Páginas

sexta-feira, 3 de julho de 2015

Estreante aos 17, Luis Henrique iguala marca de Jairzinho, que dá conselhos


Joia do Botafogo terá oportunidade de ouro nesta noite, contra o Sampaio Corrêa. Atacante vem embalado pelos 14 gols em dez jogos na Copa do Brasil Sub-17 deste ano



Luis Henrique festeja seu gol na final da Copa do Brasil Sub-17;
 Botafogo foi vice-campeão (Foto: Cleber Mendes/LANCE!Press)
A sorte sorriu para o atacante Luis Henrique, de apenas 17 anos. Graças à saída inesperada de Bill, que foi para o futebol da Coreia do Sul, e de algumas pendências para a regularização do reforço Rafael Oliveira, o jovem será titular no primeiro jogo dele no profissional. Apesar da pouca idade, ele terá a missão de ser o homem-gol do Botafogo no duelo contra o Sampaio Corrêa, nesta sexta-feira, a partir das 21h50, no Estádio Nilton Santos, em jogo válido pela décima rodada da Série B. O jogo terá transmissão em tempo real no site do LANCE!.

O caso de Luis Henrique lembra o de Jairzinho, ídolo alvinegro, que estreou pelo clube com a mesma idade da joia. Em entrevista ao LANCE!, o craque do Botafogo que brilhou nas décadas de 60 e 70 deu dicas para o jovem atacante.

- Estou torcendo por você, Luiz Henrique. Ele tem de ter autoconfiança e ir em busca do objetivo dele: ser titular do Botafogo e almejar o mais rápido possível a chegada na Seleção Brasileira. Foi o que fiz. Só depende dele. Eu fiz isso e alcancei. Já disputei uma Copa do Mundo com 21 anos. Ele pode chegar lá - disse o Furacão da Copa de 70.

O técnico René Simões pediu um pouco de paciência à torcida com a jovem promessa. Em entrevista coletiva nesta quinta-feira, o treinador rasgou elogios a Luis Henrique.

- Eu queria fazer um pedido à torcida. O Luis Henrique é uma joia que temos, e não sabemos o quanto essa joia está lapidada. Provavelmente, ele não está totalmente lapidado. Paciência, pois ele é uma joia, tem muita possibilidade de evoluir, mas tem que ter calma - afirmou o comandante alvinegro.

- Ele não é o Bill, que é calejado e podem pegar no pé. O garoto precisa de suporte o tempo todo. Eu tenho uma grande esperança de que ele virá a ser um grande jogador - completou René, esperançoso.

Luis Henrique despontou no time sub-17 do Botafogo com gols e ótimas atuações. Neste ano, ele foi o artilheiro da Copa do Brasil da categoria, com 14 gols, e acabou promovido ao sub-20, por onde teve rápida passagem. A joia tem vínculo até maio de 2017, mas a diretoria já planeja estender o contrato e aumentar a multa rescisória, para evitar saída de General Severiano.





JAIRZINHO, ÍDOLO DO BOTAFOGO

'Quem fala em queimar não conhece nada'

1) Acha que hoje é mais difícil para um jovem de 17 anos explodir?

R: Antigamente não existia esta barreira. Hoje é muito difícil conseguir detectar o garoto que já apresenta uma evolução no futebol, bom comportamento fora e dentro de campo... O único clube aqui no Rio que tem este respeito com as divisões de base é o Fluminense. Todo ano revelam dois ou três jogadores. Agora mesmo estão vendendo dois. Ver a estreia de um garoto pelo Botafogo me alegra, pois sou um exemplo de chegar ao time principal com 17 anos. Em 1962, tive a premiação de jogar ao lado de vários grandes jogadores, Garrincha, Nilton Santos...

2) Acha que o garoto pode acabar sendo queimado caso não vá bem?

R: Quem fala que um jovem vai se queimar não conhece nada. Tem muitos invasores no futebol e que torcem contra. O importante é ele não dar ouvidos a ninguém. Ele mesmo tem que ser o analista dele, o corretor dele, corrigindo os erros e aprimorando a qualidade. Ele não vai agradar a todo mundo. Tem sempre quem torce contra, até quem sabe da qualidade. Ele, primeiramente, tem de ser o autocrítico dele mesmo.

