Páginas

quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Botafogo e Corinthians fazem duelo do 'visitante indigesto' no Maracanã


Confronto das equipes tem time da casa sem vencer desde 2006. Cariocas tentam encostar no líder, e paulistas buscam encurtar distância para o G-4



Nos últimos anos, o fator mando de campo não costuma dizer muita coisa quando se enfrentam Botafogo e Corinthians pelo Campeonato Brasileiro. Desde 2006, o time da casa não sabe o que é sair vitorioso do duelo: são sete empates e cinco triunfos do visitante em 12 partidas. Nesta quarta-feira, às 21h50m (de Brasília), as equipes voltam a se encontrar no Maracanã. Se o tabu favorece o Timão, o Glorioso, anfitrião, conta com o melhor momento no torneio: vem de dois triunfos, contra dois tropeços do rival.

No lado carioca, o técnico Oswaldo de Oliveira conta com o retorno de Seedorf, que cumpriu suspensão diante do Criciúma, no último domingo. A missão é tentar a terceira vitória consecutiva para não dar folga ao líder Cruzeiro, que tem 40 pontos, quatro a mais que o Glorioso.

Já no lado paulista, a novidade é a barração de Ibson, que dá lugar a Edenílison, improvisado como volante. Com 30 pontos, o Corinthians precisa vencer para não perder contato com o pelotão de frente. O Atlético-PR, último integrante do G-4, tem hoje 34 pontos.

A TV Globo transmite a partida para os seguintes estados: AC, AL AP, AM, BA, CE, DF, ES, GO, MA, MT, MS, MG, PA, PB, PR, PE, PI, RN, RO, RR, SC, SE, SP e TO. O PremiereFC transmite para todo o Brasil. O GLOBOESPORTE.COM acompanha o confronto em Tempo Real, com vídeos exclusivos, a partir das 21h20m.


Botafogo: Oswaldo de Oliveira terá de definir quem sai para o retorno de Seedorf. Octávio e Hyuri brigam por uma vaga. Além do holandês, Renan também volta de suspensão. Mesmo trabalhando com bola na véspera da partida, o lateral-direito Gilberto não deve começar como titular. A provável escalação: Renan, Edílson, Bolívar, Dória e Julio Cesar; Marcelo Mattos, Renato, Seedorf e Hyuri; Rafael Marques e Elias..

Corinthians: ainda contando com a possibilidade de ter no banco Guerrero e Alexandre Pato, que disputaram partidas pelas seleções de Peru e Brasil, respectivamente, na noite de terça, Tite não fez mistério na escalação. Ibson foi sacado, e Edenílson jogará como volante. A escalação : Cássio; Alessandro, Gil, Paulo André e Igor; Maldonado e Edenílson; Danilo, Douglas e Romarinho; Emerson Sheik.

Botafogo: Gabriel, ainda na fase de fisioterapia, recupera-se de estiramento na coxa, lesão que sentiu durante a partida contra o Coritiba. Lucas e Cidinho também integram a lista de machucados, e Jefferson e Lodeiro estão com suas respectivas seleções.

Corinthians: Fábio Santos (vetado por pubalgia), Ralf (suspenso por conta do terceiro cartão amarelo), além de Renato Augusto, Guilherme e Guilherme Andrade (todos em recuperação de cirurgia).


Botafogo: Bolívar, Dória, Edilson, Gabriel, Lodeiro, Lucas e Renan.

Corinthians: Gil e Guerrero.


Héber Roberto Lopes apita o jogo, auxiliado por Marcio Eustaquio Santiago (MG) e Cristhian Passos Sorence (GO). O árbitro participou de nove confrontos no Brasileiro, sendo um do Botafogo e um do Corinthians. Ele tem a baixa média de 2,6 cartões amarelos por jogo e ainda não tirou o cartão vermelho do bolso. Héber assinalou três pênaltis e marca em média 38,7 faltas.


Botafogo: dos últimos oito gols botafoguenses, cinco foram marcados com a bola sendo erguida na área adversária. Mais significativo é saber que desses cinco, foram marcados quatro quando o Botafogo estava empatando ou perdendo o jogo. Dos três gols marcados com a bola rolando, em dois o Fogão já estava com a vantagem no placar. É a terceira equipe que mais finalizações fez na competição (257) e a terceira que mais finalizações certas conseguiu até aqui (98). O campeonato tem média de 4,3 cartões amarelos e 0,3 cartão vermelho por partida. São 34,6 faltas por confronto e já houve 46 pênaltis na competição.

Corinthians: é o único time do Brasileirão que não levou qualquer gol em jogadas aéreas. É disparada a melhor defesa da competição, com apenas oito gols sofridos. Nas últimas dez rodadas, sofreu apenas três gols. De tão sincronizada, a defesa se mantém como a que mais deixou adversários em impedimento (83 vezes). O campeonato tem média de 4,3 cartões amarelos e 0,3 cartão vermelho por partida. São 34,6 faltas por confronto e já houve 46 pênaltis na competição.



Em jogo válido pelo Campeonato Brasileiro de 2005, o Botafogo, atuando no estádio Luso-Brasileiro, não deu chance aos "galáticos" do Timão e venceu por 3 a 1. Os gols da equipe de Paulo César Gusmão foram marcados por Alex Alves (2) e Ramon. O Corinthians, comandado pelo argentino Daniel Passarela, descontou o marcador com Gil. Em 2012, o mesmo placar, veja!
Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro