Páginas

domingo, 5 de abril de 2015

René Simões diz que mexeu "na chavinha" do Botafogo e elogia rival


Técnico explica como mudou equipe que levou sufoco no primeiro tempo e goleou o Madureira na etapa final no Engenhão neste domingo



Montagem GE
Depois da reação do Botafogo que saiu de campo sendo derrotado no intervalo e goleou o Madureira com quatro gols na etapa final, o técnico René Simões fez questão de elogiar o rival ao comentar a partida e afirmou que o Tricolor suburnano foi a equipe "mais bem arrumada" que enfrentou neste Campeonato Carioca. No primeiro tempo da partida, o Madureira criou diversas oportunidades e, até o início do confronto deste domingo, tinha a melhor defesa da competição. Ao explicar o que fez no intervalo para uma mudança tão visível de atitude, o treinador explicou que mexeu na "chavinha da equipe".

- Nosso time estava com tanta vontade que saiu do racional para o emocional. Tanto que que trabalho no vestiário foi só esse. Não quis mexer no intervalo porque sei que o Sassá não aguentaria 45 minutos. Sabia que eu iria mexer na chavinha da equipe. Depois colocamos o Fernandes que entrou muito bem. Além de ter uma técnica sensacional, ele tem muita inteligência - explicou.

Sobre o Madureira, o treinador afirmou que praticou um "futebol de passes, triangulação", e rasgou elogios ao técnico rival.

- Tenho que parabenizar o Toninho Andrade. Que beleza de time. O Madureira joga o futebol que eu gosto. Futebol de passes, triangulação. Sei que muita gente não vai gostar, mas foi a equipe mais bem arrumada que enfrentamos.

Em instantes, a coletiva completa do técnico do Botafogo, René Simões.

Por Marcelo BaltarRio de Janeiro/GE

Botafogo passa sufoco, mas goleia Madureira e garante vaga na semifinal


Após primeiro tempo ruim, time de René Simões reage com bomba de Carleto e faz quatro gols no rival que, até intervalo, tinha melhor defesa do Carioca: 4 a 1



No fim do primeiro tempo, no Engenhão, a situação do Botafogo era ruim. Apagada, a equipe foi pressionada e saiu perdendo em casa para o Madureira, com gol sofrido em um pênalti polêmico. Se aquele resultado perdurasse, o time teria de torcer contra o Fluminense para não sair da zona de classificação. Mas a equipe comandada por René Simões acordou no segundo tempo. Com ímpeto renovado, o time alvinegro partiu para cima, transformou derrota em goleada e inverteu a situação na tabela. Os gols foram de Thiago Carleto, Rodrigo Fonseca, Fernandes e Bill (Rodrigo Lindoso marcou pelo Madureira). Com a vitória por 4 a 1, o clube de General Severiano terminou a penúltima rodada com a classificação garantida para a semifinal e torcendo por um tropeço do Flamengo para permanecer na liderança da tabela. Restou ao Madureira, que até então tinha a melhor defesa do campeonato, a função de torcer para ficar na zona de classificação.

Com a vitória, o Botafogo assumiu a liderança provisória com 33 pontos e torce contra o Flamengo, no clássico diante do Fluminense, que começa em instantes, para manter a posição - o clube da Gávea tem 32 pontos. De qualquer forma, o time de René Simões é o primeiro a garantir vaga na semifinal do Carioca. Na última rodada, a equipe enfrentará o Macaé. O Madureira, por sua vez, tem 30 pontos e torce agora contra o Fluminense (28 pontos) para permanecer na zona de classificação e chegar em vantagem à última rodada, quando enfrentará o Tricolor das Laranjeiras no Raulino de Oliveira para decidir a vaga na próxima fase. 

Thiago Carleto comemora gol que iniciou reação do Botafogo contra Madureira (Foto: Bruno de Lima / Estadão Conteúdo)
Sufoco do primeiro ao último minuto. O primeiro tempo, para o Botafogo, foi assim. Madureira sempre no ataque, chegando a marcar por pressão em vários momentos, e criando diversas chances. Apesar do volume de oportunidades, a equipe tricolor converteu somente o pênalti sofrido por Rodrigo Pinho e cobrado por Rodrigo Lindoso. No fim da etapa, Bill ainda reclamou de pênalti para os alvinegros, mas a arbitragem não marcou.

