Páginas

sábado, 9 de abril de 2016

Gomes 'supera' René e se torna o maior técnico do Fogão no século XXI


Aproveitamento do técnico atual - com uma vitória a mais - é melhor que o de seu antecessor e o maior entre os técnicos que passaram pelo Botafogo no século XXI



Ricardo Gomes tem um aproveitamento de 68,5% (Foto: Paulo Sergio/Lancepress!)

Com quase um ano e meio na presidência, Carlos Eduardo Pereira apostou em dois técnicos para comandar o Botafogo: primeiro, René Simões, que acabou saindo em julho do ano passado. Depois, Ricardo Gomes, campeão da Série B e responsável pelo bom início de ano alvinegro. Na vitória contra o Coruripe, em Alagoas, pela Copa do Brasil, Ricardo igualou o número de jogos de seu antecessor sob comando do time. E com um melhor aproveitamento.

Sob o comando do atual técnico, o aproveitamento do Botafogo é de 68,5%. Em 37 jogos, foram 23 vitórias, sete empates e sete derrotas. Na época de René Simões, no mesmo número de partidas, o aproveitamento foi de 66.7%, Com uma vitória a menos do que atualmente (22 triunfos e oito empates).

Além das diferenças nos números, a questão técnica da equipe pesou. Com René Simões, muitas das críticas entre torcedores e dirigentes na época era na falta de definição de um padrão de jogo. O 4-4-2 do técnico não era compacto, e o time penava em muitos jogos fáceis. Com Ricardo Gomes, o Botafogo vai apresentando uma filosofia de jogo bem definida: um 4-3-1-2 com marcação adiantada, posse de bola e transição rápida entre defesa e ataque, que não apresenta bons números e é a parte a ser trabalhada pelo técnico.

Time tem bom rendimento no ano (Foto: Paulo Sergio/Lancepress!)




























A partir de maio, com o início do Campeonato Brasileiro e os jogos mais complicados fazendo parte do calendário alvinegro, poderemos ter uma ideia melhor do trabalho do comandante. Nos clássicos foram uma vitória, uma derrota e três empates. Mas os números atuais surpreendem e dão a Ricardo o respaldo necessário para ter uma sequência com o Botafogo.
Planejamento é a longo prazo

Com moral dentro do clube, a intenção da atual diretoria é contar com Ricardo até o final do mandato do atual presidente, que seria no final de 2017. Na chegada do técnico ao clube, em julho de 2015, Carlos Eduardo Pereira já havia destacado que estava pensando nos anos seguintes com a contratação do treinador. E o bom trabalho até então reforça o desejo do mandatário alvinegro em seguir com Ricardo Gomes no comando do Botafogo.


Melhor aproveitamento entre técnicos do clube no século XXI

Além da moral com diretoria e torcida, pesa à favor de Ricardo Gomes os números em relação aos últimos técnicos que passaram pelo Botafogo. Nesse século, o comandante é o que tem o melhor aproveitamento como técnico do clube (com o mínimo de 30 jogos sob comando).

Os 68,5% não são alcançados nem por nomes que marcaram época no Glorioso, como Oswaldo de Oliveira (57,6%), Cuca (59,9%) e Joel Santana (64% na sua terceira passagem no clube).

Certamente pesa também o fato de não ter comandado o time ainda na primeira divisão. Mas, mesmo assim, os números são altos. Levir Culpi, que comandou o time também na Série B, em 2003, teve 55% de aproveitamento. Bem abaixo do que Ricardo Gomes esbanja atualmente.

Treinadores com o melhor aproveitamento pelo Botafogo no século XXI:

1. Ricardo Gomes (68,5% de aproveitamento)
2. René Simões (66,7%)
3. Joel Santana (64%)
4. Cuca (59,9%)
5. Oswaldo (57,6%)

Fonte: Lancenet/Vinícius Britto/Rio de Janeiro (RJ)

Ricardo repete time, e Bota terá Emerson Silva e Octávio contra Bangu


Dupla vai substituir Renan Fonseca, machucado, e Bruno Silva, suspenso. Alvinegro joga neste domingo, às 18h30, em São Januário



Octávio treino Botafogo (Foto: Marcelo Baltar)
Diante de alguns torcedores em General Severiano, em um sábado de muito calor no Rio de Janeiro, o técnico Ricardo Gomes repetiu a escalação de sexta e definiu o Botafogo para a partida contra o Bangu, neste domingo. Emerson Silva e Octávio serão os substitutos de Renan Fonseca (machucado) e Bruno Silva (suspenso).

Com isso, o Botafogo está confirmado com Jefferson, Luis Ricardo, Carli, Emerson Silva, Diogo Barbosa; Rodrigo Lindoso, Fernandes, Octávio, Gegê, Salgueiro; Ribamar. O atacante foi liberado pela CBF para se apresentar apenas na segunda-feira em Teresópolis, para período de treinos com a seleção brasileira sub-20.

