Páginas

segunda-feira, 9 de maio de 2022

Com gols de Erison, Botafogo volta a emplacar vitórias contra todos os rivais depois de três anos


Clube não levava a melhor contra Flamengo, Fluminense e Vasco em um mesmo ano desde 2018. Centroavante foi convidado do Tá na Área nesta segunda-feira





Confira a entrevista de Erison, do Botafogo, ao Tá na Área (https://ge.globo.com/sportv/programas/ta-na-area/video/confira-a-entrevista-de-erison-do-botafogo-ao-ta-na-area-10559490.ghtml)



Esse início de 2022 apresentou um novo homem-clássico ao futebol carioca: Erison, centroavante do Botafogo. Com o gol da vitória sobre o Flamengo, o atacante pode se gabar de ter sido carrasco de todos os rivais do alvinegro, liderando uma sequência que não acontecia para o clube desde 2018.


+ Vitória no clássico rende bicho farto; entenda nova premiação





Erison comemora gol da vitória sobre o Flamengo — Foto: Vítor Silva/ BFR



Esse foi o último ano, antes de 2022, em que o Botafogo levou a melhor sobre todos os rivais do estado: Flamengo, Fluminense e Vasco. O jejum coincidia com o tempo sem vencer os rubro-negros, em novembro daquele ano. A sorte mudou pela perna esquerda de Erison, que foi o convidado do Tá na Área, do SporTV, e falou sobre o duelo individual com David Luiz.


+ Clássicos distintos mostram evolução do Botafogo


- Já joguei muito com o David Luiz no videogame, vi jogar na seleção brasileira. É um grande zagueiro. Procurei estudar um pouco o estilo de jogo dele antes do clássico, a forma de jogar. Tentei levar isso para o campo. Fui feliz no lance, fiz a minha jogada preferida, que é levar para a esquerda. Acho que o chute é a minha maior qualidade e fui feliz - comentou.


+ Quer transformar seu conhecimento sobre o futebol em prêmios em dinheiro a cada rodada do Brasileirão? Acesse o Cartola Express!





Bora de Brasileirão! A maior oferta de jogos por um preço que dá jogo. Assine o Premiere!


Além do Flamengo, Erison também foi destaque de vitórias sobre o Vasco, quando marcou o primeiro gol com a camisa do Bota, e sobre o Fluminense, na semifinal do Campeonato Carioca, com direito a dois golaços. Na temporada, já são 11 gols em 18 jogos para "El Toro".



Reveja o gol de Erison contra o Flamengo (https://ge.globo.com/futebol/video/aos-5-min-do-2o-tempo-gol-de-fora-da-area-de-erison-do-botafogo-contra-o-flamengo-10556147.ghtml)


O atacante é o único reforço contratado antes do investimento de John Textor ainda com espaço no time. Ele se mantém na equipe titular no início de trabalho de Luís Castro, que recebeu elogios do artilheiro.



- O mister e a comissão são muito importantes. Tiram o melhor de nós a cada dia, a cada treino. Ele exige muito a parte física, a pressão. Ele quer que a gente jogue para cima, roube a bola no ataque para fazer o gol. É o melhor momento da minha carreira, estou tentando aproveitar para me firmar de vez no Botafogo.


+ Leia mais notícias do Botafogo


O podcast ge Botafogo está disponível nas seguintes plataformas


🎧 Globoplay - clique aqui para ouvir!
🎧 Spotify - clique aqui para ouvir!
🎧 Google Podcasts - clique aqui para ouvir!
🎧 Apple Podcasts - clique aqui para ouvir!
🎧 Pocket Casts - clique aqui para ouvir!
▶️ Dá o play!



Fonte: Por Redação de ge — Rio de Janeiro

Luís Castro explica saída de Sauer e contém euforia do Botafogo após clássico: "Mais três pontos"


Treinador justifica mudança tática feita ainda no primeiro tempo que sacrificou camisa 10 e exalta nível do duelo contra o Flamengo: "As estatísticas do jogo mostram que foi muito igual"







Melhores momentos de Flamengo 0 x 1 Botafogo pela 5ª rodada do Brasileirão




O Botafogo jogou bem e venceu o maior rival, o Flamengo, por 1 a 0, nesse domingo, pelo Brasileirão. Motivo mais do que justo para euforia, seja do clube, seja da torcida. No entanto, o técnico Luís Castro pede calma para evitar ainda mais instabilidade no processo difícil de reconstrução do clube.


