domingo, 16 de abril de 2017

Douglas decide, Fabuloso marca, e Vasco bate o Botafogo para faturar a Taça Rio


Incansável volante faz o gol nos minutos finais para arrancar o grito de campeão da torcida. Semifinais do Campeonato Carioca acontecem no próximo fim de semana



O Vasco faturou o título da Taça Rio neste domingo ao vencer o Botafogo por 2 a 0, no estádio Nilton Santos. Ainda se organizando nas mãos de Milton Mendes, o time contou com gol do incansável Douglas para levar o segundo turno do Campeonato Carioca pela décima vez.


Diante de um público de 17.969 pagantes (20.469 presentes) e renda de R$ 532.900,00, o Vasco aproveitou a superioridade numérica por 30 minutos - após a expulsão de Marcelo - para derrotar o time quase todo reserva do Botafogo, que tem grande parte do elenco já no Equador para o duelo de quinta-feira contra o Barcelona, em Guayaquil. Após Douglas abrir o placar, ainda houve tempo de Luis Fabiano fazer o primeiro dele com a camisa cruz-maltina.



Vasco campeão Taça Rio (Foto: André Durão)


Panorama

Agora, o Campeonato Carioca entra definitivamente na hora da verdade. Em jogo único, as semifinais acontecem no próximo fim de semana. O Botafogo encara o Flamengo, e o Vasco tem pela frente o Fluminense. Fla e Flu jogam pelo empate para irem à finalíssima. Antes, o Botafogo joga pela Libertadores contra o Barcelona-EQU, quinta-feira, em Guayaquil.



Confusão Botafogo x Vasco (Foto: Alexandre Durão)



Primeiro tempo

O Botafogo iniciou até de forma surpreendente, acelerando bastante o jogo e criando algumas chances. Faltou capricho para Igor Rabello e Sassá em cabeçadas que poderiam ter aberto o placar. Guilherme era boa opção pela esquerda, mas não demorou para que o Vasco se organizasse defensivamente e fosse mais intenso nos contra-ataques, com saídas rápidas de Andrezinho e Douglas, este sempre a melhor opção.


Luís Fabiano finalizou de cabeça e pé direito, mas o Vasco teve boas chances mesmo em duas cobranças de falta na entrada da área, mas não aproveitou. Na primeira, jogada ensaiada que saiu errado. Na segunda, Nenê mandou na barreira.


Rodrigo provocou o goleiro Helton Leite antes de uma bola parada e iniciou uma confusão. Leandrinho sentiu pouco depois e deixou o campo chorando muito por mais uma oportunidade de mostrar seu futebol perdida. Bruno Silva, de cabeça, ainda obrigou Martin Silva a fazer boa defesa. No fim dos primeiros 45 minutos, o placar sem gols acabou sendo justo.


Segundo tempo

Os dois times não voltaram bem para a segunda etapa, errando muitos passes. Luis Fabiano lutava muito, mas sentia o isolamento, o que também acontecia com Sassá do outro lado. Para melhorar a articulação, Milton Mendes trocou Andrezinho por Guilherme Costa. E a prata da casa entrou bem, sofrendo a falta que originou a expulsão de Marcelo, do Botafogo, aos 18 minutos. Para encorpar a marcação, Jair Ventura foi obrigado a colocar Fernandes no lugar do atacante Guiherme.


Com um jogador a mais, o Vasco fez a blitz e foi para cima. Mas tinha muitas dificuldades de levar perigo. Nenê, mesmo se entregando em campo, não é mais aquele jogador decisivo de outrora, e Luis Fabiano recebe poucas bolas boas. Quase marcou aos 30, de meia-bicicleta, após saída errada de gol de Helton Leite. Mas o Botafogo, com um a menos e recheado por reservas, ameaçava vez ou outra e quase abriu o placar em nova cabeçada de Bruno Silva salva por Martin Silva.


Os minutos finais foram do tradicional ataque contra defesa, e o Vasco só não fez o gol aos 36 porque Helton Leite fez grande defesa em peixinho de Douglas. Mas o melhor jogador em campo merecia ser premiado. E, aos 41, Douglas aproveitou rebote para enfim tirar o zero do placar e fazer 1 a 0. Ainda havia tempo para Luis Fabiano marcar o primeiro com a camisa do Vasco, já nos últimos segundos de partida.

