Páginas

segunda-feira, 31 de julho de 2023

Das vaias aos aplausos, Gustavo Sauer volta a brilhar e tem "redenção" na vitória do Botafogo



Meia marcou dois gols e deu uma assistência em tarde de destaque na vitória sobre o Coritiba



A única dúvida do Botafogo antes do jogo contra o Coritiba, em jogo pela 17ª rodada do Campeonato Brasileiro, estava no lado direito de ataque, entre Júnior Santos e Matías Segovia. No entanto, o técnico Bruno Lage surpreendeu ao promover o meia Gustavo Sauer entre os 11 iniciais - talvez a primeira surpresa do técnico português nesses três primeiros jogos em que comandou o Glorioso.





Confira os melhores momentos de Gustavo Sauer na partida contra o Coritiba (https://ge.globo.com/futebol/video/confira-os-melhores-momentos-de-gustavo-sauer-na-partida-contra-o-coritiba-11824322.ghtml)



O camisa 10, que chegou com o cartaz de terceira contratação mais cara do clube, acabou tendo problemas com lesão e, recentemente, saiu de campo sob vaias. No duelo com o Patronato, pela Sul-Americana, teve atuação abaixo do esperado, o que reaproximou a desconfiança do torcedor.


+ Análise: Botafogo controla nervos, se impõe e conquista 1º turno com autoridade


Porém, o jogador não se deixou abalar, e viu em Bruno Lage a oportunidade para "recomeçar" no time. Bem indicado por Cláudio Caçapa, com quem voltou a ter chances, o meia passou a ter um olhar mais atento da comissão portuguesa. A entrega nos treinos o entregou uma nova oportunidade de redenção, e de voltar a ser usado com mais frequência.





gustavo sauer, botafogo, coritiba — Foto: André Durão


+ Bruno Lage explica escolha por Gustavo Sauer: "Vim para tomar decisões e correr riscos"


Sauer segurou firme a chance e o saldo o status de ter sido o grande nome do time na vitória por 4 a 1 sobre a equipe paranaense. Marcou dois belos gols e ainda deu assistência para o gol do artilheiro Tiquinho Soares. A atuação de "gala" transformou as vaias em aplausos, e o meia saiu de campo ovacionado pelos mais de 43 mil torcedores presentes no Nilton Santos.


- O Sauer estava em um dia iluminado, um jogador muito importante pra gente. Sem dúvida nenhuma, ele, o Sá, o Tiquinho, o nosso time do meio pra frente foi muito intenso, vertical e tivemos, nas oportunidades que tivemos, fazer o gol - avaliou o capitão do time, Marçal.


- Sauer é uma pessoa que merece muito, trabalha bastante. Claro que às vezes a gente não rende o que as pessoas de fora querem. Ele é um cara que trabalha calado, mas que merece muito essas respostas. A gente fica feliz. Viveu um momento conturbado, mas em momento algum deixou de trabalhar. É um cara que está sempre de bom humor - disse Tchê Tchê, após o jogo.



Aos 2 min do 1º tempo - gol de fora da área de Gustavo Sauer do Botafogo contra o Coritiba (https://ge.globo.com/futebol/video/aos-2-min-do-1o-tempo-gol-de-fora-da-area-de-gustavo-sauer-do-botafogo-contra-o-coritiba-11824204.ghtml)



+ Atuações do Botafogo: Gustavo Sauer é o melhor em tarde inspirada; dê suas notas


Recentemente, o Botafogo tentou encontrar um novo clube para o jogador, mas acabou esbarrando do desejo dele de permanecer - ofertas do RWD Molenbeek, clube de John Textor na Bélgica, e de um time saudita foram recusadas.



Gustavo Sauer leva o prêmio Craque do Jogo de Botafogo x Coritiba — Foto: Vítor Silva / Botafogo


Originalmente contratado para a ponta-direita, Sauer perdeu espaço e virou a terceira opção na posição, ficando atrás de Júnior Santos e Matías Segovia, mas enxergou no período de transição do comando técnico a possibilidade para ter mais oportunidades. A resposta veio rápido, e Sauer foi eleito o Craque do Jogo do último domingo.


- Feliz pela partida que fizemos, pelo resultado. Mais três pontos na nossa caminhada. Passei momentos difíceis aqui com a lesão no ano passado. Não tive lesão nesse ano, mas não vinha sendo muito aproveitado. Mas trabalhei firme e isso é fruto do trabalho do dia a dia - disse o jogador, na saída de campo.



Craque do jogo, Gustavo Sauer comenta sobre sua atuação no Botafogo (https://ge.globo.com/futebol/video/craque-do-jogo-gustavo-sauer-comenta-sobre-sua-atuacao-no-botafogo-11824335.ghtml)


Bruno Lage, após o jogo, explicou a escolha pelo jogador. O objetivo do técnico é desenvolver o time e isso contempla todos os jogadores e análises de acordo com os adversário. O duelo com o Coritiba, que recentemente havia vencido o Fluminense, exigia um jogador a mais que atuasse entrelinhas, ao lado de Eduardo e isso promoveu Sauer aos 11 titulares.


- Graças a Deus as coisas foram bem. Vim para tomar decisões e correr riscos. Nós pensamos que valia à pena o risco. O jogador e toda equipe corresponderam - analisou o técnico.



