Páginas

quarta-feira, 13 de dezembro de 2023

Botafogo e Olympique não chegam a acordo, e Luís Henrique deixa o clube



Clube carioca tinha opção de compra de R$ 42,7 milhões para adquirir atacante em definitivo




A barca do Botafogo segue aumentando. Após Di Plácido e Lucas Fernandes, o nome da vez a deixar o clube é o de Luís Henrique. O clube carioca não chegou a um acordo com o Olympique de Marselha, da França, time que detém os direitos econômicos do atacante de 21 anos.




Aos 30 min do 2º tempo - gol de dentro da área de Luis Henrique do Botafogo contra o Bahia (https://ge.globo.com/futebol/video/aos-30-min-do-2o-tempo-gol-de-dentro-da-area-de-luis-henrique-do-botafogo-contra-o-bahia-11898434.ghtml)



+ Contratações do Botafogo para 2024: veja quem chega e quem vai embora



O Alvinegro tinha uma opção de compra de 8 milhões de euros (R$ 42,7 milhões, na cotação atual) para adquiri-lo em definitivo. Ela poderia se tornar uma obrigação caso Luís Henrique tivesse jogado 50% dos minutos do time na temporada, mas isso não aconteceu.


+ ✅Clique aqui para seguir o novo canal ge Botafogo no WhatsApp


Até houve uma intenção de tentar baixar um pouco a pedida pela permanência, mas o Olympique de Marselha não quis. Desta forma, o Botafogo sequer apresentou uma proposta de compra próxima aos valores da opção e comunicou que não seguirá com o atleta.


Luís Henrique, revelado profissionalmente pelo próprio clube carioca, fez 69 jogos na segunda passagem pelo clube, com seis gols e quatro assistências.


+ Leia mais notícias do Botafogo





Botafogo x Patronato: Luis Henrique — Foto: André Durão


🎧 Ouça o podcast ge Botafogo 🎧


Fonte: Por Giba Perez e Sergio Santana — Rio de Janeiro

Botafogo planeja mescla com time B no início do Carioca; veja como como está a categoria



Time tem maioria dos jogadores emprestados e está sem competição




A saída para o Botafogo no início do Campeonato Carioca será a mescla de jogadores do elenco profissional com jogadores do time B, o sub-23. A reapresentação dos comandados de Tiago Nunes será 10 dias antes do início do Estadual. Ou seja, um calendário apertado se apresenta logo de início em 2024.





Zagueiro de 25 anos: Botafogo tem interesse em João Vitor, ex-Corinthians e atualmente no Benfica (POR) (http://globotv.globo.com/globocom/central-do-mercado/v/zagueiro-de-25-anos-botafogo-tem-interesse-em-joao-vitor-ex-corinthians-e-atualmente-no-benfica-por/12186458/)


+ Contratações do Botafogo para 2024: veja quem chega e quem vai embora


Por regulamento da Ferj, um clube pode usar a equipe reserva nas quatro primeiras rodadas do Campeonato Carioca. O Botafogo pretende aproveitar todo o tempo possível para estender a pré-temporada com foco na fase preliminar da Libertadores.


Mas como está o sub-23? Oficialmente, o Botafogo não dá informações sobre o time. Mas o que se sabe é que a categoria não tem competições para disputar em 2024 - o Brasileirão de Aspirantes, competição oficial da CBF para a categoria, acabou em 2022, e poucos jogadores seguem nela dentro do projeto do clube de ter um elo com o elenco profissional e servir o elenco. No momento, o time está de férias e se reapresenta no dia 3 de janeiro.


Mesmo sem ter um calendário oficial, o Botafogo mantém um time B - com elenco bem menor do que o de outrora. São jogadores que já estouraram o limite de idade para o time sub-20, mas sem espaço para o time principal. O elenco mescla treinamentos no campo anexo do Nilton Santos com o CEFAT, em Nitéroi, e realiza amistosos durante o ano.


Existem avaliações e trocas de relatórios entre as comissões do time B com o elenco profissional semanalmente. Jogadores que se destacam no time sub-23 são chamados para integrar treinos do time principal e, por ventura, podem ser relacionados para jogos - o exemplo mais recente foi o do volante Newton, que chegou a entrar em campo contra o Cruzeiro pelo Brasileirão.


O atleta de 23 anos chegou ao Alvinegro no ano passado vindo da Jacuipense. Com contrato de empréstimo com compra fixada e salário baixo - formato parecido com todos os atletas que passam pelo projeto -, Newton foi mantido no clube mesmo sem calendário oficial porque havia se destacado. Com Tiago Nunes, foi chamado para integrar treinos, agradou e entrou em campo.





Time B do Botafogo em preparação para o Campeonato Carioca em 2023 — Foto: Vitor Silva/Botafogo


A tendência é que, além dos jogadores com idade acima dos 20 anos, estejam em treinamento atletas que não estarão na Copa São Paulo de Futebol Júnior, que também será em janeiro.


A questão é que grande parte dos atletas considerados do time B estão emprestados a outros clubes (veja lista abaixo, conforme Boletim Informativo de Registro e Transferência - BIRA). Informações internas dão conta que a categoria não deve ter longevidade no clube.


No elenco atual, conforme apurou o ge, estão o goleiro Gabriel Toebe, em vias de ser emprestado ao Avenida-RS; o zagueiro Esteban Espinosa, contrato até 31/12; o lateral-direito Vitor Marinho, o volante Wendel Lessa, a caminho do Náutico, os meias Dudu e Juninho, e os atacantes Darius Lewis, com contrato até 31/12, Iago André e Valentín Adamo - esse último contratado para o profissional.


+ ✅Clique aqui para seguir o novo canal ge Botafogo no WhatsApp


Jogadores do Botafogo B em empréstimo:


Eduardo Jesus - lateral-esquerdo - 21 anos

Emprestado ao Rio Branco-AC

Henrique Vermudt - zagueiro - 24 anos

Emprestado ao Ferroviário




Capitão Henrique Vermudt em ação pelo Botafogo no Brasileiro de Aspirantes — Foto: Vítor Silva/Botafogo



Vitinho - atacante - 22 anos

Emprestado ao Ferroviário para 2024

Lucas Barreto - goleiro - 21 anos

Emprestado ao Santo André

Gabriel Conceição - centroavante - 22 anos

Emprestado até 31/12/2023 ao Figueirense

Jô - centroavante - 24 anos

Emprestado ao Sampaio Corrêa até 31/12/2023

Jefinho - lateral-esquerdo - 21 anos

Emprestado ao ABC até 31/12/2023

Menezes - zagueiro - 22 anos

Emprestado ao Botafogo-PB até 30/04/2024

Reydson - zagueiro - 21 anos

Emprestado ao Resende até 31/12/2023




Reydson em atuação pelo Botafogo no Brasileirão Sub-20 — Foto: JB Produções


Sérgio Mendonça - atacante - 19 anos

Emprestado ao América-RN até 30/09/2024

Victor Kawã - atacante - 20 anos

Emprestado ao Clube atlético Torres-PB até 31/12/2023

Antônio Villa - 20 anos

Emprestado ao América-RN até 30/04/2024


Felipe Dias - volante - 20 anos

Emprestado ao América-RN até 30/09/2024


+ Leia mais notícias do Botafogo


🎧 Ouça o podcast ge Botafogo 🎧



Fonte: Por Redação do ge — Rio de Janeiro