O Botafogo voltou para a etapa final disposto a mudar o panorama, mostrou mais vontade, e logo empatou. Thiago Carleto estufou a rede em cobrança de falta na entrada da área aos 10 minutos. A virada veio pouco depois, aos 17, com Renan Fonseca, de cabeça. Fernandes, aos 29, ampliou. Bill, de pênalti, também deixou o seu: 4 a 1. Já sem poder de reação, o Madureira, que até o intervalo da partida tinha a melhor defesa do Carioca, não ofereceu mais perigo à vitória alvinegra até o fim da partida.

Por GloboEsporte.com Rio de Janeiro/GE

Com cinco anos de atraso, Elvis volta ao Bota e recebe oportunidade inédita


Titular contra o Madureira, neste domingo, meia teve rápida passagem pelo clube em 2010, brilhou nos juniores, mas deixou o clube sem jogar pela equipe profissional




Com cinco anos de atraso, Elvis, enfim, recebeu uma oportunidade no Botafogo. Pouca gente sabe, mas o meia, que estreou e agradou no clássico contra o Vasco, teve passagem pela base alvinegra em 2010. A falta de oportunidades no time profissional, no entanto, acabou abreviando o namoro. Na época, então com 19 anos, foi contratado por um ano de empréstimo junto ao Paraná e integrado aos juniores. Existiria, na ocasião, a promessa de que ele fosse promovido ao time de cima na volta de um torneio na Holanda. Na Europa, o Botafogo foi o campeão, e Elvis, artilheiro. No retorno ao Brasil, porém, as coisas não saíram como planejado: o meia voltou ao Paraná e foi emprestado ao Benfica, de Portugal.

- Na minha primeira passagem, tinha tudo para dar certo. Na Holanda fui artilheiro e campeão, mas por questões de diretoria não fiquei no clube. Vim (para o Botafogo) por empréstimo e foi me falado uma coisa. Quando voltei da Holanda, mudaram. O Paraná entrou em contato com o Botafogo e me mandou voltar. Infelizmente foi interrompida uma passagem que poderia ter sido legal, mas agora tenho uma nova oportunidade e tenho certeza de que vai dar tudo certo. Estou feliz pela nova oportunidade de vestir a camisa do Botafogo e espero que seja com um vínculo mais longo - contou Elvis, que neste domingo fará sua terceira partida pelo clube.

Momentos distintos: em 2010, pelos juniores (esq.), Elvis não teve chance no time profissional. 

Cinco anos depois (dir.), meia é aposta do técnico René Simões para a reta final da Taça Guanabara e Campeonato Carioca (Foto: Reprodução)

René Simões conhece Elvis desde os tempos de Paraná e foi quem indicou o jogador para a nova diretoria. Elvis foi campeão da Série D com o Tombense no ano passado, chegou em janeiro ao Botafogo e foi logo testado como titular no jogo-treino contra o Gonçalense. O meia não agradou no teste e foi deixado de lado no início do Carioca para aprimorar a parte física.

- A Série D terminou bem antes do que a Série A. Então tive mais tempo de férias. Fiz academia nesse período, mas não é o mesmo que treinar com o grupo. Cheguei um pouco abaixo fisicamente por esse motivo, mas agora estou no mesmo nível dos outros e pronto para ajudar quando for preciso.

Papo com René

Elvis estreou contra o Vasco e recebeu elogios
de René Simões (Foto: Vitor Silva / SSPress)
Após perder espaço no início da temporada, Elvis teve um papo reto com René Simões. Ciente da qualidade do jogador, o treinador foi direto e cobrou empenho para que o atleta atingisse logo um melhor condicionamento físico.

- O Elvis estourou aos 16 anos no Paraná e veio para a base do Botafogo. Depois foi pinçado pelo Benfica. Quando ele chegou, perguntei para ele: "Qual Elvis você vai ser? Quero aquele Elvis do Paraná". Ele nunca teve um percentual de gordura como está agora, por volta de 9%. Ele me confessou isso. Ele tem um bom passe, sabe chutar e pode nos dar muita qualidade - avaliou o treinador.

