Páginas

segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Sindicado dos Jogadores pode repatriar ex-jogador do Botafogo que virou morador de rua


Perivaldo, o Peri de Pituba, enfrenta sérias dificuldades financeiras nas ruas de Lisboa



Peri de Pituba virou morador de rua
 na Europa (Foto: Reprodução)
O ex-jogador Perivaldo Lúcio Dantas, o Peri de Pituba, que teve passagens por Bangu, Palmeiras, Botafogo e Seleção Brasileira, na década de 80, virou morador de rua em Lisboa, Portugal. Enfrentando sérias dificuldades financeiras, o ex-atleta disse ao 'Fantástico' que pretende voltar ao Brasil para reencontrar a família. Para realizar esse sonho, o ex-lateral-direito pode contar com a ajuda do Sindicato dos Jogadores Profissionais de Futebol do Rio de Janeiro (SAFERJ). Em entrevista ao LANCE!Net, o presidente do grupo, Alfredo Sampaio, disse que fará tudo o que for possível para ajudar Perivaldo.

- Conversei com ele hoje (segunda-feira) pelo telefone. Ele me disse que quer voltar para o Brasil. Também conversei com os familiares dele. Um filho do Perivaldo me disse que, primeiro, quer ir a Portugal para conversar com ele. Eu me disponho a ir com ele para saber o que será feito. A ideia é que, decidida a volta do Perivaldo, o Sindicato viabilize a viagem de volta - disse Sampaio, que também é treinador.

Em alta na década de 80, chegou à Seleção Brasileira, ao lado de grandes craques. Anos mais tarde, ele disse ter se transferido para o futebol asiático e depois encerrado a carreira em Portugal. Agora, Peri vive das roupas que vende na Feira da Ladra, onde trabalha para viver e, quem sabe, juntar dinheiro para voltar ao Brasil.

- Sinto muitas saudades da minha mulher também, da Virgínia, dos meus filhos. Os meus netos sempre estão me cobrando. Meu avô dali, meu avô daqui - disse o ex-lateral-direito, em entrevista à reportagem do 'Fantástico', que encontrou o ex-jogador na Europa.

LANCEPRESS! 

Após ótima exibição, 'artista' Renato ganha espaço novamente no Bota




Oswaldo de Oliveira se derrete em elogios ao volante e vibra com o a boa forma física apresentada na goleada por 4 a 0 sobre o Atlético-PR



Substituto do suspenso Marcelo Mattos, Renato entrou em campo no sábado e foi uma peça importante na goleada do Botafogo por 4 a 0 sobre o Atlético-PR, no Maracanã. Para o Oswaldo de Oliveira, ele foi o melhor. O técnico não escondeu a satisfação de ver o jogador em boa forma física novamente.

Outro aspecto sempre elogiado por Oswaldo sobre Renato é a postura profissional de, apesar de ser um dos mais consagrados do elenco, nunca forçou a barra para voltar a ser titular.

- Acho que o grande destaque foi o Renato. Fez aquilo que estávamos habituados a ver e que o levou para Seleção. Fiquei feliz. Um jogador que tem história e às vezes não acreditam que pode voltar a jogar em alto nível. Não precisei ficar dando explicações a ele (sobre ficar no banco). Sabia que ele ia voltar a jogar.


O grande obstáculo para Renato vinha sendo a parte física. As dores na região lombar limitavam os movimentos e prejudicavam o rendimento do jogador. Por causa da grande qualidade técnica, Oswaldo de Oliveira comparou o volante a grandes artistas.

- Já imaginou Salvador Dali ou Picasso com dor nas costas para fazer aqueles quadros maravilhosos? Um cara refinado é muito difícil. Com o empenho silencioso dele diariamente, sabíamos que uma hora ele ia chegar neste ponto deslumbrante.

Os elogios, no entanto, não são garantia de que Renato seguirá entre os titulares. Contra o São Paulo, no próximo domingo, no Morumbi, Oswaldo terá Marcelo Mattos novamente à disposição.

Por Fred Huber Rio de Janeiro

Voltaram com tudo: Elias, Seedorf e Bruno Mendes quebram jejuns de gols


Jogadores voltam a jogar bem e a fazer gols após longa e incômoda 'seca' de gols



Bruno Mendes desencantou
(Foto: Paulo Sérgio/ LANCE!Press)
A goleada do Botafogo sobre o Atlético-PR foi marcada pelas boas atuações do trio de goleadores da partida: Elias, Seedorf e Bruno Mendes, que marcou duas vezes. Coincidentemente, os jogadores quebraram um jejum de gols exatamente no mesmo jogo.

O artilheiro da partida, por exemplo, não fazia gols desde o Carioca. A última vez em que o atacante havia marcado havia sido contra o Volta Redonda, na vitória de 1 a 0, pela Taça Rio, em abril. Como não poderia ser diferente, o camisa 38 ganhou muitos elogios do técnico Oswaldo de Oliveira.

- O Bruno Mendes merecia isso. Esse menino veio no ano passado e se destacou com gols. Ele atraiu olhos ambiciosos e isso atrapalhou muito o desenvolvimento dele. Estou muito feliz, porque sempre acreditei nele. Eu disse ao Bruno que ele teria a chance de reconquistar espaço. Vamos ver se ele consegue estabilizar - disse o treinador.

Já Elias não balançava redes desde a vitória sobre o Santos, por 2 a 1, no dia 15 de setembro, quando fez os dois do Glorioso. O atacante foi outro a receber o reconhecimento do comandante alvinegro.

- Vejo a nossa equipe muito bem quando temos ele em campo. Ele sabe jogar muito bem naquela função no ataque e foi premiado com o primeiro gol - elogiou Oswaldo.

Outro a brilhar foi o craque Seedorf, que voltou a deixar a marca com um gol e uma assistência, para o gol de Elias. O camisa 10 passou oito jogos em branco, mas foi fundamental na vitória sobre o Furacão. Com 14 gols no ano, ele é o vice-artilheiro do time na temporada, atrás apenas de Rafael Marques, com 18.

LANCEPRESS!