Fonte: GE/Por GloboEsporte.com, Rio de Janeiro

Prova dos 9: nos pés dos homens-gol, Vasco e Bota decidem Taça Rio


De volta após conseguir efeito suspensivo, Luis Fabiano tenta desencantar pelo Cruz-Maltono, enquanto Sassá, artilheiro do Alvinegro, é esperança em time reserva






A numeração deles não é fixa no Campeonato Carioca, mas os camisas 9 são as esperanças de título na tarde deste domingo, no Estádio Nilton Santos. Vasco e Botafogo decidem o campeão da Taça Rio às 16h (de Brasília) depositando nos pés de seus homens-gol as esperanças do primeiro título em 2017: Luis Fabiano e Sassá. Artilheiro onde passou, o Fabuloso volta após suspensão buscando desencantar pelo Cruz-Maltino, enquanto o atacante da "Sassarrada" será o único em campo dos três goleadores do Alvinegro na temporada.


Luis Fabiano cumpriu duas das quatro partidas de suspensão que levou no TJD-RJ, por ter dado uma barrigada no árbitro durante o Vasco x Flamengo, mas está escalado amparado por um efeito suspensivo. Aos 36 anos, o camisa 9 colocará à prova as duas semanas de trabalho físico e voltará a ser a referência do Cruz-Maltino com força máxima e invicto sob o comando de Milton Mendes.


Por sua vez, Sassá divide o posto de artilheiro do Botafogo em 2017 ao lado de Roger e Pimpão, todos com cinco gols. Mas enquanto seus concorrentes ao posto de goleador estão no Equador para a Libertadores, o jovem de 23 anos vê na Taça Rio a chance de recuperar o espaço perdido após polêmicas extra-campo. Dividido para o Carioca, o Alvinegro vai com um time quase reserva.



Após acordo, Vasco x Botafogo será no Nilton Santos, e não mais no Maracanã (Foto: Marcelo Baltar)


Vai um chocolate aí? Vasco x Botafogo tem vários goleadas


Além do duelo dos centroavantes, Vasco e Botafogo voltam a se enfrentar em uma final pela 13ª vez na história. Embora o Alvinegro tem vantagem nesses confrontos com nove títulos, o Cruz-Maltino levou a melhor nas últimas duas decisões de Carioca. Cada clube ainda conta cinco jogadores que participaram desses duelos dos últimos dois anos em seus elencos: Martín Silva, Rodrigo, Julio dos Santos, Thalles e Madson de um lado, e Renan Fonseca, Fernandes, Luis Ricardo, Helton Leite e o próprio Sassá de outro. No retrospecto geral, os dois clubes já se enfrentaram 330 vezes, com 142 vitórias vascaínas, 88 triunfos botafoguenses e mais 100 empates.


VASCO X BOTAFOGO


Prováveis escalações de Vasco x Botafogo têm força máxima de um contra reservas de outro (Foto: Arte Esporte)


Local: Estádio Nilton Santos, Rio de Janeiro
Data e horário: domingo, às 16h (horário de Brasília)
Escalação provável do Vasco: Martín Silva; Gilberto, Rafael Marques, Rodrigo e Henrique; Jean, Douglas, Yago Pikachu, Nenê e Andrezinho; Luis Fabiano
Escalação provável do Botafogo: Helton Leite, Marcelo, Renan Fonseca, Igor Rabello e Gilson; Matheus Fernandes, Bruno Silva, Dudu Cearense e Leandrinho; Guilherme e Sassá
Desfalques do Vasco: Marcelo Mattos (transição física)
Desfalques do Botafogo: Jefferson, Gustavo Bochecha, Jonas, Marcinho, Airton e Montillo (DM)
Arbitragem: Bruno Arleu de Araújo, com os auxiliares Silbert Faria Sisquim e Jackson Lourenço dos Santos

Transmissão: O GloboEsporte.com acompanha em Tempo Real com vídeos. A TV Globo transmite ao vivo para RJ, SC, MG (Juiz de Fora), ES, TO, SE, PB, RN, PI, MA, PA, AM, RO, AC, RR, AP e DF (com Luis Roberto, Junior, Juninho e Leonardo Gaciba); o Premiere e o Premiere HD para todo o Brasil (com Luiz Carlos Jr e Lédio Carmona). A Rádio Globo 98,1 FM e 1220 AM; CBN 92,5 FM e 860 AM (com Luiz Penido, Álvaro Oliveira Filho, Dé, Camila Carelli, Renan Moura, Rafael Marques e André Luiz)


Fonte: GE/Por Fred Huber e Thiago Lima, Rio de Janeiro