Aos 47 min do 1º tempo - gol de dentro da área de Gustavo Sauer do Botafogo contra o Coritiba (https://ge.globo.com/futebol/video/aos-47-min-do-1o-tempo-gol-de-dentro-da-area-de-gustavo-sauer-do-botafogo-contra-o-coritiba-11824254.ghtml)


Na temporada, Sauer chegou ao 24º gol e a sete gols marcados.


O Botafogo retoma os treinos nesta segunda-feira e já tem novo compromisso na quarta, às 19h, contra o Guaraní, do Paraguai, pelo jogo de ida das oitavas de final da Copa Sul-Americana.


+ Leia mais notícias do Botafogo


🎧 Ouça o podcast ge Botafogo 🎧



Fonte: ge/Por Jéssica Maldoando — Rio de Janeiro

Análise: Botafogo controla nervos, se impõe e conquista 1º turno com autoridade



Na primeira vitória sob o comando de Bruno Lage, equipe domina a partida com a posse de bola e conta com grande atuação de trio de ataque



Nem melhor, nem pior, apenas diferente. Assim podemos definir o time do Botafogo de Bruno Lage, que venceu o Coritiba por 4 a 1, gols de Gustavo Sauer (2) e Tiquinho Soares (2), neste domingo, no Estádio Nilton Santos, o primeiro triunfo do treinador português, em relação ao que era com o compatriota Luís Castro.




Botafogo 4 X 1 Coritiba | Melhores Momentos | 17ª rodada do Campeonato Brasileiro


A começar pela escalação. Lage apostou em Gustavo Sauer como titular, um jogador que chegou com prestígio de um bom desempenho no futebol português, mas que não vinha com moral com a torcida. O investimento deu resultado, muito além dos dois gols e a assistência do camisa 10, com uma construção diferente de jogo.


Desde os minutos iniciais, Sauer trabalhava saindo da ponta-direita para o setor central do campo, explorando o espaço criado por Eduardo, que encostou o tempo inteiro em Tiquinho Soares no comando de ataque, mais do que o habitual de um meia que entra muito na área. Quem deu amplitude pelo lado direito foi o lateral-direito Di Plácido, subindo sempre pelo setor.


O início de jogo foi de um time muito intenso, que abriu o placar cedo, em um chutaço de Sauer, e tentou sufocar adversário dentro do campo de defesa. Ao mesmo tempo, deu um pouco mais de campo para o Coxa acelerar nos contra-ataques e explorar as bolas longas.


Leia mais sobre o Botafogo:

+ Atuações do Botafogo: Gustavo Sauer é o melhor em tarde inspirada; dê suas notas


Em uma delas, Bruno Gomes fez um gol antológico após escorada de Diogo Oliveira para trás. Daí pra frente, o Botafogo teve que mostrar um controle emocional para se manter na partida. Com a bola no pé, rodava em busca de espaços, não criava muitas chances e sofria com estocadas.


- A gente teve o mental forte. Acabamos sofrendo gol cedo, apesar de termos saído na frente. Sabíamos que seria difícil, pelo retrospecto deles. Mas aqui a gente é forte também, acabou que conseguimos um jogo controlado no segundo tempo - afirmou Tchê Tchê.


- Senti que a equipe entrou muito bem, mas tomou um grande gol, em uma segunda bola. Um lance de gênio. Estávamos bem posicionados, mas foi um grande gol. Com o estádio cheio, muita emoção, percebemos que tínhamos que continuar com a cabeça fria. Em determinado momento a equipe perdeu algumas situações, mas depois se estabilizou. A equipe não permitiu os contra-ataques. Muito mérito dos jogadores nessa vitória - completou o treinador Bruno Lage.


O estádio lotado, que teve clima de apoio incondicional, poderia virar pressão em caso de uma virada, que quase aconteceu no lance anulado do Coritiba. O que poderia gerar nervosismo, criou uma reação contrária. A equipe paranaense sentiu o lance polêmico e o Glorioso soube explorar. Depois de um lance agudo de Victor Sá, Tiquinho aproveitou escanteio para recolocar o time em vantagem.





gustavo sauer, botafogo, coritiba — Foto: Vitor Silva/Botafogo



Daí para frente, o Alvinegro passou a controlar a partida, também com um modelo diferente do que apresentava anteriormente. Com a posse de bola e com a linha de defesa alta, a equipe reduziu a ameaça do adversário e ainda ampliou a diferença, novamente com Gustavo Sauer.


A segunda etapa foi de controle absoluto e até de certa tranquilidade para o líder do Campeonato Brasileiro. O gol de Tiquinho, aos quatro minutos, aumentou a diferença e deu margem para o Glorioso só administrar o resultado até o apito final.


O Botafogo, mais uma vez, prova que pode superar as mais diferentes adversidades, da instabilidade esperada com a troca de comando a um jogo que pode sair de controle, de formas diversas. O título do primeiro turno, como disse Marçal, vale de nada, mas mostra um time preparado para ser campeão Brasileiro. A primeira metade já foi. Faltam 21 rodadas.




"Mais um que cai no tapetinho do Nilton Santos", diz Pedro Dep | A Voz da Torcida (https://ge.globo.com/futebol/voz-da-torcida/video/mais-um-que-cai-no-tapetinho-do-nilton-santos-diz-pedro-dep-a-voz-da-torcida-11824370.ghtml)



+ Leia mais notícias do Botafogo


🎧 Ouça o podcast ge Botafogo 🎧


Fonte: ge/Por Giba Perez — Rio de Janeiro