+ Textor manda recado após vitória: "Estamos apenas começando"



- O jogo significa mais três pontos. Estamos no início de um caminho perigoso. Não somos uma equipe estável, somos uma equipe com oscilações. No último jogo não fomos bem, hoje fomos bem. Não temos muito tempo juntos e é um trabalho de construção. A equipe terá avanços e recuos, os processos ainda não estão consolidados - analisou.


- Estamos satisfeitos pelo resultado, mas não é um resultado que vai fazer o campeonato. Isso não vai nos desviar do nosso caminho, entrar em euforia. Foi mais um jogo, vale três pontos e nada mais. E vamos seguir o nosso caminho de forma tranquila, como fizemos até agora - continuou o português.





Luís Castro em Flamengo x Botafogo — Foto: Vitor Silva/Botafogo


Fora o gol de Erison e as defesaças de Gatito, outro momento decisivo do jogo foi a mudança tática ainda no primeiro tempo. Aos 27 minutos, Castro sacou o camisa 10 Gustavo Sauer e colocou outro atacante em campo. O treinador explicou a estratégia para fugir da pressão do Flamengo.


+ Decisivo, Erison divide mérito e dedica vitória a Sampaio


- Abdicamos do Sauer cedo porque as coisas não estavam ocorrendo bem. Fizemos uma linha de três (na defesa) e buscamos largura no campo com Saravia e Victor Sá. Tentávamos sair e perdíamos a bola cedo demais. Para jogar no 4-3-3, precisaríamos abdicar de um jogador. Desmontamos o quadrado com Oyama, Tchê Tchê, Sauer e Lucas Fernandes. Passamos a jogar com três atacantes e explorar as costas dos laterais do Flamengo, que nos deu trabalho na saída de bola - detalhou.


Com a vitória, o Botafogo se aproximou das primeiras posições da tabela do Brasileirão. Os alvinegros estão provisoriamente na quinta posição, com oito pontos, dentro da zona de classificação para a Libertadores. O líder Corinthians, que ainda joga na rodada, soma nove




Gatito tem atuação de gala em vitória do Botafogo sobre o Flamengo; veja defesas (https://ge.globo.com/video/gatito-tem-atuacao-de-gala-em-vitoria-do-botafogo-sobre-o-flamengo-veja-defesas-10556227.ghtml)



.+ Quer transformar seu conhecimento sobre o futebol em prêmios em dinheiro a cada rodada do Brasileirão? Acesse o Cartola Express!





Bora de Brasileirão! A maior oferta de jogos por um preço que dá jogo. Assine o Premiere!



Mais respostas de Luís Castro

Análise do jogo

As estatísticas do jogo mostram que foi muito igual. Às vezes, a última imagem é a que fica. Houve, nos últimos minutos, um Flamengo com grande volume ofensivo. Não tivemos a capacidade para sair, e deveríamos ter feito. Pode deixar essa imagem em todo o jogo. O Flamengo teve oportunidades de gol, mas nós também. Houve volume ofensivo da nossa parte. Por isso digo que foram grandes equipes em campo.


+ Felipe Neto e mais alvinegros zoam Gabigol; veja


Elogio ao rival

O Flamengo jogou bem com a sua linha muito alta, bem fechada, bem coordenada. Conseguimos fechar bem os espaços pelo meio, que eles gostam muito, e demos mais espaços nas laterais. O Bruno Henrique nos criou dificuldades, porque é um jogador fantástico. Nós soubemos respeitar o volume ofensivo do Flamengo, mas eles também tiveram que respeitar o nosso volume ofensivo.





Melhores momentos de Flamengo 0 x 1 Botafogo pela 5ª rodada do Brasileirão


Papo no intervalo

Pedi atenção ao espaço entre os meias, a linha mais alta e mais agressiva, mais coragem para chegar à frente na pressão. Tentamos proteger mais o nosso lado direito.


Saudação à torcida

A torcida do Botafogo faz parte da nossa família, é um momento decisivo. Vamos sempre dar o nosso máximo para deixá-los felizes. Foi o que fizemos hoje, e ficamos muito felizes.


+ Leia mais notícias do Botafogo


O podcast ge Botafogo está disponível nas seguintes plataformas

🎧 Globoplay - clique aqui para ouvir!
🎧 Spotify - clique aqui para ouvir!
🎧 Google Podcasts - clique aqui para ouvir!
🎧 Apple Podcasts - clique aqui para ouvir!
🎧 Pocket Casts - clique aqui para ouvir!
▶️ Dá o play!



Fonte: Por Redação de ge — Brasília

Análise: clássicos distintos são exemplo de um Botafogo que encurta distância para a elite



Dominado pelo rival em fevereiro, pelo Carioca, alvinegro reencontrou o Flamengo em jogo que apresentou equipes de níveis parecidos, realidade quase impensável até o ano passado





Melhores momentos de Flamengo 0 x 1 Botafogo pela 5ª rodada do Brasileirão



Muita coisa mudou para o Botafogo desde 23 de fevereiro de 2022. A data não é aleatória: marca o último encontro com o Flamengo antes da vitória nesse domingo, por 1 a 0, pelo Brasileirão. Nos dois embates com o rival em menos de três meses, o campo dá amostra de que o clube pode encurtar a distância para o grupo das melhores equipes do futebol nacional.


+ Textor manda recado após vitória: "Estamos apenas começando"



Antes, pelo Campeonato Carioca, o clube foi dominado em uma derrota de 3 a 1, que só teve gol alvinegro no finalzinho, e contra do zagueiro adversário. Mais do que o placar, o jogo mostrou um abismo técnico entre os rivais, reflexo da realidade financeira do momento. Agora, em maio, o investimento de John Textor na SAF já se vê em campo, e com ele as novas alternativas de um clube com ambição maior.



Dos titulares em fevereiro, apenas três continuaram no time menos de três meses depois: Gatito, Daniel Borges e Kanu. Erison também jogou, saiu do banco, ainda nas primeiras apresentações com a camisa do clube. Dos outros nomes, a maioria perdeu espaço, e parte até saiu do clube ou foi rebaixado para o time B.


O Botafogo de fevereiro: Gatito; Daniel Borges, Carli, Kanu e Jonathan; Barreto, Breno, Fabinho e Chay; Luiz Fernando e Matheus Nascimento.


+ Luís Castro explica mudança tática decisiva no clássico





Erison comemora gol contra o Flamengo — Foto: Vitor Silva/Botafogo


No último domingo, o clube voltou a medir forças com o rival, só que contou com praticamente todos os reforços contratados pós-SAF. A diferença está nos nomes e no método de trabalho do novo treinador, Luís Castro, que está há pouco mais de um mês no comando do clube.


Ao contrário do time que passou perto de ser goleado no primeiro encontro, o Botafogo de agora fez um jogo de iguais contra o Fla, que viveu anos de mais fartura nos últimos tempos. O adversário ainda tem jogadores mais renomados, só que a partida mostrou um Botafogo que não foi dominado, pelo contrário, mostrou qualidade para construir uma vitória com méritos.


O Botafogo de maio: Gatito; Saravia, Kanu, Cuesta e Daniel Borges; Oyama, Tchê Tchê e Lucas Fernandes; Gustavo Sauer, Victor Sá e Erison.


+ Decisivo, Erison divide mérito e dedica vitória a Sampaio




Gatito tem atuação de gala em vitória do Botafogo sobre o Flamengo; veja defesas (https://ge.globo.com/video/gatito-tem-atuacao-de-gala-em-vitoria-do-botafogo-sobre-o-flamengo-veja-defesas-10556227.ghtml)


.+ Quer transformar seu conhecimento sobre o futebol em prêmios em dinheiro a cada rodada do Brasileirão? Acesse o Cartola Express!


Bora de Brasileirão! A maior oferta de jogos por um preço que dá jogo. Assine o Premiere!



Jogo próximo do equilíbrio

Não é que o Botafogo foi dono da partida, não chega a tanto. Acontece que o duelo não apresentou favorito, o que não se via há algum tempo. Os números do jogo (como posse de bola, finalizações, acertos de passes) mostram um confronto equilibrado, mesmo com o sufoco imposto pelo Fla nos minutos finais.


- As estatísticas do jogo mostram que foi muito igual. Às vezes, a última imagem é a que fica. Houve, nos últimos minutos, um Flamengo com grande volume ofensivo. Não tivemos a capacidade para sair, e deveríamos ter feito. Pode deixar essa imagem em todo o jogo. O Flamengo teve oportunidades de gol, mas nós também. Houve volume ofensivo da nossa parte. Por isso digo que foram grandes equipes em campo - afirmou Luís Castro.


+ Felipe Neto e mais alvinegros zoam Gabigol; veja




"Calamos a torcida do Flamengo", comemora Pedro Dep | A Voz da Torcida (https://ge.globo.com/futebol/voz-da-torcida/video/calamos-a-torcida-do-flamengo-comemora-pedro-dep-a-voz-da-torcida-10556263.ghtml)


O Botafogo teve dificuldades contra o Flamengo. Tanto que Castro foi obrigado a fazer uma mudança tática ainda no primeiro tempo. O time não foi seguro em todos os momentos e sofreu principalmente no lado direito da defesa, onde Bruno Henrique infernizou a vida de Saravia.


