Páginas

domingo, 1 de dezembro de 2013

Coritiba vence, respira e complica o Botafogo na luta pela Libertadores






No Couto Pereira, anfitrião vence por 2 a 1 e depende de si na última rodada para fugir do rebaixamento. Alvinegro fica fora do G-4




lance capital

38 do 1º tempo

O goleiro Jefferson falhou no gol de Deivid, que abriu caminho para a vitória do Coritiba. A cabeçada foi em cima do camisa 1, que aceitou entre as pernas.


contra a degola

uma vitória

Se vencer o São Paulo na última rodada do Brasileiro, fora de casa, o Coritiba garante sua permanência na Série A em 2014 sem depender de ninguém.


pela libertadores

vaga incerta

A classificação do Botafogo para a Libertadores subiu no telhado. Os alvinegros aguardam agora os resultados dos rivais para saberem o que precisam.

Coritiba e Botafogo fizeram jogo com contornos de drama nas duas pontas da tabela. O time paranaense, na luta contra a degola, levou a melhor e terminou a rodada fora da zona de rebaixamento. A falha do seu jogador de seleção brasileira, o goleiro Jefferson, abriu caminho para a derrota por 2 a 1 - gols de Deivid, Alex e Bruno Mendes - que manteve o Botafogo fora da lista de classificados para a Libertadores de 2014. Os alvinegros agora aguardam o desfecho dos jogos Grêmio x Goiás e Santos x Atlético-PR, que começam às 19h30 (horário de Brasília), para saber quais serão suas chances de classificação na última rodada do Brasileiro, contra o Criciúma. O Coritiba, por sua vez, precisa somente de uma vitória fora de casa sobre o São Paulo no último jogo para respirar aliviado e não depender de ninguém.

O Botafogo entrou em campo com uniforme retrô com a assinatura de Nilton Santos em dourado no lado direito do peito, homenagem ao lateral-esquerdo chamado de "Enciclopédia do futebol" e morto na última semana. A camisa, listrada, deu lugar à preta já na execução do hino nacional no Couto Pereira. O uniforme de jogo veio com o número seis, usado pelo ídolo alvinegro, logo acima do escudo do clube, também em dourado. Antes do apito inicial, novamente o protesto do movimento Bom Senso FC, com os jogadores sentando no gramado por alguns segundos.

Alex, autor do segundo gol do Coritiba, é vigiado por Gabriel (Foto: Giulianos Gomes / Ag. Estado)
No início do jogo, Coritiba e Botafogo errava muitos passes e tinham certa dificuldade para organizar o jogo, com a bola trocando de equipe a todo momento. Mas o time carioca conseguiu, logo aos dois minutos, assustar o Coritiba. Gilberto recebeu na ponta direita e disparou. Houve desvio e Vanderlei foi obrigado a fazer grande defesa. Ambos os times jogavam com apenas um atacante enfiado entre os zagueiros - Elias, no lado alvinegro, e Deivid, entre os anfitriões. Dessa forma, a disputa no congestionado meio de campo era acirrada.

Com os dois times precisando do resultado, a vontade aos 14 minutos passou do ponto. Rafael Marques e Gil se chocaram, cabeça com cabeça. Os dois precisaram de atendimento para estancar sangramentos, Gil voltou para o jogo uma proteção verde e Rafael Marques com uma touca preta. Apesar da evidente vontade, ambas as equipes esbarravam em dificuldades na criação. Com erros de passe e pouca velocidade, os goleiros praticamente se tornaram espectadores. Nas raras possibilidades de chute a gol, faltava precisão, como no lance de Gabriel, aos 24 minutos, quando mirou a rede e acertou a lateral.

A partir daí, porém, o panorama começou a mudar. Seedorf venceu a marcação e invadiu a área paranaense. Bateu com muito perigo, mas para fora. Pouco depois, susto do outro lado. Boa tabela do Coritiba terminou com Carlinhos arrematando para grande defesa de Jefferson. Em escanteio, Dória também ameaçou no cabeceio. Passou perto. O empate sem gols no apito ao fim da etapa parecei ser um resultado provável. Mas Jefferson, goleiro da seleção brasileira, falhou. Aos 38 minutos, Deivid recebeu sozinho na área, cabeceou para o chão e a bola passou entre as pernas do camisa 1 alvinegro: 1 a 0 para o time da casa. O Coritiba ainda teria mais uma chance, com Alex, depois de boa jogada de Carlinhos, e, dessa vez, Jefferson apareceu muito bem para abafar a finalização.

- O Botafogo ataca, nós também. Temos de aproveitar o que surgir - limitou-se a dizer Alex ao deixar o gramado.

Rafael Marques lamentou o gol sofrido:

- A gente estava jogando bem, levamos o gol como não estamos acostumados a tomar. Agora é tentar melhorar no segundo tempo, empatar e tentar virar.

