Páginas

segunda-feira, 12 de setembro de 2016

Diogo prega cautela sobre G-4, mas avisa: "O patinho feio está chegando"


Lateral desabafa sobre constantes críticas ao elenco do Botafogo, mas afirma que a prioridade ainda é fugir da zona de rebaixamento: "Depois vamos pensar em G-4"



Diogo Barbosa, Botafogo
(Foto: Marcelo Baltar)
Contra todos os prognósticos, o Botafogo está na oitava colocação do Campeonato Brasileiro. Mais: o time tem a melhor campanha do segundo turno, com quatro vitórias em cinco jogos. Números que surpreendem e frustram muitas previsões.


Apesar da proximidade do G-4 – cinco pontos separam o Botafogo do Corinthians, quarto colocado -, o discurso, publicamente, ainda é escapar, a todo custo, da volta à Série B. Os próprios jogadores, no entanto, reconhecem que se o bom momento continuar será difícil não pensar em uma vaga na Libertadores. Diogo Barbosa desabafou contra as constantes críticas ao elenco, mas pregou cautela ao falar sobre a parte de cima da tabela.


- As pessoas sempre falam negativamente do Botafogo. Cheguei no inicio do ano e só vejo as pessoas falando mal. Nunca vi isso. Mas o patinho feio está chegando. Estamos focando no nosso objetivo. Depois de fugir da Z-4, vamos sim pensar em G-4. Mas temos que fazer por onde – disse o lateral, que atuou no meio de campo contra o Cruzeiro.


Embalado por três vitórias seguidas, Diogo Barbosa convocou o torcedor alvinegro para a partida contra o Santos, quarta-feira, às 19h30, na Arena Botafogo.


- É um jogo importante, contra uma grande equipe, em casa. É um jogo fundamental. Esperamos que a torcida vá nos apoiar. Queremos mais gente. Ainda não está indo uma multidão. Queremos o apoio da torcida, que com certeza vai nos ajudar.


Na oitava colocação, com 35 pontos, o Botafogo recebe o Santos, quarta-feira, às 18h30, na Ilha do Governador. O GloboEsporte.com acompanha a partida em Tempo Real.


Fonte: GE/Por Marcelo Baltar/Rio de Janeiro

Exame aponta lesão e Airton não enfrenta o Santos; Sassá preocupa


Ainda não há previsão para o retorno do volante. Artilheiro do Brasileirão sente dores na coxa direita e será submetido a exames de imagem; Canales deve ser substituto



Airton ainda não tem previsão de retorno
 (Foto: Marcelo Baltar)
O técnico Jair Ventura não contará novamente com Airton para a partida contra o Santos, nesta quarta-feira. Exames de imagem revelaram lesão na coxa esquerda do volante, que ainda não tem previsão de retorno, mas dificilmente enfrentará o Vitória, no domingo.


Outra preocupação é em relação a Sassá. O artilheiro do Campeonato Brasileiro sentiu dores no músculo posterior da coxa direita contra o Cruzeiro e vai passar por exames. Caso a lesão seja constatada, Canales deve ser seu substituto contra o Santos.


Nesta segunda-feira, o Botafogo se reapresentou em General Severiano após a vitória por 2 a 0 sobre o Cruzeiro. Os titulares ficaram na academia. Os demais foram a campo e trabalharam sob o comando de Jair Ventura.


Na oitava colocação, com 35 pontos, o Botafogo recebe o Santos, quarta-feira, às 18h30, na Ilha do Governador. O GloboEsporte.com acompanha a partida em Tempo Real


Fonte: GE/Por Marcelo Baltar/Rio de Janeiro

Vai ou racha? Bota tem dias finais por lateral e renovação de Luís Henriqu


Alvinegro inicia última semana de inscrição no Brasileiro com mais uma cartada para contratar substituto de Luis Ricardo e decidir empréstimo de atacante ao Atlético-PR




Segunda-feira, 12 de setembro de 2016: restam cinco dias para terminar o prazo de inscrição no Campeonato Brasileiro, e o Botafogo tem a última semana para resolver suas pendências entre chegadas e partidas. A prioridade continua sendo a contratação de um substituto para Luis Ricardo, que se recupera de cirurgia e só volta em 2017. Procurando um lateral-direito para ontem, o Alvinegro desistiu de Maicon, ex-Seleção, pelas condições físicas do jogador de 35 anos. E com a limitação de poder contratar só atleta que ainda não completou sete jogos na Série A, o clube decidiu se voltar para o mercado da Série B, e é lá que tentará a cartada final.

Cametá (esq.) e Alemão (dir.) foram opções para a vaga do lesionado Luis Ricardo no Botafogo (Foto: Arte Esporte)

O Botafogo já fez duas investidas sem sucesso. Primeiro tentou Tiago Cametá, do Ceará: ala ofensivo, habilidoso e que tinha a aprovação do técnico Jair Ventura. A oferta era de empréstimo até o final do ano sem compensação financeira, apenas por uma troca de jogadores. Mas quem os cearenses pediram foi Victor Luis, aí a diretoria desistiu. Alemão, do Bragantino, também foi procurado. Também com características ofensivas, o lateral agrada a dirigentes e já era observado antes mesmo da lesão de Luis Ricardo, mas seu clube dificultou a liberação. Mesmo com Emerson jogando bem improvisado na posição, a busca por alguém de ofício continua.


