Páginas

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2019

Botafogo volta ao Rio após classificação, e Erik recebe carinho de pequeno torcedor


Elenco foi recebido por um pequeno grupo de alvinegros no início da noite desta quinta-feira




Emanuelle Ribeiro



O Botafogo desembarcou no Rio de Janeiro no início da noite desta quinta-feira após a vitória por 3 a 0 sobre o Defensa y Justicia. Após a vitória mais elástica do clube em jogos oficiais fora do Brasil e com a vaga garantida na segunda fase da Copa Sul-Americana, o Alvinegro foi recebido por um pequeno grupo de torcedores. Entre eles, o pequeno Derick.


Ele foi ao aeroporto para ver seu ídolo, o atacante Erik, autor de dois gols na Argentina. E ganhou um abraço do jogador, o primeiro a desembarcar.



Erik apontou, e o Derick correu para o abraço. Foi bem recebido o atacante do Bota. #gebota pic.twitter.com/Ce45pSF8nkFebruary 21, 2019


- É um carinho especial, um momento muito bom de todo o grupo. Estamos em uma crescente. Isso é importante, estamos evoluindo coletivamente e os talentos individuais vão surgindo. É muito importante também passar jogos sem sofrer gols. Esperamos evoluir mais e mais a cada jogo - disse Erik.


A vitória foi construída com um golaço de Alex Santana, quase do meio-campo, e dois de Erik. Um deles com direito a lançamento preciso de Jean desde o campo de defesa.


- É aquele negócio, vejo que é o Erik, o Luiz Fernando, o Pimpão, que são jogadores rápidos, fecho o olho e jogo na frente que eles vão correr (risos). Sabia que se eu fizesse a diagonal, ele ganharia do lateral na corrida - brincou o volante.


O Botafogo aguarda agora o sorteio para conhecer seu adversário na segunda fase da competição sul-americana. O elenco volta a treinar nesta sexta e no sábado já entra em campo novamente para enfrentar o Vasco, às 19h (de Brasília), no Estádio Nilton Santos, pela primeira rodada da Taça Rio.




Botafogo foi recebido por pequeno grupo de torcedores no Galeão — Foto: Emanuelle Ribeiro


Fonte: GE/Por Emanuelle Ribeiro — Rio de Janeiro

Análise: Botafogo "sabe sofrer" no primeiro tempo e mata vaga no início da etapa final


Zé Ricardo muda atacantes de lado após o intervalo, reforça a marcação pela direita e define duelo com Defensa no contra-ataque





Melhores momentos: Defensa y Justicia 0 x 3 Botafogo pela Copa Sul-Americana 2019
Copa Sul-Americana



O Botafogo fez jus ao termo que virou moda em coletivas de jogadores e treinadores: "soube sofrer" no primeiro tempo da partida contra o Defensa y Justicia, no Estádio Norberto Tomaghello, em Florencio Varela. Mas soube sobretudo vencer - e bem - por 3 a 0. Foi cirúrgico no segundo tempo.


Sofreu perigosamente, é verdade, tanto que Zé Ricardo, em entrevista coletiva após o jogo, admitiu ter temido pelo pior nos 45 minutos iniciais. Os argentinos tiveram 73,57% de posse de bola na etapa, segundo o Footstats, que também apontou oito finalizações dos anfitriões e nenhuma dos cariocas no mesmo período (foram 18 a 4 durante os 90 minutos).


- Sofremos muito no primeiro tempo. Até digo que por sorte não saímos derrotados no intervalo. No segundo tempo, acertamos posicionamento, paramos de sofrer no lado direito da defesa, o que nos deu mais conforto com a bola. A gente não conseguia ficar com bola.


Botafogo acuado, e lado direito em apuros

A tônica do primeiro tempo foi Defensa x defesa (do Botafogo). Bem postado, o Alvinegro até conseguiu reduzir espaços pelo meio e suportava bem as investidas por seu lado esquerdo defensivo. Jonathan e Pimpão, com a ajuda de Jean, conseguiam segurar Aliseda e Tripichio.