Coritiba festeja gol de Deivid
(Foto: Fernando Freire)
Mas nada mudou no começo na segunda etapa. O Coritiba, em vantagem, passou a cadenciar ainda mais o seu ritmo, o meio de campo seguiu congestionado, e o Botafogo seguiu com dificuldades na criação. Isso mudou aos 16 minutos, em jogada individual de Gabriel. Ele tirou a marcação, invadiu a área e tentou deslocar Vanderlei com um toque com o bico da chuteira. O goleiro alviverde fez grande defesa.

Oswaldo de Oliveira resolveu mudar o ataque. Elias, pouco acionado e inoperante na partida, foi substituído por Bruno Mendes. Não adiantou. Quem marcou foi Alex, depois de boa jogada de Deivid, que foi ao fundo e tocou por cima de Jefferson para o camisa 10, quase na marca do pênalti, bater para o gol vazio: 2 a 0.

O Botafogo passou a sentir a pressão e começou a tentar tocar a bola mais rapidamente, mas conseguia pouco mais do que chutes para Vanderlei rebater sem muita dificuldade, como o de Julio Cesar, aos 32 minutos. O Coritiba conseguia também explorar a vantagem na partida, ameaçando em contra-ataques. Aos 38, porém, o time carioca conseguiu diminuir com o ímpeto ofensivo do zagueiro Dória, que avançou pela ponta esquerda e achou Bruno Mendes na área para descontar: 2 a 1. O Botafogo teve uma grande chance em falta muito próxima à área, mas Seedorf e Julio Cesar optaram por uma cobrança desastrada em dois toques. No último lance do jogo, Jefferson, que falhou no primeiro gol, ainda fez milagre ao impedir o terceiro do Coritiba, em chance de Júlio César, de cabeça.

Por GLOBOESPORTE.COM Curitiba

Coritiba e Botafogo se enfrentam no Couto Pereira por um futuro melhor

 

Confronto será às 17h (de Brasília), na capital paranaense, pelo Brasileiro, e tem luta contra o rebaixamento e busca por vaga na Libertadores de 2014

                                 
Hiuru foi o grande nome da partida - Marcos de Paula/Estadão A frase "só a vitória interessa" se tornou um clichê do futebol. Sua utilização em jogos decisivos se transformou em rotina e vai se repetir no confronto entre Coritiba, que luta para fugir do rebaixamento, e Botafogo, na busca por uma vaga na Taça Libertadores, neste domingo, às 17h (de Brasília), no Couto Pereira, pela penúltima rodada do Campeonato Brasileiro. Ambos jogam tudo por um futuro melhor em 2014.
 
Se vencer o jogo, o Coritiba estará fora da zona de rebaixamento, restando apenas a última rodada do Campeonato Brasileiro. Com 41 pontos, o time abre o grupo dos quatro últimos colocados depois de chegar a liderar a competição. Se vencer, pula para 44 e deixa para trás o Fluminense, que só empatou com o Atlético-MG, na noite de sábado, e chegou a 43.

Já o Botafogo, quinto colocado, com 58 pontos, precisa vencer para garantir sua volta ao grupo dos quatro primeiros colocados do Brasileiro. O time chegou a ficar 29 rodadas seguidas da competição no G-4, mas saiu na 34ª. O objetivo é voltar a disputar a Taça Libertadores no ano que vem, o que não acontece desde 1996.
Os canais PremiereFC 1 e PFC HD 1 transmitem a partida para todo o Brasil, por meio do sistema pay-per-view. Você pode acompanhar também, em Tempo Real com vídeos exclusivos, no GLOBOESPORTE.COM.


header as escalações 2
Coritiba: Tcheco guarda a escalação em mistério para antes do jogo. Ele pode manter o 3-5-2 da última rodada, mas o provável é que ele volte a usar as duas linhas de quatro. O veterano Lincoln pode aparecer como surpresa na armação alviverde. Gil também deve voltar para o lado direito e ajudar nas bolas cruzadas. A provável formação do Coritiba, baseado no 4-4-2, deve ser formada com Vanderlei; Gil, Luccas Claro, Chico e Carlinhos; Júnior Urso, Willian, Thiago Primão e Lincoln; Alex e Deivid.

Botafogo: com a base mantida durante quase todo o Campeonato Brasileiro, o técnico Oswaldo de Oliveira terá apenas mudanças pontuais, como a entrada de Gilberto no lugar de Edílson, suspenso. Elias, que está com dores musculares, é dúvida, mas viajou para Curitiba. Se ele não jogar, Bruno Mendes ganha a vaga. O time deve entrar em campo com Jefferson, Gilberto, Bolívar, Dória e Julio Cesar; Gabriel, Marcelo Mattos, Seedorf, Hyuri e Rafael Marques; Elias (Bruno Mendes).

quem esta fora (Foto: arte esporte)
Coritiba: o zagueiro Leandro Almeida cumpre suspensão automática. O atacante Geraldo está vetado com dores na coxa direita. O meia Robinho se recupera de uma lesão grave na coxa esquerda.

