhecimento-8478295.ghtml)


A copa internacional disputada na capital da Venezuela foi criada logo após o Mundial de 1950, sediado pelo Brasil. O torneio foi disputado até os anos 70 e teve alguns nomes, mas ficou conhecido como Pequena Taça do Mundo. Além de equipes sul-americanas, competiram gigantes de Espanha, Inglaterra, Itália, Portugal e de outros países do Leste Europeu. Também participaram seleções nacionais, como a da Argentina.


Nas três edições que participou, o Botafogo passou por clubes como Barcelona, Benfica e Peñarol, fora as seleções argentina e soviética. Além do time alvinegro, outros brasileiros venceram o torneio: Bangu, Corinthians, Cruzeiro e São Paulo.



O podcast ge Botafogo está disponível nas seguintes plataformas:


Spotify - Ouça aqui!
Google Podcasts - Ouça aqui!
Apple Podcasts - Ouça aqui!
Pocket Casts - Ouça aqui!

▶️ Clique e aperte o play ▶️



Fonte: GE/Por Emanuelle Ribeiro e Thayuan Leiras — Rio de Janeiro