Páginas

quinta-feira, 5 de outubro de 2023

Quem ganha no elenco do Botafogo com Lúcio Flávio no comando do time?



Treinador interino tem a missão de romper a má fase do líder e recuperar jogadores



Lúcio Flávio conhece bem o atual elenco do Botafogo. Não dá para tratar efetivamente como uma nova era, mas como um recomeço do time na busca para reencontrar o futebol que levou o time a se tornar favorito ao título do Campeonato Brasileiro. Em sua terceira passagem como interino, o auxiliar técnico fixo do clube tem a missão de romper a série de cinco jogos sem vencer já com estreia marcada para o clássico com o Fluminense, domingo, no Maracanã.




Elenco do Botafogo se reapresenta, e Mazzuco explica decisão de demitir Lage (https://ge.globo.com/video/elenco-do-botafogo-se-reapresenta-e-mazzuco-explica-decisao-de-demitir-lage-12001333.ghtml)



Lúcio também terá a chance de dar minutos a alguns jogadores que não vinham tendo espaço com o antecessor. Enquanto auxiliar de Cláudio Caçapa durante o período interino entre Luís Castro e Lage, ele foi creditado como responsável por algumas decisões de escalação e utilização. Pensando nisso, o ge separou quatro nomes que podem ser mais utilizados:


Carlos Alberto

O atacante, que jogou um total de 14 minutos nos últimos dois meses, viveu o melhor momento na temporada sob o comando de Caçapa e Lúcio Flávio. Na sequência de quatro partidas do interino, o atacante entrou em todas as partidas e anotou três gols.





Carlos Alberto, Botafogo — Foto: Vítor Silva/Botafogo


Com vaga aberta no lado direito do ataque, Carlos pode ser uma opção no setor. Desde a base do América-MG, é pela direita que o camisa 19 se sente mais confortável e chegou à Seleção Brasileira de base.


Luís Henrique

Reserva muito utilizado por Bruno Lage, o camisa 11 foi titular em todos os jogos de Caçapa por conta da lesão de Victor Sá e um dos destaques do time também no período. Boa parte dos minutos que teve recentemente foi entrando durante os jogos.



Luís Henrique comemora gol contra o Bahia — Foto: Vitor Silva/Botafogo


Nos últimos 10 jogos da Era Bruno Lage, o camisa 11 foi titular apenas em três oportunidades.


Júnior Santos

Destaque do time sob o comando de Luís Castro no Brasileirão, o atacante seguiu sendo muito utilizado depois da saída do português. Porém, aos poucos, foi perdendo minutos e desempenho durante a gestão de Bruno.





Atlético-MG x Botafogo: Junior Santos — Foto: Vitor Silva/Botafogo



Leia mais sobre o Botafogo:

+ Veja como fica a comissão técnica do Botafogo após saída de Bruno Lage


O atacante não faz gol desde o dia 28 de maio, quando abriu o placar sobre o América-MG, no Estádio Nilton Santos.


Mateo Ponte

Contratado como um prospecto de futuro na lateral direita, o uruguaio teve poucas oportunidades de entrar em campo com Lage. Ponte jogou duas partidas, contra Bahia e Defensa y Justicia, mas sequer foi relacionado contra Flamengo e Goiás.





Mateo Ponte comemora vitória sobre o Bahia — Foto: Vitor Silva/Botafogo


Mesmo com tantas questões, o Botafogo ainda tem boa vantagem na liderança do Brasileiro. O time tem 52 pontos, sete e mais do que o Bragantino, vice-líder da competição.



+ ✅Clique aqui para seguir o novo canal ge Botafogo no WhatsApp


+ Leia mais notícias do Botafogo


🎧 Ouça o podcast ge Botafogo 🎧


Fonte: Por Redação do ge — Rio de Janeiro

Veja como fica a comissão técnica do Botafogo após saída de Bruno Lage



Sete profissionais que já estavam no dia a dia do clube estarão com Lúcio Flávio



Bruno Lage foi demitido pelo Botafogo e, com ele, foram embora outros cinco profissionais. Para preencher essa lacuna na comissão técnica, que terá Lúcio Flávio como treinador interino e Joel Carli como assistente, o clube optou por seguir com soluções "da casa".




Comissão técnica de Lúcio Flávio, técnico interino do Botafogo — Foto: Vitor Silva / Botafogo


Os "escolhidos" para ajudar o líder do Brasileirão a reencontrar o caminho das vitórias já atuavam no dia a dia do CT Lonier, inclusive estiveram com Cláudio Caçapa antes da chegada do português, em julho. O preparador físico será Diogo Missena, que está no clube desde 2014 e soma passagem por todas as categorias de base.



Elenco do Botafogo se reapresenta, e Mazzuco explica decisão de demitir Lage (https://ge.globo.com/video/elenco-do-botafogo-se-reapresenta-e-mazzuco-explica-decisao-de-demitir-lage-12001333.ghtml)



O preparador de goleiros é Marcelo Grimaldi, contratado em julho para trabalhar ao lado de Ricardo Herrera. Os analistas de desempenho Alfie Assis, Rodrigo Mira e Vinícius Bispo também serão parte da comissão, embora já estivessem na rotina com Lage.


