Páginas

segunda-feira, 8 de novembro de 2021

Botafogo demonstra interesse na permanência de Marco Antônio, mas valor de compra é acima da realidade


Diretoria do Alvinegro entra em contato com representantes do atleta mostrando desejo de ficar com o meia para 2022, mas opção é fora do padrão do clube; jogador quer ficar





Marco Antônio fez dois gols na vitória do Botafogo sobre o Vasco (Foto: Vítor Silva/Botafogo)


Com diversos jogadores emprestados, o Botafogo busca a permanência daqueles que vêm se destacando na temporada. Este é o caso de Marco Antônio, um dos destaques na vitória por 4 a 0 sobre o Vasco no último domingo, pela Série B do Brasileirão. O Alvinegro já manifestou interesse em contar com o meia para o ano que vem.


+ Botafogo pode garantir acesso nesta quinta-feira: saiba o que é necessário


A missão, porém, não parece ser nada fácil. Quase impossível, talvez, pela situação financeira do Botafogo: emprestado pelo Bahia até dezembro, Marco Antônio tem uma opção de compra em valor fixado junto ao Botafogo até o fim deste contrato.

O valor é bem acima da realidade do Glorioso. Internamente, o clube sabe que não terá condições de levantar o dinheiro para concluir a compra do camisa 70. Mesmo assim, não joga a toalha e busca outras alternativas.

Eduardo Freeland, diretor de futebol do Botafogo, conversou com Lucas Andrino, um dos empresários de Marco Antônio, nesta segunda-feira. O dirigente manifestou interesse na permanência do jogador, explicou a situação financeira e o fato que dificilmente terá condições de comprá-lo, mas que quer um acordo junto ao Bahia.


E MAIS:
Goleada! Botafogo volta a vencer o Vasco por 4 a 0 após dez anos
Oyama se emociona em ligação com a família goleada do Botafogo
Botafogo tem sete integrantes na seleção da 34ª rodada da Série B
Botafogo tem 74% de chance de ser campeão da Série B
Botafogo projeta 'rodar' elenco e fazer Rafael se adaptar mais ao país


Aí entra o 'xis' da questão: Marco Antônio é um dos destaques do Alvinegro na Série B e o Bahia, até agora, não deu sinais de que pretende renovar o vínculo de empréstimo junto ao Botafogo por mais uma temporada. O caminho parece bem desenhado: ou assume a opção de compra ou vê o jogador ir embora.


Pode pesar positivamente o desejo de Marco Antônio. O camisa 70 se identificou com o clube e já falou para pessoas próximas que gostaria de ficar no Glorioso. Vale ressaltar, porém, que o atleta não participou de nenhum tipo de conversa com nenhuma das partes até o momento - o foco dele é dentro de campo e, primeiro, garantir o acesso à Série A.

De qualquer forma, o Botafogo já se prepara para uma situação que deve envolver drama e dificuldades para tentar ficar com Marco Antônio para 2022. Até dezembro, ao menos, a prioridade na opção de compra pertence ao Alvinegro, mas o valor é acima da realidade.



Fonte: LANCE?Sergio Santana/Rio de Janeiro (RJ)

Com acesso encaminhado, Botafogo projeta 'rodar' elenco e fazer Rafael se adaptar mais ao futebol nacional


Enderson Moreira já testou formações e variações durante a goleada sobre o Vasco






Já com o acesso bem encaminhado, o Botafogo tenta fazer da goleada por 4 a 0 sobre o Vasco um marco também para traçar seus planos em relação ao elenco que ficará em 2022. Enquanto a diretoria já se movimenta para avaliar renovações, o técnico Enderson Moreira cogita testar variações e dar "rodagem" a atletas pouco utilizados nos últimos jogos da equipe na Série B. Um deles é o lateral Rafael.




'Se o Rafael teve essa oportunidade agora, é muito em função de ele estar cada dia melhor', diz Enderson (Foto: Vítor Silva / Botafogo


No decorrer da etapa final do duelo em São Januário, o técnico Enderson Moreira modificou o setor ofensivo do Alvinegro. Além da entrada de Ronald e, nos últimos minutos, de Luiz Henrique, o comandante lançou o lateral Rafael como um ponta, fato que ajudou a manter o poderio da equipe. 


Enderson falou sobre o que espera do lateral-direito, que vem atuando com a camisa 7.

- Vamos continuar nosso processo como tem sido feito até agora, de colocar a melhor equipe possível nas melhores condições. Se o Rafael teve essa oportunidade agora, é muito em função de ele estar cada dia melhor. Ele está evoluindo muito nesse processo. Ele é um jogador muito importante. Nenhum jogador do Botafogo jogou no nível que ele jogou por tanto tempo. Essa classe, um jogador de nível extremamente importante de nível mundial. Mas é aquela situação, que precisamos avaliar a cada dia como ele está se adaptando - disse.


O treinador é cauteloso com relação a Rafael.

- É uma adaptação a um futebol diferente, a vários processos diferentes. Colocamos ele em algumas situações, ele percebeu um pouquinho como é, mas precisa de um tempo para estar 100% adaptado. Nos treinamentos a gente vai avaliando e dando oportunidade para o elenco todo. Temos trabalhado com isso desde a minha chegada, de utilizar bem o elenco dentro daquilo que temos como ideia de jogo - disse.



