Páginas

quarta-feira, 14 de fevereiro de 2018

Aval de Cuca, estilo Azzurra, sertanejo... Conheça Valentim, novo técnico do Bota


Sucessor de Felipe Conceição em General Severiano fez sucesso como lateral-direito, é fã do futebol italiano, religioso, adorado pela torcida do Palmeiras... Veja 10 fatos e curiosidades sobre o treinador







Alberto Valentim será apresentado oficialmente como novo técnico do Botafogo na tarde desta quarta-feira, às 14h (de Brasília), em entrevista coletiva no Nilton Santos. Mas para o torcedor alvinegro conhecer um pouco melhor seu novo comandante, que irá assumir o cargo deixado por Felipe Conceição, o GloboEsporte.com apresenta 10 fatos e curiosidades sobre o treinador, que traz o auxiliar Fernando Miranda e assina por dois anos.


1) Aval de Cuca



Cuca trabalhou com Valentim no título brasileiro de 2016 pelo Palmeiras (Foto: Cesar Greco/Ag Palmeiras/Divulgação)


Valentim foi indicado por Cuca, que tem forte ligação com o Botafogo. Em contato com a reportagem, o treinador elogiou muito o novo comandante alvinegro e apostou em seu sucesso:


– O Alberto tem tudo para fazer um grande trabalho no Botafogo. É jovem, dinâmico e cheio de ideias novas, assim como era com Jair (Ventura) e com o (Felipe) Conceição, que infelizmente acabou saindo. O Botafogo oferece o ideal para que o Alberto possa fazer um grande trabalho. Vamos estar na torcida – desejou Cuca.


2) Forma de jogo



Valentim é fã do estilo italiano de marcação e tenta implantar isso em suas equipes (Foto: Marcos Ribolli)


Valentim passou quase uma década na Itália, jogando e estudando futebol. Costuma dizer em resenhas que o ideal para um time é aliar a forte defesa italiana com o talento brasileiro. Logo que assumiu o Palmeiras, mudou a característica da equipe, que marcava individualmente e passou a fazer por zona (como fazia Jair Ventura), e buscou compactar mais as linhas, subindo a defesa para explorar os impedimentos. O que por vezes o fez ser criticado, mas ele sempre defendeu a tática.


3) Carinho dos palmeirenses


Assim como os torcedores, os jogadores gostavam muito do técnico (Foto: César Greco / Agência Palmeiras)

Valentim comandou o Palmeiras em apenas 11 jogos. Apesar de ter desperdiçado a chance de ultrapassar o líder Corinthians no ano passado e da derrota feia por 3 a 0 para o Atlético-PR na última rodada do Campeonato Brasileiro, o técnico teve seu trabalho muito elogiado. Palmeirenses chegaram a criar a "hashtag" #EfetivaValentim quando estava como interino. O clube contratou Roger Machado, mas tentou mantê-lo em outra função. Mas ele preferiu seguir a carreira.


4) Mudanças de nome


Os mais velhos podem não se lembrar de nenhum jogador de nome Valentim, mas é que durante toda a carreira como jogador ele era chamado apenas de Alberto. O sobrenome passou a ser adotado profissionalmente a partir do momento em que assumiu funções fora de campo, da gerência à comissão técnica. Hoje, com exceção de Cuca, "Alberto" é para quem não lhe é íntimo. E para a maioria dos familiares, ele é apenas "Beto".


5) Carreira



Ainda conhecido como Alberto,teve seu maior destaque pelo Atlético-PR (Foto: Divulgação/Site do Atlético-PR)


Até então Alberto, ele era um lateral-direito habilidoso que iniciou a carreira no Guarani e fez até gol de título da Copinha: em 1994, a final foi decidida nos pênaltis contra o São Paulo, e ele converteu a cobrança que garantiu a taça. Dois anos mais tarde, já no profissional, ele foi eleito o melhor de sua posição do Campeonato Brasileiro. Passou por São Paulo, Cruzeiro, Flamengo, Udinese e Siena (Itália), mas foi pelo Atlético-PR que mais obteve sucesso e destaque.


6) Paizão



Alberto Valentim com o filho, Diego, na conquista do título brasileiro de 2016 (Foto: Reprodução/Instagram)


Sempre que pode, Valentim está acompanhado do filho, Diego, que o tem como grande ídolo. Ainda como auxiliar do Palmeiras, ele o levou diversas vezes à Academia de Futebol e também à Arena – como nos dias das conquistas da Copa do Brasil de 2015, diante do Santos, e na vitória sobre a Chapecoense, que decretou o título brasileiro de 2016.



7) "Identidade secreta"

E vamos agora com o Super Substituto, Clark Kent, quer dizer, Alberto Valentim... pic.twitter.com/QfZW7sVcT3June 9, 2015


Fisicamente, Valentim lembra muito o personagem Clark Kent, identidade secreta do Super Homem, da americana "DC Comics". Para as redes sociais, virou um prato cheio para memes, e o treinador já foi "transformado" no super-herói, até de uniforme alviverde. Agora será a vez do alvinegro?


8) Estilo sertanejo



Valentim já presenteou a dupla "Chitãozinho & Xororó" com camisas do Atlético-PR (Foto: Divulgação)


Por ter morado muitos anos na Itália (de 1999 a 2008, período em que atuou por Udinese e Siena), Valentim gosta de canções italianas. Mas seu estilo predileto é o sertanejo, do mais antigo ao universitário. Uma de suas duplas preferidas é "Chitãozinho & Xororó".


9) Costas tatuadas


Técnico carrega nas costas tatuagem de uma cruz e a frase: "Rastros na areia" (Foto: Divulgação)


O técnico é religioso e, além de um texto na altura da panturrilha direita, tem uma tatuagem em forma de cruz que vai da parte baixa da nuca até a metade das costas. Abaixo, a frase que dá nome à música sertaneja do cantor Dalvan.


10) Dono de academia

No treino de futebol da Alberto essa semana tivemos a participação dele: Alberto Valentim. Turminha nota 1000000000. Esses garotos são demais! ⚽⚽⚽⚽⚽⚽⚽


Em Oliveira (MG), sua cidade natal, que fica a aproximadamente 150 km da capital Belo Horizonte, o ex-lateral é proprietário de uma academia. A "Alberto Sport Center" oferece, além de musculação, também aulas de natação e escolinha de futebol.


Fonte: GE/Por Thiago Lima e Tossiro Neto, Rio de Janeiro e São Paulo