Defensa y Justicia na área do Botafogo foi uma constante no primeiro tempo — Foto: Fred Gomes



O lado direito da defesa alvinegra, porém, foi o mapa da mina para os argentinos. Sorte que Alexis Castro não estava inspirado. Finalizou cinco vezes no primeiro tempo e em apenas uma delas, de cabeça, levou perigo.


Delgado e Merlini tinham muito espaço para jogar pelo setor de Marcinho, que contava com a cobertura de Alex Santana.


O ímpeto dos anfitriões foi freado na segunda parte da etapa, enquanto o Botafogo só apostava em contra-ataques com força, velocidade e ligações diretas. Não colocou a bola no chão.


Chegou com real perigo apenas uma vez, em ótimo contra-ataque puxado por Pimpão, que cruzou a bola para a área. Kieza raspou e quase marcou.


Mudança dos pontas dá nova cara ao Botafogo

Zé Ricardo identificou que o lado direito defensivo não funcionava bem. Com os dois zagueiros do Defensa participando da construção das jogadas, sobretudo Lisandro Martínez, os argentinos levavam vantagem frequentemente na etapa inicial. Isso mudou. Zé puxou Rodrigo Pimpão, jogador com fôlego e recuperação impressionantes, para a direita.


Pimpão, com poder de marcação superior ao de Erik, trouxe mais segurança para o setor. Já o camisa 11, herói da partida, se criou por um lado onde não costuma atuar, o esquerdo.


Próximo à área, Jean observou Erik em disparada e lançou. Como um raio, apelidado dado a ele por torcedores nas redes sociais, o atacante disparou, conduziu e marcou. O confronto estava praticamente decidido.




Defensa y justicia botafogo sul-americana — Foto: Fred Gomes



Nem a questionável expulsão de Marcinho mexeu com o panorama do jogo. O Botafogo já tinha mais tranquilidade, colocava mais a bola no chão. E no segundo gol, os pontas, ainda em lados trocados, voltaram a decidir. Erik ganhou de Lisandro Martínez, Luiz Fernando ficou com a posse e tocou na hora certa para Pimpão invadir a área e sofrer pênalti. Erik converteu.


No fim, um golaço de Alex Santana, que Erik descreveu como "o que Pelé não fez", para premiar a grande classificação e, principalmente, a substancial mudança de postura na etapa final.



Pontos fortes:

- Marcelo Benevenuto: substituto de Joel Carli, um dos líderes alvinegros, compensou a altura inferior em relação à do argentino com ótimo posicionamento. Tirou muitas bolas pelo alto, foi combativo e ainda terminou a partida na lateral direita.


- Rodrigo Pimpão: embora Erik tenha sido a principal figura do jogo, Pimpão foi um leão. A torcida às vezes pega no pé dele, mas a entrega do meia-atacante merece destaque.


- Experiência: o Botafogo irritou o ansioso time do Defensa y Justicia desde o primeiro tempo parando o jogo, tática costumeiramente utilizada pelos argentinos. Foram pelo menos quatro paralisações na etapa inicial.


- Ponto fraco: o primeiro tempo alvinegro não foi bom, e o time foi envolvido, segundo o próprio Zé Ricardo admitiu. Se não marcava bem pelo lado direito, a situação não melhorava quando tinha a posse de bola. A rifavam o tempo inteiro.


Fonte: GE/Por Fred Gomes — Florencio Varela, Argentina

Zé Ricardo vê placar elástico, mas vaga merecida do Botafogo: ''Batemos uma grande equipe''


Defensa y Justicia não perdia como mandante há quase um ano: ''Futebol se ganha de algumas maneiras, se defender bem é uma dessas maneiras'', disse o treinador



O Defensa y Justicia não perdia como mandante há 16 jogos, quase um ano. Até enfrentar o Botafogo. Nesta quarta-feira, o Alvinegro não tomou conhecimento do vice-líder do Campeonato Argentino, venceu por 3 a 0 e garantiu a sua vaga na segunda fase da Copa Sul-Americana. Após o jogo, o técnico Zé Ricardo festejou a classificação.



