Páginas

quarta-feira, 30 de setembro de 2015

Ricardo dá sinal verde para ficar em 2016: "Nem precisava perguntar"


Próximo de levar o Botafogo de volta à elite, treinador quer permanecer no clube na próxima temporada. Diretoria alvinegra já iniciou conversas para renovação





Quando é perguntado sobre a iminência de o Botafogo retornar à Série A, Ricardo Gomes diz que seu planejamento vai somente até esta sexta-feira, dia da partida contra o Sampaio Corrêa. Mas quando o assunto é permanência no clube em 2016 – algo que já vem sendo discutido pela diretoria –, o treinador não demora nada a responder.

- Nem precisava perguntar - disse ele, abrindo o sorriso e deixando clara qual a sua vontade.

Depois de um início de trabalho marcado pela instabilidade, com um empate e uma vitória, Ricardo Gomes deu sua cara ao time do Botafogo, que voltou a engrenar e agora lidera a Série B com tranquilidade e, segundo os matemáticos, a três vitórias de confirmar o retorno à elite. Para o treinador, o segredo do sucesso do trabalho, sem sustos com a troca de comando, está na transição.

Ricardo Gomes deve seguir no Botafogo na próxima temporada (Foto: Gustavo Rotstein / GloboEsporte.com)


- Tem uma pessoa importante nessa transição: Jair Ventura. Ele tocou isso muito bem. Não o conhecia, mas ele me ajudou bastante e fui muito bem recebido. Ele foi o motor dessa transição, méritos para ele. É raro encontrar isso em outros lugares, uma comissão tão ligada ao clube e com competência – destacou.

Ricardo Gomes também destacou a estrutura de trabalho encontrada por ele e sua comissão técnica como fatores importantes para que sua metodologia fosse compreendida por todos e que seu retorno ao futebol após quatro anos se recuperando de um AVC ocorresse da forma menos impactante possível.

- Quero mais três pontos no próximo jogo. Não existe isso de comparações ou de melhorar o aproveitamento. Ainda bem que encontrei um clube bem organizado com o trabalho do Lopes (gerente), Jair e Ademar Braga (supervisor). Eles me ajudaram mesmo todas as minhas dificuldades de reiniciar no futebol profissional depois de 4 anos no estaleiro.


Por Gustavo Rotstein Rio de Janeiro/GE

Bota pega Sampaio com mudanças, e técnico indica dúvida na parte ofensiva


Jefferson destaca entrosamento e afirma que equipe não sentirá modificações a serem feitas para jogo desta sexta-feira



Ao contrário do que ocorreu na última terça-feira, Ricardo Gomes não fechou o último treino do Botafogo no Rio de Janeiro antes de enfrentar o Sampaio Corrêa. Reuniu um grupo de 11 jogadores, mas isso não quis dizer que tenha confirmado a equipe que entra em campo nesta sexta-feira, em São Luís. O treinador mostrou que fará mudanças na defesa, mas deixou em aberto uma alteração no setor ofensivo.

Com dores musculares, Luis Ricardo foi vetado, e Diego, de 19 anos, entra em seu lugar. Com Carleto suspenso, mais uma vez Diego Giaretta será improvisado na lateral esquerda, com Renan Fonseca e Roger Carvalho formando a zaga. Do meio para a frente, o time que treinou foi o mesmo que começou contra o Macaé: Rodrigo Lindoso, Willian Arão, Fernandes, Daniel Carvalho, Neilton e Navarro. Mas Ricardo Gomes indicou que pode haver uma mudança.

- Ainda tenho uma dúvida, mas na parte ofensiva - disse. 

Ricardo revelou ter dúvida no setor ofensivo do Botafogo (Foto: Vitor Silva / SSpress)

Capitão da equipe, Jefferson minimizou o possível impacto que as alterações podem ter no desempenho da equipe, tanto no jogo contra o Sampaio Corrêa quanto nos outros nove até o fim do campeonato.

- Nessa reta final, qualquer jogador que entrar está entrosado. Ninguém é mais novidade, todos já jogaram e não tem mais aquele frio na barriga. Agora é mais conversa em campo e não tem segredo. Todos têm rodagem e têm nossa confiança - observou.

O goleiro, entretanto, deixou claro que o Botafogo encara o Sampaio Corrêa como um de seus adversários mais complicados na competição, sem se iludir com a vitória por 5 a 0 conquistada no primeiro turno, no Estádio Nilton Santos.

- O resultado não diz o que foi aquela partida. No começo eles tiveram boas chances de gol e nós aproveitamos as nossas. Desde o início sabíamos que o Sampaio brigaria pelo G-4. Vamos ter que tomar muito cuidado para buscar os três pontos lá – ressaltou Jefferson.

Com lesão de Luis Ricardo, Diego terá nova oportunidade como titular (Foto: Gustavo Rotstein / GloboEsporte.com)


Por Gustavo Rotstein Rio de Janeiro/GE

De olho em 2016, Botafogo determina prioridades e observa mercado sul-americano


Glorioso já iniciou conversas de renovação com alguns jogadores do atual elenco



Ricardo Gomes é prioridade do Botafogo
(Foto: Cleber Mendes/LANCE!Press)
Com um pé na Série A do Campeonato Brasileiro de 2016, a diretoria do Botafogo já começou o planejamento da próxima temporada. O Glorioso tem algumas prioridades, como manter o técnico Ricardo Gomes e também o gerente de futebol, Antônio Lopes. Além disso, o clube mapeia o mercado em busca de reforços. É provável que o Alvinegro vá em busca de atletas sul-americanos, de países como Argentina e Uruguai.


