Páginas

terça-feira, 20 de agosto de 2013

Bota leva vantagem no histórico de mata-mata contra o Atlético-MG


Clubes se enfrentaram sete vezes na história em situações como a desta quinta-feira e nas últimas quatro a classificação ficou com os cariocas



Marcelo Mattos deixa de lado histórico a favor do
Botafogo (Foto: Thales Soares)
Foram times diferentes, com outros jogadores e técnicos. No entanto, os números de um confronto são sempre levados em consideração. Quinta-feira, no Maracanã, no jogo de ida da Copa do Brasil, o Botafogo colocará à prova seu bom retrospecto em mata-mata contra o Atlético-MG.

Na história, foram sete encontros nesse sistema. Nas duas primeiras, o Atlético-MG levou vantagem, sendo a última delas pelas quartas de final do Campeonato Brasileiro de 1994. No entanto, nas quatro seguintes, só deu Botafogo, inclusive duas pela Copa do Brasil.

- Isso é legal para o torcedor. Para a gente, é indiferente. Nem leva em consideração os últimos resultados. Eram outros jogadores e treinadores em uma stuação bem diferente - afirmou o volante Marcelo Mattos.

Um dos confrontos, inclusive, foi cercado de polêmica envolvendo o árbitro Carlos Eugênio, que teria deixado de marcar um pênalti a favor do Atlético-MG. Ele precisou deixar o campo do Maracanã escoltado, tal a revoltado dos jogadores.

Os outros quatro confrontos nos quais o Botafogo saiu vencedor aconteceram na Copa Conmebol de 1993, na Copa do Brasil de 2008 e nas Copas Sul-Americana de 2008 e 2011. Já o Atlético-MG, além da vitória no Brasileiro de 1994, também superou o rival na Taça Brasil de 1967, no entanto, com a realização de um jogo extra, realizado no Mineirão.

Por Thales SoaresRio de Janeiro

Presidente do Botafogo explica interrupção na venda de ingressos


M. Assumpção diz que comercialização de entradas para duelo contra o Galo parou por divergências entre clube, empresa contratada e o PROCON-RJ



Torcedores do Botafogo reclamaram, na manhã desta terça-feira, por não conseguirem adquirir antecipadamente os ingressos para o jogo contra o Atlético-MG, que acontece na quinta-feira, às 21h50, pelas oitavas de final da Copa do Brasil. Os bilhetes seriam vendidos a preços promocionais, porém quem tentou comprar encontrou bilheterias fechadas. Durante sua participação no programa Arena SporTV, o presidente do Botafogo, Maurício Assumpção justificou que a interrupção na comercialização das entradas aconteceu por uma divergência entre o clube, a empresa responsável pelas vendas e o PROCON-RJ.

- Houve um problema porque quem estava operando a venda não queria fazer a promoção e o Botafogo disse: "Não, é para fazer a venda. É pra vender com promoção‬." E o Botafogo vai depois responder por isso - esclareceu.

A promoção para compra antecipada dos ingressos para o jogo consistia em valores mais baratos na terça e na quarta-feira para o setor Sul Superior, vendido por R$ 40. Na quinta-feira, dia da partida, os preços voltariam ao valor normal. Assim, os mesmos lugares teriam valores diferentes, de acordo com o dia da compra, o que o orgão de defesa ao consumidor não permite.

- Aí eu pergunto: O que a gente faz? Deixa o cambista atuar? Tem umas coisas que são engraçadas no futebol, eu não tenho nada contra o PROCON, acho que é um órgão importantíssimo. Estou facilitando a vida do torcedor, estou dando a ele o direito de comprar antecipadamente, com todo o conforto por um preço mais barato. E aí o Botafogo não pode fazer isso - completou.

Maurício Assumpção explica problemas com venda
de ingressos para partida de ida da Copa do Brasil
(Foto: Thiago Braga/SporTV.com)
Conforme explicado pelo próprio presidente do clube, o objetivo da venda antecipada é diminuir as filas de compra de ingressos no momento do jogo e, a partir disso, diminuir o volume de cambistas. Para Maurício, mesmo que quem responda sobre o combate aos cambistas e as filas seja a empresa que opera o estádio, tudo isso ''respinga'' no Botafogo.

- Se você compra antecipadamente, você evita a fila da compra do bilhete na hora e não fica à mercê do cambista. Porque o que ele mais quer é fila na hora do jogo e na hora da entrada, aí é que ele vai vender a mercadoria dele. E hoje em dia está muito difícil de pegar cambista, a gente está identificando um bar perto do Maracanã que é a central do cambistas - disse.

A partida entre Botafogo e Atlético-MG acontece na quinta-feira, às 21h50m, no Maracanã, pelas oitavas de final da Copa do Brasil.