Leia mais sobre o Botafogo:



Foram embora junto com Bruno Lage os auxiliares técnicos Luis Nascimento e Carlos Cachada, o preparador físico Alexandre Silva e os analistas Jhony Conceição e Diogo Camacho.


Como fica a comissão técnica do Botafogo:

Lúcio Flávio - Treinador Interino
Joel Carli - Assistente Interino
Diogo Missena - Preparador Físico
Marcelo Grimaldi e Ricardo Herrera - Preparadores de Goleiros
Alfie Assis, Rodrigo Mira e Vinícius Bispo - Analistas de Desempenho


Sob o comando do auxiliar, na terceira vez de Lúcio Flávio como interino, o Botafogo enfrenta o Fluminense, no domingo, às 16h, no Maracanã, pela 26ª rodada do Campeonato Brasileiro. A equipe lidera a competição com 52 pontos, com sete de vantagem para o Bragantino, segundo colocado.


+ ✅Clique aqui para seguir o novo canal ge Botafogo no WhatsApp



+ Leia mais notícias do Botafogo


🎧 Ouça o podcast ge Botafogo 🎧


Fonte: ge/Por Jéssica Maldonado — Rio de Janeiro

Como o Botafogo fica nas mãos de Lúcio Flávio? Veja os desafios do técnico interino



Treinador da "casa" assume após sequência quatro derrotas seguidas e um empate




Após demissão de Bruno Lage, Lúcio Flávio já comandou o primeiro treino do Botafogo no CT Lonier. O treinador abriu a sequência de quatro treinos para começar a "redefinir" o time, que tem o clássico com o Fluminense no próximo domingo como oportunidade da virada do momento instável.







Elenco do Botafogo se reapresenta, e Mazzuco explica decisão de demitir Lage (https://ge.globo.com/video/elenco-do-botafogo-se-reapresenta-e-mazzuco-explica-decisao-de-demitir-lage-12001333.ghtml)


O novo técnico, que conhece o elenco e participou da transição entre a saída de Luís Castro, passagem de Cláudio Caçapa e chegada de Bruno Lage, tem desafios pela frente. E não há muito tempo para reencontrar soluções no time que fez campanha histórica na arrancada do Brasileirão.


Remobilizar o elenco

Ao longo da temporada, o Botafogo não se deixou afetar pelos fatores externos. Os resultados recentes se dão, visivelmente, pelo baixo rendimento técnico e perda da identididade construída do time que disparou na liderança desde a terceira rodada.


Uma das missões de Lúcio é fazer o grupo manter o foco, e não se deixar afetar pelo momento de instabilidade. Ele destacou, em entrevista, que o grupo é maduro e que confia no pontencial do elenco para superar esse momento.




Lúcio Flávio é cumprimentado por Marçal em treino no CT Lonier — Foto: Vitor Silva / Botafogo


Leia mais sobre o Botafogo:

+ Bastidores: jogadores do Botafogo pediram Carli como auxiliar; Textor quis valorizar ambiente


Retomar identidade

O Botafogo mudou nitidamente durante a passagem de Bruno Lage. A equipe, antes da chegada do português, tinha um estilo de jogo definido: defesa sólida, ataque em velocidade e explorando transições pelos lados do campo.


Agora, Lúcio Flávio terá que fazer o resgate da forma que fez o time ter acumular bons resultados, e mais do que vencer os jogos, jogar bem.


Reestabeler o meio-campo

Marlon Freitas e Tchê Tchê foram considerados parte a espinha dorsal do time, que dava contenção para a defesa e proporcionava transições rápidas ao ataque. No entanto, Bruno Lage mexeu no setor, seja com a inserção de Gabriel Pires, ou deslocando o camisa 6 para diferentes lugares no campo.


A tarefa para Lúcio parece simples nesse quesito, apenas voltar a ter os dois lado a lado, mas também reinserir a estratégia que ambos desempenhavam há poucos meses atrás.




Lúcio Flávio conversa com os jogadores do Botafogo — Foto: Vitor Silva / Botafogo



Soluções para a lateral e ponta-direita

Essas são as dúvidas que Bruno Lage também teve, mas não conseguiu solucionar. Na lateral-direita, usou Di Plácido, JP Galvão e Tchê Tchê - esse último deu certo, mesmo que improvisado, no duelo com o Goiás. Nos treinos também testou o zagueiro Bastos e Mateo Ponte, contratado na janela como solução para a posição depois da grave lesão de Rafael. Lúcio herda esse desafio, assim como o titular da ponta: Segovinha, Júnior Santos, Luis Henrique ou Diego Hernández.


Botafogo entra em campo neste domingo contra o Fluminense, às 16h, no Maracanã, em jogo válido pela 26ª rodada do Brasileirão. Com 52 pontos, sete à frente do Bragantino, vai buscar manter a distância ou aumentá-la, dependendo dos resultados paralelos.


+ ✅Clique aqui para seguir o novo canal ge Botafogo no WhatsApp


+ Leia mais notícias do Botafogo


🎧 Ouça o podcast ge Botafogo 🎧


Por Redação do ge — Rio de Janeiro