Além de um lateral-direito, um atacante de lado também é alvo para ser sombra de Neilton. Como Pimpão ainda não engrenou, o Alvinegro tentou a contratação de Rildo, mas o acerto ficou distante por motivos físicos, assim como Maicon. O jogador que pertence à Ponte Preta e está emprestado ao Corinthians está retornando de lesão e demoraria a entrar em forma para a reta final do Campeonato Brasileiro. Com o pouco tempo para contratações e a prioridade por um ala, é pouco provável que chegue mais alguém para o setor de ataque.


Luís Henrique ao lado de Sávio: ex-
jogador passou a agenciar jovem há
pouco tempo (Foto: Divulgação)
Luís Henrique de malas prontas

Outra situação a ser resolvida nesta semana é a renovação e o futuro de Luís Henrique. O jovem atacante de 18 anos, que recentemente passou a ser agenciado pelo ex-jogador Sávio, negocia a prorrogação de seu contrato em General Severiano, de maio de 2017 até o fim de 2019. Com isso, a joia seria emprestada ao Atlético-PR até dezembro do ano que vem. Ele sequer foi relacionado para a partida contra o Cruzeiro no último domingo, no Mineirão, e resolve os detalhes finais. A tendência é que uma definição aconteça nas próximas horas.


Luís Henrique subiu para os profissionais no ano passado, marcou gols e foi titular do Botafogo em parte da Série B. Nesta temporada, porém, pouco tem jogado. O empréstimo é visto como uma boa solução por todas as partes para o atacante jogar e adquirir experiência. Como o Atlético-PR costuma disputar o Campeonato Paranaense com um time sub-23, seria ideal para o jovem atuar.


Fonte: GE/Por Thiago Lima/Belo Horizonte

Jornalista analisa sucesso de Jair no Bota: "Não é um elemento estranho"


Carlos Eduardo Mansur ressalta trajetória longa do treinador no clube alvinegro, onde soma cinco vitórias em seis jogos no Brasileiro desde que foi efetivado no cargo



Ricardo Gomes trocou o Botafogo pelo São Paulo no dia 12 de agosto, mas o clube carioca não ficou 24 horas sem comando técnico. No dia seguinte, adiretoria alvinegra anunciou a efetivação do então auxiliar permanente Jair Ventura. Na ocasião, o Botafogo era o 17° colocado, com 20 pontos. Seis jogos depois, a equipe é a oitava colocada com 35 pontos. Qual o segredo de Jair Ventura? Para o jornalista Carlos Eduardo Mansur, de O Globo, o conhecimento do treinador, há oito anos no clube, explica o sucesso imediato.


- Óbvio que tem mérito, o aproveitamento é impressionante, agora, é diferente da chegada de um treinador absolutamente estranho àquele ambiente e o aproveitamento do Jair Ventura, são dois mundos diferentes. Ele fez coisas ontem no jogo, como o uso de dois laterais esquerdos de origem compondo o lado esquerdo, com o Victor Luís e o Diogo Barbosa um pouco mais à frente, e com a improvisação do zagueiro Emerson como lateral-direito, que só poderia fazer quem está há muito tempo no clube. Viu alguns desses jogadores crescerem dentro do clube, outros desde que chegaram, e conhece intimamente as características. Ele vem trabalhando com esse elenco, e trabalhava junto ao Ricardo Gomes, há muito tempo, não é um elemento estranho que caiu de paraquedas e passou por processo de conhecimento do elenco. (Foi) uma mudança de função, ele passa a ser o comandante. Teve o mérito de fazer os jogadores acreditarem nele como cabeça do processo a partir de agora. Algumas providências de time que ele tomou só foram possíveis porque ele já estava integrado àquele ambiente e conhecia as características dos jogadores.


Jair Ventura comandou o time em seis
jogos do Bota no Brasileiro (Vitor Silva
 / SSpress / Botafogo)
Jair Ventura estreou no comando do time na última rodada do primeiro turno do Brasileiro, justamente diante do São Paulo, e viu o time vencer por 1 a 0 no Morumbi. Até aqui, o técnico comandou a equipe em seis jogos, com cinco vitórias e uma derrota, com um aproveitamento de 83,3%. Jair, de 37 anos, foi efetivado, segundo a diretoria, por convicção, e não por falta de opção no mercado.


Mansur relembrou uma conversa com o presidente do Botafogo, Carlos Eduardo Pereira, ainda antes do início do Campeonato Brasileiro, quando o dirigente admitiu não poder externar a briga real do clube: a luta contra o rebaixamento. Hoje, o cenário é diferente.


- Me lembro que estava falando com o presidente do Botafogo por telefone, antes de o campeonato começar, e em dado momento falei: “Presidente, é natural que o Botafogo, no estágio de clube que está, com o nível de receita, com dificuldade de reconstruir o clube, faça um campeonato para não cair, não seria vergonha nenhum". Mas ele disse: "Nunca vou poder dizer isso, tenho que bancar que o Botafogo vai brigar lá em cima, vai brigar o mais alto possível". É um pouco de discurso externo, só que na verdade o Botafogo está na tabela numa distância para o G-4 - embora ache que o Botafogo dificilmente termine no G4 - que é praticamente a mesma que quem está para baixo.


O Botafogo volta a campo na próxima quarta-feira, às 19h30 (de Brasília), para enfrentar o Santos, no Luso-Brasileiro, pela 25ª rodada do Brasileiro.


Fonte: GE/Por SporTV.com/Rio de Janeiro