Elvis será titular do Botafogo neste domingo, contra o Madureira, às 16h, no Estádio Nilton Santos. A TV Globo transmite a partida, e o GloboEsporte.com acompanha em Tempo Real.

Por Gustavo Rotstein e Marcelo BaltarRio de Janeiro/GE

Vale uma vaga! Botafogo e Madureira duelam com chances de classificação


Classificação antecipada pode ir para Alvinegro com vitória simples ou para Tricolor em caso de triunfo e tropeço do Fluminense. Perdedor, porém, pode até sair do G-4




Montagem do GE
A definição do G-4 do Campeonato Carioca vai ficar para a última rodada, mas uma vaga pode terminar com Botafogo ou Madureira já neste domingo, às 16h (de Brasília), no Estádio Nilton Santos - como o clube de General Severiano rebatizou o Engenhão. Para o Alvinegro, basta uma vitória simples para garantir a classificação antecipada para a semifinal, já que na última rodada Fluminense e Madureira se enfrentarão e um deles irá perder pontos. Já o Tricolor Suburbano, surpresa do estadual, passa de fase se ganhar e torcer para o Flamengo no clássico do Maracanã - um empate já é o suficiente. Com isso, faria um dos grandes ficar fora do quadrangular final. E se der Flu no Fla-Flu, além da classificação, o duelo no Engenhão pode valer até a liderança.

Em compensação, o perdedor pode até terminar a rodada fora do G-4, dependendo de uma combinação de resultados. O Fluminense, quinto colocado, vai a 31 pontos se vencer. E tem também o Vasco, com 30 pontos, que ocupa a quarta posição e enfrenta o Friburguense às 18h30. Quem sair derrotado, em caso de vitórias do Tricolor das Laranjeiras e do Cruz-Maltino, sai da zona de classificação. Ou seja, emoção para reta final.

No Botafogo, Jobson foi poupado do último treinamento antes de a delegação ficar concentrada. O atacante, porém, está bem e deve iniciar a partida deste domingo. Se René Simões aposta na dupla "Steve Jobson e Bill Gates" para vencer a partida, Toninho Andrade, comandante do Madureira, se blinda na defesa menos vazada da competição - foram apenas seis gols levados. O Tricolor Suburbano, dono de um dos artilheiros do Carioca - Rodrigo Pinho, com nove gols -, promete não se intimidar.

Luis Antonio Silva dos Santos apita a partida, auxiliado por Dibert Pedrosa Moisés e Jackson Lourenço Massarra dos Santos. A TV Globo exibe ao vivo para RJ, ES, TO, SE, PB, RN, PI, MA, PA, AM, RO, AC, RR, AP e DF. O Premiere transmite o confronto para todo o Brasil, através do sistema pay per view. O GloboEsporte.com acompanha em Tempo Real, com vídeos. Após a partida, participe da cobertura comentando a atuação da equipe na página do seu clube de coração.



Botafogo: René tem uma lista de desfalques para escalar o Botafogo. Ele próprio disse que "vem sendo um quebra-cabeça". O principal deles é Jefferson, que sente dores no joelho e está fora da Taça Guanabara. Jobson, que não treinou sábado, deve iniciar o jogo. Desta forma, o Alvinegro entra em campo com: Renan, Gilberto, Alisson Brand, Renan Fonseca e Carleto; Diego Giaretta, Willian Arão, Tomas Bastos e Elvis; Jobson (Sassá) e Bill.

Madureira: Toninho Andrade vai mandar a campo força máxima. O Tricolor Suburbano atuará com Jonathan Ribeiro; Filippe Formiga, Daniel, Thiago Cardoso e Moisés; Gilson, Ryan, Rodrigo Lindoso, Camacho e Thiago Galhardo; Rodrigo Pinho.




Botafogo: com lesão no joelho, Jefferson está fora. Além dele, permanecem no departamento médico: Roger Carvalho, Marcelo Mattos, Gegê, Diego Jardel, Rodrigo Pimpão e Tássio.

Madureira: o time não tem desfalque por lesão ou suspensão.



Botafogo: Diego Jardel, Sassá e Bill.

Madureira: Daniel, Moisés, Rodrigo Lindoso e Ryan.

Por GloboEsporte.comRio de Janeiro/GE