Botafogo: Edílson levou o terceiro cartão amarelo contra o São Paulo e está suspenso. Renato, que levou uma pancada na perna esquerda, também está fora.

header pendurados (Foto: ArteEsporte)
Coritiba: Alex, Deivid, Geraldo, Julio Cesar, Júnior Urso, Luccas Claro, Robinho e Willian Farias.
Botafogo: Elias, Gilberto, Henrique, Lodeiro, Lucas, Rafael Marques e Seedorf.

header o árbitro (Foto: ArteEsporte)
Ricardo Marques Ribeiro (MG) apita o jogo, auxiliado por Janette Mara Arcanjo (MG) e Pablo Almeida da Costa (MG). O árbitro já atuou em 15 partidas neste Brasileiro, sendo uma delas o empate sem gols do Coxa contra a Portuguesa. Ele tem média de 4,2 cartões amarelos aplicados e já expulsou três jogadores. Ricardo Marques já marcou três pênaltis e assinala 33,7 faltas em média. O campeonato tem média de 4,3 cartões amarelos e 0,3 cartões vermelhos. São 34,7 faltas em média por partida e 0,2 pênalti por confronto.

header_estatisticas (Foto: arte esporte)
Coritiba: em busca de fugir do Z-4, o Coxa joga todas as suas fichas na partida contra o Botafogo em casa. No entanto, o restrospecto recente contra os cariocas no Couto Pereira não é nada animador. Nos últimos cinco jogos foram três derrotas, um empate e uma vitória (5 a 0, em 2011). Sexta equipe que mais sofre faltas no campeonato, o time do técnico Tcheco pode ter nos pés de Alex uma grande arma para vencer o confronto e respirar na competição.

Botafogo: se o adversário luta contra o descenso, o Botafogo precisa dos três pontos para voltar ao G-4. A equipe é a segunda que mais finaliza no Brasileirão (média de 14,5 por jogo), mas não terá um dos principais chutadores em campo, o lateral-direito Edílson, que está suspenso. Os comandandos do técnico Oswaldo de Oliveira também tem que tomar cuidado com as entradas fortes para não oferecer oportunidades de gol para o rival. O time é o sexto que mais comete faltas no campeonato (média de 17,7 por partida).

Por Curitiba e Rio de Janeiro

Botafogo encara o Coritiba para manter o sonho da Libertadores



Dória concedeu entrevista ao LANCE!Net
(Foto: Fabio Castro/ AGIF)
O Botafogo visita o Coritiba, neste domingo, às 17h, no Couto Pereira, com transmissão em tempo real pelo LANCE!Net, pressionado por estar fora da zona de classificação para a Copa Libertadores do ano que vem. Para trazer os três pontos na bagagem, o time tem que fazer um jogo perfeito e sem falhas. Só assim seguirá sonhando com a competição que está fora do roteiro alvinegro há 17 temporadas.

Um dos pilares da defesa, que não pode bobear, é o zagueiro Dória. Aos 17 anos, ele estreou pelo Glorioso no ano passado, também contra o Coxa, fora de casa. E, ao tentar cortar um chute ainda no primeiro minuto de jogo, enganou Renan e viu a bola ir para a rede. Mesmo com a falha, o Alvinegro venceu por 3 a 2.

O erro não abateu o garoto. Ele seguiu os conselhos dados antes da estreia pela então psicóloga do clube, Maíra Ruas, e transformou o momento ruim em algo bom.

– A bola bateu em mim e entrou. Era para jogar o trabalho todo para baixo, mas fiquei tranquilo. Tinha de mostrar o que sabia – disse o zagueiro, ao LANCE!Net.

Hoje, quem vê Dória dentro de campo com tamanha tranquilidade, mesmo com apenas 19 anos, acha que se trata de um veterano. A experiência ainda é pouca, mas tudo aquilo que aconteceu na vida dele desde aquela estreia, como a convocação para a Seleção, o título carioca e até o casamento com Andressa – namorada que conheceu ainda na escola – fez com que evoluísse em todos os aspectos.

– As coisas na minha vida acontecem muito rápido. Trabalhando todos os dias, às vezes nem penso no valor que as coisas têm, mas procuro trabalhar e fazer o melhor, que as coisas vão acontecer naturalmente – disse.

Paralelamente à ascensão do zagueiro, o Botafogo também cresceu. Se o time terminou a temporada 2012 num frustrante sétimo lugar, neste ano, o clube da Estrela Solitária chegou a brigar pelo título no primeiro turno e agora pleiteia uma vaga na Libertadores. Para isso, confia na segurança de Dória. Para este menino-veterano, o céu (e a Libertadores) é o limite.

Alexandre Braz, Mariah d'Avila e Walace Borges - Lancenet