RELEMBRE ALGUNS DOS GRANDES ARTILHEIROS REVELADOS PELO FOGÃO

Carvalho Leite - O primeiro grande goleador alvinegro estreou com 17 anos, assumiu a titularidade aos 18, em 1930, e foi o artilheiro do Campeonato Carioca daquele ano, com 14 gols (o Alvinegro acabou campeão naquele ano). Disputou as Copas de 1930 e 1934 e é o segundo maior artilheiro do clube

Jairzinho - O Furacão da Copa de 1970 estreou com 17 anos, em 1962, em um amistoso contra o Independiente Santa Fe (COL), em Bogotá, que acabou com vitória alvinegra por 3 a 1. Ele é o quinto maior artilheiro da história do Glorioso.

Roberto Miranda - Com 18 anos, no ano de 1962, já estava no elenco profissional do Botafogo, ao lado de Jairzinho. Foi o artilheiro do Carioca de 1968, o último do Botafogo antes de ficar 21 anos sem títulos. É o nono lugar na lista de artilheiros do clube.

Paulo Victor Reis e Vinícius Perazzini - LANCENET!

Hora de reagir pra voltar ao topo


  
Montagem do RodrigoPimpãoOficial
O Botafogo foi derrotado inapelavelmente pelo Macaé na última rodada. Levou quatro gols e fez apenas dois e o sinal de alerta foi ligado em General Severiano. Somado ao empate sem graça contra o Boa Esporte (1 a 1) na rodada anterior, um ar de desconfiança sobre a capacidade do time em vencer as adversidades da Série B tomou conta da torcida. 

Nas duas últimas rodadas o time perdeu os 100% de aproveitamento jogando em casa e a decantada invencibilidade na competição. De líder absoluto com 20 pontos, passou a ocupar a segunda posição com dois pontos atrás do Paysandu (22). O Papão da Curuzu venceu o Atlético-GO por 2 a 0 na abertura dessa rodada e se tornou o novo líder. Bahia e Náutico, com 18 pontos, completam o atual G-4. 

O Alvinegro não correspondeu as expectativas da torcida e sofreu a primeira derrota no campeonato - para alguns, a pior dos últimos anos - num jogo onde foi facilmente dominado pelo adversário com um placar vergonhoso. Um resultado contundente e incompatível com a campanha que o time vinha fazendo até então (6V e 2E). Veja o clima de confiança expresso no post do pré-jogo, que rapidamente foi se desfazendo com o massacre sofrido no primeiro tempo> Vitória, vitória e vitória!

Mas nada como um dia após o outro e já nessa sexta, o Alvinegro tem a chance de se redimir jogando em casa, diante da sua torcida. Enfrenta o bravo Sampaio Corrêa, às 21h50, e uma vitória simples será o bastante para que o time reassuma a primeira colocação independente dos outros resultados da rodada. Só a vitória será capaz de mudar o clima de desconfiança que poderia prejudicar a sequência do trabalho. 

O "professor" René atribui os maus resultados ao crescimento dos adversários que passaram a estudar melhor o Botafogo, tido como o time a ser batido na competição, sem mencionar, no entanto, a nossa visível queda de produção. 

O discurso dos jogadores é o de que a missão não vai ser fácil e que será preciso cautela no jogo, pois o duelo contra os maranhenses se tornou muito perigoso. Com isso, vão precisar encontrar o equilíbrio para atacar sempre, pressionar o adversário sem, no entanto, ficarem expostos como ocorreu contra o Macaé e levarem 3 gols ainda no primeiro tempo. 

Em relação ao último compromisso, o Botafogo terá muitas mudanças quase todas, providenciais. O capitão Jefferson volta ao gol no lugar de Renan que não esteve muito seguro e falhou contra Macaé. Diego Giaretta reassume a posição de 1o. volante e mesmo improvisado, é a melhor opção depois da saída de M. Mattos. O jovem Andreazzi, que ocupou a posição no último jogo, se mostrou inseguro e ainda imaturo para assumir a condição de titular. Além de tudo, o jogador sofreu uma pancada no joelho e ficará  um mês de molho. Já Luis Ricardo volta à lateral-direita na vaga de Gilberto que está à serviço da seleção do Pan. Improvisado na esquerda, o jogador foi um dos responsáveis diretos pelo time ter levado três gols em jogadas originadas pelo seu setor. O titular Carleto retorna à sua posição, recuperado de uma artroscopia no joelho esquerdo que o afastou do time por um mês. 

Mas as mudanças não param por aí. No meio, Daniel Carvalho, que entrou bem contra o Macaé quando já perdíamos por 3 a 0 e foi um dos responsáveis diretos pela quase reação do time marcando um gol e dando assistência para o outro, vai começar o jogo ao lado de Tomas que ganha uma nova oportunidade depois de ficar esquecido por rodadas seguidas. Diogo Jardel, com estiramento na coxa fica de fora se recuperando enquanto Fernandes, que foi muito mal no último jogo a ponto de ser substituído ainda no 1o. tempo, fica de molho para uma próxima oportunidade.

Contudo tudo isso, ainda é no ataque a nossa principal mudança. Inesperadamente, Bill deixou o clube no começo da semana ao tempo em que o clube fechava negociação com Rafael Oliveira, contratado junto ao Botafogo-PB. O novo centro-avante, que dava pinta de que seria o titular, não foi regularizado a tempo e a vaga acabou caindo no colo do jovem artilheiro do time Sub-20,  Luis Henrique de apenas 17 anos, que só foi incorporado ao elenco principal no começo da semana. São muitas emoções para um curto período de tempo. O garoto treinou bem e tem a confiança do técnico pra estrear contra o Sampaio. Espera-se que a torcida que irá ao Niltão demonstre seu carinho com o jovem atacante e leve em conta toda essa situação. Pelas redes sociais, a aprovação para a estreia do jovem artilheiro é quase unânime.  

O Sampaio Corrêa vem ao Rio em busca de um bom resultado depois de ser derrotado pelo Santa Cruz (17o. colocado), na última rodada. Com 15 pontos na tabela, o time maranhense ocupa a 8a. posição e prega a superação para conseguir a vitória. "Temos condições de pontuar, mas, para isso, tudo vai ter que dar certo", disse o técnico Condé.

Os times devem ir à campo com as seguintes formações:

BOTAFOGO: Jefferson, Luis Ricardo, Roger Carvalho, Renan Fonseca e Carleto; Diego Giaretta, Willian Arão, Daniel Carvalho e Tomas; Rodrigo Pimpão e Luis Henrique;

SAMPAIO CORRÊA: Rodrigo, Daniel Damião, Luís Otávio, Edvânio e William Simões; Diones, Moisés, Válber e Nádson; Pimentinha e Douglas
Técnico: Léo Condé

É manter o foco, pressionar o adversário em seu próprio campo e buscar o gol logo no começo pra levar a torcida junto. Pra cima deles Fogão, firme ao topo da tabela!

Enquanto isso, reveja o nosso post do Reage Meu Botafogo (composição de Dom Elias gravado por Leo Russo) no começo da temporada> Blog do Felipaodf: Reage meu Botafogo - O retorno



Por @felipaodf/Botafogodeprimeira.com.br

Bota busca nova atitude após perder liderança: "Estávamos acomodados"


René afirma que derrota para o Macaé "deu uma sacudida" internamente e "fez um bem danado" para o elenco. Time tenta retomar a ponta da Série B nesta sexta




A derrota para o Macaé, no sábado passado, culminou na perda da invencibilidade do Botafogo na Série B e abriu brecha para o Paysandu assumir a liderança provisória na última terça-feira. Dentro do elenco, o tropeço também foi tratado como um despertador. Após um início avassalador, com seis vitórias em sete rodadas, o time empatou em casa com o Boa Esporte e caiu, de forma desastrosa, em Macaé. Sintomas de acomodação foram diagnosticados, e o técnico René Simões acredita em uma nova postura, nesta sexta, diante do Sampaio Corrêa.