Por SporTV.com Rio de Janeiro

De olho no desgaste, Botafogo volta a poupar titulares em treinamento


Time entra em campo quinta, contra o Atlético-MG, para o jogo da Copa do Brasil, no Maracanã, e deve atuar com seus principais jogadores



Preocupado com a maratona de jogos, o Botafogo voltou a poupar seus titulares no treinamento desta terça-feira. O time atuou domingo e entra em campo novamente na quinta-feira para enfrentar o Atlético-MG, pelo jogo de ida das oitavas de final da Copa do Brasil, no Maracanã.

Para esse jogo, o técnico Oswaldo de Oliveira não deve contar apenas com o atacante Elias, que atuou pelo Resende na Copa do Brasil. Além dele, Lucas e Cidinho, submetidos a cirurgias seguem fora.

Botafogo treina sem titulares nesta terça-feira (Foto: Thales Soares)

A intenção do treinador não é poupar jogadores no confronto, mesmo tendo domingo mais um jogo pelo Campeonato Brasileiro, contra o Atlético-PR, em Curitiba. Nessa sequência, ele ainda não tomou uma atitude como essa.

- Não deve poupar ninguém. Temos nossos objetivos profissionais e cuidamos da parte física. Estamos conseguindo a recuperação e não há lesão muscular, o que seria normal no Brasileiro pelo desgaste. Atrapalha um pouco essa sequência, mas temos feito bons jogos - afirmou o volante Marcelo Mattos.

Se não poupar jogadores, Oswaldo deve escalar o time com Jefferson, Gilberto, Bolívar, Dória e Julio Cesar; Marcelo Mattos, Gabriel, Lodeiro, Vitinho e Seedorf; Rafael Marques.


Por Thales Soares Rio de Janeiro

Seedorf revê jogo contra Lusa e analisa problema com Gilberto


Camisa 10 conversa com pessoas próximas no clube e diz que sua preocupação foi evitar um cartão amarelo ao jovem lateral-direito




A discussão entre Seedorf e Gilberto na vitória do Botafogo por 3 a 1 sobre a Portuguesa, domingo, no Canindé, ainda repercutiu na reapresentação do elenco na segunda-feira. Em conversa com pessoas do clube, o camisa 10 demonstrou preocupação com as interpretações e desdobramentos do ocorrido, tanto que assistiu ao vídeo do jogo para fazer uma análise mais profunda.

Seedorf contou que acreditava que o árbitro Alício Pena Júnior estava rigoroso demais na partida e, quando conversava com ele, aos 24 do primeiro tempo, viu que Gilberto se aproximou para reclamar. Com medo de o jovem levar cartão e ficar pendurado no jogo, o craque o interpelou e chegou a dar um tapa em seu braço direito. O lateral não gostou e discutiu. O meia disse que depois passou até a não conversar na mesma intensidade com o juiz com medo de ser punido.

O holandês lembrou também que Gilberto ganhou posteriormente, aos 12 do segundo tempo, um amarelo depois de uma falta. Se tivesse sido advertido antes, seria expulso e desfalcaria o time, o que Seedorf quer evitar ao máximo devido ao elenco reduzido do Bota. O craque também compartilhou sua revolta com os atletas que são advertidos após tirarem a camisa na hora de comemorar gols.



Acho que foi uma cobrança positiva, nada para deixar o atleta para baixo. Ele (Seedorf) já viveu muito no futebol. É como o Oswaldo falou, aqui não
é um time de freiras."
Bolívar

O zagueiro Bolívar, outro líder do elenco, deu sua opinião e disse que viu a cobrança como positiva. Ele lembrou que Gilberto, após o lance, foi o autor do cruzamento para o gol marcado por Rafael Marques.

- A liderança é uma coisa de cada pessoa, cada um faz de uma maneira. A proporção com o Seedorf é maior. Mas acho que foi uma cobrança positiva, nada para deixar o atleta para baixo. Ele (Seedorf) já viveu muito no futebol. É como o Oswaldo falou, aqui não é um time de freiras. Temos que aceitar esta cobrança. O Gilberto fez a jogada do segundo gol e mostrou que não se abalou em campo. Tudo que o Seedorf faz é pensando no melhor para o Botafogo.

Bolívar afirmou também que não sente os outros jogadores, nem os mais jovens, intimidados diante das cobranças do holandês. O zagueiro acredita que Gilberto entendeu a atitude de Seedorf após a partida, com a cabeça mais fria.

- Quando tenho que cobrar, eu cobro dele também. Não é porque ele é um dos líderes que não podemos falar. Acho que vem dando certo. Ele não queria que o Gilberto levasse o amarelo, que não aceitou isso bem na hora. Veio a entender depois, no vestiário.

A vitória sobre a Portuguesa assegurou ao Botafogo a liderança do Brasileiro com 29 pontos.


Por Fred Huber e Thales Soares Rio de Janeiro