Fonte: LANCE/Vinícius Faustini/Rio de Janeiro (RJ)

Análise: Botafogo encontra rival perfeito para encaminhar passagem de volta à Série A


Clássico coloca frente a frente equipes com trajetórias, momentos e níveis diferentes na Série B. Mais sólido e preparado, alvinegro fez Vasco tombar em poucos minutos




Vasco x Botafogo - Melhores Momentos



O último domingo ficará por bastante tempo na memória de quem viu o clássico, seja torcedor de um ou de outro, seja um espectador imparcial. Ainda mais para quem esteve em São Januário. O resultado histórico aconteceu porque o Botafogo encontrou o adversário perfeito, enquanto o Vasco teve o rival mais indigesto no momento crítico da temporada.


+ TUDO sobre o Botafogo: noticiário, vídeos e reportagens



Não à toa o placar entrou para a História. A goleada alvinegra foi a maior vitória que o Botafogo já impôs ao Vasco dentro de São Januário. Porque ficaram frente a frente equipes com trajetórias, momentos e níveis diferentes na Série B.


De um lado, um time sólido, com proposta de jogo testada e aprovada e equilibrado pela situação confortável na tabela. De outro, um mandante pressionado pela própria torcida, desesperado no campeonato e que já demonstrava descompassos. O resultado foi a goleada construída não só pela técnica e pela tática, mas também em cima do desespero que fez o Vasco colocar tudo a perder nos primeiros 30 minutos.


+ Enderson fala em desejo enorme de seguir no Botafogo




Clube coroou clima de festa — Foto: André Durão



Por isso, o Botafogo encontrou o adversário ideal. O time é marcado pela eficiência desde a chegada de Enderson Moreira. Em casa, bateu quase todos os rivais. Fora, apresentava postura mais conservadora. Estratégia que casou perfeitamente diante de um time afobado pela necessidade do resultado.


Sobraram espaços na defesa do Vasco, que o Bota aproveitou com velocidade e eficiência. O time visitante sabia que ficaria pouco tempo na bola, e apostou nas decisões corretas na hora da brecha. Foi assim que a vitória foi encaminhada ainda no primeiro tempo, com gols em contra-ataques e o destempero de Léo Mattos para deixar os mandantes com um a menos em campo.


Até os 30 minutos de jogo, Vasco tinha 74% de posse de bola contra 26% do Bota. Só que o número de finalizações era exatamente a mesma: três para cada lado. E o placar já apontava 2 a 0.



Meio encaixa mesmo desfalcado

A vitória maiúscula passou pelo meio de campo. Que era ponto de interrogação com duas ausências importantes: Barreto e Chay. Mais atrás, Oyama não só substituiu à altura como contribuiu muito na construção de jogo. Deu toque de bola que o volante titular, mais defensivo, normalmente não consegue. Na frente, Marco Antônio brilhou na vaga de um dos jogadores mais importantes desse Botafogo.


+ Os lances, os vídeos, as fotos: tudo que rolou no clássico Vasco 0 x 4 Botafogo





Entre os coadjuvantes, Oyama comandou meio de campo — Foto: Vitor Silva/Botafogo



Chay é um dos poucos do elenco que Enderson costuma ter dificuldade para substituir. É o regente do ataque alvinegro. Toda hora está perto da bola, acha brechas com passes e com dribles. Em um jogo com muita oportunidade para contra-ataques, Marco Antônio conseguiu se encaixar e foi decisivo. Marcou dois gols e participou das outras jogadas. O meia se firmou no time titular na ponta esquerda, ao lado de Chay, mas soube se adaptar à nova função.


O Botafogo teve espaços de sobra para atacar e permitiu poucas oportunidades na defesa. O jogo praticamente inteiro ficou sob controle, a não ser pelos minutos iniciais, quando Diego Loureiro apareceu bem. No final, com o domínio já consolidado, o Bota finalizou três vezes mais do que os donos da casa.


O resultado praticamente garante o retorno do clube de General Severiano à elite do futebol brasileiro. O Botafogo é o líder da Série B, com 62 pontos. A soma mágica para garantir o acesso, na média, é de 63 desde que a segundona é disputada nesse formato. A depender dos resultados, a vaga pode vir matematicamente já na 35ª rodada, contra a Ponte Preta, fora de casa, na próxima quinta-feira.





A Voz da Torcida - Pedro Dep: "Carimbou o acesso na casa do rival" (https://ge.globo.com/futebol/voz-da-torcida/video/a-voz-da-torcida-pedro-dep-carimbou-o-acesso-na-casa-do-rival-10018664.ghtml)



O podcast ge Botafogo está disponível nas seguintes plataformas:


Spotify - Ouça aqui!
Google Podcasts - Ouça aqui!
Apple Podcasts - Ouça aqui!
Pocket Casts - Ouça aqui!
▶️ Clique e aperte o play ▶️



Fonte: Por Thayuan Leiras — Rio de Janeiro