Com dores na panturrilha direita, Renan Fonseca passou por exames de imagem nesta sexta-feira, e o clube aguarda resultados. O zagueiro foi a General Severiano para realizar tratamento. Suspenso, Bruno Silva também não foi a campo.

Em treino técnico-tático, Ricardo Gomes paralisou a atividade algumas vezes para orientar o posicionamento dos jogadores. O treinador também trabalhou intensamente as jogadas de bola parada, especialmente cobranças de escanteio.

Com oito pontos, o Botafogo ocupa a terceira colocação na Taça Guanabara, a duas rodadas do fim. O time enfrenta o Bangu, domingo, às 18h30, em São Januário.


FONTE:GE/Por Marcelo Baltar/Rio de Janeiro

Bota vence o Flu nas Laranjeiras e sai na frente na final da Taça GB sub-20


Alvinegro derrota o Tricolor por 2 a 1 e joga pelo empate no próximo sábado. Ramon sofre choque de cabeça e sai de ambulância; Flu reclama muito da arbitragem



O Botafogo saiu na frente na decisão da Taça Guanabara Sub-20. Em um jogo com muita reclamação do Fluminense sobre a arbitragem, o Alvinegro bateu o Tricolor por 2 a 1 na manhã deste sábado, nas Laranjeiras, e deu um passo importante na disputa pelo título. Alison e Buchecha marcaram para clube de General Severiano, enquanto Pedro descontou para os donos da casa no fim. A nota triste da partida ficou pelo atacante Ramon. O jogador do Flu sofreu um choque de cabeça na etapa final e deixou o estádio direto para o hospital. Estava consciente, mas vai realizar exames.

Buchecha, no centro, comemora o segundo gol do Botafogo na final deste sábado (Foto: Vitor Silva / SSPress / Botafogo)

O segundo jogo da final será disputado no próximo sábado, em Caio Martins, às 15h15 (de Brasília). Depois da vitória no primeiro jogo, o Botafogo joga pelo empate para ficar com a taça. Vitória do Fluminense por um gol de diferença leva a decisão para os pênaltis.


Susto e reclamação

Sob forte calor nas Laranjeiras, Fluminense e Botafogo fizeram um primeiro tempo equilibrado. O Tricolor tinha a posse de bola, o Alvinegro apostavam nos contra-ataques. As duas equipes acertaram a trave. Renan Gorne recebeu na área, arriscou uma bicicleta e acertou o travessão. Pouco depois, Pedro recebeu de Marquinhos e chutou no poste de Victor Hugo. O gol que abriu o placar saiu quase no fim da etapa inicial. Alison recebeu na frente, ganhou de Diogo e chutou por baixo de Marcos Felipe.

Ramon saiu de campo para a ambulância e seguiu
para o hospital (Foto: Edgard Maciel de Sá)
O segundo tempo começou com pressão do Flu e polêmica. Logo no início, Marquinhos foi derrubado na área e o juiz Rodrigo Souza Soares mandou o jogo seguir. O Tricolor tinha o domínio, mas esbarrava na ansiedade de seus jogadores e na boa marcação do Alvinegro. Em uma das tentativas, Ramon se machucou e saiu de ambulância. O Botafogo soube se defender e ainda ampliou com Buchecha após pênalti sofrido por Almicar. Nos minutos finais, Pedro diminuiu em chute que desviou na defesa e deixou o Flu vivo na decisão. Após o fim do jogo, o diretor das categorias de base do Tricolor, Fernando Veiga, reclamou muito com a arbitragem.




FLUMINENSE 1 X 2 BOTAFOGO


Final da Taça Guanabara Sub-20 - 1º jogo
Data, horário e local: 09/04/2016 - 16h - Laranjeiras
Árbitro: Rodrigo Souza Soares
Auxiliares: Daniel César Botelho Rodrigues e Diogo Neto Corrêa Dique Turco
Gol: Alison, aos 40m do 1ºT, Buchecha, aos 39m do 2ºT, e Pedro, aos 43m do 2ºT

FLUMINENSE: Marcos Felipe (Jennerson), Diogo, Frazan, Derlan e Léo (Ramon, depois Felipe); Guilherme, Wendel e Danielzinho; Paulinho, Pedro e Marquinhos. Técnico: Luiz Felipe Santos.

BOTAFOGO: Victor Hugo; Fernando, Marcelo, Helerson e Victor Lindenberg; Matheus Fernandes (Rickson), Jordan, Buchecha e Alison (Mateus Jorge); Lucas Campos (Almicar) e Renan Gorne. Técnico: Eduardo Barroca.


Fonte: GE/Por Edgard Maciel de Sá/Rio de Janeiro