Melhores momentos: Defensa y Justicia 0 x 3 Botafogo pela Copa Sul-Americana 2019


- Penso que o 3 a 0 foi um placar um pouco elástico, mas a classificação foi merecida porque não sofremos gols nas duas partidas. Futebol se ganha de algumas maneiras, se defender bem é uma dessas maneiras - frisou Zé.


O Botafogo já tinha vencido no Nilton Santos por 1 a 0 e fechou o confronto de 180 minutos com uma larga vantagem: 4 a 0. Foi ainda a quarta vitória seguida da equipe na temporada 2019.


- Foi uma das equipes que mais me deu trabalho nos últimos tempos - ressaltou Zé.


A delegação alvinegra desembarca no Rio na noite desta quinta-feira. A equipe volta a campo no próximo domingo diante do Vasco, no Nilton Santos, na estreia da Taça Rio.


Confira outras respostas de Zé Ricardo:

Análise do jogo
- Foi uma partida difícil, enfrentamos uma grande equipe, muito bem coordenada em campo. Com jogadores hábeis, com bom manejo da bola. Não à toa disputa a liderança com o Racing. Nos envolveu no primeiro tempo, muito mais mérito do Defensa, principalmente pelo nosso lado direito. Acabou confundindo a marcação, com Erik e Luiz Fernando.


- Sofremos muito no primeiro tempo. Até digo que por sorte não saímos derrotados no intervalo. No segundo tempo, acertamos posicionamento, paramos de sofrer no lado direito da defesa, o que nos deu mais conforto com a bola. A gente não conseguia ficar com bola.



Marcinho

- A expulsão do Marcinho não foi justa, mas mesmo assim, a entrega grandiosa dos atletas tem que ser dedicada aos atletas por todo o empenho deles.



Zé Ricardo falou sobre a vitória do Botafogo — Foto: Fred Gomes



Estratégia


- Nós sabemos que a equipe adversária é forte com a bola. Fizemos uma estratégia com um bloco mais baixo, pressionaram no nosso campo, para ganharmos espaço no costado da defesa. Defensa é muito bem trabalhada, muito bem ordenada. No segundo tempo, conseguimos equilibrar um pouco a bola. O primeiro gol colocou a equipe do Defensa no ataque, naturalmente os espaços apareceram. Trabalhamos bem nessa estratégia.



Inversão de Pimpão com Erik

- A gente entendeu que Erik não conseguia fechar espaço entre lateral. Bola tava entrando do zagueiro direto. Como os dois zagueiros são canhotos, a gente entendia que as duas saídas de bola tinha que ser por ali. Pimpão, com taxa de entrega muito grande no campo defensivo, a gente entendeu que a mudança poderia dar muito resultado. Dois jogadores rápidos definiram o placar.



Estágio do time


- Estamos começando uma temporada, temos 40 dias juntos. Foi nosso oitavo jogo apenas. Tínhamos muitos jogadores machucados. Nosso capitão, Joel Carli, é um dos exemplos. Leo Valencia voltou nesse partida, muitos jogadores jovens. Estamos ainda num estágio abaixo da nossa expectativa. Defensa está num grau de manejo de bola acima que o nosso.


Arbitragem

- No meu país, não costumo falar de arbitragem. Arbitragem uma vez tem atuações que pode nos favorecer e em outras vezes favorece ao adversário. No Brasil, há muitas reclamações. Me parece que no histórico do árbitro de hoje é que ele é um dos árbitros mais conceituados da Conmebol.


Fonte: GE/Por Fred Gomes — Florencio Varela, Argentina