O que chama a atenção (positivamente para os alvinegros) nesse novo momento é a demonstração de qualidades para disputar o controle do jogo. O Flamengo ainda tem um elenco mais caro e com estrelas. Mas o Botafogo teve individualidades e coletivo para igualar a disputa. Não chega a ser garantia para o restante da temporada, mas é um bom sinal.



+ Leia mais notícias do Botafogo


Depois da oscilação negativa da semana anterior, no tropeço diante do Juventude, a vitória no clássico dá tranquilidade para Luís Castro continuar o processo de construção do time. O próximo desafio será diferente: a torcida espera um time não só competitivo, mas dominante diante do Ceilândia, na quinta-feira, às 21h30 (de Brasília), no Nilton Santos, pela Copa do Brasil.


O podcast ge Botafogo está disponível nas seguintes plataformas

🎧 Globoplay - clique aqui para ouvir!
🎧 Spotify - clique aqui para ouvir!
🎧 Google Podcasts - clique aqui para ouvir!
🎧 Apple Podcasts - clique aqui para ouvir!
🎧 Pocket Casts - clique aqui para ouvir!
▶️ Dá o play!



Fonte: GE/Por Thayuan Leiras — Rio de Janeiro

Acertado com Kanu, Botafogo aguarda aval de Textor para assinar renovação até 2025


Clube e jogador finalizam detalhes para pagamento de luvas e batem martelo sobre renovação do vínculo. Partes esperam último "sim" do investidor para oficializar novo contrato







Melhores momentos de Flamengo 0 x 1 Botafogo pela 5ª rodada do Brasileirão


O Botafogo está perto de sacramentar a renovação de contrato do zagueiro Kanu. Clube e jogador se entenderam sobre valores para assinar o vínculo, que acabaria no fim deste ano e será estendido até dezembro de 2025. A diretoria aguarda o último aval de John Textor para oficializar o acordo.


+ Textor manda recado após vitória: "Estamos apenas começando"



O novo contrato virá com pagamento de luvas e aumento para o capitão do time. As conversas acontecem há um mês, como revelou o ge. O debate salarial não demorou, já que tanto empresários quanto a diretoria externaram pretensões parecidas para o atleta. Kanu receberá o valor que outros clubes ofereceram em negociações recentes, como Corinthians, São Paulo e Metalist, da Ucrânia.




Novo contrato vai até o fim de 2025 — Foto: Vitor Silva/Botafogo


A quantia já atendia ao atleta, que não barganhou mais com os dirigentes e nem foi a interessados para aumentarem propostas. Com o Bota, também foi definido aumento progressivo do salário a depender de metas cumpridas. O clube tem 80% dos direitos econômicos do jogador, que detém os 20% restantes.


+ Luís Castro explica mudança tática decisiva no clássico


Nas últimas semanas, as partes discutiram valores e forma de pagamento das luvas. Kanu quis um montante em mãos no ato da renovação, enquanto o clube pretendia diluir a premiação mês a mês, nos salários. Entre idas e vindas, uma última contraproposta nos últimos dias encaminhou o acordo. Falta o aceite de Textor, que não participou da negociação mas acompanhou os movimentos.


+ Quer transformar seu conhecimento sobre o futebol em prêmios em dinheiro a cada rodada do Brasileirão? Acesse o Cartola Express!





Bora de Brasileirão! A maior oferta de jogos por um preço que dá jogo. Assine o Premiere!


A renovação virou desejo de todas as partes, inclusive do empresário americano. O acionista elogiou o atleta publicamente e recusou uma proposta do futebol europeu na última janela internacional de transferências.


Kanu se tornou um dos principais jogadores do Botafogo em 2020, quando teve sequência no profissional do clube pela primeira vez. Foi um dos líderes da campanha do retorno à Série A, em 2021, e ganhou a braçadeira de capitão de ausência de Joel Carli. Cria da base, o defensor tem 122 jogos e quatro gols com a camisa alvinegra.


+ Leia mais notícias do Botafogo


O podcast ge Botafogo está disponível nas seguintes plataformas

🎧 Globoplay - clique aqui para ouvir!
🎧 Spotify - clique aqui para ouvir!
🎧 Google Podcasts - clique aqui para ouvir!
🎧 Apple Podcasts - clique aqui para ouvir!
🎧 Pocket Casts - clique aqui para ouvir!
▶️ Dá o play!


Fonte: GE/Por Thayuan Leiras — Rio de Janeiro