- Esse é um time novo, foi montado no início do ano, e agora está se remontando novamente. Estávamos acomodados, e o time caiu um pouquinho. Mas isso já acabou. Os tropeços foram uma sacudida em nós todos. Cheguei a comentar com os jogadores que, às vezes, achamos que está tudo igual, mas não está. Falta atitude. Nos treinos dessa semana, voltamos a ter aquela atitude do Campeonato Carioca. Fez um bem danado essa derrota. Trouxe a gente de volta para o rumo certo. O treinamento de quarta foi excepcional. Tivemos atitude. Estou na esperança de fazer um jogo muito bom contra o Sampaio - analisou o treinador do Botafogo. 

René Simões acredita que o Botafogo entrará em campo, nesta sexta, com uma nova atitude (Foto: Vitor Silva / SSPress)

Com esse discurso, René Simões tenta blindar o time das críticas pela queda de rendimento, ao mesmo tempo em que busca motivar a equipe a retomar a liderança. Para o treinador, um pouquinho de pressão não faz mal a ninguém.

- Adoro jogo com pressão. Essa pressão é ótima. Nos mantém em alerta. Há derrotas que vêm para o bem. Se tivéssemos vencido o Macaé, estaríamos na liderança mesmo com a vitória do Paysandu, na terça. Agora não estamos. Ótimo. Coloca pressão no time - falou.

Com a vitória por 2 a 0 sobre o Atlético-GO, na última terça-feira, o Paysandu chegou a 22 pontos e, com um jogo a mais, passou o Botafogo na tabela. Com 20, o Alvinegro tenta voltar à ponta da tabela, nesta sexta-feira, às 21h50, no Estádio Nilton Santos, diante do Sampaio Corrêa. O GloboEsporte.com acompanha a partida em Tempo Real.

Por Marcelo Baltar Rio de Janeiro/GE

Afastado há mais de um mês, Tássio aguarda definição sobre seu futuro


Atacante vem treinando com os demais atletas não aproveitados pelo Botafogo e ainda vive a expectativa de ser reintegrado pelo técnico René Simões



Afastado há mais de um mês do elenco principal do Botafogo, Tássio vem treinando diariamente no Estádio Nilton Santos com os demais atletas que não estão sendo aproveitados. Contratado em janeiro para fazer sombra a Bill, o atacante conviveu com lesões, disputou apenas seis jogos e fez um gol.

No dia 26 de maio, ele recebeu, ao lado de Murilo e André Luiz, a notícia de que estava fora dos planos da comissão técnica e passaria a treinar à parte. Com contrato até o fim do ano, o atacante reconhece que não está sendo um momento fácil de sua carreira, mas garante manter a motivação nos treinos e aguarda uma definição sobre o seu futuro.

- Não é um momento fácil de se encarar para um jogador profissional, mas estou me saindo bem. A cada dia, a cada treino, me sinto mais motivado e confiante. Estou bem física e tecnicamente e com a cabeça boa, pronto para uma nova missão na minha carreira. Tenho deixado tudo nas mãos do meu empresário e tenho certeza que boas notícias irão aparecer logo - disse Tássio.

Tássio tem contrato com o Botafogo até o fim do ano (Foto: Vitor Silva / SSPress)

Apesar de ter sido afastado, o jogador ainda acredita que possa ajudar o Botafogo dentro de campo. O centroavante, no entanto, diz que vai acatar o que for decidido pela diretoria alvinegra:

- Fiquei sabendo da saída do Bill. Uma pena para o clube, que perde um atacante de qualidade. Sou funcionário do clube e estou disposto a acatar qualquer decisão para ajudar o Botafogo.

Durante o Campeonato Carioca, o Botafogo afastou Aírton, Dankler e Henrique do elenco principal. O motivo foi o alto salário dos três, uma vez que foram contratados na antiga gestão. Os atletas, porém, foram reintegrados ao longo do estadual, principalmente por uma série de lesões ao longo da competição. Os dois primeiros já deixaram o Botafogo, enquanto Henrique segue treinado com o grupo.


Por GloboEsporte.com Rio de Janeiro/GE