Procurado pela reportagem do LANCE!, o presidente alvinegro, Carlos Eduardo Pereira, falou sobre os trabalhos de olho no futuro.

– O planejamento já começou. Estamos muito otimistas de que o Botafogo conseguirá o acesso a Série A, sem menosprezar os adversários – disse o mandatário alvinegro, destacando a importância de Gomes e Lopes para 2016.

– Considero pré-requisitos essenciais para que não haja ruídos (no planejamento). Temos de estar todos uníssonos e olhando para o futuro, também olhando para a base, para que os jovens sejam aproveitados em 2016 e também em 2017 – destacou o presidente do clube.

Carlos Eduardo Pereira explicou que o Botafogo vai aproveitar uma base já montada neste ano, porém irá em busca de mais jogadores para chegar mais forte na Primeira Divisão do Brasileiro.

– Temos uma herança muito positiva. A equipe foi bem no Campeonato Carioca e tem ido bem no Campeonato Brasileiro. Temos a base, mas a Série A precisa de reforços. Temos de suprir nossas deficiências – comentou Eduardo.

Ao todo, 24 jogadores do Botafogo têm contrato só até o fim desta temporada. O clube já iniciou algumas conversas por renovações com atletas como Navarro, Willian Arão, Renan Fonseca e Elvis. Outros atletas estão sendo avaliados.

BATE-BOLA COM O PRESIDENTE CARLOS EDUARDO PEREIRA

LANCE!Net: Muitas equipes sofrem quando voltam para a Série A do Campeonato Brasileiro. Se concretizada o retorno do Botafogo à Primeira Divisão, como o clube deve se reforçar para o próximo ano?

Carlos Eduardo Pereira: Temos de ir em busca de valores que nos permitam brigar, entrar pensando em vitórias na competição nacional. Somos o Botafogo. Não podemos entrar na Série A do Brasileiro pensando em não cair.

L!Net: Ainda falando sobre estes reforços, o Botafogo já mapeia o mercado de olho em novos nomes para a próxima temporada?

C.E.P: Estamos observando o mercado do Cone Sul, em países como Argentina e Uruguai. Temos de fazer o melhor possível e disputar as primeiras posições do campeonato, é claro. Mas também temos de respeitar o orçamento do futebol, sem cometer irresponsabilidades. Temos de observar os quatro primeiros do Campeonato Brasileiro deste ano para termos uma comparação na próxima temporada. Considero o Corinthians um time fora de série no Brasil, porque tem um elenco muito bom, com opções em quantidade e de qualidade, principalmente no meio campo.

L!Net: Pelo fato do Campeonato Brasileiro ser uma prioridade, é possível dizer que o Botafogo vai usar o Carioca como laboratório?

C.E.P: Não. A ideia é disputar o Campeonato Carioca com força máxima. Não temos outra alternativa. Qualquer tentativa de enfraquecer o Carioca prejudica os próprios clubes e também as cotas de TV. Isso é ruim para os clubes e também para os torcedores. O torcedor do Botafogo pode estar certo que vamos entrar para brigar pelo título do Campeonato Carioca.



Paulo Victor Reis - LANCENET! 

Volta de André Lima é assunto no Botafogo para elenco de 2016


Alvinegro discute contratação de atacante, atualmente no Avaí, para compor grupo na provável disputa da Série A na próxima temporada





André Lima comemora gol pelo Avaí: atacante pode
 voltar ao Botafogo (Foto: Jamira Furlani/Avaí FC)
O Botafogo ainda tem 10 rodadas a cumprir na Série B, mas a boa condição na tabela permite ao clube pensar em reforços para a próxima temporada. Um dos nomes mapeados é um velho conhecido da torcida. O atacante André Lima, que atualmente defende o Avaí, está nos planos do clube para 2016.


O contrato de André Lima com o Avaí termina em dezembro e a partir de então, o atacante ficará livre. Assim, ele poderia ser contratado sem custos ao Botafogo, situação que agrada a diretoria. Além disso, o jogador nunca escondeu o carinho que tem pelo clube do qual se diz torcedor. Este é mais um fator que ajudaria na concretização da transferência.


Não é de agora que existe a chance de André Lima retornar ao Botafogo. Quando a equipe vivia momento de oscilação na Série B, o atacante e seu empresário foram sondados por pessoas ligadas à diretoria. André Lima, que na época ainda buscava uma vaga de titular do Avaí, deu o sinal verde. No entanto, duas situações impediram que o negócio não evoluísse: o uruguaio Navarro começou a fazer gols, e o Avaí não mostrou-se disposto a liberar seu jogador.


Mas as duas partes ficaram de retomar os contatos na reta final da temporada, e, assim, aos poucos a situação caminha no sentido do retorno de André Lima. O atacante tem se mostrado inclinado a defender o Botafogo mais uma vez, mas ainda não recebeu um contato oficial. Enquanto isso, outros clubes têm se dirigido ao agente do jogador para manifestar interesse.


André Lima chegou ao Botafogo em 2007, ainda pouco conhecido. Naquela temporada foi um dos destaques da equipe então comandada por Cuca, mesmo sem ser titular, e as atuações lhe renderam uma transferência para o Hertha Berlim, da Alemanha. No segundo semestre de 2009 ele retornou ao clube por empréstimo e integrou a equipe que escapou do rebaixamento na última rodada, embora tenha sido desfalque na reta final por conta de uma lesão. Ao todo ele soma 64 partidas e 33 gols pelo Alvinegro.


No Avaí desde o início de 2015, André Lima é o artilheiro da equipe no Campeonato Brasileiro, com sete gols em 17 partidas disputadas (sete como titular).


Por Gustavo Rotstein e Marcelo Baltar Rio de Janeiro/GE